Cidades

crise hídrica

Sanesul descarta desabastecimento de água em Corumbá

Capital do Pantanal enfrenta calorão, queimadas e perda de recursos hidrícos, com o Rio Paraguai em nível negativo

Continue lendo...

Mudanças climáticas têm gerado cenários desfavoráveis ao planeta e a crise hídrica coloca em risco um dos bens da natureza, o Pantanal. No centro do bioma, Corumbá enfrenta não apenas um calor acima do suportável pela população, acostumada a temperaturas altas, mas os efeitos das queimadas e a perda dos recursos hídricos.

O Rio Paraguai está em nível negativo e em declínio, porém, apesar do alarde de alguns setores, não faltará água aos corumbaenses.

O abastecimento da cidade, que tem uma população de 99 mil habitantes, é feito em sua totalidade por captação superficial do principal rio da bacia. Por hora, o complexo sistema bombeia 1.900 metros cúbicos de água para o centro de tratamento e distribuição, a 1.830 metros em inclinação.

Responsável pelo serviço, a Sanesul (Empresa de Saneamento de MS) garante que não há riscos de interrupção no fornecimento com as medidas adotadas desde o início do ano.

O nível do Rio Paraguai, ontem (29), era de -50cm na régua da Marinha, em Ladário, com probabilidade de chegar próximo ou superar a marca recorde de 1964 (década em que ocorreu um dos ciclos mais longos de seca no Pantanal), de -61cm.

Os bancos de areia no leito do rio, o fogo e a falta de chuvas especulam cenários sombrios e sensitivos, enquanto situações idênticas no passado foram superadas com a resiliência do Pantanal. Em 2021, o rio, na mesma régua, chegou a -60cm, e a vida seguiu...

Planejamento

A Sanesul tem planos A e B prontos em caso de um colapso, ou seja, o nível do rio ao extremo suportável de -82cm. O plano A consiste na instalação de equipamentos de inversão de frequência, reduzindo o volume de água retirada do leito pelas quatro bombas instaladas na estrutura de captação a uma profundidade de 45 metros.

O B consiste na colocação de uma balsa flutuante com quatro motores, em substituição aos similares que estão submersos e sem capacidade de sugar água sem volume.

Em 2021, a balsa foi posicionada ao lado das quatro torres que acomodam as bombas, contudo não houve necessidade de ser acionada. Naquele ano, o nível mínimo do rio ocorreu em 16 de outubro.

A mesma estrutura já foi contratada pela empresa e pronta para operar em caso de emergência, informou o coordenador comercial da unidade de Corumbá, Marcondes de Oliveira. Por precaução, a instalação deverá ocorrer nos próximos dias.

O diretor de operações da Sanesul, Madson Valente, lembrou que o retorno gradual das chuvas não vai normalizar de imediato o abastecimento da cidade, uma vez que o volume de água das nascentes (em Mato Grosso) chega à captação em no mínimo 45 dias. Informou ainda que o abastecimento de Ladário e Porto Murtinho (35 mil habitantes), também feita do rio, está normal e basta estender o mangote em flutuação mais ao leito para garantir a captação.

Consumo racional

"Tudo o que a ANA (Agência Nacional de Águas) recomendou em maio, como um plano de contingência, nós já havíamos implementado em fevereiro. Estamos preparados para um nível crítico, com balsas, motores estacionários e mangotes prontos para buscar água onde for necessário", afirmou Madson. “Em fevereiro, o nosso diretor-presidente da companhia, Renato Marcílio, criou um grupo de trabalho para acompanhar essa situação”, completou.

A Sanesul lançará em outubro uma campanha de combate ao desperdício, perdas e fraudes para reforçar o trabalho de manutenção do abastecimento sem racionamento. “Tem ocorrido interrupções pontuais em Corumbá por conta da manutenção da rede, justamente para reduzir perdas”, explicou Marcondes de Oliveira. “A sociedade deve fazer a sua parte nesse período de alerta extremo e consumir água racionalmente, sem desperdício”, cobra Madson Valente.

