Muitas histórias foram descobertas durante o período de pandemia por conta da Covid-19. São inúmeros os casos de pessoas que começaram a empreender para superar os desafios do lockdown e, também, por conta do alto índice de desemprego que assolou o país nos últimos anos.
Agora, com a chegada de 2023, tudo está aos poucos voltando a ser como antes, e a veia empreendedora está mais viva do que nunca nos planos dos brasileiros. Mas empreender com sucesso, sem o risco de quebrar antes do previsto, requer muita atenção.
Para ajudar na tarefa de iniciar o ano com metas assertivas, a empresária Mônica Martins separou cinco dicas que podem fazer toda a diferença para quem deseja se firmar no mundo dos negócios no ano que está chegando. São elas:
- Faça metas de médio e curto prazo: Tê-las específicas é uma das ações mais importantes dentro de uma empresa que deseja escalar . As metas de curto prazo são os passos que a empresa precisa dar em dois ou três meses, já as de médio prazo, são as ações definidas para todo o ano. Esse item é importante para o planejamento ideal do orçamento da empresa, pois no início é necessário investimento e, no tempo certo, o alcance dos resultados e do lucro através do que foi investido. Um grande erro é confiar no “achismo” de um mercado que oscila constantemente.
- Plano de trabalho com estratégias: Para alcançar as metas estipuladas, não adianta caminhar sem norte. Cada área da empresa precisa caminhar no rumo certo para chegar ao seu objetivo final com sucesso. Geralmente, falamos que são metas “cascatas”, onde cada pessoa da empresa ou departamento contribui para que o resultado seja atingido, que nada mais é que o modelo integrado de gestão. Além disso, quando todos estão envolvidos em bem comum, e se sentem parte do todo, tudo fica mais fácil e o ambiente mais favorável para se trabalhar;

- Olhar os recursos internos da empresa: A empresa precisa entender quais são seus recursos já adquiridos para não ter gastos desnecessários com novos investimentos. Um exemplo são os softwares que podem ser melhor aproveitados, sem a necessidade de adquirir um novo. Outra opção é buscar novas soluções com ações dos próprios colaboradores, fazendo mais com menos, já que a alma do negócio são os funcionários. É muito importante capacitar o time interno de uma empresa, para que os mesmos se sintam protagonistas do negócio. Não é possível chegar a nenhum lugar sem a ajuda e trabalho dos colaboradores. Terceirizar um serviço ou ação que é possível alcançar com a equipe da própria empresa, é mergulhar fundo no prejuízo;
- Capacitar o time interno: Você pode ter o melhor produto e a melhor estrutura, mas se não tiver funcionários bem capacitados, nada vai para frente. Essa preocupação com o engajamento da equipe e do senso de responsabilidade entregue a cada colaborador, sem dúvidas leva uma empresa ao sucesso. Quando as pessoas se sentem encorajadas e possuem oportunidades de crescimento e desenvolvimento, elas buscam dar sempre 100%, o que resulta em grandes resultados;

- Vender mais para quem já é cliente: Fidelizar os clientes que a empresa já possui é melhor do que buscar desenfreadamente mais clientes a todo custo. Não é saudável para uma empresa destinar grande esforço apenas na captação de novos clientes, seja com tempo ou dinheiro, se aqueles que já estão fidelizados não são bem cuidados. É importante lembrar que quanto mais satisfeito um cliente estiver, mais ele irá comprar e manter essa fidelidade em dia.
Mais importante do que estas orientações , é ter o olhar empreendedor e a consciência que uma empresa de sucesso, seja ela de grande, média ou pequena, só pode alcançar o sucesso se os funcionários estiverem realmente engajados com a transformação que a empresa gera na sociedade por meio de sua solução.
Sem planejamento, confiança na equipe e capacitação, as chances de afundar um negócio são muito maiores, por isso, para o próximo ano, é importante resetar o que foi e programar o que vem por aí para alcançar voos ainda mais altos.