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VOLKSWAGEN

Race Touareg 2, uma

Race Touareg 2, uma

Redação

22/01/2010 - 07h07
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“A vitória no Dakar 2009 foi o maior feito da Volkswagen nas competições”, disse o Diretor da Volkswagen Motorsport, Kris Nissen. “Mas esse triunfo virou história, nossa nova meta é provar mais uma vez no Rally Dakar 2010 que o Race Touareg continua sendo aquilo que o fez vencedor: o mais confiável e rápido veículo de Rally Cross Country que existe”. No ú ltimo sábado, dia 16, a s p a l av ra s d e K r i s se con f i rma ra m e o R ace Touareg 2 não só venceu a edição deste ano do Dakar, como ficou com as três primeiras colocações em um inédito pódio todo Volkswagen. Desde que estreou em competições em 2004, o Race Touareg introduziu conceitos e tecnologias que, ao lado de um programa constante de desenvolvimento, garantiram os resultados no Dakar. Foram 112 vitórias em um total de 214 especiais disputadas na África, na Argentina, no Brasil, no Chile, no Kazaquistão, enfim, por todos os lugares onde foram disputadas provas de Cross Country. Se contarmos apenas o Dakar, são 35 vitórias em especiais. Valentia O deserto mais seco do mundo, duas travessias dos Andes, 10 km de retas sem tirar o pé do fundo do acelerador, areia tipo talco (a tal da fesh-fesh) e dunas imensas. Para enfrentar todos esses desafios, os engenheiros da Volkswagen trabalham sem cessar no desenvolvimento do Protótipo Race Touareg 2, com seus 300 HP de potência, vindos de um motor diesel TDI. Um carro que respeita um dos princípios do Dakar: “Espere o inesperado”. Um carro que sabe que o Dakar, segundo as palavras do Diretor da Vokswagen, Kris Nissen é “Uma implacável maratona de cross country onde a confiabilidade é de fundamental importância, já que equivale à distância de uma temporada inteira de Fórmula 1. E mais, enfrentando cargas mecânicas extremas, terrenos dos mais variados, temperaturas dramáticas e variações de altitude que exigem um sofisticado desempenho da parte eletrônica do motor”. Prova de fogo O Dakar é uma passarela privilegiada para os fabricantes mundiais demonstrarem sua capacidade técnica na mais dura modalidade dos esportes a motor. Comparada com outras categorias, o Dakar oferece uma ampla palataforma seguida por bilhões de pessoas em todo o mundo. A TV, por exemplo, mostra o Dakar para mais de 190 países. Por todos estes aspectos, a Volkswagen se empenhou em mostrar as aptidões de seus veículos, mesmo que a versão de competição nada se pareça com a que roda nas ruas. O desenvolvimento do Race Touareg 2 se concentrou em detalhes que assegurassem a durabilidade dos componentes do câmbio, na refrigeração dos freios, na estabilização da voltagem da rede interna do carro e na manutenção do intercooler. E a lição de casa foi bem feita.

Raio-X

- Motor: Diesel TDI de 5 cilindros

em linha, turbo de

dois estágios com intercooler,

montado longitudinalmente

atrás do eixo dianteiro.

- Cilindrada: 2.500 cc

- Potência aproximada: 220

kW (300 hp)

- Torque: acima de 600 Nm

- Câmbio: sequencial de 5

velocidades montado longitudinalmente

- Tração: integral (4x4) permanente

com três diferenciais

mecânicos com travamento

viscoso selecionável

e embreagem de cerâmica

com platô triplo e atuação

hidráulica.

- Eixo dianteiro e traseiro:

duplo triângulo com dois

conjuntos mola/amortecedor

por roda.

- Direção: pinhão e cremalheira

assistida eletricamente

power-assisted.

- Freios: a disco ventilado

nas 4 rodas (320mm) com

pinças de alumínio com

seis pistões de acionamento

na dianteira e quatro na

traseira.

- Rodas: 7 x 16 polegadas e

pneus BFGoodrich “All Terrain”

235-85/16.

- Carroceria: de fibra de vidro

(52 kg) com estrutura tubular

em aço. Duas portas.

- Dimensões: 4,171 m de

comprimento, 1,996 m de largura,

1,762 m de altura, 2,820

m de distância entre-eixos.

- Peso: 1,787.5 kg

- Aceleração: de 0-100 km/h

em 6.1 segundos (no asfalto)

- Velocidade máxima: aproximada

de 200 km/h.

Curiosidades

- 5000 peças - fora o motor – compõem o Race Touareg 2.

- São 132 sensores que fornecem aos engenheiros todas

as informações sobre temperaturas, pressões, velocidades

e movimentos mecânicos.

- O ar-condicionado é capaz de abaixar a temperatura

interna em até 10 graus centígrados. Deixando a cabine

em confortáveis 30º.

