Cidades

Energia Solar

Luminárias de LED instaladas na avenida das Cafezais custaram R$1 milhão de reais

As 127 luminárias carregadas pela energia solar, foram instaladas em 86 postes na região

Continue lendo...

As 127 luminárias de LED (diodo emissor de luz na tradução da sigla em inglês), instaladas em 86 postes na Avenida Cafezais, na região sul de Campo Grande, já estão em funcionamento. De acordo com o governo do Estado, foram gastos R$1 milhão para ativar a iluminação que é gerada diretamente da energia solar. 

As luminárias instaladas são de 100 watts. Elas interligam a Avenida Gury Marques até a rotatória da Rua Delegado Alfredo Hardman.   

As LED são carregadas com luz solar, que é uma fonte de energia considerada limpa e renovável. Além da sustentabilidade, podem gerar economia na cobrança na conta de luz e também evitar furtos de cabos de eletricidade, que causam a maior dor de cabeça para a população e governantes.  

"A energia fotovoltaica é moderna, limpa e não onera os cofres públicos. Esse investimento completa a revitalização da Avenida dos Cafezais, que teve um trecho duplicado recentemente para dar mais mobilidade e segurança aos usuários", disse o secretário Hélio Peluffo, Secretario Estadual de Infraestrutura e Logística (Seilog).

A Avenida dos Cafezais é um importante trecho de Campo Grande que interliga os bairros do Jardim Los Angeles, Jardim Centro Oeste, Jardim Canguru, Jardim Paulo Coelho Machado, Jardim Universitário e redondezas com o bairro das Moreninhas.

 

 


 

Cidades

Prefeitura moderniza e confirma reestruturação em todos os Conselhos Tutelares

Durante discurso, a prefeita Adriane Lopes disse que solicitou o aumento do FIS a fim de investir na política de assistência social

01/04/2025 11h15

Prefeitura moderniza e garante reforma em todos os Conselhos Tutelares em Campo Grande

Prefeitura moderniza e garante reforma em todos os Conselhos Tutelares em Campo Grande Marcello Victor

Continue Lendo...

Na manhã desta terça-feira (1), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou da inauguração do novo prédio do 3º Conselho Tutelar Centro, o local conta com ambientes adaptados para pessoas com deficiência e deverá atender aproximadamente 15 mil crianças e adolescentes. 

O prédio é composto por nove salas, sendo que cinco serão destinadas para o trabalho dos conselheiros. A unidade conta com uma recepção, salas para a equipe administrativa, técnica, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Também foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado e reforma de portas, janelas e pisos complementam a revitalização do local, que ainda ganhou novos móveis.

Durante seu discurso, Adriane ressaltou que todos os Conselhos Tutelares da capital vão passar por reestruturação e, pelos próximos dias, mais um Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) será inaugurado. 

Enfatizou também que esteve junto ao Governo Federal e Estadual para solicitar o aumento do Fundo de Investimento Social (FIS) a fim de investir na política de assistência social. 

“Quando eu assumi a gestão, a avaliação do governo federal sobre os serviços ofertados na capital pela Prefeitura Municipal, há mais de uma década, era abaixo da média nacional, cerca de 37%, e nós conseguimos avançar”, disse.

O Conselho Centro abrange a população dos bairros Amambai, Bela Vista, Cabreúva, Carvalho, Centro, Cruzeiro, Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco. 

A vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Camila Nascimento também esteve presente no evento e informou que com a inauguração de novos conselhos houve uma “abordagem mais efetiva dos temas” relacionados a casos de abuso, maus tratos e evasão escolar. 

No entanto, a secretária disse que a preocupação está em aperfeiçoar esse atendimento que muitas vezes acaba sendo um serviço urgente, com necessidade de horários em plantões, fora do horário regular de atendimento.

“Preciso ouvir os conselheiros e entender os pontos de divergência com a ideia do plantão centralizado na unidade da Euclides da Cunha, preciso de um consenso para que, realmente, possamos mandar um projeto de Lei que atenda de forma efetiva”.

Serviço

  • Endereço: Rua Euclides da Cunha, 544
  • Horário: 7h30 às 11h e 13 às 17h30, de segunda a sexta-feira
  • Contato: 67 3314-4737 e 67 3314-4482

Assine o Correio do Estado 

Atendimento veterinário

Consultório móvel da Subea vai passar por quatro bairros em abril

Animais podem ser consultados, vacinados, receber microchipagem e serem avaliados para castração gratuita

01/04/2025 11h00

Atendimento no consultório móvel da Subea

Atendimento no consultório móvel da Subea Divulgação

Continue Lendo...

A Superintendência de Bem-Estar Animal (Subea) de Campo Grande divulgou os locais pelos quais o consultório móvel veterinário vai passar em abril. A iniciativa busca facilitar o acesso a serviços de saúde animal para a população que não consegue levar seus pets até a unidade central, localizada na Rua Rui Barbosa, 3538, Centro.

Devem ser atendidos pelo menos 100 animais por semana, com consulta veterinária, vacina antirrábica, vacina polivalente (para caninos), vermífugo, carrapaticida, microchipagem, além de avaliação para castração gratuita para cães e gatos em uma das clínicas credenciadas com a prefeitura.

Os atendimentos serão realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período. Para ser atendido, o tutor deve apresentar:

  • Documento oficial com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Número do NIS atualizado no últimos 24 meses.

Cada tutor pode levar um animal por vez, devidamente contido com coleira ou em caixa de transporte.

Confira as datas e locais:

31/03 a 04/04 – ONG Casa da Sopa Vida Nova

Endereço: Rua Granito, 55 – Jd. Inápolis
Horário: 8h às 11h e das 13h às 15h

14/04 a 17/04 – Centro Social Comunitário

Endereço: Rua Francisco Antônio de Souza, 534 – Vila Fernanda
Horário: 8h às 11h e das 13h às 15h

22/04 a 25/04 – Clube de Mães Moreninha III

Endereço: Av. Grande Floresta – Vila Moreninha III
Horário: 8h às 11h e das 13h às 15h

28/04 a 02/05 – CRAS Moema

Endereço: Rua Querubina Garcia Nogueira, s/n – Recanto dos Rouxinóis
Horário: 8h às 11h e das 13h às 15h

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).