Cidades

Cidades

Relíquia de Carlo Acutis será exposta em Capela do Milagre em MS

Há alguns anos a Capela também recebeu alguns fios de cabelo e um pedaço de roupa do jovem que será canonizado em abril

Continue lendo...

 A Capela dos Milagres receberá um novo objeto pessoal do Beato Carlo Acutis, conhecido como “padroeiro da internet”. Desta vez, durante a programação especial para celebrar a canonização do jovem, uma camisa azul chegará para fazer parte do altar da igreja. 

Além da nova peça, o local já recebeu, há alguns anos, fios de cabelo e parte do tecido de uma peça de roupa do jovem, cedidos pela própria mãe do rapaz. Conforme o cronograma da Paróquia São Sebastião, a camisa chegará no dia 21 de abril às 19h, seguida da missa de abertura.

Já na terça-feira (22), quarta-feira (23), quinta-feira (24), sexta-feira (25) e sábado (26) às 18h30, haverá a Hora da Graça e distribuição das pétalas, seguida da Santa Missa às 19h. Confira a programação completa: 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Capela do Milagre CG-MS (@capeladomilagrecgms)

Milagres locais

A elevação de Acutis à condição de santo está programada para ocorrer entre os dias 25 e 27 de abril de 2025, em um evento voltado para a juventude católica no Vaticano.

O milagre em Campo Grande foi reconhecido no dia 23 de de maio deste ano, com autorização do "Dicastério das Causas dos Santos". 

A partir de então, Carlo Acutis passou a ser conhecido como Santo padroeiro da internet. 

Cerca de sete anos após a morte de Carlo, um milagre por intercessão do padroeiro foi registrado na Cidade Morena, quando uma criança com condição rara no pâncreas foi levada até a uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande. 

Ainda aos três anos Matheus Lins Vianna já convivia com o diagnóstico de anomalia congênita rara no pâncreas anular, sendo que o contato com uma relíquia de Carlo, momento em que a criança pediu de forma espontânea ‘para parar de vomitar’, indicou o padre Marcelo Tenório, da paróquia São Sebastião da qual a capela faz parte. 

"E assim aconteceu, não vomitou mais", expõe o padre em relato divulgado pelo Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em celebração ao jovem Carlo Acutis. 

Já em 2020, no dia 10 de outubro, Carlo foi beatificado em função dessa graça concedida, quando em 2017 surgiu o segundo suposto milagre atribuído ao padroeiro da internet, quando um campo-grandense de 25 anos entrou em estado vegetativo após uma parada cardíaca. 

Gabriel Terron Nunzio estava em um ponto de ônibus, próximo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, quando foi vítima da parada cardiorrespiratória, em 2016. 

O milagre veio após exposição do jovem através da unção dos enfermos, com parte do pijama e pedaço de cabelo de Acutis. 

Conheça o santo

Natural de Londres, Carlo nasceu em 03 de maio de 1991, descobrindo uma leucemia violenta que ceifou sua vida após 15 anos, em 12 de outubro de 2006 na comuna italiana de Monza, região da Lombardia.

Habilidoso com informática, em uma época em que a internet engatinhava no mundo, o jovem aproveitou o espaço eletrônico para divulgar materiais cristãos e expôr uma série de milagres eucarísticos. 

Fulminante, a leucemia demonstrou seus primeiros sintomas em setembro de 2006, com o jovem dedicando uma vida católica de devoção a Deus até 12 de outubro de 2006. 

Diante do evento de Carlo, o próprio Papa Francisco reforçou que Acutis "não se acomodou numa imobilidade confortável. 

"Mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual", completou o Papa. 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Funcionamento do comércio no fim de ano segue indefinido em Campo Grande

Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande informou, nesta sexta-feira (21), que o horário especial de funcionamento do comércio ainda não foi acordado

21/11/2025 15h00

Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande (SECCG) informou, nesta sexta-feira (21), que o horário especial de funcionamento do comércio para o fim de ano ainda não está definido.

A situação da escala de trabalho segue em negociação com o Sindivarejo/Fecomércio-MS, segundo informou o presidente do SECCG, Carlos Santos, assim como outras pautas fundamentais da Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026, incluindo questões salariais e cláusulas sociais.

O sindicato informou que foi surpreendido com informações divulgadas sugerindo que o novo horário já estaria acordado.

“Logo cedo, a própria Fecomércio entrou em contato conosco demonstrando a mesma surpresa”, relata Carlos Santos. “A Federação garantiu que não partiu dela qualquer comunicação à imprensa, justamente porque nada foi concluído até o momento”, disse o presidente.

A entidade que representa 40 mil comerciários de Campo Grande, o SECCG, disse que trabalha não apenas pela garantia dos direitos conquistados, mas também por melhorias para os trabalhadores.

 

 

O presidente lamentou a divulgação da informação, que pode gerar confusão entre consumidores e trabalhadores.

Ele pontuou que, assim que o acordo estiver definido, o sindicato, juntamente com o Sindivarejo/Fecomércio-MS, fará a divulgação do horário especial em diversos canais, para que a população possa se programar com tranquilidade para as compras de fim de ano.

