Correio B

CORREIO B+

Bruna Kajiya A maior kitesurfista do mundo

"Minha história com o kitesurf é uma daquelas coisas que já foram escritas antes mesmo de acontecer."

Continue lendo...

“É uma honra poder ter dado esse passo para as mulheres no meu esporte e quebrar esse paradigma que mulheres não conseguiam fazer um “double pass”.”

Bom, que as mulheres estão dominando o mundo inteiro, todos nós já sabemos, principalmente quando o assunto é esporte.

Bruna Kajiya é a maior kitesurfista do mundo e tem inspirado outras mulheres com suas conquistas, além de romper barreiras e preconceitos machistas diante a atuação delas no kite.

 

Kajiya é 3x campeã mundial, 5x campeã brasileira e a primeira mulher no mundo a fazer a complexa manobra backside 315 – quando o atleta gira 540° no ar com dois passes de barra pelas costas antes de pousar – comprovando sua habilidade como atleta e força como mulher. “As mulheres nem tentavam”, explica. 

O início de Bruna é mais uma história que se repete e acontece com inúmeras atletas mulheres no mundo, principalmente com modalidades que não são “obvias” dentro do esporte. Mas elas nos representam, soltam a voz, se destacam e muitas vezes sobem ao pódio.

Além dos troféus, Kajiya também representa o Brasil e todas essas mulheres. 

“Criei uma comunidade para as mulheres se apoiarem, acreditarem em seu potencial e não desistirem do esporte, porque eu via muito preconceito e pouco apoio”, lembra a atleta, que começou a praticar aos 15 anos entre amigos e sem qualquer referência feminina.

“Na época era bem incomum, era o começo do esporte e ele era dominado em uns 90% por homens. Eu nunca sofri preconceito de outros kitesurfistas, mas mudei muitas ideias pré-determinadas durante minha carreira que beneficiaram muito as mulheres no nosso esporte”, explica.

 

Com apenas 34 anos e uma trajetória brilhante e um lifestyle inspirador, a brasileira se consolida como uma das mulheres mais poderosas do esporte no planeta, além de ser patrocinada por marcar poderosas como RedBull, Mystic e North Kiteboarding. Para o futuro ela quer trazer mais mulheres para dentro da água e mais títulos para o Brasil.

Bruna Kajiya realmente nos representa!

Essa mulher forte e referência no esporte mundial conversou com o Correio B+ dessa semana e nos inspirou também com a sua história, determinação e com a realização de uma manobra incrível que ela conta nessa entrevista.

CE - Como e quando o kitesurf surgiu na sua vida?

BK - Minha história com o kite é uma daquelas coisas que já foram escritas antes mesmo de acontecer. 

Eu amo o mar desde criança, sempre amei a natureza e gostava muito de surfar também, comecei com 10 anos. 

Eu lembro que da janela da minha sala na escola eu enxergava as pipas coloridas do kitesurf indo de um lado para o outro e aquilo me chamou atenção. 

A primeira vez que tive contato com o kite, foi quando um amigo foi me ensinar, depois de tanto perturbar ele. Eu adorei e depois disso nunca mais parei de praticar.

 

CE - Como é ser a primeira mulher a executar o backside 315?  

O quanto você treinou para conseguir fazer a manobra?

BK - É uma honra poder ter dado esse passo para as mulheres no meu esporte e quebrar esse paradigma de que as mulheres não conseguiam fazer um “double pass”. 

Para pousar essa manobra eu treinei meses e meses, foi uma longa jornada, e bem desafiadora também. 

Aprendi muito sobre mim durante o processo e foi algo que me trouxe muita confiança para outros desafios durante a carreira. 

Saber que perseverei, mesmo indo dormir e acordando com dor durante meses das quedas, foi muito importante para mim como atleta.

 

CE - Uma menina praticar kitesurf na época em que você iniciou era muito incomum? Como foi?

BK - Sim, na época era bem incomum, era o começo do esporte e ele era dominado em uns 90% por homens. 

Eu nunca sofri preconceito de outros kitesurfistas, mas mudei muitas ideias pré-determinadas durante minha carreira que beneficiaram muito as mulheres no nosso esporte.

 

CE - Lembra de alguma história que ficou marcada?  

