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SP: 2º dia de desfiles tem Ronaldo, desmaios e prova de fé

SP: 2º dia de desfiles tem Ronaldo, desmaios e prova de fé

Terra

02/03/2014 - 07h56
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A segunda e última noite de desfiles do Carnaval de São Paulo no Sambódromo do Anhembi foi marcado por fortes emoções na madrugada deste domingo. As sete escolas de samba escaladas fizeram o coração de todos bater mais forte com homenagens ao ex-atacante Ronaldo e ao compositor Dorival Caymmi e com temas filosóficos como a agressão do homem ao Planeta Terra e a fé que move montanhas. A emoção acabou sendo demais para alguns foliões, que precisaram de atendimento no local: a presidente da Mocidade passou mal, uma porta-bandeiras da Perola Negra desmaiou e um membro da comissão de frente da Águia de Ouro sofreu convulsão.

Confira:

Pérola Negra
No ano em que comemora seu 40º aniversário, a Pérola Negra entrou no sambódromo do Carnaval de São Paulo falando de felicidade. A escola visou em seu desfile mostrar ensinamentos que exaltam o conceito de alegria por meio de uma viagem por povos e crenças, trabalhando com cores quentes, mas por fim sofreu com correria e apuros para dar tudo certo com as alegorias – houve atraso de membros da escola, dificuldade para manobrar algumas alas e o desmaio de uma das porta-bandeiras, que saiu carregada.

Gaviões da Fiel
Ronaldo Nazário, O maior artilheiro da história das Copas do Mundo ganhou uma homenagem da segunda escola a entrar no Sambódromo do Anhembi na madrugada deste domingo. O ex-atacante foi o enredo da Gaviões da Fiel, que recontou a história em desfile em época de relacionamento atribulado entre a torcida organizada e o Corinthians, último clube da carreira de Ronaldo. Vestido de dourado, o ídolo desfilou no último carro após temas como “superação” e “renascimento” serem exibidos em meio às diversas fases de sua carreira. 

Mocidade Alegre
Depois de conquistar os dois últimos títulos do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, a Mocidade Alegre prestou um tributo à fé em seu desfile e apresentou diversas facetas de um dos sentimentos mais marcantes do ser humano. A agremiação encantou o público ao fazer os integrantes se ajoelharem na avenida. Santos, contas, amuletos e superstição também apareceram nas alas e na letra do samba-enredo, além da importância da fé interior - religiões à parte, o importante é andar com fé. Solange Bichara, presidente da escola, passou mal durante o desfile e precisou de atendimento. 

Nenê de Vila Matilde
A Nenê de Vila Matilde apimentou o Sambódromo do Anhembi ao exibir o enredo "Paixões proibidas e outros amores" em seu desfile. A escola resgatou a importância que o desejo reprimido ou impossível teve para a história e, sobretudo, para a arte. Casos históricos foram mostrados na avenida, como Orfeu e Eurídice, Dona Flor e seus dois maridos e Lampião e Maria Bonita. Com alguma pressa no final, apresentação terminou dentro dos conformes ao som do verso “o proibido acende a chama, explode o peito de quem ama”.

Águia de Ouro
A Águia de Ouro buscou na Bahia o enredo de seu desfile e homenageou o cantor e compositor Dorival Caymmi, que completaria 100 anos de idade em 2014 caso estivesse vivo. Não faltaram referências do Estado nordestino na passarela paulista, como a praia de Itapoã ou em sucessos ao estilo O que é que a baiana tem?. A Águia de Ouro foi outra escola a ter momentos de tensão na Avenida: um integrante sofreu mal súbito e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros – consciente, foi encaminhado para hospital. 

Império da Casa Verde
A penúltima escola do Grupo Especial chamou a atenção para o desenvolvimento sustentável em seu desfile. Pensando nas gerações futuras, a Império de Casa Verde destacou a importância da preservação da natureza e da diminuição da poluição ao redor do planeta, passando pela Revolução Industrial até a reciclagem como solução inteligente e o cuidado com a água, fonte da vida. 

