Marilda Ricarte, de 38 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (19) após um raio atingir a aldeia onde ela morava, localizada em Sete Quedas, município no extremo sul de Mato Grosso do Sul.
Conforme consta no Boletim de Ocorrência, a Aldeia Sombrerito não possui energia elétrica. Marilda estava em uma casa de madeira quando um raio atingiu o local, causando uma descarga elétrica. Ela morreu na hora, sem possibilidade de socorro.
A Perícia Técnica de Amambai esteve no local, juntamente com agentes da Polícia Civil. Foi relatado que choveu muito na região, e "caíram" muitos raios. Outros locais nas proximidades da casa carregaram-se de uma espécie de magnetismo, que teria causado ainda a morte de um porco, que estava cerca de 100 metros distante do local onde Marilda foi encontrada.
Pessoas que estiveram no local e acionaram a polícia informaram que a mulher morava na aldeia a mais de um ano, mas que a família da vítima residia na Aldeia Limão Verde, em Amambai, município cerca de 118 quilômetros distante de Sete Quedas.
Alerta de tempestade para todo o MS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo de tempestade para todo o estado de Mato Grosso do Sul durante toda esta sexta-feira (20).
Há probabilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos podem atingir 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Recomendações
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).