Correio B

AGENDA CULTURAL

Capital está repleta de opções que vão do jazz ao chamamé

Alejandro Brittes, Duo Manhães e Sinfônica de CG abrem festival de música clássica no Teatro Glauce Rocha; Urbem faz noite de jazz na Centralle Osteria; UFGD e Sesc Prosa encerram maratona teatral; e, nos cinemas, Leo DiCaPrio protagoniza novo filme

Nascido em Buenos Aires e radicado no Brasil, o acordeonista é considerado um dos renovadores do chamamé e se apresenta na abertura do 18º Festival Encontro com a Música Clássica, no domingo, às 20h; grátis via Sympla

Nascido em Buenos Aires e radicado no Brasil, o acordeonista é considerado um dos renovadores do chamamé e se apresenta na abertura do 18º Festival Encontro com a Música Clássica, no domingo, às 20h; grátis via Sympla - Foto / Divulgação

Continue lendo...

O acordeonista argentino Alejandro Brittes, o Duo Manhães (violão) e o Sexteto de Câmara da Sinfônica de Campo Grande são as atrações que fazem a noite de abertura do 18º Festival Encontro com a Música Clássica, que, de domingo até quarta-feira, vai reunir nomes de destaque da música clássica no Brasil e no exterior.

A edição deste ano do festival é uma empreitada que une a Orquestra de Câmara do Pantanal, a Orquestra Sinfônica de Campo Grande e o projeto Movimento Concerto (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em parceria com a Fundação de Cultural de MS).

Contando com outros colaboradores, a iniciativa promove concertos, oficinas e masterclasses, sempre com entrada franca, e tem por objetivo, justamente, democratizar o acesso aos vários estilos do que se entende como música clássica e estimular a pesquisa e a experimentação.

Reconhecido internacionalmente como um dos grandes expoentes da música de raiz do Rio da Prata, o portenho Alejandro Brittes tem mais de três décadas de carreira e 10 álbuns lançados. Sua missão: levar o chamamé a novos horizontes, dialogando com a música erudita e contemporânea.

Compositor, instrumentista e pesquisador, o músico radicado no Brasil é um expoente do chamamé contemporâneo de prestígio internacional, com passagens de êxito por dezenas de países.

Já se apresentou, por exemplo, na Biblioteca do Congresso, em Washington (EUA), uma vitrine que amplia o lastro de qualquer artista. Sua obra revela as origens profundas do chamamé, gênero nascido do encontro entre a cosmovisão guarani e a música barroca das Missões Jesuíticas, presente numa macrorregião cultural que une Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O inovador álbum “(L)este” (2022), que funde chamamé e música barroca, e o livro “A Origem do Chamamé” (2021), escrito em parceria com a historiadora Magali De Rossi, estão entre os destaques de sua trajetória. Alejandro foi um dos primeiros músicos praticantes do chamamé a dialogar com o rock argentino, gravando acordeon em “Todo Pasa”, “Dowt Sey Towmoru” e outras faixas da banda Los Piojos.

Formado pelos irmãos campo-grandenses Artur e Elias Manhães, jovens violonistas que despontam como promessa no cenário da música de concerto brasileira, o Duo Manhães vai se apresentar ao lado do Sexteto de Câmara da Sinfônica de Campo Grande. Os ingressos estão disponíveis mediante reserva gratuita na plataforma Sympla.

JAZZ CENTRALLE

A Centralle Osteria celebra seu quarto ano de funcionamento com a realização de mais uma edição do seu Festival de Jazz, que começou ontem – com apresentações de Otávio Neto (piano), El Trio e Júnior “Negroni” Matos (saxfone) – segue até amanhã, com Érica Espíndola e participação de “Negroni”.

Na noite de hoje, quem ocupa o palco da casa, especializada na culinária romana, é a banda Urbem, com um repertório de standards, releituras do pop e de clássicos da música brasileira. O violonista Thomas Jacob faz a abertura.

FIM DO GIRO

A mostra Palco Giratório 2025, que agita o Sesc Teatro Prosa desde a semana passada, com montagens teatrais sul-mato-grossenses e de outros estados, chega ao fim neste sábado. Hoje, às 19h, o grupo Esparrama! (MG) apresenta o espetáculo “Aptá”, trabalho de dança-teatro unindo movimento, palavra e silêncio.

“A criação procura explorar as relações entre Bernardo e seu filho, Manoel, que está dentro do espectro autista”, diz a sinopse. Amanhã, às 16h, o grupo Las Cabaças, encena o infanto-juvenil “Divagar e Sempre”, acessível em Libras.

