Na tarde desta quinta-feira (18), a população campo-grandense ficou horrorizada após o ataque na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, localizada na Avenida Calógeras. O autor do ataque foi um adolescente de 15 anos, ex-aluno da instituição escolar.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça de Segurança Pública (Sejusp) lamentou o ocorrido e se solidarizou com a vítima, uma advogada de 47 anos que estava deixando o filho na escola, e informou que todos os protocolos de segurança foram tomados.
“A Sejusp lamenta o ocorrido e informa que todos os protocolos de segurança e o Procedimento Operacional Padrão da Polícia Militar, implantados e treinados anteriormente, foram seguidos, o adolescente em conflito com as leis, de 15 anos, neutralizado, imediatamente apreendido e encaminhado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ)”.
A secretaria também detalhou o procedimento tomado com o adolescente após o ataque. “O infrator foi apreendido em flagrante delito por ato infracional análogo ao Homicídio Doloso na Forma Tentada, sendo em seguida encaminhado a uma Unidade Educacional de Internação (UNEI), onde permanece à disposição da Justiça, assim como os pais, que detém a guarda e respondem pelo menor, chamados à responsabilidade para explicar o acontecido”.
Ainda em nota, a Sejusp afirmou se tratar de um caso isolado e relembrou a criação do Programa Escola Segura, Família Forte, além das rondas nas proximidades das escolas de Campo Grande.
“Porém para prevenir e reprimir toda e qualquer agressão no ambiente escolar, mantém em pleno funcionamento, desde 2017, o Programa Escola Segura, Família Forte, com rondas diuturnas e constantes nas escolas de Campo Grande, bem como mantém intensificado o policiamento e rondas nas proximidades de todas as escolas e ativos o Grupo de Ações Integradas de Segurança e o Gabinete de Gestão Integrada para monitoramento das escolas de todo o Estado.
Por fim, a secretaria afirmou que, por meio da Polícia Militar, implantou este ano em Mato Grosso do Sul e realiza de forma ininterrupta Ações Estratégicas para o Enfrentamento às Crises Policiais de Agressor Ativo em Unidades Educacionais, por meio do qual há atuação intensa de equipes de inteligência
“Estão sendo realizados cursos para multiplicadores, treinamentos para professores e alunos, monitoramento das unidades escolares e avaliações de ameaças, em fina sintonia com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação”, finalizou em nota.
Relembre o caso
O adolescente, 15 anos, armado com quatro facas e uma marreta dentro de sua mochila, atacou uma mulher que deixava o filho na Escola Municipal Bernardo Franco Baís, na avenida Calógeras.
Informações do Corpo de Bombeiros Militar expõe que o suspeito foi contido por um guarda municipal e pelo instrutor de badminton, que dá aula na escola, inclusive treina o esporte na escola com o filho da mulher atacada.
Vestido com o característico uniforme verde da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul, o adolescente foi até a antiga escola da rede municipal para o ataque, que aconteceu próxima da secretaria da unidade escolar.
Após o crime ele foi apreendido e levado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude (DEAIJ), onde prestou esclarecimento e será encaminhado para uma Unidade Educacional de Internação.