Como vem sendo o trabalho para diminuir esse preconceito e a sua evolução...

BK - Melhorou muito, por isso, temos que continuar propondo diálogos e debates a cerca desse tema, para melhorar ainda mais. 

Eu já evitei trabalhos com marcas que queriam fazer apenas fotos minhas posando de biquíni, sem mostrar nenhuma manobra ou nem precisar entrar na água pra ilustrar o esporte em si. 

Não vejo nenhum problema em tirar fotos bonitas de biquíni ou até mesmo se sentir sexy, mas tem que ressaltar o lado atleta nesses casos. 

A luta de todas as mulheres faz com que esse tipo de situação diminua cada vez mais. 

Acho muito importante usarmos nossa visibilidade para trazer esses questionamentos à sociedade e propor diálogos sobre esses temas.

 

CE - Como foi participar do primeiro Rally de kitesurf do mundo?  

BK - Achei a ideia e a iniciativa ótimas! Começamos no Rio Grande do Norte, em São Miguel do Gostoso e terminou em Preá, no Cerará. Foram 250 km percorridos. 

Por ser uma coisa inédita, tiveram vários desafios, várias coisas novas e surpresas. 

E acho que isso fez da gente, que participou desse primeiro rally, ter uma experiência bem especial, porque nunca mais vai ser como foi dessa vez. 

Para mim, foi um prazer e um privilégio poder fazer todo o litoral nordestino que é maravilhoso, principalmente tendo a visão pela água.

 

CE - Quais foram as dificuldades de participar de um rali de kitesurfe?

BK - Um rally dessa dimensão apresenta muitos desafios e ficar muitas horas no sol é um deles. 

Como foram muitos dias de prova, o maior desafio foi chegar em boa forma em cada check Point para seguir no dia seguinte. 

Para isso tive toda uma preparação física, equipamento adequado, alimentação e hidratação durante a prova.

 

CE - Como você está se preparando para o Mundial de Kitesurf que vai acontecer na Praia de Cumbuco, no Ceará, do dia 10 ao 14 de novembro?

BK - Os preparos estão puxados. Eu vim do rally, que foi muito desgastante, e já voltei direto para os treinos. Treino três vezes ao dia, com academia de manhã e dois treinos de água. Estou dando o meu melhor, porque é o meu grande objetivo deste ano e quero fazer bonito pelo meu país, então estou pegando pesado. 

Cansa bastante, mas faz parte. Ser atleta é isso e eu amo o que eu faço, ainda mais se estou na água, treinando na água, que para mim é o elemento onde eu me sinto em casa, onde eu consigo me expressar, onde tudo faz mais sentido. 

Prefiro treinar dentro d’agua do que estar fora dela. Me sinto um peixe fora d’agua quando não estou velejando. 

Então, as expectativas são boas para esse mundial e estou empolgada.

 

CE - O que acha da disputa ser no Brasil?

BK - É muito bom disputar em casa, e ter o calor da torcida brasileira faz toda a diferença. 

Isso é muito bom pra mim. Estou feliz em ter essa oportunidade de competir aqui. Além disso, o Brasil é um dos melhores lugares do mundo para a prática do kite. O vento e o mar aqui são ótimos para velejar. Esse é mais um ponto positivo do mundial ser no Brasil.

 

CE - O kitesurfe estará no programa olímpico nos Jogos de Paris. O que achou dessa inclusão?

BK - Sim, é uma ótima notícia para o nosso esporte. Um evento como as Olimpíadas traz muita visibilidade para o esporte. 

Como ele ainda é “novo” em comparação com a maioria, será importantíssimo para evolução do kitesurf. Estou feliz!

 

CE - Acha que o esporte pode saltar para outro patamar por causa das Olimpíadas?

BK - Certamente, as Olimpíadas trazem um profissionalismo para o esporte. Outro aspecto importante é a organização que ocorre nas federações e associações nacionais, trazendo mais recursos para os atletas.

 

CE - Você é considerada uma das melhores atletas da modalidade. Vai tentar as Olimpíadas? Além de você, o Brasil teria outros grandes nomes para Paris-2024?

BK - A modalidade que entrou para as Olimpíadas é a de regata. É uma modalidade no momento bem pequena no Kitesurf e não a principal, ela está mais associada a regatas de barcos. 

