Correio B

CINCO PERGUNTAS

Astro do GNT, Claude Troisgros estreia na tevê aberta à frente do "Mestre do Sabor"

Astro do GNT, Claude Troisgros estreia na tevê aberta à frente do "Mestre do Sabor"

Continue lendo...

A ousadia é uma das marcas de Claude Troisgros. Responsável por diminuir a distância entre a França e o Brasil através da comida, o “chef” ganhou fama e prêmios ao investir na exótica mistura de ingredientes como caju, jiló, mandioca e açaí, com clássicos como foie gras e champgnon. Cozinhando na tevê há 15 anos em diversos programas no GNT, Claude agora vive um outro momento de ousadia ao encarar o público da tevê aberta à frente do “Mestre do Sabor”, disputa gastronômica que a Globo exibe nas noites de quinta. “É um outro esquema de trabalho. Não estou cozinhando com convidados, mas apresentando e fazendo a ponte entre os competidores e técnicos. Mais uma vez, estou na companhia de Batista, meu braço-direito. Depois de um tempo para adaptação, me sinto entre amigos e em casa”, garante.

Natural da pequena cidade francesa de Roanne, na região do Loire, Claude já era um “chef” respeitado quando decidiu aceitar um convite para levar seu jeito descontraído de cozinhar para o vídeo. Em 2004, seu sotaque e dicas culinárias invadiram a programação do GNT e não saíram mais. À frente de mais de 22 temporadas do “Que Marravilha!”, ele já desafiou diversos famosos, ensinou suas receitas a anônimos e fez viagens pautadas pela gastronomia. Mesmo do alto de toda essa experiência, aos 63 anos, ele é só modéstia na hora de definir sua participação no “Mestre do Sabor”. “Estou lá para aprender. Os competidores selecionados são incríveis e acho que a troca profissional será muito rica”, valoriza.

P - Você já é um grande conhecido do público da tevê fechada. Como encara essa estreia em uma emissora aberta de grande alcance com a Globo?

R - Eu estou na televisão há 15 anos. Não sou ator ou apresentador, sou um cozinheiro. Mas esse tempo todo lidando com os bastidores e estúdios acabou me dando alguma noção de como esse universo da televisão funciona. Mesmo com toda essa experiência, quando cheguei aos Estúdios Globo, travei um pouco. No primeiro dia de gravação, eu e Batista não sabíamos nem o que falar. Fiquei muito nervoso e surpreso, positivamente falando, com o tamanho da equipe, do estúdio, a quantidade de luzes (risos).

P - O que difere seu trabalho no “Mestre do Sabor” com os programas que você já apresentou ao longo da carreira?

R - É tudo novo para mim. É a primeira vez que não estou cozinhando. Não tenho uma receita para seguir ou ensinar e não estou mais de dólmã. Então, o grande diferencial desse programa é que eu preciso me concentrar na função de apresentador. É uma experiência interessante e estou bem acompanhado.

P - Sua interação com o Batista no “Que Marravilha!”, do GNT, é sempre muito informal. Isso se repete no novo programa?

R - Sem dúvida. A gente se conhece há quase 40 anos. No início, confesso que ficamos meio intimidados. Demoramos um tempo para relaxar e ser o que a gente é normalmente nas gravações. Mas já estamos totalmente adaptados e sendo o Claude e Batista de sempre, com toda essa mistura de emoção, risadas e boas histórias.

P - E como é a convivência com os “chefs” que integram o time de técnicos: Léo Paixão, Katia Barbosa e José Avillez?

R - O ambiente de trabalho é extremamente agradável. A Kátia eu admiro há muito tempo, sei o que ela pensa e como ela reage. O Leo eu conheci no restaurante dele em Belo Horizonte. Ele tem uma paixão enorme pelo o que faz. Respeita o tradicional e consegue modernizá-lo. Foi uma das minhas recomendações para a produção. O Avillez é famoso no mundo todo, já tinha ouvido falar dele. Foi ótimo descobrir o profissional carinhoso e parceiro que ele é.

P - Depois de se envolver em tantos “realities”, quais habilidades você acha essencial para um competidor vencer o “Mestre do Sabor”?

R - Acredito que simplicidade é fundamental. Depois de ver muita gente boa ser eliminada de competições, percebi que o erro muitas vezes está na complicação. O candidato acha que complicar um prato, mesmo que ele tenha muita sabedoria e técnica para isso, é um “plus”. E não é. Não é porque tem o nervosismo de estar em frente a uma câmera, participando de uma eliminatória. Muitas vezes ele pode se perder. Quanto mais simples, melhor o prato vai ficar. Ele pode se concentrar em três ou quatro elementos, no máximo, e ter certeza de que, se estiver bem feito, vai longe.