Assine o Correio do Estado
 

BR/PY

Ladrões invadem farmácia e saem com cofre após ameaçar funcionários na fronteira

Em pleno raiar da manhã, loja teria aberto as portas às 06h30 e assaltantes chegaram cerca de 20 minutos depois

21/11/2025 12h40

No bairro Santo Antônio, da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, o crime aconteceu na altura do número 8.500, em uma farmácia da rede Americana. 

No bairro Santo Antônio, da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, o crime aconteceu na altura do número 8.500, em uma farmácia da rede Americana.  Reprodução

Continue Lendo...

Distante quase 300 quilômetros da Capital de Mato Grosso do Sul, bandidos invadiram uma farmácia na madrugada desta sexta-feira (21), localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, ameaçando funcionários e deixando o local com o cofre e dinheiro do estabelecimento. 

No bairro Santo Antônio, da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, o crime aconteceu na esquina entre as ruas Teniente Herrero e "Campeões de 65", na altura do número 8.500, em uma farmácia da rede Americana. 

Aos portais locais, o comissário responsável pelo caso, Carlos Toledo, detalhou o desenrolar da ação criminosa que, conforme publicado no Ligado na Notícia e Ponta Porã News, ele estima ter começado aproximadamente 20 minutos após a farmácia abrir. 

"Segundo as vítimas, a loja abriu por volta das 6h30 e os assaltantes chegaram por volta das 6h50", descreveu. 

Conforme apurações iniciais, a suspeita é que dois homens aparentemente jovens sejam os responsáveis pelo crime, chegando até o local da farmácia a bordo de um  veículo Hyundai HB20, cinza, que até possuía placas paraguaias, identificação essa, porém, que não pertencia ao carro.

Roubo do cofre

Segundo repassado pelas autoridades, uma vez no interior do estabelecimento, os suspeitos ameaçaram os funcionários e se encaminharam rumo ao escritório do administrador do local, onde arrancaram um cofre de 50x50 centímetros que estaria inclusive preso à parede. 

Ainda não é possível apontar a premeditação do crime, se os indivíduos suspeitos, de fatos, estariam vigiando o local e há quanto tempo, porém o comissário frisa que o alvo em si, o cofre em questão, não estaria necessariamente escondido, sendo até mesmo um alvo visível. 

"Não posso confirmar [a premeditação], mas digamos que a localização do cofre é visível. O escritório está ali e já é possível ver o cofre ao lado da porta", disse. 

Também não há um valor estimado de quanto pode ter sido subtraído pelos criminosos, com a esperança da investigação sendo as câmeras de identificação da área que podem favorecer o reconhecimento dos suspeitos. 

Fim da paz na fronteira

Mato Grosso do Sul possui um total de 13 municípios fronteiriços com outros países, seja Paraguai ou Bolívia, entre eles: Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Japorã e Mundo Novo.

Nesse sentido, com pouco mais de 12% da população sul-mato-grossense, as regiões de fronteira de MS concentram 21% dos assassinatos registrados no Estado, índice esse de vítimas de homicídio doloso que é 27,12% comparado com o mesmo período de 2024. 

Entre os diversos fatores que impulsionam esses números, a "guerra" entre facções na disputa pelo comando das fronteiras acaba respondendo como um dos maiores fatores geradores de homicídios dolosos, segundo especialistas. 

Como bem acompanha o Correio do Estado sobre a situação, até meados de 2023 a fronteira Brasil/Paraguai conseguiu experimentar um curto período de paz após anos de guerra, quando registrou o menor número de mortes desde 2019 para os primeiros quatro meses de um ano. 

Então secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã à época, Marcelino Nunes de Oliveira frisou a "pausa" no enfrentamento entre facções rivais na faixa fronteiriça entre Brasil e Paraguai, cenário esse que ficou no passado. 

Há aproximadamente de uma semana, por exemplo, o País vizinho chegou a registrar três tiroteios no intervalo de 24 horas, que vitimaram dois brasileiros no Paraguai.

No fim da tarde de segunda-feira (20), Jonathan Medeiro da Fonseca, de 36 anos, foi executado no estacionamento do Shopping China, morto em Pedro Juan Caballero após ser atingido por pelo menos 16 tiros, que atingiram a região da cabeça, rosto e peito. 

Ex-candidato a vereador, o brasileiro Jonathan concorreu pelo MDB e teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, com sua morte comentada até mesmo pelo deputado paraguaio, Santiago Benítez (ANR-HC).

Ex-vereador de Pedro Juan Caballero, Santiago Benítez inclusive Desistiu recentemente de disputar a prefeitura de PJC por estar recebendo ameaças em meio à onda de atentados no Paraguai. 

O tiroteio seguinte teve alvo específico, semelhante ao terceiro caso que acabou vitimando outro brasileiro, nesse caso inocente, já que o mecânico atingido por uma bala perdida estaria no interior de uma loja de peças de reposição para motocicletas.

Essa ocasião de terceiro atentado ocorreu próxima às vias General Bruguez e Yegros, distante menos de 1,5 km do centro de Ponta Porã, com o alvo dos criminosos sendo Luiz César Argüello, homem conhecido como "Anguja que estaria a bordo de seu Jeep Compass cinza que ficou com 37 marcas de bala ao todo. Ele sobreviveu em um primeiro momento e foi removido para o hospital particular de San Lucas

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).