Cidades

ESPECIAL 123 ANOS

Uma vez por mês, Praça da Bolívia celebra o que há de melhor na Capital

Evento cultural é formado por famílias bolivianas na Praça do Bairro Coophafé

Continue lendo...

O vínculo com a comunidade boliviana começou a ser fortalecido a partir de 2005, com a inauguração da Praça da Bolívia, localizada na Rua das Garças, no Bairro Coophafé, em Campo Grande.

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Suzana Vinicia Mancilla relatou que a Feira da Bolívia realizada todo segundo domingo de cada mês é resultado do trabalho de diversas famílias com origens bolivianas.

“Este projeto nasceu com o então cônsul da Bolívia em Campo Grande, Antonio Mariaca, meu irmão Edgar Mancilla e sua esposa, Miska Thomé, bem como, a família Zurita e suas deliciosas saltenhas bolivianas”, disse.

Conforme a professora, a Feira da Bolívia teve o intuito de congregar os bolivianos residentes em Campo Grande. “E acredito que de certa forma cumpriu e ainda cumpre seu objetivo nesses 17 anos”, afirmou Mancilla.

De 2009 até março deste ano, o Grupo Folclórico Boliviano T’ikay esteve à frente da administração da Praça da Bolívia, sendo responsável ainda pelo encontro mensal no segundo domingo. Com início às 9h e finalizando geralmente às 14h30min, a próxima edição do evento já está marcada e será realizada no dia 11 de setembro.

Apesar do nome da Praça remeter apenas à Bolívia, no decorrer dos últimos 17 anos, o evento cultural transcendeu as conexões dos bolivianos apenas com os campo-grandenses e se tornou um verdadeiro alento, refúgio e oportunidade para imigrantes de diferentes nacionalidades mostrarem a sua arte, fazerem amizade e comercializarem seu trabalho.

No espaço, além das deliciosas barracas de comidas típicas bolivianas, com a saltenha sendo a protagonista, a Praça da Bolívia passou a oferecer ao longo dos anos um cardápio rico em diversas culturas e costumes.

O evento cultural conseguiu resgatar, acima de tudo, a arte da conexão humana daqueles que uma vez por mês tiram um tempo de seu dia a dia atarefado para ouvir uma boa música, sentar na grama, trocar experiências e apreciar o melhor que cada canto do mundo tem a oferecer.

APRESENTAÇÕES

As apresentações durante a Feira da Bolívia contemplam diversos ritmos. Dos tradicionais, Suzana Vinicia Mancilla explicou que as danças típicas da Bolívia representam cada região do país vizinho.

“O que posso dizer é que cada dança apresenta uma representação simbólica do lugar, dos seus habitantes e seus costumes e crenças. Muitas vezes, as danças estão vinculadas ao aspecto religioso, pois os dançarinos dançam em homenagem a uma santa, como é o caso da Virgem de Urkupiña, festividade que tem origem em Cochabamba, celebrada nos dias 14, 15 e 16 de agosto”, relatou.

Ritmos brasileiros também passaram ao longo dos anos a fazerem parte do leque cultural dos domingos de evento. Música tradicional gaúcha, forró e danças que remetem ao oriente médio também foram integradas nas apresentações culturais.

O Grupo Mahila foi uma das atrações que se apresentou no evento deste mês de agosto na Feira da Bolívia. Ao Correio do Estado, uma das integrantes do grupo, a coreógrafa Morgana Shayra, 42 anos, explicou que diferentes influências formaram o estilo American Tribal Style (ATS).

“O American Tribal Style é um estilo de dança americano. Ele é uma fusão com a dança árabe, a dança indiana e a flamenca. Temos na dança vários aspectos da influência de diferentes culturas”, relatou Shayra.  

Campo Grande como a terra de novas oportunidades  

Durante a celebração dos 123 anos de Campo Grande, a professora universitária Suzana Mancilla ressaltou que a Capital é rota de novas oportunidades por ser uma cidade jovem e com potencial.

“Só tenho palavras de agradecimento e carinho com seu povo que é composto de uma rica diversidade. Faço votos que continuemos crescendo com atitudes de acolhimento com as pessoas que buscam este território para viver e fazer sua vida, e que também tenhamos sempre reconhecimento pelos primeiros habitantes locais”, reiterou Mancilla.

EDUCAÇÃO

Enem 2025: Pedidos de isenção da taxa começam nesta segunda

Os interessados têm até 25 de abril para pedir a isenção

13/04/2025 17h30

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência

Os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

Começa amanhã (14), e segue até o dia 25 de abril, o período para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo portal Página do Participante, com o login único do Gov.br.