Gastronomia

Terceira edição do Festival Internacional da Carne traz chefs renomados e disputa entre assadores

Fruto da parceria entre a food hunter Márcia Marinho e a Acrissul, terceira edição do evento será realizada de 19 a 21 de setembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, com chefs renomados e disputa entre assadores do Brasil e do mundo

12/04/2025 10h00

Proposta do evento é também movimentar o fluxo turístico de moradores do interior

Proposta do evento é também movimentar o fluxo turístico de moradores do interior Divulgação

Continue Lendo...

O Festival Internacional da Carne está de volta para a sua terceira edição e promete ser ainda mais grandioso neste ano. O evento será realizado entre os dias 19 a 21 de setembro, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande. A realização é de Márcia Marinho Produções e da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul). A expectativa é de que o evento atraia milhares de visitantes, reunindo apaixonados pela gastronomia, assadores, chefs e produtores de carne de todo o Brasil e do mundo.

O lançamento oficial da terceira edição do Festival Internacional da Carne ocorrerá neste sábado, a partir das 12h, no estande da Acrissul, durante a Expogrande 2025, no Parque de Exposições Laucídio Coelho. O evento marcará o início da contagem regressiva para o festival e será uma oportunidade para os presentes conhecerem um pouco mais sobre as novidades desta edição.

MEAT MASTER

Nesta edição, o festival contará com uma programação repleta de atrações gastronômicas, com destaque para chefs renomados, assadores de destaque e a Copa Internacional de Assadores – Meat Master, que promete emoção, competição e muito sabor. Além disso, o evento também contará com palestras, shows musicais e diversas atividades para toda a família. De acordo com Márcia, produtora do evento, Campo Grande pode esperar por uma produção ainda mais impactante neste ano.

“O Festival vem se tornando tradição na Capital. Nosso intuito é mostrar a qualidade da carne produzida em Mato Grosso do Sul, qualidade essa que podemos sentir no corte e no sabor. Só no ano passado, reunimos mais de 30 mil pessoas nos três dias de evento. Nossa intenção é, também, movimentar o fluxo turístico de moradores do interior, interessados em experimentar o melhor do churrasco e da música regional”, anuncia a food hunter, que lançou recentemente um curta-metragem sobre o Circuito Gastronômico de Campo Grande.

Guilherme Bumlai, presidente da Acrissul, também compartilha suas expectativas para esta edição do evento: “Esse ano será o terceiro ano do festival na Acrissul, consolidando o festival no calendário de Mato Grosso do Sul. Julgo de suma importância a realização do evento para mostrarmos a qualidade da carne produzida em MS, unindo os elos da cadeia produtiva: produtor, indústria e consumidor”.

VINAGRETE DO ALÊ

Produtores, assadores, chefs e empresários interessados em participar da edição deste ano devem entrar em contato pelo telefone (67) 99640-1249 ou pelas redes sociais. Um dos feras com presença confirmada no terceiro Festival Internacional da Carne é o chef Alê Ciasca (Alexandre Strang Ciasca). O craque dos assados é quem assina a irresistível receita de vinagrete que leva abacaxi no preparo e que você pode dominar na sua aventura do sabor deste fim de semana.

Quem já experimentou chega a dizer “carne pra quê?” depois de saborear o delicioso acompanhamento criado por Ciasca. “A ideia para a receita desse vinagrete surgiu enquanto eu buscava sair um pouco da mesmice ao querer um acompanhamento refrescante para servir aos meus convidados”, conta o chef, que adianta algumas opções de carne para a experiência de degustação do seu vinagrete.

IDEAL PARA MS

“Todo mundo adora e ele vai muito bem com carne suína. A gente faz com carne bovina também, de preferência quando a carne é gorda, porque o abacaxi quebra um pouco da gordura”, recomenda o quituteiro.

“Então, ele é bem interessante, bem refrescante. Pro nosso clima aqui, então, é ideal”, garante o chef, que além de atender clientes em território sul-mato-grossense, costuma levar seu know-how com os assados para outras fronteiras.

O astro sertanejo Sorocaba (da dupla Fernando & Sorocaba) é um dos nomes conhecidos que integram a plateia vip de Ciasca. O chef já marcou presença em eventos de churrasco promovidos pelo músico em São Paulo.

