Cidades

Previsão

Semana será marcada por calor intenso e chuvas fortes em Mato Grosso do Sul

Chegada de frente fria pode mexer com os termômetros na metade da semana

Continue lendo...

A previsão para esta semana em Mato Grosso do Sul indica dias de calor intenso, com temperaturas variando entre 29°C e 38°C, e possibilidade de chuvas fortes e tempestades, especialmente à tarde. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cenmtec-MS), de segunda-feira (18) a quinta-feira (21), o Estado enfrentará períodos de sol com nebulosidade, seguidos de chuvas de intensidade fraca a moderada, e até mesmo tempestades com raios e rajadas de vento.

O Cemtec explica que devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica e à aproximação de uma frente fria o tempo fica instável. A umidade relativa do ar deve permanecer baixa, agravando a sensação de calor com índices entre 20% e 40%.

Em termos de temperatura, os valores devem permanecer elevados, acima dos 30° C. As mínimas ficam entre 22°C e 26°C, com máximas que podem variar de 29°C a 38°C, dependendo da região. As áreas mais quentes são o bolsão e o norte, onde as máximas podem chegar até 37°C.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 23-26°C e máximas entre 31-34°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 22-25°C e máximas entre 32-37°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 23-25°C e máximas entre 32-34°C. Atenção também para os ventos: com atuação predominantemente no quadrante norte, podem ocorrer rajadas de até 60 km/h em algumas áreas, principalmente no período da tarde.

MEIO DA SEMANA

Entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), a previsão indica um agravamento das condições ambientais próximo de uma frente fria oceânica, o que traz mais instabilidade. As temperaturas tendem a cair um pouco, com mínimas entre 20°C e 25°C, principalmente no extremo sul de MS.

Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22° C e 25°C e máximas entre 30° C e 33°C. Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 23° C e 25°C enoquanto as máximas ficam entre 29° C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas devem variar entre 22° C e 24°, enquanto as máximas ficam entre 28-° C e 30°C.

Dicas para a Semana

  • Cuidados com o calor : A baixa umidade relativa do ar pode tornar os dias desconfortáveis 
  • Atenção às chuvas e ventos fortes : Fique alerta para mudanças bruscas no tempo; leve o gurda-chuva
  • Reforço no uso de protetor solar : Mesmo com clima nublado, não esqueça o protetor

 


 

Campo Grande

Prefeitura doa seis terrenos para ampliação de complexo penitenciário da Agepen

Ao todo, foram doados 15,3 mil m², terrenos localizados nas ruas Piraputanga, Osasco e Atibaia

06/03/2025 18h00

Divulgação/ Agepen

Continue Lendo...

A Câmara dos vereadores de Campo Grande aprovou nesta quinta-feira (6), o  Projeto de Lei 11.671/25, que autoriza a doação de seis terrenos públicos à Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) para regularização do complexo penitenciário atual.  Ao todo, foram doados 15,3 mil m², terrenos localizados nas ruas: Piraputanga, Osasco e Atibaia.  

A doação dos imóveis servirá para “regularizar o patrimonio" da Agepen, para que a pasta receba os recursos federais que possibilitem ampliar o complexo penitenciário, o que já está  previsto em ofício.

Os terrenos são adjacentes ao atual complexo, e estão localizados no Jardim Noroeste. As doações serão concretizadas após publicação oficial no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande). 

No início deste mês o Governo do Estado oficializou a regulamentação dos uniformes da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul por meio de decreto oficial. A medida visava a produção da vestimenta, da Agepen reservou um investimento de R$ 2,7 milhões destinados a uniformes e R$ 335,1 mil a distintivos.

A regulamentação estabelece diretrizes para a padronização das vestimentas, distintivos, insígnias e condecorações dos policiais penais, garantindo maior identidade institucional e segurança aos servidores.

Além da identificação visual, o uso do uniforme tem como principais objetivos:

  • proteção dos servidores, funcionando como Equipamento de Proteção Individual (EPI);
  • fortalecimento da identidade institucional da Polícia Penal;
  • facilidade no reconhecimento dos agentes durante o exercício da função;
  • ergonomia e conforto, adaptando-se às condições climáticas e à natureza do trabalho;
  • funcionalidade e utilidade, de acordo com a atividade exercida.

Assine o Correio do Estado

 

VEJA VÍDEO

Motoristas que disputaram racha que terminou em morte vão à júri popular em abril

Durante disputa de racha na Avenida Júlio de Castilho, homem bateu carro em poste e passageira morreu, em 2022; Veja vídeo

06/03/2025 17h44

Durante racha, motorista perdeu o controle da direção, bateu em poste e passageira morreu

Durante racha, motorista perdeu o controle da direção, bateu em poste e passageira morreu Foto: Naiara Camargo / Arquivo

Continue Lendo...

William Goes Abbade, 39 anos, e Olliver Richerd Ferreira Siebra, 22 anos, que disputaram um racha que causou a morte de uma jovem de 25 anos, irão a júri popular no dia 3 de abril, a partir da 8h, segundo decisão do juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara do Tribunal do Júri.

O caso aconteceu no dia 16 de abril de 2022, na Avenida Júlio de Castilho, em Campo Grande.

De acordo com a sentença de pronúncia, William irá responder por homicídio doloso, tentativa de homicídio, dirigir embriagado e por participar de racha.

Ele dirigia um Ford KA, ocupado por sete pessoas, incluindo ele, onde estava Roberta da Costa Coelho, que morreu após o carro bater contra um poste de energia.

O outro motorista envolvido na disputa automobilística, Olliver, dirigia um Gol e irá responder por participar de racha, omissão de socorro às vítimas e dirigir sem carteira nacional de habilitação (CNH).

O juiz considerou que a materialidade e autoria do crime ficaram comprovadas por meio de laudos periciais e depoimentos de testemunhas durante a fase de instrução do processo.

A sentença de pronúncia saiu em 2023, quando o juiz definiu que os acusados iriam a júri popular. Desde então, houve a interposição de diversos recursos, todos negados.

Olliver aguarda o julgamento em liberdade, enquanto William cumpre prisão domiciliar. O juiz determinou que ele seja escoltado no dia do julgamento.

 

Racha

O acidente ocorreu na madrugada do dia 16 de abril, em trecho da avenida Júlio de Castilho, região do Jardim Panamá.

William Goes Abbade era motorista do Ford Ka que bateu em um poste de energia elétrica.

O carro dele era ocupado por sete pessoas, incluindo ele. Uma das passageiras, Roberta da Costa Coelho, 25, morreu na batida.

Segundo a denúncia, Roberta estava com o namorado em uma tabacaria e, quando decidiram se retirar do local, encontraram um amigo e William bebendo do lado de fora.

Eles passaram a conversar e o motorista ofereceu carona até a casa da jovem, que aceitou. Os quatro entraram no Ford Ka, onde já havia outras três pessoas.

Mesmo tendo bebido, William assumiu a direção e, durante o trajeto, um veículo Gol emparelhou com o Ka e começou a acelerar, iniciando uma disputa de corrida em alta velocidade na avenida.

Além da alta velocidade, os motoristas também furaram sinal vermelhos e o Ford Ka acabou por colidir em um poste de energia elétrica.

Roberta morreu na hora e os demais ocupantes do carro foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para hospitais da cidade.

O carro estaria trafegando a uma velocidade superior a 100 km por hora na via que permite 50 km por hora.

A polícia identificou a placa do carro que concorria com o Ford e o motorista foi identificado e preso dias depois.

Por serem crimes graves, o motorista do Ford Ka teve a prisão decretada, sendo a mesma substituída por prisão domiciliar posteriormente.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).