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Queda de avião deixa ao menos 68 mortos no Nepal

O tipo de avião envolvido, o ATR 72, tem sido utilizado por diversas companhias aéreas ao redor do mundo para voos regionais de curta duração.

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Um avião com 72 passageiros caiu em um desfiladeiro ao pousar em um aeroporto recém-inaugurado na cidade turística central de Pokhara, no Nepal, neste domingo, 15, matando pelo menos 68 pessoas, segundo uma autoridade local.

Tek Bahadur K.C., funcionário administrativo no distrito de Kaski, fez o anúncio neste domingo. Equipes de resgate vasculhavam o local do acidente, perto do rio Seti, a cerca de 1,6 km do Aeroporto Internacional de Pokhara, usando cordas para retirar os corpos dos destroços, partes dos quais estavam pendurados na borda do desfiladeiro.

Bahadur disse esperar que as equipes de resgate encontrem mais corpos no fundo do desfiladeiro. A causa do acidente não foi divulgada.

A aeronave bimotor ATR 72, operada pela Yeti Airlines do Nepal, transportava 68 passageiros, incluindo 15 estrangeiros, e quatro tripulantes, informou a Autoridade de Aviação Civil do Nepal em comunicado. Os estrangeiros incluíam cinco indianos, quatro russos, dois sul-coreanos, um irlandês, um australiano, um argentino e um francês.

A autoridade de aviação disse que a aeronave fez contato com o aeroporto pela última vez perto de Seti Gorge às 10h50 (2h05 no horário de Brasília) antes de cair.

O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, instou o pessoal de segurança e o público em geral a ajudar nos esforços de resgate.

Imagens e vídeos compartilhados no Twitter mostraram nuvens de fumaça saindo do local do acidente enquanto equipes de resgate, soldados nepaleses e multidões se reuniam em torno dos destroços da aeronave.

O tipo de avião envolvido, o ATR 72, tem sido utilizado por diversas companhias aéreas ao redor do mundo para voos regionais de curta duração. Introduzido no final dos anos 1980 por uma parceria francesa e italiana, o modelo de aeronave esteve envolvido em vários acidentes mortais ao longo dos anos. Em 2018, um ATR 72 operado pela Aseman Airlines do Irã caiu em uma região montanhosa e nebulosa, matando todos os 65 a bordo.

ATR identificou o avião envolvido no acidente deste domingo como um ATR 72-500 em um tweet. De acordo com os dados de rastreamento de avião flightradar24.com, a aeronave tinha 15 anos e estava "equipada com um transponder antigo com dados não confiáveis". A Yeti Airlines tem uma frota de seis aviões ATR72-500, disse o porta-voz da empresa, Sudarshan Bartaula.

Pokhara, localizada a 200 quilômetros a oeste de Katmandu, é a porta de entrada para o Circuito de Annapurna, uma trilha de caminhada popular no Himalaia. O Aeroporto Internacional de Pokhara iniciou suas operações há apenas duas semanas. O voo de Katmandu normalmente leva 27 minutos.

O acidente deste domingo é o mais mortal do Nepal desde março de 2018, quando um avião de passageiros da US-Bangla Airlines de Bangladesh caiu ao pousar em Katmandu, matando 49 das 71 pessoas a bordo.

O Nepal, lar de oito das 14 montanhas mais altas do mundo, incluindo o Monte Everest, tem um histórico de acidentes aéreos. De acordo com o banco de dados de segurança da aviação da Flight Safety Foundation, houve 42 acidentes fatais de aviões no Nepal desde 1946.

No ano passado, 22 pessoas morreram quando um avião caiu em uma montanha no Nepal. Em 2016, um Tara Air Twin Otter voando de Pokhara para Kathmandu caiu após a decolagem, matando todas as 23 pessoas a bordo.

Em 2012, um avião da Agni Air voando de Pokhara para Jomsom caiu, matando 15 pessoas. Seis pessoas sobreviveram. Em 2014, um avião da Nepal Airlines voando de Pokhara para Jumla caiu, matando todos os 18 a bordo.