A minha modalidade é a de freestyle, onde fazemos manobras e está mais conectado a essência do Kitesurf que é mais de esporte radical.

 

CE - Como você enxerga o kitesurf feminino hoje? Quais os principais pontos que evoluíram recentemente?

BK - Quando comecei, 90 ou 95% dos atletas do kitesurf eram homens, esse número mudou bastante, hoje em dia quando vou para o mar percebo a diferença na quantidade de mulheres praticando. 

Para a modalidade feminina isso é essencial, porque as mulheres podem inspirar umas às outras e juntas mostrarem a potência da modalidade feminina. 

Eu fui a primeira a dar uma manobra que nenhuma mulher tinha dado ainda, mas agora fico feliz de ver mais mulheres se desafiando no esporte. 

Além disso, hoje em dia o incentivo no Brasil aumentou muito, um ótimo exemplo é a XP investimentos, que hoje é um dos meus parceiros e que vem apoiando outros atletas de modalidades diferentes também. 

Ver uma empresa brasileira de tanto sucesso apoiar o Kitesurf me enche de orgulho.

 

Projeto Comprova

Posts fazem sátira com fato de personagem do filme 'Truque de Mestre 2' se chamar Lula

18/09/2024 13h50

Continue Lendo...

Sátira

É satírico post dizendo que o nome do presidente Lula (PT) aparece no filme "Truque de Mestre 2: O Segundo Ato", em cena em que são exibidos arquivos do que seriam "os maiores ladrões do mundo". De fato, a obra de ficção mostra uma pasta com o nome Lula seguido de um ponto de interrogação, mas trata-se da personagem Lula May, integrante de um grupo de ilusionistas que rouba bancos mundo afora. O ponto de interrogação é porque a pessoa que montou as pastas não sabia o sobrenome da personagem.

Conteúdo investigadoVídeo em que um homem grava uma tela em que é exibido o filme “Truque de Mestre 2: O Segundo Ato”. Ele diz: “Esse ator, Mark Ruffalo, vai entrar na sala agora para ver as pastas dos maiores ladrões do mundo”. Em seguida, pergunta: “Você viu o que apareceu ali?”. O autor do vídeo volta o filme e mostra o trecho em que aparecem arquivos com nomes de personagens em etiquetas e, em uma elas, está escrito “Lula ?”.

Onde foi publicado: X e YouTube.

Conclusão do Comprova: Não é verdade que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido mencionado no filme “Truque de Mestre 2: O Segundo Ato”. O nome que aparece na cena compartilhada nas redes sociais é de uma das personagens, chamada Lula May. O trecho do longa de 2016, dirigido por Jon M. Chu, foi tirado de contexto para ser associado ao político brasileiro de forma satírica, e já circula há alguns anos nas redes.

A cena em questão é real, e aparece aos quarenta minutos e trinta e oito segundos do filme. Nela, o ator Mark Ruffalo, que interpreta um agente do FBI, visita um ex-mágico na prisão. Dentro da cela, o agente encontra pastas criminais com o nome dele e de outros personagens – um grupo de ilusionistas dedicado a roubar milhões de um banco para expor a corrupção nos Estados Unidos. Dentre os nomes, está “Lula”, seguido de uma interrogação, já que o sobrenome ainda é incerto para os integrantes do grupo de ilusionistas e para o ex-mágico detido, que os investiga.

A personagem Lula May, cujo nome é associado ao presidente brasileiro, é interpretada pela atriz norte-americana Lizzy Caplan. Ela integra o grupo de ilusionistas apenas no segundo filme da sequência, substituindo a personagem feminina do primeiro “Truque de Mestre”.

Vale mencionar que, no processo de dublagem para o português, o nome da personagem “Lula” foi substituído por “Lola”.

O Comprova tentou contato com o autor da publicação, mas a conta no X não aceita envio de mensagens.

Sátira, para o Comprova, é o meme, paródia ou imitação publicada com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros ou quando circulam por outros meios sem a identificação de conteúdo humorístico feita pelo autor.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. A publicação recebeu 3,7 mil curtidas e 735 compartilhamentos no X, além de ter repercutido em outras plataformas, como o YouTube.

