Mulheres que sonham em tirar fotos de vestido branco, véu e buquê não precisam mais de um noivo para ter seu álbum de casamento. Uma agência de viagens japonesa lançou o pacote “solo wedding” (casamento solo), em que as clientes vão para a cidade de Kyoto para viver seu "dia de noiva", mesmo que estejam solteiras.
A experiência na verdade dura dois dias. Estão incluídos o vestido, o buquê, o penteado, a maquiagem, os traslados e uma noite de hotel, além da sessão de fotos com profissionais especializados em casamentos.
No primeiro dia, a moça escolhe o vestido branco em um loja e combina com a florista como será o buquê. À noite, ela pode optar por um tratamento em um spa ou por jantar com o coordenador do tour para acertar detalhes -- esse profissional pode ser fluente em francês, inglês e russo, além de na língua local.
A sessão de fotos acontece no dia seguinte, em um jardim tradicional. Antes, a “noiva” faz cabelo e maquiagem e escolhe acessórios para o “grande dia” – o “making off” também é clicado para o álbum.
Aquelas que sentirem falta de mais alguém na foto podem alugar, por um preço extra, um “homem japonês” para posar junto com elas nas imagens.
Solteiras ou casadas
Segundo a agência Cerca Travel, que organiza o tour, o pacote é voltado para mulheres solteiras que “não sabem se vão conseguir se casar e ter uma cerimônia em um futuro próximo”, mas gostariam de fazer fotos vestidas de noiva quando são “jovens e bonitas”.
Mas a empresa afirma que também atende clientes casadas que não tiveram “uma cerimônia com um vestido bonito e se arrependem” ou que “gostariam de experimentar novamente a sensação de usar o vestido de noiva”. Há aina aquelas que “simplesmente acreditam que não precisam estar noivas para usar um vestido de casamento”, diz a descrição do pacote.

Giovanna Araújo de Carvalho, que hoje comemora 15 anos
Tati Pilão, Rodrigo Branco e Lais Bocchi


