Cidades

Cidades

Vencedor do Nobel é parceiro de pesquisa realizada em universidade de MS

O INTC-Bioinspir já desenvolveu duas moléculas com a tecnologia de David Baker: uma utilizada em creme anti-idade e outra utilizada para tratamento de mastite bovina

Continue lendo...

O estadunidense David Baker foi laureado, ao lado de Demis Hassabis e John M. Jumper, com o Prêmio Nobel 2024 em Química. O trio conseguiu criar proteínas que não existem na natureza, pesquisa que abriu novas fronteiras para a biotecnologia. O anúncio foi feito pela Academia Real das Ciências da Suécia no dia 9 de outubro.

Baker é professor de bioquímica e diretor do Institute for Protein Design da Universidade de Washington, e inovou ao fazer um trabalho de design computacional que projeta as proteínas e é capaz de prever suas estruturas tridimensionais.

O método pioneiro desenvolvido por Baker é uma das diversas ferramentas utilizadas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Mato Grosso do Sul.

O INCT tem como foco pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos “inspirados” em moléculas existentes na natureza, a partir de partículas encontradas na fauna e na flora brasileira.

Na chamada bioinspiração, os cientistas analisam nessas partículas os genomas, proteomas e afins, e redesenham as moléculas utilizando técnicas de bioinformática que podem ter inteligência artificial, algoritmos genéticos, entre outras. 

Através da ferramenta, o INTC-Bioinspir criou um banco de dados de peptídeos com milhares de informações sobre plantas, animais e microrganismos, principalmente do Pantanal e do Cerrado, que serve como base para diversas pesquisas em andamento.

Até o momento, duas moléculas resultaram em produtos viáveis. Uma é o "peptídeo anti-idade", que aumenta a reparação de danos ao DNA em células, impedindo-as de "causar envelhecimento", o que reduz a idade biológica da pele. Atualmente, ele é utilizado em um creme da startup brasileira One Skin.

“O produto criado pelo nosso grupo de pesquisa, junto com a One Skin, é um dos primeiros do mundo baseados em peptídeos. A ideia foi criar um ‘míssil teleguiado’ com o peptídeo para atingir diretamente as células senescentes, características do envelhecimento, que tiram a flexibilidade na nossa pele. A molécula entra em contato com a pele e destrói apenas as células consideradas ruins”, explicou o doutor e pesquisador que coordena os trabalhos no Bioinspir, Octávio Luiz Franco.

A segunda molécula que está sendo utilizada serve para o tratamento de mastite bovina, uma doença que causa a inflamação do tecido da glândula mamária das vacas, e que provoca prejuízos econômicos na indústria de laticínios, já que reduz a produção e a qualidade do leite. O produto está sendo desenvolvido em parceria com a OuroFino Saúde Animal.

Além destas, outras pesquisas estudam cicatrizantes para pets e humanos, moléculas para produção de frango, infecção hospitalar, resposta imune, cosméticos inteligentes e proteínas inteligentes.

INCT - Bioinspir

Estruturado em um tripé básico de desenvolvimento de tecnologia, geração de produtos e formação de pessoal, o instituto conta com mais de 200 pesquisadores de 20 países trabalhando em conjunto.

O INCT conta apoio do Governo do Estado, via Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) para o desenvolvimento de tecnologias que impactam, principalmente, nas cadeias produtivas de proteína animal, colocando Mato Grosso do Sul na vanguarda da pesquisa para produção de alimentos seguros e sustentáveis.

Também participa do projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O Bioinspir mostra o poder da ciência colaborativa, trabalhada em rede, e coloca Mato Grosso do Sul no centro da pesquisa mundial.  A bioinspiração mostra que as soluções estão na natureza e o Governo do Estado, via Fundect, vai investir ainda mais porque vemos nestas pesquisas um futuro para o país e para o Estado”, destaca Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect. 

Assine o Correio do Estado. 