Fontes que consultamos: Assistimos ao filme original, disponível na Netflix, e buscamos dados da produção e do enredo no IMDb, site que reúne informações e avaliações de produções audiovisuais. Por fim, analisamos os posts compartilhados nas redes sociais que associam o filme ao político brasileiro.

Mark Ruffalo é apoiador de Lula

Outra curiosidade é que o ator Mark Ruffalo, que aparece na cena, é apoiador do presidente Lula.

Nas eleições brasileiras de 2022, Ruffalo declarou seu apoio em publicação no X, (na época, Twitter), em 26 de setembro de 2022. O ator assistia a uma transmissão ao vivo pró-Lula, quando escreveu: “Hoje, humildemente acrescento minha voz para ressaltar as consequências globais da eleição brasileira. Você pode assistir a minha mensagem e, mais importante, às palavras de muitos bravos defensores brasileiros da democracia e do planeta na transmissão ao vivo de hoje. Lula falando em breve!”.

Após a eleição, Ruffalo voltou às redes sociais para fazer cobranças a Lula . Em uma das ocasiões, em 29 de maio de 2023, ele pediu ajuda ao presidente, bem como para a primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, para se opor ao Marco Temporal. O ator citou uma publicação da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) para criticar o PL 490, que dispõe sobre o reconhecimento, a demarcação, o uso e a gestão de terras indígenas.

“O governo brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco. Seja o herói que o povo elegeu. Impeça o #PL490 e os planos para esvaziar o Ministério dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente”, escreveu.

Em 10 de agosto do ano passado, Ruffalo disse – também no X – que Lula era um dos heróis dele, mas que partia o coração ver que “a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática — e nós não temos tempo a perder”.

Conforme noticiado à época pela revista Veja, o presidente brasileiro respondeu ao ator, defendendo que a cúpula “foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. A vitória nas eleições de 2022 foi fundamental para acabar com a anarquia e promoção de crimes ambientais na região pelo governo anterior (…) o povo brasileiro se manifestou de forma soberana pelo fim da destruição da Amazônia”.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: O Comprova já checou outros conteúdos sobre o atual presidente, como publicação que distorce fala de Lula sobre população carente e vídeo que engana ao tirar de contexto fala de Lula sobre “universidade ser para ricos”.

Saúde Bucal

Como vão seus dentes?

Saiba mais sobre alguns hábitos e crenças que prejudicam os dentes e conheça dicas sobre a melhor forma de cuidar desses importantes aliados do organismo, fundamentais para a mastigação, a digestão e o bem-estar

18/09/2024 10h00

Pixabay

Continue Lendo...

O cuidado com a saúde bucal, tão fundamental para a manutenção da saúde como um todo, requer atenção e conscientização da população. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o assunto apontam que mais de 34 milhões de brasileiros acima de 18 anos perderam mais de 13 dentes por falta de acompanhamento odontológico e de cuidados básicos.

Conforme Sumatra Melo da Costa Pereira Jales, cirurgiã-dentista habilitada em odontologia hospitalar e coordenadora de equipe em uma rede de hospitais em São Paulo, quando o cuidado com os dentes é ignorado, pode haver proliferação de fungos e de bactérias, que causam sérias doenças à boca e aos demais órgãos e constituem fatores de risco para doenças como aterosclerose, arritmias, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto do miocárdio.

“A cárie e a doença periodontal são focos de infecção bucal e podem, por meio da circulação sanguínea, afetar órgãos como o coração e o cérebro, podendo levar à endocardite infecciosa e ao abscesso cerebral, que constituem condições graves de saúde”, detalha.

Além disso, inúmeras crenças em relação aos hábitos de higiene bucal podem atrapalhar o processo, tornando a conscientização sobre os cuidados com os dentes tão importante quanto o acesso ao cirurgião-dentista. Segundo o mesmo levantamento do IBGE, menos da metade dos brasileiros realiza consultas periódicas.

A cirurgiã-dentista explica que muitos mitos em relação aos cuidados com os dentes precisam ser combatidos, a fim de minimizar seus danos de maneira ampla. Abaixo, a dra. Sumatra lista os principais hábitos ou crenças que prejudicam a saúde bucal.

GENGIVA SANGRANDO?

A gengiva sangra porque está inflamada e, muitas vezes, pela falta de higiene oral adequada. Portanto, deve-se manter a escovação, a fim de controlar a inflamação e parar o sangramento.