- A tecnologia do motor TDI começou a ser desenvolvida

em 1978 e já venceu o Dakar, as 24 Horas de Le Mans e

o Campeonato de Turismo da FIA.

Palavras do piloto

“Os motores TDI são fantásticos. Não são apenas positivos

para o meio-ambiente por causa do seu consumo,

mas também podem ser dirigidos muito mais suavemente

que motores a gasolina. Suas características de

torque e entrega de potência são ideais para provas de

cross country", Maurício Neves, brasileiro e piloto de

fábrica de um dos Race Touareg 2.

Programa social

Prazo para recadastramento no Energia Social encerra em dezembro

Famílias que não se recadastrarem até o prazo perderão o benefício

21/10/2024 16h29

Beneficiária do

Beneficiária do "Energia Social: Conta de Luz Zero" Arquivo / Agência MS

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Beneficiários do programa "Energia Social: Conta de Luz Zero" têm até o dia 31 de dezembro para realizarem o recadastramento do benefício que garante a gratuidade da conta de energia elétrica de quem se adequa ao critério de baixa renda.

De acordo com a secretária Patrícia Cozzolino, da Sead (Assistência Social e Direitos Humanos), as famílias que não realizarem o recadastramento no prazo estipulado perderão o benefício

"É muito importante que todos os beneficiários do programa Energia Zero, aquele que vem com a conta de luz de energia quitada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, se recadastre, porque, pela lei, aquele que não se recadastrar até o dia 31 de dezembro de 2024 não terá mais a sua conta de energia paga", afirma.

Novos cadastros

Famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade do programa ainda podem se cadastrar.

Através do "Energia Social: Conta de Luz Zero" o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul faz o pagamento da conta de energia de famílias de baixa renda residentes no estado.

Critérios

O programa abrange famílias que se enquadram nos seguintes critérios:

  • habitam em imóveis residenciais urbanos ou rurais que possuem consumo mensal de até 220 kWh
  • o proprietário não possui mais de um imóvel residencial
  • é beneficiário do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica do Governo Federal
  • a renda mensal per capita é igual ou inferior a meio salário mínimo
  • a renda familiar mensal total é de até dois salários mínimos

Serviço

Recadastramento ou cadastramento do programa "Energia Social: Conta de Luz Zero"

Prazo: 31 de dezembro

Site: www.energiasocial.ms.gov.br/

Locais: Além do site, é possível realizar a regularização em Cras (Centro de Referência em Assistência Social), em uma sede do Mais Social ou em agências da Sanesul

Crime brutal

Irmãos são presos após golpear a cabeça de homem 15 vezes durante discussão

O crime aconteceu no município de Jardim (MS), durante uma discussão sobre facções criminosas. Os suspeitos fugiram do local após matar a vítima, mas foram encontrados na manhã de hoje (21), quando confessaram o crime

21/10/2024 16h00

Pedaço de madeira usada no crime.

Pedaço de madeira usada no crime. Foto: Jardim MS News

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Os irmãos Willerson de Souza Portilho, de 25 anos, e Jean Carlos Souza Portilho, de 28 anos, confessaram que mataram Celso Augusto Chimenes de Oliveira, de 32 anos, com 15 pauladas na cabeça durante uma briga entre facções criminosas, na madrugada deste domingo em Jardim, a 235 quilômetros de Campo Grande. Os irmãos foram presos horas depois, em um imóvel na região central do município.

Aos policiais, Willerson disse que eles estavam na casa de um colega ingerindo bebidas alcoólicas com a vítima e a namorada, quando iniciaram uma discussão sobre facções criminosas.

Durante o bate-boca, Celso agrediu Willerson com socos, o que aumentou ainda mais a tensão entre os dois. Após as agressões, o autor do crime saiu do local em direção à sua residência, onde encontrou o irmão. Em posse de duas madeiras, eles voltaram ao local em uma motocicleta, onde ocorreu a discussão com Celso.

Aos policiais, Willerson disse que, ao encontrar a vítima novamente, iniciou uma nova discussão e, durante o bate-boca, desferiram 15 golpes na cabeça da vítima, fugindo logo depois do local em uma motocicleta modelo Honda.

Desesperados, os moradores do local acionaram o Corpo de Bombeiros, mas, ao chegarem ao imóvel, encontraram Celso sem vida. 

Equipes da Polícia Civil e da Perícia Técnica estiveram na residência para apurar as circunstâncias do crime.

Diante das informações recebidas no local do homicídio, equipes do Setor de Investigação Geral (SIG) conseguiram prender os irmãos em uma residência na região central do município.

A Polícia Militar, Civil e a Perícia estiveram na residência para apurar o crime de homicídio. Em diligências, o Setor de Investigação Geral (SIG), com o apoio da PM, conseguiu prender os suspeitos em um imóvel na área central. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será periciado. Apesar da prisão dos irmãos, acusados do crime, o caso segue em investigação para seu fechamento.

 

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