Crime brutal

Irmãos são presos após golpear a cabeça de homem 15 vezes durante discussão

O crime aconteceu no município de Jardim (MS), durante uma discussão sobre facções criminosas. Os suspeitos fugiram do local após matar a vítima, mas foram encontrados na manhã de hoje (21), quando confessaram o crime

21/10/2024 16h00

Pedaço de madeira usada no crime.

Pedaço de madeira usada no crime. Foto: Jardim MS News

Continue Lendo...

Os irmãos Willerson de Souza Portilho, de 25 anos, e Jean Carlos Souza Portilho, de 28 anos, confessaram que mataram Celso Augusto Chimenes de Oliveira, de 32 anos, com 15 pauladas na cabeça durante uma briga entre facções criminosas, na madrugada deste domingo em Jardim, a 235 quilômetros de Campo Grande. Os irmãos foram presos horas depois, em um imóvel na região central do município.

Aos policiais, Willerson disse que eles estavam na casa de um colega ingerindo bebidas alcoólicas com a vítima e a namorada, quando iniciaram uma discussão sobre facções criminosas.

Durante o bate-boca, Celso agrediu Willerson com socos, o que aumentou ainda mais a tensão entre os dois. Após as agressões, o autor do crime saiu do local em direção à sua residência, onde encontrou o irmão. Em posse de duas madeiras, eles voltaram ao local em uma motocicleta, onde ocorreu a discussão com Celso.

Aos policiais, Willerson disse que, ao encontrar a vítima novamente, iniciou uma nova discussão e, durante o bate-boca, desferiram 15 golpes na cabeça da vítima, fugindo logo depois do local em uma motocicleta modelo Honda.

Desesperados, os moradores do local acionaram o Corpo de Bombeiros, mas, ao chegarem ao imóvel, encontraram Celso sem vida. 

Equipes da Polícia Civil e da Perícia Técnica estiveram na residência para apurar as circunstâncias do crime.

Diante das informações recebidas no local do homicídio, equipes do Setor de Investigação Geral (SIG) conseguiram prender os irmãos em uma residência na região central do município.

A Polícia Militar, Civil e a Perícia estiveram na residência para apurar o crime de homicídio. Em diligências, o Setor de Investigação Geral (SIG), com o apoio da PM, conseguiu prender os suspeitos em um imóvel na área central. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será periciado. Apesar da prisão dos irmãos, acusados do crime, o caso segue em investigação para seu fechamento.

 

Assine o Correio do Estado

Rio Brilhante

Durante colheita, trabalhadores encontram ossada humana em canavial

Equipes da Polícia Civil estiveram no local realizando a coleta de evidências para identificar se os restos mortais pertencem a alguma pessoa desaparecida na região

21/10/2024 15h30

Polícia Civil e perícia técnica  estiveram no canavial analisando os cenários

Polícia Civil e perícia técnica estiveram no canavial analisando os cenários Imagens/ Rio Brilhante em Tempo Real

Continue Lendo...

Trabalhadores que realizavam a colheita de cana na área rural de Rio Brilhante, a 160 quilômetros de Campo Grande, encontraram partes de ossos humanos em um canavial na madrugada desta segunda-feira (21). Equipes da Polícia Civil foram acionadas para investigar o caso.

De acordo com a polícia, os trabalhadores iniciaram seu expediente na colheita de cana quando encontraram partes de ossos humanos em meio a um canavial. Além da Polícia Civil, equipes da perícia técnica e de uma empresa funerária foram acionadas e se dirigiram ao local para realizar os levantamentos necessários.

Após a coleta das evidências e exames preliminares no local, os restos mortais encontrados foram encaminhados ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Dourados.

Especialistas iniciaram exames mais detalhados para identificar se a ossada humana encontrada no canavial pertence a alguma pessoa desaparecida na região.

O caso segue em investigação. 

 

*Informações do Rio Brilhante em Tempo Real


Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).