Data reservada para muitos passarem em casa com a família, tem profissionais desde as primeiras horas da manhã mantendo serviços básicos à população
Funcionários de serviços essenciais iniciaram o feriado de Natal, nesta quarta-feira (25), com mais um dia de trabalho e atividades que não podem parar. Algumas vezes, na correria do dia a dia, é muito comum não termos tempo para olhar para o lado.
Foi em um destes breves instantes que a reportagem do Correio do Estado conversou com as frentistas Ice Ortiz, 41, e Eliane Felix, 51, que trabalham no Posto São José em profissão uma profissão majoritariamente masculina, mas não deixam de entregar bom atendimento. Elas relataram que iniciaram a labuta às 5h30.
Sorridentes, mesmo após terem celebrado a ceia de Natal no dia 24 de dezembro, estavam atendendo uma clientela tímida no início da manhã, composta, em sua maioria, por trabalhadores que estão voltando para casa ou seguindo para a empresa.
O posto fica localizado entre a Avenida Yokohama e a Ministro José Linhares na região do grande Santo Amaro.
Eliane Felix, que trabalha há cinco anos na empresa, contou que encara com normalidade trabalhar no feriado natalino e que o dia começou bem tranquilo.
“A gente tem que agradecer a Deus por estarmos empregadas. Todos nós precisamos trabalhar, então procuro sempre receber os clientes de bom humor e atender bem. Acho que devemos apenas agradecer por termos um emprego”, destacou Eliane.
Crédito: Pagu / Correio do Estado / frentista Eliane Felix Atendimento
O trabalho das meninas sorridentes tem reconhecimento na fala do cliente Rafael Santiago, 36, que estava chegando de Ribas do Rio Pardo após uma viagem a trabalho.
No percurso, ele parou para abastecer antes de seguir para casa.
“Elas são pessoas boas demais. Até cafezinho a gente toma junto de vez em quando. Na empresa onde trabalho, só abastecemos aqui nesse posto, porque o atendimento delas é muito bom”, destacou Rafael.
Confira o que abre e o que fecha no dia de Natal:
Supermercados
Supermercados e hipermercados não abrem no dia 25 de dezembro.
Comércio
O comércio de rua Campo Grande não abre no dia de Natal.
Mercadão
O Mercadão Municipal não irá abrir nesta quarta-feira.
Feira Central
A Feira Central não abrirá no dia 25 de dezembro.
Shoppings
Campo Grande
No dia de Natal, a abertura é facultativa apenas aos serviços de alimentação e lazer, das 10h às 22h, enquanto as demais lojas permanecem fechadas.
Norte Sul Plaza
As lojas fecham e apenas praça de alimentação e lazer podem funcionar.
Bosque dos Ipês
O funcionamento será das 11h às 21h apenas nos espaços de alimentação e lazer.
Pátio Central
No dia 25, o shopping não irá abrir.
Bancos
Agências bancárias não abrem no dia 25 de dezembro.
Saúde
Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde 24 horas irão funcionar normalmente em regime de plantão.
Judiciário
O Judiciário de Mato Grosso do Sul estará de recesso a partir do dia 20 de dezembro, desta forma, não haverá expediente durante o fim de ano, até o dia 6 de janeiro de 2024.
Apenas o plantão judicial estará em funcionamento para os casos considerados urgentes.
Órgãos Públicos
As repartições públicas municipais e estaduais não terão expediente no dia 25 de dezembro, com exceção dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança.
Lotéricas
As casas lotéricas não abrem em 25 de dezembro.
Correios
As agências não abrem no dia de Natal.
** Colaborou Glacuea Vaccari
Assine o Correio do Estado