Vestibular e Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) bateram recorde de inscrições na edição 2023, com 40.539 candidatos inscritos. De acordo com a instituição, o aumento é de 61% em relação ao último processo seletivo.
As provas do vestibular ocorrem neste domingo (4), das 8h às 13h, nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Candidatos podem conferir o local de prova neste site.
Já o PASSE ocorre em 11 de dezembro, das 8h às 13h, nos mesmos municípios. O local de prova estará disponível em 6 de dezembro.
São oferecidas 10.620 vagas, em 153 cursos, presencias e à distância (EaD), em 18 municípios, para ingresso em 2023.
Desse total, 7.442 vagas são reservadas para o vestibular, 1.078 para o PASSE, e 2.100 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Conforme noticiado pelo Correio do Estado, o número de vagas dobrou em relação ao quantitativo ofertado em 2022. O aumento se deu em virtude da criação de novos cursos. Veja quais:
- Medicina Veterinária – presencial - Paranaíba
- História - EaD
- Pedagogia - EaD
- Tecnologia em Processos Gerenciais - EaD
- Tecnologia da Informação - EaD
- Tecnologia em Gestão e Serviços Jurídicos e Notariais - EaD
- Tecnologia em Gestão Comercial - EaD
- Tecnologia em Gestão de Mídias Sociais e Digitais - EaD
- Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – EaD
De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, a alta procura pela universidade demonstra a consolidação do processo seletivo próprio.
“Os números reforçam o compromisso da UFMS como protagonista na formação dos jovens de Mato Grosso do Sul”.
Vestibular
O vestibular será realizado em 4 de dezembro. O período de inscrições ocorreu de 26 de setembro a 17 de novembro de 2022. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 100,00.
O gabarito preliminar será divulgado em 5 de dezembro e o resultado final em 6 de fevereiro de 2023. As matrículas iniciam em 10 de fevereiro e o ano letivo em 6 de março.
A prova é composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, sendo 15 de Ciências da Natureza, 15 de Ciências Humanas, 15 de Linguagens, 15 de matemática e uma redação.
A prova de redação vale de zero a 1.000 pontos e deve ser redigida em texto dissertativo-argumentativo.
A prova terá duração de cinco horas, já incluso o tempo destinado para o preenchimento do cartão-resposta e da folha de redação.
PASSE
O PASSE-UFMS será realizado em 11 de dezembro. O período de inscrições ocorreu de 26 de setembro a 17 de novembro de 2022. O valor da taxa de inscrição foi de R$ 100,00.
O gabarito preliminar será divulgado em 12 de dezembro e o resultado final em 6 de fevereiro de 2023. As matrículas iniciam em 10 de fevereiro e o ano letivo em 6 de março.
A prova é composta por 60 questões, sendo 15 de Ciências da Natureza, 15 de Ciências Humanas, 15 de Linguagens, 15 de matemática e uma redação.
A prova de redação vale de zero a 1.000 pontos e deve ser redigida em estrutura de texto dissertativo-argumentativo.
A prova terá duração de cinco horas, já incluso o tempo destinado para o preenchimento do cartão-resposta e da folha de redação.
Desempenho
O ranking internacional QS World University, realizado pela analista britânica de Educação Superior, QS Quacquarelli Symonds, apontou a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) como uma das 160 melhores universidades da América Latina.
A instituição ocupa a posição 151-160. Entre as universidades brasileiras, a UFMS ocupa o 46º lugar no ranking.
A UFMS é a única instituição pública de Mato Grosso do Sul listada entre as melhores universidades da América.
A UFMS também foi apontada, pela Shangai Ranking Consultancy, como uma das mil melhores universidades do mundo.
UFMS também ocupa a 1.149ª posição em ranking internacional de melhores universidades do mundo, de acordo com o Center for World University Rankings (CWRU) – em português, Centro de Rankings Universitários Mundiais.
A UFMS também foi classificada no ranking World University Rankings 2022, organizado pela Times Higher Education (THE), pela sexta vez consecutiva, como uma das melhores universidades do mundo.