FIT

Outra maratona teatral que se encerra neste fim de semana é o Festival Internacional de Teatro de Dourados 2025 (FIT), uma realização da Universidade Federal da Grande Dourados sob a curadoria de Nill Amaral, que põe em cartaz, hoje, no Casulo Espaço de Cultura e Arte, às 20h, “Aquele, Aquela, Menos Ela”, solo infanto-juvenil com Liz Sória (SP/MS), que acompanha as descobertas, alegrias e desassossegos de uma menina.

Amanhã, o FIT apresenta mais quatro espetáculos. Às 10h, “Estorvos! Se Essa Rua Fosse Nossa!”, do Coletivo Clandestino, na Praça Antônio João.

E, no Parque dos Ipês, às 19h, um concerto ao ar livre com a Orquestra UFGD, às 20h, “Encontro de Gigantes”, com o Núcleo Ás de Paus (PR), e às 22h, show de encerramento com a cantora Letrux (RJ).

CINEMA

Em “Uma Batalha Após a Outra”, novo filme do diretor Paul Thomas Anderson (“Boogie Nights”, “Magnóloia”, “Trama Fantasma”, “Embriagado de Amor”), Leonardo DiCaprio faz o papel de Bob Ferguson, um ex-revolucionário que sai da aposentadoria para enfrentar a missão mais importante de toda a sua vida: resgatar a sua filha.

O personagem viveu a juventude como integrante de um grupo de guerrilha e agora a sua fracassada vida o atinge em cheio com frustrações e tristezas. É quando o mais cruel de sua longa lista de inimigos retorna, após passar 16 anos desaparecido, e resolve sequestrar a garota.

Diante de tamanha urgência, Ferguson reúne seus antigos companheiros e embarca em um implacável desafio em que precisará correr contra o tempo para salvar quem ele mais ama.

Assine o Correio do Estado

Diálogo

O "time do sereno" está se mexendo e deverá se ampliar nas eleições de 2026... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (5)

05/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Cecilia Sfalsin - escritora brasileira

Não permita que a ignorância alheia roube a delicadeza do seu sorriso e nem a sensibilidade do seu coração... Isto é ter equilíbrio, isto é ter pés no chão, isto é saber viver”

Felpuda

O “time do sereno” está se mexendo e deverá se ampliar nas eleições de 2026. São os ex-“isto e aquilo” que desejam voltar aos velhos tempos, quando mandavam e desmandavam. Uns estavam no sereno por vontade das urnas e alguns porque deram um tempo e foram cantar em outra freguesia. Como ninguém é de ferro, estão substituindo pijamas e pantufas pelas armaduras, a fim de entrar na disputa. Otimistas, também pegaram os ternos nos armários e colocaram no sol para tirar o cheiro de naftalina. Vai que saiam vitoriosos, pois a esperança é a última que morre.

Diálogo

Tempo

O governador Eduardo Riedel se licenciará do cargo no período de 29 de dezembro a 16 de janeiro de 2026, conforme decreto legislativo da Assembleia Legislativa de MS, já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça. Vai “dar um tempo” e curtir férias.

Mais

Conforme o documento, o chefe do Executivo está autorizado a se ausentar do Estado e do País. Durante esses dias, o governador em exercício será o vice, José Carlos Barbosa, o Barbosinha. Não foi divulgado o destino das férias de Riedel.

DiálogoNeli Marlene Monteiro Tomari e Yosichico Tomari, que hoje comemoram bodas de ouro, 50 anos de casamento - Foto: Arquivo Pessoal

 

DiálogoDonata Meirelles - Foto: Marcos Samerson

Entrevero

Acusada pela prefeita Adriane Lopes de ter “patrocinado” movimento de protesto contra ela e sua gestão, a ex-deputada federal Rose Modesto anunciou que vai processá-la. O anúncio foi feito em vídeo divulgado nas redes sociais em que Rose solta “cobras e lagartos” contra a adversária. Além de dizer, com todas as letras, que a prefeita faltou com a verdade, ainda mandou, no popular, que ela tirasse a região glútea da cadeira e saisse às ruas com sua “botinha fake”. Afe!

Caminho

Eleita na onda bolsonarista em 2018, Soraya Thronicke encerrará seu mandato em 2026. Hoje no Podemos, a parlamentar não conseguiu se projetar como uma liderança com potencial de votos. Nos meios políticos, dizem que não se trata de um nome competitivo e, dessa forma, dificilmente encontraria apoio necessário para se aventurar à reeleição ao Senado. Seu caminho poderá ser tentar disputar uma das vagas na Câmara dos Deputados, mas terá muitos concorrentes pela frente.

Nem cá nem lá

Soraya Thronicke, que cumpre seu primeiro mandato, está em uma encruzilhada: a direita não “engole” o que considera “trairagem”, por ela ter sido eleita colada ao nome do hoje ex-presidente Bolsonaro e depois ter passado a atacá-lo. Já a esquerda simplesmente a ignora. Assim, não é vista com bons olhos nem pela situação nem pela oposição. Até tentou se aproximar do petista Lula, inclusive, para se viabilizar como candidata à presidência do Senado, mas não teve sucesso.

