Em sua primeira ação após retomada, o "ponto de apoio do frio" instalado no Parque Ayrton Senna em Campo Grande realizou 44 acolhimentos que começaram na noite de sexta-feira (08) até 06h deste sábado (09), prevendo mais ações enquanto durar os alertas de temperaturas intensas da Defesa Civil.
Entre demandas espontâneas, animais de estimação e mulheres e homens que são levados de ônibus do Centro Pop pela Secretaria de Assistência Social (SAS), o ponto de apoio no Ayrton Senna anotou 44 acolhidos nesta retomada, sendo:
- 39 homens
- 05 mulheres
Desse total, o ponto de apoio anotou a chegada de quatro pessoas por demanda espontânea durante a madrugada, com outros oito que vieram encaminhados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).
Reprodução/DivulgaçãoEssa retomada do ponto de apoio do frio, como bem acompanhou o Correio do Estado, fica condicionada aos alertas de frio intenso por parte da Defesa Civil, já que neste sábado (09) e segunda-feira (11) os termômetros atingem mínimas entre 10 e 11 graus, enquanto que o domingo prevê um frio de até 8°C.
Vale lembrar que o ponto de apoio fica aberto à demanda espontânea, porém boa parte dos acolhidos saem de ônibus no fim da tarde do Centro Pop, com o espaço no Ayrton Senna aberto para abrigar todas as idades.
Até mesmo os animais de estimação têm seu cantinho garantido, já que três pets foram relacionados junto dos acolhimentos, que detalharam ainda a presença de três pessoas migrantes.
Apoio
Sendo responsáveis por buscas ativas que cobrem toda a Cidade Morena, as equipes do chamado Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) atuam 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ação diferente do ponto de apoio, os trabalhos do Seas nessa retomada registraram 27 abordagens, com 15 cobertores oferecidos para pessoas em vulnerabilidade e cerca de outros 10 que aceitaram sendo levado para acolhimento.
Antes da retomada do ponto de apoio, a última ação de acolhimento aconteceu em 25 de junho, com novas ações sendo recomendadas pela Defesa Civil sempre que há previsão de temperatura mínima de 12 graus ou menos, quando há situação de geada.
Cabe explicar que, diferente da onda de frio, onde há queda na temperatura do ar por dias consecutivos, a geada é caracterizada pela formação de uma camada de cristais de gelo sobre plantas ou sobre outras superfícies.
Causada pela advecção (transmissão no sentido horizontal do calor pelo deslocamento de massa atmosférica) de massa de ar polar, a geada têm o poder reduzir o potencial de produção de lavouras e, nesse caso, levar a população de rua à morte.
Em situações mais extremas, caso alguém encontre pessoas em situação de rua expostas ao frio, é possível avisar os órgãos competentes pelos telefones: (67) 99660-6539, 99660-1469 ou 156.


