Correio B

Variedades

Audiência da Rede Globo tem o pior mês de junho desde 1970

Audiência da Rede Globo tem o pior mês de junho desde 1970

Continue lendo...

A Globo viu seu ibope em junho crescer 0,4 ponto na Grande São Paulo em relação a maio: de 16,6 para 17 pontos. Mesmo assim a emissora teve o menor ibope já registrado nesse mês, desde que a audiência das TVs passou a ser medida, em 1970. O resultado vale para a chamada faixa comercial, das 7h à 0h.

Até então, junho de 2008 fora o pior de todos, com média de 17,1 pontos. Historicamente, junho é um dos meses em que as TVs estão mais ligadas, e quando há mais pessoas diante dos aparelhos. A equação frio + mês de provas + poupar dinheiro para as férias iminentes faz com que, na média, 43% das TVs estejam ligadas --um dos índices mais altos em situação de normalidade (quando não há grandes catástrofes ou competições).

Para efeito de comparação, em junho do ano passado a Globo marcou 18,5 pontos, mas então havia a Copa da África-- que, curiosamente, também não elevou o ibope da emissora em relação ao junho anterior (2009), quando também havia marcado 18,5 pontos.

BAND E O 'EFEITO DATENA'

A medição do ibope também permite ver que a Band acusou o golpe com a saída de José Luiz Datena. O apresentador rescindiu contrato em 15 de junho e voltou para a Record. Em 15 dias sem ele, a Band viu seu final de tarde cair mais de 40% no ibope, o que, na soma, provocou uma queda geral de ibope de 0,4 ponto. A Band caiu de 2,9 em maio para 2,5 pontos em junho, mas com viés de queda (arredonda-se para 2,0).

Pode parecer pouco, mas, para uma emissora que tem média de ibope em torno dos 3 pontos, as casas decimais valem muito.

As outras TVs estagnaram ou tiveram oscilação negativa em junho. A Record se manteve vice-líder, mas caiu de 7,5 para 7,4 pontos (portanto, 7); o SBT continuou em terceiro, com 5,9 pontos; já a RedeTV! caiu de 1,6 em maio para 1,4. No arredondamento, portanto, ficou com apenas 1 ponto no mês.

  Editoria de Arte/Folhapress  

Literatura

Brás Cubas: Livro de Machado de Assis vira best-seller na Amazon após sucesso no TikTok

O sucesso se deve a um vídeo viral no TikTok, onde a escritora e crítica literária Courtney Henning Novak compartilha suas impressões sobre livros de diferentes países

21/05/2024 14h36

Influenciadora norte-americana se diz apaixonada por obra de escritor brasileiro

Influenciadora norte-americana se diz apaixonada por obra de escritor brasileiro Reprodução

Continue Lendo...

A versão em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas lidera a categoria de "Literatura Latino-Americana e Caribenha" na Amazon dos Estados Unidos.

O sucesso se deve a um vídeo viral no TikTok, onde a escritora e crítica literária Courtney Henning Novak compartilha suas impressões sobre livros de diferentes países.

Courtney Novak, em seu vídeo, destaca: "Estou lendo este livro para o Brasil como parte de um projeto de leitura mundial. Por que ninguém me avisou que era o melhor livro já escrito?". Ela elogia a escrita de Machado de Assis e a tradução de Flora Thomson-Devaux, declarando: "Acho que é meu novo livro favorito".

Graças a essa divulgação, Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou um dos livros mais vendidos na plataforma. Na categoria de literatura latino-americana, a obra superou clássicos como O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, e a coletânea de ficções de Jorge Luis Borges. Além disso, a versão e-book do livro ocupa a 11ª posição na lista de mais vendidos.

@monicaalphahauser Cheguei na casa de 79 milhões e tem muita coisa pra mostrar pra vcs, entao teremos varias partes ok?? Apreciem!! #79 #79milhoes #alphaville #vendadeimoveis #luxo #mansoes #mansoesemalphaville #arquitetura #construcao #casasdeesquina som original - Mônica alphahauser

Impacto nas Vendas e Popularidade Crescente

O impacto do TikTok nas vendas de livros é notável, e o caso de Memórias Póstumas de Brás Cubas exemplifica como uma recomendação viral pode transformar a trajetória de uma obra literária.

O reconhecimento por parte de influenciadores digitais reforça a importância das redes sociais na promoção da literatura.

Machado de Assis: Reconhecimento Internacional

Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, ganha cada vez mais reconhecimento internacional. A tradução de Flora Thomson-Devaux desempenhou um papel crucial nessa expansão, tornando a obra acessível a um público mais amplo e diversificado.

Escritor brasileiro tem conquistado reconhecimento internacional

Para aqueles interessados em explorar clássicos da literatura brasileira, Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma leitura indispensável, agora ainda mais fácil de acessar graças ao seu destaque na Amazon.

Literatura Latino-Americana em Alta

O crescente interesse pela literatura latino-americana e caribenha destaca a riqueza cultural e a diversidade de vozes da região. Memórias Póstumas de Brás Cubas está no centro desse movimento, atraindo novos leitores e consolidando sua posição entre os clássicos imperdíveis.

Assine o Correio do Estado

SESSÃO DA TARDE

Confira o filme que vai passar na Sessão da Tarde de hoje (21/05)

Filme de hoje é a comédia "O Grande Dave"; assista na Rede Globo, às 14h25

21/05/2024 10h30

"O Grande Dave", de 2008, é o filme da sessão da tarde desta terça-feira (21) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O GRANDE DAVE

Ano de lançamento: 2008
Gênero: comédia, aventura e fantasia
Duração: 1h34min
Direção: Brian Robbins 
Elenco: Eddie Murphy, Elizabeth Banks, Gabrielle Union
Título original (em inglês): Meet Dave

SINOPSE

Em busca de uma saída para evitar a destruição de seu planeta, seres extraterrestres chegam à Terra. Eles possuem a forma de seres humanos, mas são bem menores. 

Para observar e aprender sobre a rotina terráquea eles passam a abrigar naves que têm o formato de humanos normais. Uma delas é Dave (Eddie Murphy), que precisa agir como uma pessoa normal para não despertar suspeitas.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).