Aniversariantes

Marlene Trindade da Silva Amado;
José Thomaz Filho (Zezo);
Celina Rita Carretoni;
Nelson Talatoci Oshiro Filho;
Francisco Victório da Silva (Ico);
Ana Maria da Silva;
Mauro Lúcio Abdala;
Maria Zarife Ale;
Nilson Correa Nantes;
Valdineir Ciro de Souza;
Amado Rodrigues de Almeida;
Samia Haovila de Araujo;
Cláudio João de Marco;
Paulo Cícero Hokama;
Ricardo Almeida Silva;
Henrique Baroli;
Alex de Carvalho Francisco;
Marcelo Alves;
Luciano Alves;
Roberto Manvailer Munhoz;
Dr. Walter Rodrigues Júnior;
Candice Barbosa Rizzo;
Daniela de Castro;
Ariosto Mesquita;
Gabriela Rezek Ferreira;
Vivian Elene Inácio de Conti;
Rafaela Abrão Vieira;
Valmir Fabio Versolato;
Nilton Athayde da Costa;
Andrezza Giordano de Barros;
Kamila Moura Fernandes Rojas;
Allison Santos Marin;
Katarine Rezende Coelho;
Thiago Espírito Santo Arruda;
Luciene Mary Lopes de Santana;
Juliano Wilson Santos Barbosa;
Priscilla Garcia de Sousa;
Mário Luiz Pereira Brandão;
Neli Corrêa Barbosa;
Roselene Gomes de Mattos;
Márcia Gomes Vilela;
Helyanne Fanaia Valverde;
Clara Noemi Teixeira Machado;
Sumiko Ishy;
Wando Ywau Akiyoshi;
Jandira Vieira Paula;
Carmem Lúcia Tedesco;
Dr. Antônio Ferreira da Cruz Filho;
Beatriz Maria Figueiredo Ribeiro;
Ademar Yoshito Koyanagui;
Sérgio dos Santos Kazmirczak;
Mário Luiz Garlet;
Dinarte Flores de Avila;
Mário Pires de Campos;
Victor Manoel Fernandes Almada;
Alzira Toledo Alves;
Rodrigo Adolfo Stefanes Zampieri;
José Luiz Lima de Barros;
Lizia Fernanda Ribeiro Martins;
Edemir Arruda de Araujo;
Odette Rossi Santos;
André Luiz Bacala Ribeiro;
José Ayres Cafure;
Hepher Gideone Rodrigues Elias;
Eliana Sena Wendler;
Joana Darc Aparecida Sabino;
Hugo Filartiga do Nascimento;
Nilva Ré Poppi;
Odecio Cantadori;
Ângela Emília Pacheco Swertz;
Alfredo Vera Escalante;
Elias Oliveira dos Santos;
Railda Fonseca Martins;
Alfre Cristiano da Cunha Oliveira;
Antônio de Queiroz;
Elizalina Abegair Vieira;
Astrogildo Pacheco;
Neuzilene Teles da Silva;
Sebastiana Mariana da Silva (Tiana);
Joceli Cristina da Cunha Tonon Castellúcio;
Maria Aparecida Motta Anunciação;
Luciana de Lima Gomes;
Sebastião Parente Teles;
Emerson de Almeida Nogueira;
José Augusto Alves da Rocha;
Luis Matsumi Matsumura;
Lauriane Serpa Silva Bosquiroli;
Cândido Ottoni;
Daniel Paulo Escobar;
Neri Kuhnen;
Maria Luiza Kruki;
Cynthia Maria Fogolin Martins Arruda;
Luciana Henriques Bunazar Abes;
Virgílio Frúgoli Filho;
Edson Olímpio Loureiro Junior;
Sueli Aparecida Silva Pereira;
Márcia Wilhems;
Emília Terezinha Arantes da Cunha;
Anna Maria Vasques Castilho;
Luiz Carlos Coutinho da Silva;
Anita Muxfeldt;
Sérgio Benoni Sandri Junior;
Alvaro Capagnoli Júnior;
Gilson Gouveia de Carvalho;
Iraê Bornholdt;
Marli Gomes Lorentz;
Diego Nezzi de Paula;
Fabrícia Paniago Ajala Nery Pereira;
Paulo Cesar Dias Franchim.

*Colaborou Tatyane Gameiro

turnê 50 anos

Jorge Aragão fará show gratuito em Campo Grande

Além da apresentação, haverá oficina de instrumentos com músicos da banda, palestras e exposição, todas gratuitas

04/12/2025 18h30

Jorge Aragão fará show gratuito em Campo Grande

Jorge Aragão fará show gratuito em Campo Grande Foto: Victor Chapetta

Continue Lendo...

