Cidades

Covid-19

"Vamos ter que tomar medidas restritivas", diz Resende sobre aumento de casos

Em dois dias, mais de 1,2 mil casos de Covid-19 foram confirmados no Estado

Continue lendo...

O aumento expressivo dos casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul pode levar novamente a adoção de medidas restritivas, como ocorreu no início e no pico da pandemia do coronavírus no Estado, segundo o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira (23), nesta semana, que começou no domingo, já são 1.288 novos casos. Nas últimas 24 horas, foram 503 testes positivos e cinco mortes, além do aumento da taxa de contágio e pacientes internados. 

"A doença teve um crescimento vertiginoso, exponencial, e nesta semana vamos ter um número muito maior que na semana passada", disse Resende, acrescentando que na semana 46 foram 2.882 casos, que saltaram para 4.080 na semana passada, e em dois dias desta semana já são mais de 1,2 mil.

Acompanhe as últimas notícias

Taxa de contágio, que já chegou a 0,91%, está atualmente em 0,96%, e a taxa de positividade está em torno de 40 a 50%, ou seja, a cada 100 exames, metade resulta positivo.

"Vamos ter que tomar medidas restritivas, seja na Capital, seja no interior, e quero acreditar que os prefeitos tem compromisso com a vida", afirmou o secretário.

Das restrições adotadas em Campo Grande, quase todas foram flexibilizadas, como o toque de recolher que foi extinto, barreiras sanitárias, limite de passageiros nos ônibus do transporte coletivo e fechamento de parques e praças, além da proibição de eventos. 

Se mantém ainda o uso obrigatório de máscaras e medidas de biossegurança em estabelecimentos, com distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

Outro dado preocupante, segundo o secretário, é a taxa de internação. Há duas semanas, 206 pessoas estavam internadas nos hospitais do Estado e hoje o número chegou a 314, aumento de quase 50%

Ainda no comparativo com o início do mês, média móvel de casos é de 694 por dia, quando já foi de 300.

Preocupação

Quanto aos óbitos, os cinco confirmados nas últimas 24 horas são duas vítimas de Campo Grande, e uma em Cassiândia, Dourados e Três Lagoas. Média móvel é de 4,9 óbitos diários.

O número de mortes se mantém baixo, mas segundo Resende, isso se deve ao fato da doença estar tendo crescimento na faixa etária em que o vírus não é tão letal, com maioria dos infectados entre 20 a 39 anos. 

"São os jovens, pessoal que tem negado a doença, pessoal que tem saído, feito aglomerações, deixado o uso de máscaras e relaxado nas regras de higiene, de lavar as mãos, uso do álcool, da manipulação e higiene de alimentos que compram nos mercados", disse.

No entanto, mesmo com a curva ascendente principalmente entre as pessoas que não fazem parte do grupo de risco, a situação é preocupante.

"Essas pessoas serão as portadoras do vírus para os seus familiares mais idosos. Quem está saindo, festando, frequentando boate, deixando de usar máscara, pode levar o vírus para sua casa e vai ser responsável pela morte de seus familiares, principalmente dos seus pais e dos seus avós ou das pessoas mais idosas que estão em suas casas", alertou Resende. 

Desde o início da pandemia, são 92.970 casos confirmados no Estado, com 83.609 destes já recuperados, 1.727 mortes e 7.634 casos ativos.

"Os casos ativos assustadoramente aumentaram, são 7.634 e já tivemos em torno de 3 mil", explicou a secretária adjunta de Saúde, Crhstine Maymone.

Com o aumento de casos, também aumentou a procura por testes. Nos drive-thrus do governo do Estado, a agenda está cheia até o início de dezembro e Christine orienta que pacientes que com suspeita procurem também as Unidades Básicas de Saúde da Família na Capital, onde também são realizadas coletas.

Educação

Prazo para pré-matrícula nas escolas estaduais encerra quarta-feira

Lista completa com nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro

03/01/2025 18h31

Ao todo, serão 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares

Ao todo, serão 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares Divulgação

Continue Lendo...

O prazo para a realização da pré-matrícula de estudantes nas escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) de Mato Grosso do Sul, encerra na próxima quarta-feira, dia 8 de janeiro.