DENTES BRANCOS?

A dentição decídua, aquela formada por dentes de leite, é branca, por isso recebe esse nome. Já a dentição permanente é mais amarelada, por conta da espessura maior da dentina. Portanto, a coloração dos dentes não está associada à falta de higiene oral.

ESCOVAR COM FORÇA?

Os dentes devem ser escovados com uma escova de cerdas macias e de forma delicada. “Caso contrário, pode ocorrer retração gengival, que expõe a dentina, uma parte sensível do dente, levando a um quadro de sensibilidade dentinária”, diz a médica.

SEM DENTADURA?

Durante o sono, ocorre uma redução da produção de saliva, que protege dentes e mucosas contra infecções. A permanência das próteses favorece a ocorrência de candidíase oral (estomatite protética) no céu da boca, infecção mais conhecida como sapinho, portanto o correto é removê-las.

MAIS CREME DENTAL?

O que importa é a qualidade da higiene oral, e não a quantidade do creme dental. O ideal é utilizar a quantidade de creme dental do tamanho de um grão de ervilha.

E OS ANTIBIÓTICOS?

Apenas os medicamentos à base de tetraciclina causam efeitos colaterais que danificam os dentes. Todos os outros antibióticos, desde que prescritos adequadamente, não representam riscos à saúde bucal. “A tetraciclina danifica o esmalte dentário e altera a cor dos dentes, tornando-os acinzentados”, afirma a especialista, destacando que esses efeitos colaterais representam risco apenas enquanto o dente está em formação.

QUANDO ESCOVAR?

É fundamental a escovação dos dentes após cada refeição principal, não sendo necessário mais do que isso para garantir a saúde bucal. “O importante é a qualidade da higiene, já que para uma higiene oral adequada deve-se utilizar creme dental, escova de dentes e fio dental. Esse trio promove uma higiene bucal adequada por meio da remoção química e mecânica do biofilme dental”, completa a dra. Sumatra.

A cárie, o flúor e a IA

As cáries surgem a partir de bactérias que se alimentam dos restos de alimento depositados nos dentes. Esses microrganismos formam placas e produzem um ácido que, aos poucos, vai corroendo os minerais que formam o dente, até formar um buraco. 

Elas são consideradas uma doença crônica não transmissível, e, em 2015, o gasto com seu tratamento em todo o mundo foi de 245 bilhões de dólares, segundo estudo da universidade britânica Kings College London.

Segundo o Ministério da Saúde, 50% das crianças de zero a cinco anos têm cárie no Brasil. Um dos motivos é a falta de orientação sobre como se alimentar corretamente e como escovar os dentes. 

A cárie é comum entre as crianças por causa do consumo de produtos industrializados e porque, muitas vezes, os pais também acabam deixando de lado a escovação. 

Ainda que na escola exista orientação para os professores, as crianças passam a maior parte do tempo em casa, daí a importância de esclarecer os pais e responsáveis.

FLÚOR

O flúor é um mineral poderoso na prevenção da cárie. A dentista Gabriela Couto explica que ele promove a remineralização do dente, ou seja, consegue pegar o cálcio da saliva e devolver para os dentes. O mecanismo impede a bactéria, que normalmente habita a boca, de fazer os temidos “buraquinhos”.

Segundo a especialista, a concentração do produto em consultórios odontológicos é “muito maior” do que em soluções caseiras. No entanto, a maioria das pastas de dente disponibilizadas no mercado também conta com o mineral, em menor escala. 

No Brasil, uma lei aprovada em 1974 obriga qualquer estação de tratamento de água a ajustar a concentração do fluoreto, para que seja capaz de auxiliar na prevenção de alguns casos de cárie. 

O produto é colocado na etapa final do tratamento, quando a água já está filtrada.

IA

Em quase 150 anos, os tratamentos e a qualidade dos serviços oferecidos pela odontologia evoluíram muito e já contam com inteligência artificial (IA), que, inclusive, é capaz de guiar cirurgias bucais. Além disso, já existe um equipamento que trata a cárie com laser. 

O desafio, porém, é ampliar o acesso à tecnologia: ainda há poucas máquinas como essa disponíveis no Brasil. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).