Cidades

Cidades

"Tem todo o período fora da escola para ficar no celular", diz Riedel sobre proibição

Aulas na Rede Estadual voltam na próxima semana, já com a lei que proíbe celular em vigor

Continue lendo...

As aulas na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul começam na próxima semana, no dia 7 de fevereiro. Para este ano, há a novidade da proibição do uso de telefones celulares nas escolas. Nesta quinta-feira (30), o governador Eduardo Riedel (PSDB) avaliou a medida como benéfica.

"Não se pode confundir digitalização com distração. [O aluno] Tem todo o período fora da escola para ficar no celular", disse o governador, durante agenda de anúncio de investimentos para as escolas.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, afirmou que o celular mais prejudica do que ajuda o aluno, tanto no aprendizado quanto na socialização.

"A criança, ao invés de estar socializando com os colegas na escola, está na panelinha do WhatsApp com pessoas que pensam como elas, e o grande ganho da escola é conviver com pessoas que pensam diferente de você", disse.

Sobre como funcionará a questão da proibição, o secretário informou que os professores serão orientados, sem dar maiores detalhes.

"A gente vai orientar as nossas redes para que façam um trabalho de orientação com as escolas, de como utilizar esse equipamento quando for necessário e guardar quando for necessário, para que a gente aprenda e socialize mais", concluiu.

Proibição

A lei que proíbe o uso dos celulares nas escolas de todo o Brasil foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 13 de janeiro.

A restrição é válida para todas as escolas públicas e privadas de educação básica, se aplicando aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Conforme reportagem do Correio do Estado, a Secretaria Estadual de Educação (SED) trabalha para regulamentar a medida desde o ano passado, quando a proposta ainda era um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.

A resolução com a regulamentação para a aplicação da lei ainda não foi publicada, mas a expectativa é que ocorra na próxima semana, antes do início do ano letivo.

Um dos pontos que deverão ser regulamentados é o procedimento para guardar os celulares dos estudantes, considerando que se tratam de bens privados com valor agregado. Também será necessário definir o momento apropriado para a devolução dos aparelhos.

Entre as exceções estão estudantes com deficiência, para os quais o celular pode ser um instrumento pedagógico essencial, como para alunos com surdez ou cegueira, por exemplo.

A lei federal não prevê cláusulas penais para estudantes que se recusarem a entregar o telefone, mas tais medidas poderão ser incluídas em regulamentos locais.

VATICANO

Após crise respiratória, Papa Francisco recebe transfusão de sangue

Segundo o Vaticano, o pontífice recebeu oxigênio de alto fluxo

22/02/2025 20h00

Foto: REUTERS/Ciro De Luca

Continue Lendo...

O Papa Francisco teve, neste sábado (22), uma crise respiratória asmática prolongada, conforme divulgou o serviço de comunicação do Vaticano.

Ainda de acordo com o boletim, ele precisou de transfusão de sangue e aplicação de “oxigênio de alto fluxo”. Desde 14 de fevereiro, ele está internado no Hospital Gemelli, em Roma, para se recuperar de uma pneumonia bilateral.

Francisco, conforme apontou a Rádio Vaticano, passou o dia sentado em uma poltrona e sentiu mais dores do que ontem. "O estado do Santo Padre continua crítico, portanto, como foi explicado ontem, o Papa não está fora de perigo”, escreveu o serviço de comunicação. 

Riscos

Outra informação divulgada é que as transfusões de sangue ocorreram porque os exames revelaram trombocitopenia, associada à anemia. O quadro ocorre quando existe um número reduzido de plaquetas no sangue e isso faz aumentar o risco de hemorragia.

Pela manhã, o médico Sérgio Alfieri havia informado que o Papa ficará internado pelo tempo que for necessário até poder voltar para casa (Santa Marta) em segurança. Ele chegou a ir do quarto até a capela para rezar por 20 minutos. “Ele é o Papa, mas também é um homem (...) Mas se o corpo tem quase 90 anos, a cabeça é de 60 ou 50”, afirmou o médico, segundo a Rádio Vaticano.

A maior preocupação da equipe médica é o risco de que os germes das vias respiratórias entrem na corrente sanguínea e causem sepse (infecção que se espalha por outros órgãos do corpo).

SAÚDE

Carnaval na Esplanada Ferroviária terá ponto de atendimento médico para foliões

O serviço contará com equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social

22/02/2025 18h00

O ponto de atendimento médico na Esplanada Ferroviária terá uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social.

O ponto de atendimento médico na Esplanada Ferroviária terá uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social. Foto: Sesau / Divulgação

Continue Lendo...

Para atender foliões que porventura necessitem de serviço de urgência na saúde durante a festividade, a prefeitura de Campo Grande vai disponibilizar ponto de atendimento médico na  Esplanada Ferroviária.

De acordo com a prefeitura, o serviço começa neste sábado (22/02), no ponto de atendimento da Esplanada Ferroviária terá uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e um assistente social.

Além disso, o local contará com 11 leitos, sendo seis macas e cinco poltronas de hidratação, garantindo suporte para atendimentos emergenciais.

O atendimento funcionará das 14h às 00h nos dias 22, 28, 1º, 2, 3, 4, 7 e 8 de março. 

Outro ponto nestes moldes foi estruturado na Praça do Papa, onde acontecem os desfiles das escolas de samba.

Na Praça do Papa,  a equipe contará com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. O atendimento ocorrerá das 19h às 00h.

O espaço também contará com macas e poltronas de atendimento em menor quantidade, levando em conta a concentração de pessoas e o perfil dos foliões no local.

Segundo a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da Sesau, Ana Paula Cangussu, a implementação destes pontos evita que postos de saúde fiquem superlotados durante o feriado.

“Estamos preparados para atender casos de desidratação, intoxicação alcoólica, traumas e outras urgências comuns nesse período. A presença dessas equipes evita a sobrecarga nas unidades de saúde e proporciona um atendimento mais próximo e eficaz para os foliões”, explica Ana Paula Cangussu.

Em 2024, os postos montados pela Prefeitura realizaram 47 atendimentos, e a expectativa da prefeitura é que, com o reforço deste ano, os foliões tenham ainda mais segurança.

CAMPANHAS

Além do serviço médico a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), também vai intensificar as ações de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Equipes especializadas percorrerão os circuitos do Carnaval distribuindo preservativos masculinos e femininos, alertando sobre a importância da prevenção.

A prefeitura reforça também o alerta para o trânsito. “O consumo excessivo de álcool e a imprudência no trânsito são fatores que aumentam esses números. Por isso, reforçamos o alerta: se beber, não dirija. A diversão só é completa quando todos chegam em casa em segurança”, enfatiza Renata Veloso, coordenadora interina do SAMU Campo Grande.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).