Cidades

MATO GROSSO DO SUL

UFMS alcança o pódio do 'ranking' nacional dos cursos de medicina

Empatado no topo do ranking nacional com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o curso obteve 100% de aproveitamento

Continue lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, alcançou nota máxima (conceito 5) na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgada no dia 19 de janeiro pelo Ministério da Educação (MEC). O curso obteve 100% de aproveitamento, empatando no topo do ranking nacional com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.

Ao todo, o Enamed avaliou 351 cursos de Medicina em todo o País. Desses, 163 obtiveram conceitos 4 ou 5, considerados de excelência acadêmica. Apenas 49 cursos atingiram a nota máxima, entre eles a UFMS de Três Lagoas, que figura entre os melhores desempenhos do Brasil.

Dos cursos com avaliação positiva, 114 receberam conceito 4, enquanto o conceito 5 foi atribuído às instituições que apresentaram desempenho máximo dos estudantes concluintes. As notas do exame variam de 1 a 5, sendo que os conceitos 1 e 2 são considerados não proficientes pelo MEC.

Criado pelo ministério, o Enamed tem como objetivo verificar se os estudantes concluintes de Medicina adquiriram as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O exame estabelece uma nota de corte de 60 pontos, que define o nível mínimo de proficiência esperado de um profissional da área médica.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do exame, a avaliação passará a ser realizada anualmente, com foco na qualidade do ensino médico oferecido pelas instituições federais e privadas, com ou sem fins lucrativos. Universidades estaduais e municipais não entram no escopo de supervisão do MEC.

**Com informações do Estadão**

Cidades

Professor que abusou de pelo menos quatro crianças é preso em MS

Todas as vítimas têm cerca de 7 anos de idade

28/01/2026 15h30

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um professor de 45 anos, investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável, teve mandado de prisão cumprido no município de Antônio João, distante a 280 km de Campo Grande.

A ordem judicial foi expedida a partir de um inquérito policial que apura condutas de natureza sexual praticadas contra crianças.

De acordo a investigação, o suspeito teria se aproveitado da condição de professor para se aproximar das vítimas e as tocar sexualmente. 

Conforme consta nos autos do processo, há registro de pelo menos quatro vítimas com idade aproximada de 7 anos.

Ainda segundo o inquérito, o professor já foi denunciado neste mesmo ano por outro crime da mesma espécie, também envolvendo vítima vulnerável, circunstância considerada relevante para a adoção das medidas.

Previsão do Tempo

Todos os municípios de MS estão em alerta para tempestades e chuvas intensas

São esperados temporais com rajadas de ventos de hoje até domingo em todas as regiões do Estado

28/01/2026 15h00

Chuvas podem chegar a 50 milímetros por dia

Chuvas podem chegar a 50 milímetros por dia FOTO: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão em alerta para tempestades e chuvas intensas até o final desta quinta-feira (29). 

Os avisos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tiveram início às 8 horas da manhã de hoje (28) e seguem até o final da semana. Todo o Estado está suscetível a volumes de chuva que podem chegar a 50 milímetros por dia, com ventos variando entre 40 e 60 km/h. 

O tempo chuvoso deve fechar o primeiro mês do ano. Durante o final de semana, são esperados volumes consideráveis na Capital e em grande parte do interior. 

Em Campo Grande, são esperadas chuvas a partir de quinta-feira logo pela manhã, seguindo até domingo. As mínimas esperadas para o período devem variar entre 21ºC e 23ºC, e as máximas não passam de 29ºC, de acordo com o Climatempo. 

Na região Pantanal do Estado, as chuvas devem chegar na madrugada de quinta-feira e persistir até o final de semana. Em Aquidauana, a mínima chega a 23ºC e a máxima não passa dos 31ºC. 

Em Dourados, o temporal chega durante a noite de quinta-feira, com acumulados de chuva esperados de 16 milímetros. As temperaturas ficam entre 21ºC e 34ºC até domingo, com pancadas de chuva todos os dias. 

Mais ao sul, na região Cone-Sul e Sul, já são esperadas chuvas fortes na noite de hoje (quarta), que podem perdurar até domingo, entre pancadas e temporais. Na quinta-feira, a mínima esperada é de 20ºC e as máximas chegam a 33ºC no sábado. 

Os municípios de Amambai, Anaurilândia, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi e Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos e Sete Quedas estão em alerta de perigo para temporais durante todo o final de semana, com volumes de chuva podendo chegar a 100 milímetros no dia, além de ventos fortes e queda de granizo.

Em Três Lagoas e região, hoje já são esperadas pancadas de chuvas. Amanhã, o tempo fecha e a previsão é de temporal durante todo o dia, com trégua durante o sábado e chuvas fortes no domingo. A mínima esperada é de 20ºC na quinta-feira e a maior temperatura deve ser no sábado, chegando a 30ºC.

Na região Norte, as chuvas também chegam na madrugada de quarta-feira para quinta-feira. Em Coxim, a previsão é de máximas de até 29ºC até o final de semana e temporal durante todo o domingo. 

Chuvas podem chegar a 50 milímetros por diaTodos os municípios estão em alerta até, pelo menos, sábado (30) / Fonte: Reprodução Inmet

Cuidados

Com todos os municípios de Mato Grosso do Sul em alerta, a Defesa Civil reforça os cuidados e recomendações para as condições: 

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
     

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).