Cidades

JUSTIÇA DE MS

TJMS livra Fahd Jamil de júri por fuzilamento de ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa

Corte entendeu que o réu foi denunciado por pessoas que "ouviram dizer" que ele havia mandado matar a vítima

Continue lendo...

A 2ª Câmara do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) rejeitou a apelação do Ministério Público que queria mandar Fahd Jamil, 81, para o tribunal do júri como mandante do fuzilamento do ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa, Ilson Martins Figueiredo, à época com 62 anos de idade, em junho de 2018, por volta das 6 da manhã, quatro anos e meio atrás, em uma via agitada de Campo Grande.

A corte também livrou do julgamento, o ex-guarda municipal Marcelo Rios e Jamil Name Filho, o Jamilzinho, encarcerado desde outubro de 2019 no presídio federal de Mossoró (RN) acusado por chefiar milícia armada e que seria mandante de crimes de pistolagem, na capital sul-mato-grossense.

A participação de Fuad, Jamilzinho, como mandantes do crime e Rios, intermediador, na morte do ex-chefe do legislativo estadual já tinham sido contestada em abril do ano passado por magistrado da primeira instância.

Agora, conforme o juiz em substituição, Waldir Marques, relator do recurso do MP-MS, a apelação propondo-se o envolvimento dos três no crime tem sido, nos autos, sustentado num enredo análogo a uma intriga, falatório.

"Não se olvida [esquece] do intenso trabalho investigatório realizado pela polícia, porém, cumpre consignar que não houve nenhuma confissão ouvida pessoalmente pelos delegados e investigadores de polícia, tratando-se, na verdade, de informações e dados obtidos por pessoas que ouviram dizer”, definiu o relator, que seguiu:

"A jurisprudência recente dos tribunais superiores tem entendido que o testemunho por “ouvir dizer” não é suficiente para sustentar uma pronúncia".

A interpretação do juiz Waldir Marques foi legitimada, concordada pelos desembargadores Luiz Gonzaga Mendes Marques e José Ale Ahmad Netto.

A decisão da 2ª Câmara do TJ-MS, para os advogados de Fahad, André Borges e Gustavo Badaró: o “Judiciário estadual aplicou o direito de maneira técnica e imparcial; o resultado é justo”.

1651145754218

Ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa foi morto com 45 tiros. Foto: Arquivo Correio do Estado

MORTE DE ILSON

O chefe da segurança do poder legislativo estadual, que era policial militar reformado seguia de carro pela Avenida Guaicurus, aos arredores do Jardim Itamaracá. Ele seguia para o trabalho.

Um outro carro emparelhou com o da vítima e homens que eram passageiros dispararam tiros de fuzil contra Ilson Figueiredo. O ex-chefe de segurança perdeu o controle do veículo e saiu da pista. 

Os atiradores desceram do carro que o transportavam e se aproximaram da vítima e deram mais tiros. Ao todo, foram disparados ao menos 45 tiros.

SUPOSTO ENVOLVIMENTO

Fuad aparece na denúncia pela participação na morte de Ilson Figueiredo por meio do depoimento de pessoas acerca da Omertá, operação da Polícia Federal, investida contra uma milícia armada posta em prática em 2019.

Também conhecido em Ponta Porã, município sul-mato-grossense, região de fronteira com o Paraguai, Fahd, chamado de Fuad, também conhecido o "Rei da Fronteira" teve um dos filhos, Daniel, sumido.

Isso ocorreu em 2011, Daniel George, nunca mais apareceu e para alguns de seus parentes, teria sido assassinado. Fuad, então, soube que Ilson, o ex-chefe de segurança, estaria implicado na morte do filho e resolveu vingá-lo. Até hoje, para a polícia, a sumiço de Daniel é um mistério.

Marcelo Rios, que também livrou-se do julgamento pela morte do ex-chefe de segurança em julho do ano passado foi condenado a sete anos de prisão por posse de arma de uso restrito.
Fahd cumpre hoje prisão domiciliar por ser supostamente chefiado organização criminosa.

sul

Chuvas no RS deixam 682 desalojados; temporais podem acumular 200 mm em 48 horas

As chuvas já provocaram danos em ao menos 207 municípios

26/07/2026 21h00

Foto: Maurício Tonetto

Continue Lendo...

