Criado nas areias cariocas, o futevôlei atrai fãs por onde passa, seja nas praias do litoral ou nos remotos campos do interior. Independente do lugar, um nome é predominante dentro da modalidade: Fábio Alves Soares, ou “Bello”. Natural de União dos Palmares, interior de Alagoas, o jogador é a estrela do documentário “Bello – O Rei do Futevôlei”, produzido por Adriano Lírio, Raphael Carnelós e Rauany Farias, e dirigido por João Folharini, que traz ainda referências esportivas como Neymar Jr. e Romário.
“O futevôlei foi criado no Brasil, derivado do esporte mais popular do mundo e característico da nossa cultura. É democrático, podendo ser praticado por pessoas de todos os gêneros, idades e classes sociais. São fatores que contribuem para o crescimento da modalidade e nos inspiraram a gravar o documentário”, diz o diretor João Folharini.
A escolha para protagonizar o documentário não poderia ser outra. Bello foi campeão brasileiro 29 vezes, com dois títulos da copa do Brasil, nove mundiais, e seis da LNF (Liga Nacional de Futevôlei). É o jogador mais vitorioso na história.
“Ele é considerado o melhor jogador da história desse esporte, alcançando números impressionantes e se tornando um verdadeiro ídolo, e mesmo assim poucos conhecem seus feitos. Estamos retratando uma trajetória única, de uma pessoa que representa o significado do esporte: garra e superação”, afirma Raphael Carnelós.
O documentário traz ainda participações ilustres de grandes nomes do cenário esportivo nacional, entre eles Neymar Jr., Hulk, Romário e Caio Ribeiro. As gravações foram feitas em diversas localidades, entre elas duas edições da principal competição nacional da atualidade, o TAFC (Team Águia Footvolley Cup), realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente em junho e novembro de 2021.
“Buscamos referências em todos os aspectos, desde jogadores em atividade, ex-atletas e até mesmo jornalistas, como foi o caso da Ana Thaís Matos e do Felipe Andreoli. Um detalhe legal é ver que o Bello se tornou um ídolo para as pessoas, o que afirma sua grandeza”, conta Rauany Farias.
Inicialmente, o esportista começou a carreira dentro do vôlei, mas depois de sofrer um acidente e quebrar os braços, encontrou no futevôlei a salvação. Se destacando na multidão, foi descoberto em um torneio em Arapiraca, Alagoas, quando recebeu o convite para treinar no Rio e focar nas competições nacionais e internacionais. Os títulos fizeram com que Bello fosse conhecido como o “Pelé” do esporte.
“A mensagem que levo comigo, e acredito que é retratada no filme, é que com humildade, autoconfiança e resiliência, é possível ter sucesso na vida. Quando sofri o acidente vi meu futuro ideal desmoronar, e foi o esporte que transformou minha vida, me deu forças para batalhar pelos meus sonhos”, relata Bello.
Acompanhando seus mais de 30 anos de carreira, a produção aborda desde seus primeiros títulos até situações que o fizeram se tornar o atleta que é hoje. Um desses principais momentos é quando Bello conta sobre sua avó, dona Maria Alves da Silva.
“Falar sobre a falta que ela me faz me marcou muito durante as filmagens. Minha avó foi uma pessoa fundamental na minha vida, minha carreira e meu aprendizado como ser humano. A partir dela comecei a olhar para meus objetivos de forma diferente, assumindo um compromisso com meus sonhos”, desabafa.
A produção rodará os festivais do Brasil e do exterior, o trailer de “Bello – O Rei do Futevôlei”, que conta com depoimentos de Neymar Jr., Hulk, Romário entre outros:
Veja abaixo:
from Habitante Filmes on Vimeo.




