Cidades

COVID-19

Resende: "Quem está festando vai ser responsável pela morte de seus familiares"

Secretário disse que jovens apresentam quadro menos grave, mas são portadores do vírus

Continue lendo...

A maioria dos novos casos confirmados de Covid-19 tem sido em pacientes da faixa etária entre 20 e 39 anos, que, quando não têm comorbidade ou fatores de risco, geralmente apresentam sintomas mais leves da doença.

Conforme o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, é também esta faixa etária que tem lotado festas e se aglomerado em festas e eventos e descuidado de medidas de prevenção, o que é preocupante.

"Essas pessoas serão as portadoras do vírus para os seus familiares mais idosos. Quem está saindo, festando, frequentando boates, deixando de usar máscara, pode levar o vírus para sua casa e vai responsável pela morte de seus familiares, principalmente dos seus pais e dos seus avós ou das pessoas mais idosas que estão em suas casas", alertou Resende.

Acompanhe as últimas notícias

Segundo ele, a população mais jovem tende a ser negacionista do vírus e tem saído, em aglomerações, deixando o uso de máscaras e não cumprido as etiquetas de higiene, como lavar as mãos e utilizar álcool em gel.

Os casos de Covid-19 aumentaram expressivamente nas últimas semanas. Nas últimas 24 horas, foram 503 novos casos e cinco mortes pela doença.

Resende explica que o número de mortes se mantém estabilizado exatamente pelo fato da maioria de casos ser entre pessoas que não estão no grupo de risco, mas que isso pode mudar nos próximos dias.

A taxa de contágio, que já esteve em 0,91%, subiu para 0,96%, o que indica que o vírus está circulando mais e, consequentemente, mais pessoas, de qualquer idade, estão suscetíveis a infecção. 

Com quase todas as medidas flexibilizadas, o governo não descarta novas restrições para conter o avanço do coronavírus.

Calendário

Próximo feriado será somente em março

Além da Páscoa e do Carnaval, outros quatro feriados podem ser prolongados; para os campo-grandenses, o aniversário da Capital é mais um deles. Veja a lista

01/01/2025 10h20

Alanis Netto/Correio do Estado

Continue Lendo...

Em 2025, serão celebrados 12 feriados nacionais, sendo oito deles em dias úteis e seis podendo ser prolongados. Depois desta quarta-feira, 1º de janeiro, o próximo feriado acontece somente em março, com o Carnaval, que começa no dia 1º, um sábado, e termina no dia 4, data que é feriado nacional.

Após o Carnaval, em abril é celebrada a Páscoa. O dia 18 é dedicado à Paixão de Cristo, referente aos dias que antecederam a crucificação e morte de Jesus, desde a Última Ceia até a cruz.

A data cai em uma sexta-feira, e já na segunda-feira, 21 de abril, é Dia de Tiradentes, mais um feriado nacional.

Além do Carnaval e da Páscoa, o calendário de 2025 tem quatro feriados que caem na quinta-feira, podendo ser prolongados. São eles:

  • Dia do Trabalho - 1º de maio;
  • Corpus Christi - 19 de junho;
  • Dia da Consciência Negra - 20 de novembro;
  • Natal - 25 de dezembro.

Em contrapartida, quatro feriados caem aos fins de semana:

  • Independência do Brasil - 7 de setembro (domingo);
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro (domingo);
  • Dia de Finados - 2 de novembro (domingo);
  • Proclamação da República - 15 de novembro (sábado).

O feriado estadual da Criação do Estado de Mato Grosso do Sul, celebrado no dia 11 de outubro, também cairá em um fim de semana.

Já o aniversário de Campo Grande, no dia 26 de agosto, será celebrado em uma terça-feira, possibilidade de mais um feriado prolongado. Os campo-grandenses têm ainda o feriado do Dia de Santo Antônio, padroeiro da Capital, no dia 13 de junho, que será uma sexta-feira.

Assine o Correio do Estado.

MS-382

Casal morre em acidente envolvendo quatro veículos pouco antes da virada do ano

Acidente aconteceu na MS-382, após o casal deixar o filho para celebrar o réveillon em Bonito

01/01/2025 09h15

Veículo foi atingido frontalmente por uma caminhonete e na traseira por um jeep

Veículo foi atingido frontalmente por uma caminhonete e na traseira por um jeep Rio Brilhante Digital

Continue Lendo...

Gledson Peixoto e Andrea Brisolin morreram na noite da última terça-feira, dia 31 de dezembro de 2024, em um acidente envolvendo quatro veículos na MS-382, a cerca de 10 quilômetros de Guia Lopes da Laguna. Conforme apurado pela mídia local, o casal voltava de Bonito após deixar o filho, de 21 anos, na Capital do Ecoturismo, local onde ele celebraria a virada do ano.

Veículo foi atingido frontalmente por uma caminhonete e na traseira por um jeepFoto: Rio Brilhante Digital.

Eles estavam em um Chevrolet Ônix quando uma Toyota Hilux, com placa de Rio Brilhante, colidiu frontalmente com o veículo. Informações preliminares apontam que a caminhonete havia invadido a pista contrária, no entanto, a polícia ainda irá concluir a investigação. A condutora foi socorrida com ferimentos, e não há atualização a respeito de seu estado de saúde.

Após a colisão, outros dois veículos se envolveram no acidente. Um Jeep Compass colidiu contra a traseira do Ônix. O veículo, que foi "prensado", ficou completamente destruído.

O quarto veículo foi uma Fiat Strada, que vinha logo atrás. Os ocupantes dos veículos não apresentaram ferimentos graves.

Gledson e Andrea eram naturais de Jardim e Guia Lopes da Laguna, mas moravam em Campo Grande.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).