O cantor Jorge Aragão fará um show gratuito em Campo Grande, na próxima terça-feira (9). O show será o encerramento da turnê 50 anos de Poesia, que celebra a trajetória do cantor e compositor carioca e passou por várias cidades do País.

A apresentação será no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, e tem objetivo de aproximar o cantor e compositor do público, com acesso gratuito a todas as experiências propostas pelo projeto, que incluem o show, oficinas e exposição.

Apesar de gratuitos, os ingressos são limitados e estarão disponíveis no site da turnê, www.jorgearagao50.com.br, no dia 8 de dezembro ao meio-dia, sujeitos a lotação do teatro.

A iniciativa inédita, idealizada por Tânia Aragão, oferece um mergulho diferenciado na obra de Jorge Aragão, e tem como proposta convidar vários segmentos da sociedade a estarem na plateia de grandes teatros do país.

Além do show, oficinas de instrumentos musicais e palestras temáticas para a capacitação profissional de músicos e artistas, serão ministradas por músicos da banda de Aragão, também abertas ao público e gratuitas.

O espetáculo terá transmissão em libras.

O ator Raphael Logam participa do show, que tem textos e direção de Afonso Carvalho, no papel de narrador e testemunha ocular da história, contracenando com Jorge Aragão em vários momentos do espetáculo.

O cenário leva a assinatura do tarimbado cenógrafo Zé Carratu e a direção musical é de Jerominho Fernandes.

O público será convidado também a descobrir mais sobre a trajetória do compositor na exposição que ocupará o local do show, desenvolvida por Gilberto Borges, com curadoria de Vera Pasqualin.

Através de painéis expositivos com fotos e exibição de audiovisuais, será possível conhecer de perto o universo musical e poético de Aragão.

O repertório de Jorge Aragão 50 anos de Poesia faz um passeio por vários sucessos do compositor, colecionados ao longo de cinco décadas, como “Malandro”, “Tendência”, “Coisa de Pele”, “Lucidez”, “Vou festejar”, “Moleque Atrevido” e “Identidade”.

Toda a turnê será registrada em vídeo e se transformará em documentário sobre a relação de Jorge Aragão com os seus fãs e sua música, produzido pelo filmaker Adriano Von Markendorf, que também assina a direção de arte do projeto.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e produção da Aragão Music e Mídia Produções, com patrocínio da Eldorado Brasil.

Tânia Aragão e Afonso Carvalho assinam a direção geral e artística; Fernanda Aragão e Anita Carvalho a direção executiva do projeto.

O conteúdo da exposição e do projeto estará disponível no hotsite www.jorgearagao50.com.br, que poderá ser acessado via QR codes disponibilizados na exposição.

Jorge Aragão

Nascido em 1º de março de 1949, Jorge Aragão é um dos maiores nomes da música popular brasileira.

Nascido no Bairro de Padre Miguel, no Rio de Janeiro, foi fisgado pelo samba ainda jovem, mas esse amor ganhou força quando ele se juntou ao grupo de compositores que se reunia na quadra do Bloco carioca Cacique de Ramos.

Foi lá que Beth Carvalho, cantora intimamente ligada à trajetória de Aragão, o conheceu. Beth transformou sambas como “Vou Festejar” e “Coisinha do Pai” em sucessos instantâneos.

Contemporâneo de Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Almir Guineto e Sombrinha, entre outros companheiros do chamado Fundo de Quintal, do qual foi um dos fundadores, Jorge Aragão transita por todas as vertentes do samba.

Antes de juntar-se ao grupo de compositores, já havia emplacado sucessos nas vozes de Elza Soares (“Malandro”) e Emílio Santiago (“Logo agora”). Com mais de 20 álbuns lançados, Jorge Aragão já foi gravado por artistas de diferentes estilos e gerações: de Elba Ramalho e Maria Rita a Ney Matogrosso e Exaltasamba; de Martinho da Vila e Dona Ivone Lara a Jorge Vercillo e Seu Jorge, entre outros.

Dono de uma extensa discografia, em 2016 foi protagonista do projeto Sambabook, indicado ao Grammy Latino, que incluiu discobiografia, fichário de partituras e um CD físico com gravações de grandes nomes do samba e da MPB.

Serviço

Jorge Aragão 50 anos de Poesia
Data: 9/12
Horário: 20h
Local: Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo
Endereço: Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n - Parque dos Poderes, Campo Grande  
Ingressos gratuitos limitados: disponíveis no site www.jorgearagao50.com.br, no dia 8 de dezembro ao meio-dia (12h), sujeitos a lotação do teatro.
 
As oficinas de instrumentos acontecem no dia 9 de dezembro.
Local: Auditório Pedro Medeiros.
9h - Oficina de Cordas (Jerominho Fernandes)
11h - Oficina de Percussão (Neném Chama)

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).