A isenção está disponível para os seguintes públicos:

  • Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
  • Estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica registradas no Cadastro Único para Programas Sociais;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar a isenção.

Conforme o cronograma, o resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre 12 e 16 de maio, e o resultado dos recursos será publicado em 22 de maio.

A documentação exigida para solicitar a isenção inclui documentos de identidade, histórico escolar ou declaração de bolsista, comprovantes de renda, residência e benefícios sociais, além de documentos específicos para beneficiários do CadÚnico.

Vale lembrar que, os participantes que não compareceram aos dois dias de provas do Enem 2024 precisam justificar a ausência para ter a isenção. A justificativa também é feita através do Portal do Candidato.

Também é importante ressaltar que, quem não se lembra da senha pode recuperá-la na própria plataforma.

ENEM

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). As notas também podem ser usadas em processos seletivos de instituições portuguesas conveniadas ao Inep.

Assine o Correio do Estado.

Cidades

Domingo de Ramos abre celebrações da Semana Santa; Veja programação

Até o domingo de Páscoa, haverá procissões, vigília, missas e Via Sacra na Igreja Católica

13/04/2025 17h00

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica

Domingo de Ramos abre as celebrações da Semana Santa na Igreja Católica Foto: Reprodução / Instagram

Continue Lendo...

O Domingo de Ramos, celebrado neste domingo (13), marca o início da Semana Santa na Igreja Católica, que celebra a Paixão, Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Até o próximo domingo (20) de Páscoa, várias celebrações serão feitas em diversas comunidades.

As celebrações começaram pela manhã e seguem até a noite em algumas comunidades, com procissões e missa com benção dos ramos.

Na Igreja Católica, a comemoração litúrgica do Domingo de Ramos relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

O domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado em um jumento e, com as folhas nas mãos, aclamavam Jesus.

Durante toda essa semana, os católicos recordam o itinerário de Jesus até a ressurreição, no Domingo de Páscoa.

No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as missas foram realizadas de manhã e, no período da noite, haverá às 18h e às 20h, todas com benção dos ramos.

Na programação da Semana Santa, estão previstas várias celebrações e atividades como Vigília e Adoração, celebração da Paixão do Senhor, celebração Penitencial, Via Sacra com Canto do Perdão, Santa Missa da Ceia do Senhor (popularmente conhecida como Lava Pés) e Missa e Cantata de Páscoa.

O Santuário também manterá as transmissões ao vivo para que os fiéis possam acompanhar alguns dias de celebração da Semana Santa.

Programação

Confira a programação de celebrações no Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:

Domingo de Ramos (13)

18h: Santa Missa e procissão com ramos

20h: Santa Missa e procissão com ramos

Segunda-feira (14)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Meditação das Sete Dores da Virgem Maria e Missa

Terça-feira (15)

8h às 10h e 14h às 16h: Confissão

18h15: Vésperas

19h: Celebração Penitencial e Missa

Quarta-feira (16)

5h15: Laudes

6h, 12h e 21h: Santa Missa

6h às 23h: Confissão e novena

Quinta-feira Santa (17)

9h: Missa do Crisma na Igreja Matriz da Paróquia Cristo Bom Pastor

18h15: Vésperas

19h: Missa da Ceia do Senhor

20h30 às 23h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

Sexta-feira Santa (18)

5h30: Laudes

5h30 às 15h: Adoração ao Santíssimo Sacramento

15h: Celebração da Paixão do Senhor

16h30: Veneração do Cristo Morto

19h: Via Sacra Processional e Canto do Perdão

Sábado Santo (19)

9hRito de Preparação Imediata dos Eleitos aos Sacramentos da Iniciação Cristã

19h: Missa na Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (20)

6h15: Laudes

7h, 10h, 16h e 18h e 20h: Missa

17h: Cantata de Páscoa

Semana Santa

A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo e se inicia no Domingo de Ramos e termina com a ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa.  

Na Igreja Católica, o Tríduo Pascal terá início na Quinta-feira Santa (17), lembrando a última ceia de Jesus com seus discípulos, quando Ele anuncia que será morto.  

Na Sexta-feira Santa (18) Jesus é crucificado. Motivo de luto, esse é o único dia do ano que não se celebra missa, apenas se faz a celebração da morte com a Celebração da Paixão do Senhor, às 15h.

No Sábado (19), é celebrada a Missa Solene Vigília da Páscoa na Ressureição.

A Semana Santa encerra com o Domingo de Páscoa (20), dia em que Jesus ressuscitou, segundo a crença cristã. Páscoa significa “passagem” da morte para a vida.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).