EVENTO

Empregabilidade das pessoas com deficiência

Campo Grande recebe seminário sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

25/11/2024 10h47

Continue Lendo...

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será tema central do seminário “O Trabalho e a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Uma Construção Social”, promovido pela Associação Pestalozzi de Campo Grande.

O evento, que promete reunir empresários, gestores públicos, pessoas com deficiência e seus familiares, acontece no dia 5 de dezembro, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

Escreva a legenda aqui

Com vagas limitadas, o seminário visa debater desafios e apresentar oportunidades para a inclusão no mercado de trabalho, incentivando o compartilhamento de experiências e estratégias que valorizem as habilidades das pessoas com deficiência.

Os participantes terão acesso a palestras de especialistas renomados, histórias inspiradoras de superação e a possibilidade de se conectar com profissionais e entidades dedicados à construção de uma sociedade mais inclusiva.

 

Destaques da programação

Um dos pontos altos do evento será a participação da influenciadora digital Clarinha Mar, conhecida por seu trabalho em prol da inclusão por meio de conteúdos impactantes nas redes sociais. Entre as palestras confirmadas estão:

  • “Empregabilidade Inclusiva: Desafios e Perspectivas”, que discutirá os obstáculos e avanços no mercado de trabalho inclusivo;
  • “Construindo Relações para o Fortalecimento do Trabalho Inclusivo: Capacitismo x Sociedade”, abordando a desconstrução de preconceitos e a criação de ambientes mais equitativos.

Serviço

  • Data: 5 de dezembro de 2024
  • Horário: 8h às 12h30
  • Local: Auditório do Bioparque Pantanal – Avenida Afonso Pena, 6277, Campo Grande
  • Contato: (67) 3316-7600 | E-mail: [email protected]

Este seminário é uma iniciativa essencial para ampliar o debate sobre a inclusão no mercado de trabalho e fomentar políticas que garantam igualdade de oportunidades para todos. Não perca a chance de participar desta discussão e contribuir para um futuro mais inclusivo!

 
 

CONCURSO UNIFICADO

Candidatos reintegrados do CNU já podem consultar resultados das provas

Resultados estão na página da Cesgranrio

25/11/2024 10h45

Resultados do CNU estão na página da Cesgranrio

Resultados do CNU estão na página da Cesgranrio Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Continue Lendo...

Os  candidatos do Concurso Nacional Unificado que foram reintegrados após acordo com o Ministério Público podem consultar o resultado das provas a partir desta segunda-feira, 25. São mais de 32 mil pessoas nessa situação.

Para isso, basta acessar a área do candidato na página da Cesgranrio e clicar na aba “Resultados e Convocações”. Esses candidatos voltaram ao processo seletivo depois de acordo com o Ministério Público. Eles já receberam e-mail informando da situação alterada no concurso.

O acordo evitou a eliminação dos candidatos que deixaram de marcar o gabarito ou a frase no cartão de resposta. Eles terão agora os dias 4 e 5 de dezembro para o envio de títulos. A nota preliminar das discursivas será divulgada no dia 9 de dezembro. E o resultado final no dia 11 de fevereiro.

Outros detalhes sobre o cronograma do Concurso Nacional Unificado você pode conferir no site da Cesgranrio ou do Ministério da Gestão.

Notificações

Na quinta-feira (21), cada um dos 32.260 candidatos reintegrados recebeu um e-mail da Fundação Cesgranrio, com informação sobre a situação alterada no certame. Os demais terão a informação disponível na área do candidato na página do Concurso. Em caso de dúvidas, o candidato pode procurar a Fundação Cesgranrio via e-mail ([email protected]) ou ligar para o suporte 0800 701 2028 (das 9h às 17h).

Confira o novo cronograma divulgado pelo Ministério da Gestão.

*Com informações da Agência Brasil

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).