Cidades

Nova administração

Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul elege nova adminstração

A partir de janeiro, o desembargador Sérgio Fernandes Martins assumirá o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça

Continue lendo...

Na tarde desta quarta-feira (19), em sessão do Tribunal Pleno, os desembargadores votaram os nomes que irão assumir o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul nos anos de 2023/24.

 

A partir de janeiro, o desembargador Sérgio Fernandes Martins assumirá o cargo de Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, juntamente com seu vice, des. Dorival Renato Pavan e o Des. Fernando Mauro Moreira Marinho, que será o Corregedor-Geral de Justiça.

 

Eleito por unanimidade, Sérgio Fernandes agradeceu a confiança depositada e comprometeu-se, juntamente com os demais eleitos, a fazer o melhor pela justiça do estado.

 

“A mais profunda gratidão por esse momento, me sinto muito honrado pela confiança de ser eleito para ocupar a cadeira de presidente do Tribunal de Justiça. É minha obrigação me preocupar com as questões orçamentárias, observando o limite de gastos, porém dando continuidade aos projetos, programas, obras, iniciativas e diretivas das administrações anteriores. Entendo que temos capacidade de manter as iniciativas já em curso e investir fortemente, de modo a obter condições de melhorar continuamente a prestação jurisdicional. Temos o interesse de desenvolver um trabalho aberto, participativo, ativo, no sentido de dar uma condição firme ao Poder Judiciário e permanecer comprometido com a definitiva distribuição da justiça, de modo independente, forte e presente”, destacou.

 

Sérgio Fernandes Martins 


Natural de Dourados (MS), Sérgio Fernandes é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e mestre em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. 

 

Em 2007, ingressou na magistratura de 2º Grau pelo quinto constitucional, na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional MS. Foi nomeado em 21 de novembro de 2007 para exercer o cargo de desembargador.

 

Como integrante do TJMS, foi designado para a função de Corregedor-Geral de Justiça Adjunto, no período de 18 de julho de 2018 a 31 de janeiro de 2019. Foi Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2019/2020.

 

Foi professor universitário, sub-chefe da Secretaria de Estado de Governo de MS, Advogado-Geral e Procurador-Geral do Município de Campo Grande.

 

Foi membro do Comitê Executivo Nacional do Fórum de Assuntos Fundiários do CNJ. Eleito para compor o TRE/MS como substituto para o biênio 2017/2018. Foi Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral.

 

É autor do livro ‘Tributos Municipais na Federação Brasileira como Fator de Realização da Justiça Fiscal’, titular da cadeira nº 23 da Academia de Letras Jurídicas de MS e da cadeira nº 32 da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

 

Dorival Renato Pavan


Nascido em Mandaguari (PR), Dorival Renato Pavan ingressou na magistratura em maio de 1985. Em outubro do mesmo ano foi promovido para Ribas do Rio Pardo. Tornou-se juiz de segunda entrância com a promoção, em fevereiro de 1988, para a 3ª Vara Cível da comarca de Corumbá.

 

Em dezembro de 1991 uma nova promoção o levou para a entrância especial e passou a judicar na 3ª Vara Criminal de Campo Grande. Em fevereiro do ano seguinte foi removido para a 5ª Vara Cível da mesma comarca.

 

Em julho de 2008 foi promovido para o cargo de desembargador. Foi designado em fevereiro de 2021, para exercer a função de diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS).


Fernando Mauro Moreira Marinho

 
Nascido em Belo Horizonte (MG), ingressou na magistratura de MS em setembro de 1980. Em dezembro de 1982 uma promoção tornou-o juiz de segunda entrância, levando-o para judicar em Amambai. Em outubro de 1984 foi removido para a 1ª Vara da comarca de Fátima do Sul.

 

Uma nova promoção, em setembro de 1988, levou-o para judicar na Capital como juiz de entrância especial. Em Campo Grande foi removido para a 1ª Vara Cível, para a 2ª Vara Criminal e para a Vara de Sucessões. Em setembro de 2008 foi promovido para o cargo de desembargador.

 

Previsão do tempo

Semana será quente e com pancadas de chuva em grande parte de MS

Projeções indicam temperatura máxima na casa dos 37ºC em Corumbá, região pantaneira

10/11/2024 18h15

Semana será de muito calor e pancadas de chuva em grande parte do Estado

Semana será de muito calor e pancadas de chuva em grande parte do Estado Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

A semana será de muito calor com pancadas de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul, é o que indicam as previsões climáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo as projeções, as manhãs tendem a ser nubladas, com aumento gradual de temperatura ao longo do dia, momento em que as chuvas marcam presença em alguns municípios.

Na Capital, a temperatura mínima prevista é de 20ºC nesta segunda-feira (11), com os termômetros na casa dos 32ºC no fim da tarde. Na terça-feira (12), a temperatura máxima se mantém acima dos 30ºC, entretanto, chuvas isoladas são previstas em alguns pontos do município.

Em Ponta Porã, porção sul do Estado, a temperatura mínima se mantém entre os 14ºC e os 16ºC entre segunda e quarta-feira (13), com temperatura máxima na faixa dos 31ºC na quinta-feira (14), assim como na Capital, chuvas são previstas para o fim dos próximos dias.

Em Dourados, a temperatura mínima se estabelece em 15ºC na quarta-feira, com termômetros que atingem os 31ºC na quinta-feira, por lá, as previsões indicam chuvas isoladas em alguns pontos do município para os próximos três dias.

Na região pananeira, próxima à fronteira com a Bolívia, a temperatura mínima será de 24ºC nesta segunda-feira, com o clima na faixa dos 37ºC ao fim da tarde. As condições indicam sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva para os próximos três dias.

Em Jardim, a temperatura máxima será de 34ºC nesta segunda-feira, e 30ºC na próxima terça, chuvas isoladas são previstas ao longo do dia, por lá, a umidade relativa se estabelece na casa dos 90%, pelo menos até a próxima sexta-feira (15).

Já em Bonito, região turística, a temperatura máxima se estabelece na faixa dos 32ºC até a próxima quarta-feira, ao passo que a temperatura mínima fica na casa dos 17ºC. Com pancadas de chuvas isoladas, a máxima atinge a casa dos 37ºC em Aquidauana nesta segunda-feira, 34ºC na próxima terça e 32ºC na quarta-feira, com umidade relativa do ar na faixa dos 60%.

Assine o Correio do Estado

Exame

Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

Segunda prova do exame é aplicada neste domingo (10)

10/11/2024 17h30

Estudantes durante o  2º domingo de provas do Enem

Estudantes durante o 2º domingo de provas do Enem Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

Continue Lendo...

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.Estudantes durante o  2º domingo de provas do EnemEstudantes durante o  2º domingo de provas do Enem

Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As provas foram aplicadas em duas etapas: no domingo passado (3), foram as 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa; neste domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia. 

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.  

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).