Em comemoração aos 57 anos do Correio do Estado, celebrados nesta segunda-feira (7), foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Professor J. Barbosa Rodrigues, com objetivo de premiar as melhores peças publicitárias publicadas no jornal durante o ano de 2010. Um show de humor precedeu a entrega dos prêmios.
Foram 21 agências de publicidade inscritas em três categorias e a grande vencedora do Prêmio Master foi a agência Remat, anunciante do Noiva Fashion com a peça "Mulher do Sapo". Os criativos são Cynthia Silveira, Júnior Peterossi e César Augusto Crivellente. A empresa ganhou uma viagem, com acompanhante, para Dubai, nos Emirados Árabes.
A Agência Agillitá ganhou o prêmio de uma viagem para Bariloche por ser a maior em faturamento no ano de 2010 para o jornal.
Premiação
Foram cinco finalistas para cada categoria e a premiação aconteceu às 20h no Loft Garden, espaço para eventos sociais que foi inaugurado junto com a solenidade. É o primeiro ano que acontece a premiação e conforme Marcos Fernando Alves Rodrigues, um dos diretores do Correio do Estado, a intenção é repeti-la todos os anos. “O objetivo é fomentar o mercado publicitário e a criatividade das agências”, afirmou.
O prêmio foi dividido em três categorias: data comemorativa, que são anúncios que remetem a datas especiais, como Dia do Médico, e foi conquistado pela agência Qualitás Brasil. Concorreram a este prêmio as agências Fututa Comunicação e MKT, Nova Fronteira e Soma Comunicação Integrada.
O prêmio peça isolada, que inclui todos os anúncios, foi conquistado pela agência Remat. Também concorreram as agências Nova Fronteira, Criatrix Comunicação Integrada e Agilitá Propaganda. Outra categoria do prêmio é a campanha, na qual vários anúncios são feitos para um mesmo cliente e a vencedora foi a agênciab Futura Comunicação e Marketing, concorrendo também ao prêmio as agências Compet e OK Publicidade.
O vencedor de cada segmento ganhou uma premiação de troféu e diploma. No total, foram 80 peças publicitárias inscritas.
O jornalista e empresário Antônio João Hugo Rodrigues, que entregou o grande prêmio à agência vencedora, anunciou que, para o ano que vem, a vencedora ganhará uma viagem para Las Vegas, com direito a acompanhante. Ele agradeceu o apoio e iniciativa à diretora presidente do Correio do Estado Ester Figueiredo Gameiro.
Além dele, também fizeram entrega de prêmios, Marcos Fernando Alves Rodrigues, Marcelo Alves Rodrigues, diretor da Mega 94 FM e Luciano Rodrigues, diretor da Cultura AM, emissoras do Grupo Correio do Estado.
Júri
As peças inscritas pelas agências foram encaminhadas para São Paulo, onde passaram por rigorosa seleção de profissionais de renome no mercado publicitário. Um dos jurados foi Felipe Gall, que começou a carreira em Campo Grande, mas está há 12 anos em São Paulo. Ele trabalhou nas agências Fischer, Loducca, Lew Lara e DPZ. Atualmente, está na Young&Rubican, fazendo trabalhos para Vivo, Perdigão, TAM e Goodyear. Ele já recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.
O outro publicitário que fez parte do júri é Pedro Pletitsch, que tem passagens pela Publicis SP, FischerAmerica, Young&Rubican, Loducca, Culucci, além de atuar em Londres e Madri. É professor da Miami School desde 2004 e desenvolveu vários trabalhos para marcas conhecidas, como Coca-Cola, Nestlé, MC Donalds, Banco Santander e também criou a campanha Poupançudos da Caixa.
Homenagem
O nome do prêmio é uma homenagem ao escritor, jornalista e professor J. Barbosa Rodrigues. Ele chegou a Campo Grande na década de 40, vindo de Minas Gerais, acompanhado da esposa Henedina Hugo Rodrigues. Junto com seus filhos, José Maria, Paulo, Marcos Fernando e Antônio João, formou o maior grupo de comunicação do Estado, composto pelo Correio do Estado, duas emissoras de rádio, uma televisão, além de criar uma fundação, mantida até hoje.
Assista o vídeo: