Neste final de semana, quatro pontos volantes de Campo Grande estarão disponibilizando a vacinação contra a gripe. O plantão acontecerá no sábado (26) e no domingo (27).
No sábado, o plantão acontece das 7h30 às 16h45 na Unidade de Saúde da Família 26 de Agosto, localizada na Rua Rui Barbosa, 4670, bairro São Francisco; e das 8 horas às 13 horas na Unidade de Saúde da Família Los Angeles, que fica na Rua Francisco Chaves, 328-538, Jardim Los Angeles.
"A oferta da vacinação no final de semana tem como objetivo, além de facilitar o acesso a quem não consegue ir até uma unidade de saúde durante a semana, a ampliação da cobertura nos públicos alvos", afirma a superintendente de vigilância em saúde e ambiente, Veruska Lahdo.
Já no domingo, a vacinação estará acontecendo no centro comunitário do bairro Jardim Aeroporto, localizado na Rua Heitor Vieira de Almeida, 465, das 7h30 às 12h; e no Parque Ayrton Senna, que fica na Rua Jorn. Valdir Lago, 512, bairro Conjunto Aero Rancho, das 8 horas às 12 horas. Nestes dois locais serão aplicadas apenas o imunizante contra a gripe.
Vacinação
Campo Grande tem se destacado entre as capitais do País com a grande cobertura vacinal, atingindo a marca de 50,6% do público-alvo a se vacinar contra a doença nas campanhas de vacinação.
No entanto, a prefeitura ainda chama a atenção para os outros 49,4% que não se imunizaram e a necessidade de essa parcela da população procurar uma unidade de saúde.
Ao todo, foram aplicadas, até agora, 224.110 doses em gestantes, idosos e crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade.
A cidade é a sexta capital com maior índice de vacinação contra a influência, mas a prefeitura ainda alerta para a baixa procura.
"A Secretaria de Saúde antecipou a campanha para o final do mês de março justamente com o objetivo de facilitar o acesso a esse público, mas observamos que ainda há uma dificuldade para que busquem pelo imunizante", explica Versuka.
O imunizante está disponível para todas as pessoas acima de seis meses de idade em nas 74 unidades de saúde pública da Capital nos horários disponíveis neste link.
Influenza
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde divulgado hoje (25), desde o início do ano, foram registrados 6.8789 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso do Sul. Destes, 1.032 casos foram confirmados como sendo Influenza, causando 169 óbitos.
O maior número de casos continua sendo o de crianças de 0 a 9 anos (22,7%) e o de idosos acima de 80 anos (18,1%).
Em Mato Grosso do Sul, a cobertura vacinal contra a doença atingiu 49,98% da população, ficando acima da média nacional, que é 44,24%, colocando o Estado na 5ª posição no ranking nacional de cobertura vacinal.
O município com maior cobertura de vacina do Estado é Vicentina, com 77,8% da população imunizada, seguida por Jateí (76,1%), Rochedo (70,4%), Novo Horizonte do Sul (69%) e Jardim (66,2%).