Acadêmicos do Tatuapé
A última escola de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo fez homenagem a São Jorge no Sambódromo do Anhembi. Responsável por fechar os desfiles, a Acadêmicos do Tatuapé adotou o enredo para apresentar um pouco mais do personagem, que teria nascido na Capadócia para se tornar um dos santos mais importantes do catolicismo e figura marcante de religiões afro-brasileiras. 

Cidades

Cadela Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande

O idoso Joaquim Gonzales, que sofria de Alzheimer, foi localizado sem vida na tarde desta terça-feira (14), no Jardim Itamaracá

14/01/2025 18h00

Reprodução Redes Sociais

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O idoso Joaquim Gonzales, de 78 anos, natural da Espanha, que desapareceu no último domingo (12), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades do pontilhão do Jardim Itamaracá, em Campo Grande.

A vítima, que sofria de Alzheimer, estava desaparecida desde domingo, segundo relatos de familiares. De acordo com eles, Joaquim deixou a residência de madrugada. O corpo foi encontrado com o auxílio da cachorra Laika, do Corpo de Bombeiros.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a orientar as buscas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Joaquim foi identificado nas gravações, e a partir disso, os militares delimitaram um perímetro de buscas.

Na região, que possui mata, foram localizados próximos a uma estrada de terra o chinelo, o boné e até um cinto que pertenciam ao idoso.

O trabalho da cachorra Laika foi fundamental para encontrar o local onde o corpo de Joaquim estava. Após a localização, os militares confirmaram que se tratava do desaparecido.

Equipamentos como drones com sensor de calor também foram utilizados durante as buscas. Durante todo o processo, familiares permaneceram mobilizados, espalhando cartazes pela cidade em busca de Joaquim.

Cadela que auxiliou nos resgates

A cadela de busca Laika do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS), que atua ao lado do sargento Thiago Kalunga, levou poucos minutos para localizar o corpo da vítima. Em outubro de 2023 recebeu a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate.

Laika, que é da raça pastor holandês, foi aprovada na prova de ‘busca urbana’ realizada nos dias 4 a 6 de outubro durante a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado no Rio Grande do Sul. 

Além de estar apta para atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, após a certificação nacional, a cadela também está autorizada a atuar em ocorrências em todo o Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de maio de 2024, Laika fez parte da  1º equipe especializada em busca e resgate juntamente com outros cães e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para auxiliar no resgate das vítimas na tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A equipe do Estado atuou no município de Encantado.

 A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permaneceu em torno de  10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

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Transtorno

Briga na Justiça: passageiros de MS sofreram 1 atraso de voo por dia em 2024

Cenário acarretou em 435 ações judiciais contra empresas aéreas no estado

14/01/2025 17h45

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande Gerson Oliveira, Correio do Estado

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Os passageiros do setor aéreo em Mato Grosso do Sul sofreram com um número médio de 1 atraso de voo por dia em 2024. 

Conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse cenário acarretou em um total de 435 ações judiciais contra empresas aéreas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado no estado.

Os processos foram solicitados principalmente por passageiros, em busca reparação por prejuízos causados pela alteração indevida do horário das viagens.

Apesar de alto, o número de ações judiciais em Mato Grosso do Sul apresentou uma leve queda se comparado com 2023, ano em que registrou 440 processos. Em 2022, o número foi ainda maior, com 520 ações judiciais registradas.

Serviço ineficaz

A principal insatisfação dos consumidores é com a falta de resolução eficaz por parte das companhias aéreas. As buscas dos passageiros na Justiça são de valores financeiros por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, a decisão de processar está diretamente relacionada à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil.

"Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais", afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor, o alto número de ações evidencia que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente.

“O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

Atraso vs cancelamento

Ainda confome Arzabe, a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço. Nesse sentido, as situações impactam o passageiro de maneira diferente.

“O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo.

“Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Registre provas

Vale destacar que é importante o consumidor conhecer seus direitos e ficar preparado para buscar reparação em casos de prejuízos causados por atrasos ou cancelamento de voo.

Nesse sentido, ao sentir-se lesado, é importante que o passageiro registre o maior número de provas possível, para assim, conseguir reinvindicar reparação jurídica de maneira mais eficaz.

“É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, destaca Brisa Nogueira.

Por fim, o advogado Henrique Arzabe o consumidor não deve pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado.

“As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

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