A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, alcançou nota máxima (conceito 5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgada no dia 19 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC). O curso obteve 100% de aproveitamento, empatando no topo do ranking nacional com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.
Ao todo, o Enamed avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Desses, 163 obtiveram conceitos 4 ou 5, considerados de excelência acadêmica. Apenas 49 cursos atingiram a nota máxima, entre eles a UFMS de Três Lagoas, que figura entre os melhores desempenhos do Brasil.
Dos cursos com avaliação positiva, 114 receberam conceito 4, enquanto o conceito 5 foi atribuído às instituições que apresentaram desempenho máximo dos estudantes concluintes. As notas do exame variam de 1 a 5, sendo que os conceitos 1 e 2 são considerados não proficientes pelo MEC.
Criado pelo ministério, o Enamed tem como objetivo verificar se os estudantes concluintes de Medicina adquiriram as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O exame estabelece uma nota de corte de 60 pontos, que define o nível mínimo de proficiência esperado de um profissional da área médica.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, a avaliação passará a ser realizada anualmente, com foco na qualidade do ensino médico oferecido pelas instituições federais e privadas, com ou sem fins lucrativos. Universidades estaduais e municipais não entram no escopo de supervisão do MEC.
**Com informações do Estadão**
Todos os municípios estão em alerta até, pelo menos, sábado (30) / Fonte: Reprodução Inmet

