Campo-grandenses têm mostrado a cada ano a força do Carnaval de rua e blocos da Cidade Morena que, após o primeiro sábado de folia, chegou a confundir até mesmo as forças de segurança da Capital indicando diferença de 12 mil foliões entre o balanço feito pela Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.
Números levantados pela GCM, na chamada "Operação Carnaval" da Esplanada Ferroviária, indicam que o primeiro sábado de folia reuniu a quantidade total de 12 mil pessoas, sem ocorrência ao longo do evento.
Porém, ao Correio do Estado, a Polícia Militar aponta para uma estimativa de público girando entre 20 e 25 mil pessoas, ao longo de todo o evento.
Também segundo a PM, as festividades seguiram sem incidência de maiores problemas, tendo apenas uma briga de grande proporção no cruzamento das ruas Calógeras e Antônio Maria Coelho, já no final da noite de sábado (02).
Houve ainda a prisão de um homem antes da "folia tomar conta das ruas", abordado pelos agentes militares na Avenida Mato Grosso, enquanto dirigia uma caminhonete em fila dupla.
Com direito a desacato aos policiais, o acusado se recusou a fazer o teste do bafômetro e, por isso, foi levado à prisão, com seu veículo recolhido ao pátio do Detran.
Cordão Valu
In loco, a equipe do Correio do Estado pôde sentir a alegria dos foliões no sábado de Carnaval, que eram embalados pelos ritmos da: banda do Cordão Valu; grupo de percussão Maracatu Ijexá; do cantor Chokito e da Escola de Samba Igrejinha.
Conforme a "dona da festa", Silvana Valu, de 53 anos, esse momento é voltado para celebração, principalmente pelo sucesso do bloco carnavalesco que está prestes a completar duas décadas de existência.
"A gente quer uma festa bonita para todos chegarem e se divertirem. Todo ano a gente tenta acertar mais, temos apoio de várias pessoas que perceberam que o carnaval de Campo Grande é pulsante, que vibra, e esperamos que o carnaval e a festa desse ano seja a melhor de todos os tempos", disse Silvana.
Quem estava na região da Esplanada pôde conferir, a partir das 17h30, o bloco espalhar a energia do Carnaval saindo pela Avenida Calógeras em direção a Rua Maracaju, 14 de julho, Antônio Maria Coelho, até voltar para o local do palco e terminar a noite com samba e axé.
Abaixo, você confere a programação dos blocos que colorem as ruas nesse início de semana:
03 de março (segunda-feira)
- Bloco Capivara Blasé Esplanada Ferroviária, das 14h às 00h.
- Bloco Cia. Barra da Saia Teatro da Orla Morena, das 15h às 23h.
- Desfile das Escolas de Samba Praça do Papa, das 19h às 00h.
04 de março (terça-feira)
- Cordão da Valú Esplanada Ferroviária, das 15h às 00h.
- Bloco Ipa Lelê Avenida Mato Grosso, das 16h às 00h.
- Desfile das Escolas de Samba Praça do Papa, das 19h às 00h
**(Colaborou Alison Silva)