No total, são 210 mil vagas disponíveis em 348 unidades escolares presentes em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Além disso, são 120 oportunidades de extensões. Em Mato Grosso do Sul, a rede estadual atende mais de 190 mil estudantes, conforme a Secretaria Estadual de Educação (SED).

Entre as novidades de 2025, está o aumento da oferta de vagas para o Ensino em Tempo Integral em todo o Estado. No todo, serão 12 mil novas vagas, com destaque para turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais.

A oferta do Ensino em Tempo Integral em 2025 na rede estadual estará presente em 61,2% das escolas. Nesse sentido, o total de estudantes matriculados nessas turmas poderá chegar à marca de 52 mil.

Vale destacar que a lista completa com nomes dos estudantes e unidades escolares, estará disponível no site da Matrícula Digital no dia 12 de janeiro.

Como se inscrever

O processo de inscrição pode ser realizado pelos pais de três maneiras diferentes: pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br ou pelos telefones 0800-647-0028 (fixo) e 3314-1212 (celular).

Se optarem por formalizar o processo de maneira presencial, podem fazê-la na sede da Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, nº 2.612 – Itanhangá Park, em Campo Grande; ou diretamente em qualquer escola estadual do estado.

Rio Verde

Homem em surto tenta agredir PM com serra elétrica, acaba baleado e morre em MS

Vítima tinha histórico de surto e possuía corte no pescoço provocado por tentativa de suicídio em 22 de dezembro

03/01/2025 17h15

Viatura da Polícia Militar foi acionada para tentar conter o rapaz

Viatura da Polícia Militar foi acionada para tentar conter o rapaz Reprodução, PMMS

Continue Lendo...

Um homem de 43 anos em surto foi baleado e morto após avançar contra policiais militares nessa quinta-feira (2), em Rio Verde, município a 204 quilômetros da capital Campo Grande.

Conforme o registro policial, a ocorrência começou após o recebimento de um pedido de apoio para atender uma tentativa de suicídio. Ao chegarem no local informado, identificaram um homem trancado dentro de uma casa com os ânimos alterados e com comportamento agressivo.

Ainda segundo a equipe policial, o homem ameaçava a todo momento que iria se matar, mas que levaria uma pessoa junto com ele. Além disso, ele estava armado com facas e uma máquina serra elétrica mármore. Esta, era utilizada pelo homem a todo momento, ameaçando cortar o pescoço de um agente policial.

Nesse sentido, os policiais e uma equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) presente tentaram conter e estabilizar a crise do rapaz. No entanto, ao passar do tempo, ele parou de dialogar e ficou cada vez mais agressivo no interior do quarto. Durante novas tentativas de diálogo, o homem chegou a gritar aos agentes: "Vou me matar e vou levar um comigo, vou matar todo mundo que está aí".

Momento em que o rapaz se aproximou da janela da residência, e com a serra elétrica em mãos, avançou contra os agentes presentes e golpeou um policial militar. Na sequência, após os policiais pedirem para ele largar o equipamento, o homem atendeu o pedido. Contudo, pegou uma ferramenta tipo formão e dessa vez, pulou para fora do quarto, ainda agressivo.

Os policiais imediatamente deram a ordem para que o rapaz ficasse parado e não avançasse, pedido que foi negado pelo homem que se aproximou ainda mais dos agentes. Nesse sentido, os policiais deram três tiros de bala de borracha contra o suspeito, na tentativa de neutralizá-lo. Mesmo assim, o homem não se acalmou e continou partindo contra os policiais de maneira agressiva.

Assim, a equipe policial decidiu utilizar uma arma de fogo para conter a injusta agressão. Baleado, o rapaz ainda foi socorrido pela equipe médica do Samu, que de imediato o levou ao hospital do município. Contudo, ele não resistiu aos ferimentos e morreu.

Na casa em que estava trancado, os policiais encontraram um pacote pequeno com substância análoga a cocaína, além de um prato de cozinha com a mesma substância. Ainda conforme o boletim de ocorrência, a vítima tinha histórico de surto e possuía corte no pescoço provocado por outro surto e tentativa de suicídio, ocorridos no dia 22 de dezembro de 2024.

O caso foi registrado como crime de homicídio decorrente de oposição a intervenção policial; e segue em investigação pela Polícia Civil.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).