Cidades

Cidades

UFMS lança plataforma para população propôr novo planejamento institucional

Comunidade poderá colaborar com o desenvolvimento da instituição enviando e apoiando propostas

Continue lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou a UFMS Participativa, uma plataforma para que a comunidade sul-mato-grossense possa contribuir com a construção de políticas e metas da instituição para os próximos cinco anos.

A UFMS Participativa é uma das ações da comissão estratégica com o objetivo de identificar as demandas da sociedade, bem como temas relevantes e prioritários, para integrar o processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2025 a 2030.

Os interessados em contribuir devem acessar a plataforma pelo ufms2030.ufms.br, e fazer o login. Caso seja da instituição, a identificação pode ser feita pelo Passaporte UFMS; caso seja externo, a identificação deve ser feita pelo cadastro do Gov.br.

Na página, a comunidade tem à disposição uma linha do tempo explicativa, com as ações desenvolvidas até então para a elaboração do PDI integrado ao PPI, além das normativas que regem a educação superior no país e a instituição das comissões central e temáticas para o planejamento da "Universidade que queremos para 2030".

"O PDI e PPI refletem o perfil da Universidade e sua diretriz para atuação junto à comunidade universitária. Os documentos são instrumentos de gestão que definem a missão, a visão, os valores e as estratégias da UFMS; instituem as diretrizes pedagógicas e administrativas; e orientam as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas", explicou a UFMS.

Por meio da criação da UFMS Participativa, inspirada no modelo de trabalho adotado pelo Plano Plurianual Participativo do Governo Federal, estudantes, professores, técnicos-administrativos, colaboradores e a comunidade externa também podem compartilhar suas ideias, sugestões e expectativas para a Universidade, por meio do botão “Participe“.

Nova Gestão

Camila Ítavo foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto, e no dia 28 de outubro, foi empossada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A professora ficará à frente da instituição pelos próximos quatro anos.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais

25/11/2024 17h30

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande

Aprovados em concursos tem convocação anulada por Prefeitura de Campo Grande Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A prefeitura de Campo Grande cancelou por meio de edital publicado nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a convocação de 66 candidatos aprovados nos concursos para professor efetivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Entre as anulações, estão cargos como: 

  • anos iniciais – ensino fundamental (3), 
  • arte (1)
  • educação infantil (4)
  • médico ultrassonografista (1), 
  • médico urologista (1), 
  • fonoaudiólogo (2), 
  • assistente de serviços de saúde (35), 
  • técnico de enfermagem (6), 
  • farmacêutico (2), 
  • técnico em saúde bucal (2), 
  • técnico em radiologia (2) 
  • auxiliar em saúde bucal (7)

A decisão foi motivada pela ausência de apresentação dos selecionados dentro do prazo determinado ou pelo não cumprimento dos requisitos exigidos nos editais. Com isso, a administração municipal considerou encerradas suas responsabilidades em relação aos convocados.

As anulações incluem vagas do concurso de 2023, que disponibilizou 323 postos para professores, com carga horária de 20 horas semanais e salário inicial de R$ 3.671,07. Também foram anuladas nomeações referentes ao edital de 2019 para profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Confira o edital completo abaixo:

Assine o Correio do Estado

 

Campo Grande

Feto é encontrado em esgoto de empresa; caso será investigado

O feto foi encontrado por funcionários que estranharam um entupimento no esgoto. A Polícia Civil esteve no local para investigar as causas do abandono do bebê.

25/11/2024 17h15

O caso está sendo investigado pela DHPP de Campo Grande

O caso está sendo investigado pela DHPP de Campo Grande Imagens/ PCMS

Continue Lendo...

Equipes da Polícia Civil foram acionadas na tarde desta segunda-feira (25) após funcionários de um posto de combustível na BR-163, em Campo Grande, encontrarem um feto dentro de um vaso sanitário. O estabelecimento está localizado na região da Chácara das Mansões, e o caso foi registrado como morte a esclarecer.

Segundo informações apuradas pela reportagem, funcionários do estabelecimento acionaram uma empresa de manutenção por volta das 20h, após identificarem um entupimento no sistema de esgoto. Durante a inspeção, os técnicos tentaram desentupir o vaso sanitário realizando diversas manobras, mas sem sucesso.

Ao retirarem o vaso sanitário, os funcionários ficaram surpresos ao encontrar um feto. Assustados, acionaram a Polícia Civil imediatamente. 

Ainda segundo apuração do jornal, os funcionários encontraram respingos de sangue no chão e em papéis descartados no cesto de lixo.

Equipes da Polícia Científica estiveram no local para analisar a área e investigar as possíveis circunstâncias que levaram ao abandono do feto.

O caso será encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para apurar se a morte foi natural ou violenta. Caso sejam constatados indícios de morte violenta, a DHPP assumirá a investigação.

O caso foi registrado como morte a esclarecer pela Polícia Civil.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).