Em 1992, todas as 167 pessoas a bordo de um avião da Pakistan International Airlines morreram quando ele colidiu com uma colina enquanto tentava pousar em Katmandu.

rio apa

Caminhonete cai de balsa durante travessia a rio e motorista morre afogado

Homem embarcou veículo para atravessar de Caracol ao Paraguai e conseguiu sair do veículo após a queda, mas foi arrastado pela correnteza

21/12/2025 17h00

Caminhonete caiu de balsa durante travessia

Caminhonete caiu de balsa durante travessia Foto: Divulgação / Bombeiros

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Um homem de 42 anos, de nacionalidade paraguaia, morreu afogado durante a travessia de uma caminhonete por meio de balsa, no Rio Apa, em Caracol. O veículo caiu no rio e a vítima foi arrastada pelas águas. O acidente aconteceu na última sexta-feira (19) e o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo (21). 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na última sexta-feira homem estava dentro do veículo e o embarcou na balsa, para fazer a travessia que liga uma base do Exército Brasileiro a um destacamento do outro lado da margem, pertencente à Armada Paraguaia.

O veículo foi embarcado sem estar devidamente travado e, durante a travessia, caiu no rio. 

Já na água, a vítima conseguiu sair da caminhonete, mas não conseguiu retornar até a balsa, pois foi arrastado pela correnteza e desapareceu no rio.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas no sábado (20). Equipe de mergulhadores de Campo Grande se até o local para ajudar no resgate.

A caminhonete foi localizada, retirada do rio e devolvida aos familiares ainda no sábado. Já o corpo da vítima foi encontrado na manhã deste domingo, a cerca de 1,5 km do ponto onde ocorreu o desaparecimento.

A balsa de travessia manual é utilizada para cruzar o rio Apa.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância do cumprimento rigoroso dos procedimentos de segurança em travessias fluviais, a fim de prevenir acidentes dessa natureza.

As circunstâncias do incidente serão investigadas.

 

Economia

Procon de Campo Grande atendeu mais de 2,3 mil consumidores em 2025

Durante o ano, o órgão realizou 822 audiências de conciliação e 486 ações fiscalizatórias através de denúncias no canal 156

21/12/2025 16h30

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital

Procon realizou ações em vários estabelecimentos da Capital FOTO: Valdenir Rezende/Arquivo Correio do Estado

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Ao longo de 2025, 2.306 consumidores precisaram acionar o Procon Municipal de Campo Grande para receber desde orientações técnicas até formalização de reclamações. 

O balanço divulgado pelo órgão, ligado à Secretaria de Assistência Social (SAS) apontou que, destes atendimentos, 242 casos foram solucionados diretamente pelas notificações, sem a necessidade de abertura de um processo administrativo. Ao todo, foram realizadas 822 audiências de conciliação.

Através do canal 156, foram recebidas denúncias que resultaram em fiscalizações diretas e 486 ações fiscalizatórias. 

Além disso, foram fiscalizados supermercados, postos de gasolina, distribuidoras de combustível, lojas de suplementos, agências bancárias, óticas, pet shops e todos os shoppings da Capital. 

O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, destacou que a gestão 2025 focou em equilibrar a fiscalização rigorosa e o empoderamento do consumidor. 

“O balanço de 2025 reflete um Procon cada vez mais presente no dia a dia de Campo Grande. Superamos a marca de 2.300 atendimentos priorizando a agilidade; resolver 242 casos apenas com notificações mostra que as empresas estão mais atentas ao peso do órgão. Mas o nosso maior legado este ano foi a prevenção. Quando monitoramos preços por quatro semanas antes da Black Friday ou levamos palestras de educação financeira aos bairros, estamos dando ao consumidor a ferramenta mais poderosa que existe: a informação. Nossa fiscalização, que percorreu desde os postos de combustível até todos os shoppings da capital, garante que as regras sejam cumpridas, mas é a educação do consumidor que transforma o mercado a longo prazo.”

Ações de fiscalização

O Procon intensificou o monitoramento em estabelecimentos de Campo Grande em datas estratégicas, marcadas por grande movimento. 

Na Black Friday, o órgão acompanhou o comportamento dos preços de 29 produtos em grandes lojas do Centro durante quatro semanas. 

Durante o dia das mães, as ações do Procon orientaram 462 consumidores. No Dia dos Pais, o foco foi no setor de serviços, resultando em visitas técnicas em 12 barbearias por toda a cidade. 

Educação Financeira

O setor de Projetos e Pesquisas do Procon levou 6 palestras orientativas por toda a Campo Grande, com temas cruciais como Educação Financeira e Prevenção de Golpes. 

No total, aproximadamente 500 consumidores participaram das palestras, fortalecendo a cultura do consumo consciente e seguro. 

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