O número de pessoas desalojadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu de 568 para 682, segundo nova atualização da Defesa Civil Estadual. O acréscimo de 114 pessoas ocorre enquanto o Estado se prepara para outra rodada de temporais, com possibilidade de acumulados de até 200 milímetros em 48 horas.

O levantamento aponta moradores fora de casa em 47 municípios. Arroio dos Ratos, com 100 desalojados, aparece na situação mais crítica, seguido por Eldorado do Sul, com 90; Porto Xavier, com 84; e Iraí, com 80. Juntas, as quatro cidades concentram mais da metade do total registrado no Estado.

As chuvas já provocaram danos em ao menos 207 municípios. Entre as ocorrências estão alagamentos, inundações, bloqueios de rodovias e estradas, danos em pontes e pontilhões, deslizamentos de terra, interrupções no fornecimento de energia elétrica e residências atingidas.

Alerta para tempestades e inundação de rios

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil prevê tempestades isoladas neste domingo, 26, com possibilidade de granizo e chuva moderada a pontualmente forte no Noroeste, Norte, Nordeste, Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte.

O risco aumenta entre segunda-feira, 27, e terça-feira, 28. Segundo o órgão, as tempestades poderão provocar granizo de grande porte, rajadas de vento acima de 90 km/h e chuva intensa, especialmente nas regiões Oeste, Campanha, Centro, Sul, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral.

Os acumulados podem superar 120 milímetros em um curto intervalo, principalmente na terça-feira, e chegar a 200 milímetros em 48 horas. A Defesa Civil ressalta, porém, que ainda há incerteza sobre a localização da faixa que receberá os maiores volumes.

Apesar da tendência geral de estabilidade ou redução dos níveis, estações de monitoramento dos rios Uruguai e Jacuí permanecem acima da cota de inundação.

A Defesa Civil alerta que as novas chuvas poderão provocar cheias em arroios e rios menores, além de alagamentos em áreas urbanas. Os níveis devem continuar elevados no Baixo Uruguai, entre São Borja e Uruguaiana, e no Rio Jacuí, de Dona Francisca até o Delta.

Em Alegrete, o Rio Ibirapuitã está na cota de alerta e próximo do nível de inundação. A recomendação é acompanhar os avisos oficiais e evitar áreas sujeitas a alagamentos, inundações e deslizamentos

3 a 1

Aquidauanense vence Campo Grande e conquista segunda divisão do Estadual

Equipe precisava apenas de uma vitória simples para vencer a competição

26/07/2026 18h00

Foto: Reprodução / Aquidauanense TV

Continue Lendo...

O Aquidauanense confirmou o favoritismo, venceu o Campo Grande por 3 a 1 neste domingo (26), no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, e conquistou de forma antecipada o título da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

Com o resultado, a equipe chegou à quinta vitória em seis partidas, garantiu o retorno à elite estadual e destrui às chances de título do Comercial, derrotado na rodada.

A equipe precisava apenas de uma vitória para assegurar o acesso sem depender de outros resultados, resolveu a situação dentro de campo e ainda foi beneficiado pela derrota comercialina para o Misto por 1 a 0, no sábado (25), resultado que encerrou qualquer possibilidade de disputa pelo primeiro lugar.

O time visitante abriu o placar aos 48' da primeira etapa. Paulo aproveitou cruzamento de Nicolas e colocou o Aquidauanense em vantagem. O Campo Grande, lanterna da competição, reagiu nos acréscimos da etapa inicial e empatou com Bento, aos 54 minutos.

Na volta do intervalo, porém, o líder retomou o controle da partida. Pedro Neto marcou o segundo gol aos 13' enquanto Diguda fechou o placar aos 28'. 

Última vaga

Na última rodada, o já campeão Aquidauanense recebe o União ABC apenas para cumprir tabela. O Misto enfrenta o Campo Grande; São Gabriel visita o Sete de Dourados e o Comercial joga em casa diante do Taveirópolis. 

Após vencer o Comercial, o Misto volta à elite em caso de vitória simples, enquanto o Comercial tem de vencer e torcer por um tropeço do clube de Três Lagoas. Taveirópolis e União ABC seguem com chances matemáticas de acesso e dependem de uma combinação de resultados na última rodada. 

Taveirópolis e São Gabriel fecham a sexta rodada nesta segunda-feira (27). Com seis pontos ganhos, o clube de Cmpo Grande precisa vencer para continuar sonhando com acesso.  

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).