“É um vinagrete que vai muito bem também, além das carnes suínas e das carnes bovinas, com aves. Sem dúvidas, um acompanhamento muito refrescante para o seu churrasco. Uma coisa importante é somente temperar quando for servir”, recomenda Ciasca. Tá falado, chef! Agora, é com você que está lendo a reportagem. Coloque o avental e seja feliz.

SERVIÇO

3º Festival Internacional da Carne

Lançamento oficial para convidados.
Neste sábado, às 12h, durante a Expogrande 2025, no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
Rua Américo Carlos da Costa, nº 320, Jardim América.

Vinagrete de abacaxi do chef Alê Ciasca (@aleciasca)

Ingredientes

1 abacaxi maduro sem casca e sem miolo cortado em cubos;
4 tomates maduros sem sementes cortados em cubos; 
2 cebolas roxas médias cortadas em cubos pequenos;
50 g de gengibre ralado;
1/2 pimenta dedo-de-moça picada em cubos bem pequenos;
Salsinha picada a gosto;
Um fio de mel;
Um fio de azeite;
Sal e pimenta-do-reino (somente temperar quando for servir).

Modo de Preparo

Corte todos os ingredientes conforme as instruções na lista.
Misturar tudo e levar para a geladeira.
Retirar 10 minutos antes de servir e, de preferência, salgar somente na hora de servir, evitando, assim, a perda de líquidos.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Ligações de familiares nada republicanas e que resultaram em escândalo...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo deste sábado (12/04)

12/04/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Henrique de medeiros - Poeta de MS
"Quando perdemos ou ganhamos dores e amores quem sofre sempre acha que deixou pólens humanos em poros desumanos".

FELPUDA

Ligações de familiares nada republicanas e que resultaram em escândalo poderão implodir sonhos de figurinhas que pensavam em alçar voos mais altos na política. Nos bastidores, comentários têm sido constantes, e, na hora de o martelo ser batido, poderão restar apenas as lágrimas da decepção. Partidos não querem que na campanha de 2026 sejam atingidos pelos respingos, que podem comprometer o desempenho das chapas. Afinal...

Sessentou

Rosana Chinaglia Maiolino reuniu familiares e amigos para comemorar a sua chegada na casa dos 60 anos. Foi no dia 22 de março, no Buffet Yotedy, com tudo que tinha direito. Os flashes são de Guilherme Molento.

Diálogo
Diálogo
Diálogo
Diálogo
Diálogo
Diálogo

Na lista

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e Nelson Trad Filho estão entre os 24 parlamentares que visitarão o general Braga Netto, que está preso no Exército do Rio de Janeiro, acusado pelos atos do 8 de Janeiro. Ele poderá receber apenas três pessoas por dia, e as datas serão fixadas pela 1ª Divisão do Exército.

Brega

Foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Brega. A data será comemorada anualmente em 14 de fevereiro dia do nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega, que faleceu em 2013. Nada como viver em um país sem problemas...

Alternativa

Iniciativa inédita no País está sendo implantada em MS: a atuação de policiais civis e militares no desempenho, em caráter temporário, de funções similares a oficiais de Justiça para a distribuição de medidas protetivas de urgência. Objetivo é dar celeridade ao cumprimento de mandados previstos na Lei Maria da Penha.

Aniversariantes

 BADO (12)

Paulo Salvatore Ponzini, 
Nelson Eduardo Picoline, 
Robson Del Casale Moreira,
 Dra. Ieda Maria Poyer, 
Adriana Cintra,
Maria Rita de Andrade Franco, 
Doracy Cunha Ramos,
Pablo Diego Barros de Jesus,
Fauzia Maria Chueh de Sylos, 
Athayde Alves de Oliveira, 
Flavio Aparecido Biagi,
Maria Emilia Martins de Quevedo,
Sérgio Pedro Coelho Lima,
Camilo Prasnievski,
Laura Inês Marques Cândia,
Angelica Paiva Fernandes,
Antônio Sérgio Franco,
Aparecida Martins de Paula Ribeiro, 
José Luiz de Azevedo,
Pedro Osvaldo de Mendonça,
Zelita Viana da Silva,
Otávio de Oliveira Picoline Zeri,
Daniel Hoffmeister Paschoini,
Filho, 
Angela Mylu Cardoso Chiad Lugo,
Dra. Gildney Maria 
dos Santos Alves, 
Dra. Samira Omais, 
Odorico David de Arruda
Salim Gabriel Iasbek,
Jefferson Pereira Penariol,
Laurinda Yemiko Guenka,
Mariano Gonçalves,
João Fernando Dias Moreira,
Zulena Judith Orellana de Arnez,
Samuel Carvalho Junior,
José Jeremias dos Santos Jesus, 
Jefferson Silvio de Vasconcelos,
Roberto Machado,
Natália Contini Saraiva,
Wilson Otano Nunes,
Lair Ferreira de Souza,
Elizabete Akemi Kobayashi, 
Fernanda Luiza Theisen,
Eduardo Martins de Souza,
Erzila Corrêa Pires,
Paulo Maciel Gonzales,
Lourdes Barros Cordeiro,
Júlia Marilete Quintana Corrêa da Costa, 
Felipe Marques Dib, 
Laurinda Pereira Queiroz,
Helena Lúcia Ota,
Dra. Rosires Moreira de Almeida, 
Cezar José Maksoud, 
Sérgio Prediger, 
José Dolores Martines,
Antônio Gonçalves de Oliveira,
Evelin Ribeiro de Novaes Clementino,
Marizeth Azuaga Barbosa,
Anita Julia de Freitas,
José Lucas Mendes,
Patricia Delamare Cardoso,
Osvaldo Durães Filho,
Celma Lúcia de Aquino,
Jaira Romeiro,
Reginaldo Marcos Almeida,
Indiara Rondon Giugni,
Yoshio Tamai,
João Antonio Oliveira,
Maria José Barbosa Marques,
Vânya da Silva Santos,
Nádia Carvalho Araújo Hilleshein, 
Ana Paula Zoin Perini,
Walter Leonardo Siqueira Zaia,
Wilson Cesar Parpinelli,
Dilson Bazanin,
Vanderley Rodrigues Pontes,
Ruberlei Bulgarelli.

DOMINGO (13)

Rita de Cascia Locci Ferreira Queiroz, 
Dra. Jaceguara Dantas da Silva, 
Ana Maria Colombo Peralta,
Sônia Regina Avedikian, 
Rudenio Gonçalves Ferreira,
Mirtes Pinto Centurião,
Enio Taira,
João Flávio Ribeiro Prado,
Dr. Salomão Francisco Amaral,
Luiz Fernando Weber,
Mário Boiarenco,
Renilson Cleber Caldeira,
Vangivaldo Oliveira Miranda,
Priscilla de Souza Oshiro,
Maria Celina Fiori Grance,
Lairtes Chaves Rodrigues Filho,
Madalena Abud,
Waldete Franco Bogamil Quirino, 
Zilda Ribeiro Batistoti,
Dr. Antônio Graciliano Arguello Filho, 
Louise Isabelita Lima de Brites,
Leidyuise Anniela Lima de Brites,
Dr. Bruno Higa Nakao, 
Rita Abussafi Figueiró,
Dr. José Eduardo Neder Meneghelli, 
Sabrina Bertholi de Santana,
 Elísio Curvo, 
Dr. Heraldo Marques Figueiredo, 
Dr. Francisco Aurélio Cevallos Rebelo,
Solene Tomikawa, 
Marcos Barbosa Ojeda,
Edimilson Volpe, 
Agamenon Rodrigues do Prado, 
Gilberto Alves Neto,
Antônio Carlos Braz,
Dra. Selma Guimarães Ferreira,
Dilson Casarotto,
José Ailton de Souza Nunes,
José Carlos Alves da Rosa,
Arlete Soares,
Joel Cavalcante,
Ana Lúcia Mendes Brito,
Dr. Jaison da Silva Azambuja,
Reginaldo Vilanova,
Dra. Roseny Maria Russi da Silva,
Anne Francis Malulei, 
Sodek Afif Hanna,
Miguel Palacios Rodrigues, Carlos Scardini Neto, 
Dra. Eusa Maria Figueiredo de Oliveira, 
Dr. Júlio Massanori Hiane,
Patrícia Michelle Teijó Zigart,
Adyr Estevam Della Senta,
Dr. Ailton Diogo Morilhas Rodrigues,
Renan Cesco de Campos,
Tatiana Pimentel Kivel,
Doralice Camparim Facundo,
Katiuscia Gomes Mendonça Ishikawa,
Aredes Severino de Mendonça,
lsmael Almeida Júnior,
Arlete Freitas de Oliveira,
Ligia Mejia,
Caetano Pereira Quirino,
Fernando Carlos Sigarini da Silva, 
Suzete Simioli Guerreiro,
Robson Motizuki, 
Anelise Brasil Prado Martins,
Sandra Regina Vidal Bravalhieri,
Maria José Schwarz.

Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).