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Cinema B+: Por Que os Fãs de Reacher Pedem Histórias Originais na Série

Apesar do sucesso da 3ª temporada, fãs e críticos buscam o difícil equilíbrio entre fidelidade aos livros e novas surpresas para os mais fiéis.

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Há uma particularidade entre os fãs da série Reacher: a grande parte prefere que a Amazon Prime Video venha com histórias “originais” e deixe os livros de lado. Tão contrário à comunidade de Game of Thrones e House of the Dragon que demanda uma pausa para respirar e entender: como assim?

Para os não iniciados: Jack Reacher é o personagem central da série de livros best-sellers de Lee Child, tornou-se uma figura icônica na literatura de suspense contemporânea.

Criado em 1997 com o lançamento de Killing Floor, Reacher é um ex-policial militar que virou andarilho e viaja pelos Estados Unidos, frequentemente se envolvendo em vários crimes e ajudando os necessitados. Ao longo dos anos, o personagem fez a transição das páginas para as telas, primeiro em filmes e mais recentemente em uma série de televisão, provocando reações variadas do público e da crítica.

Nos livros, Jack Reacher foi um sucesso comercial com mais de 30 romances publicados e milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O estilo de escrita de Lee Child é caracterizado por seu ritmo rápido e atenção meticulosa aos detalhes, muitas vezes atraindo os leitores para o mundo de Reacher com narrativas envolventes e tramas complexas.

O próprio Reacher é retratado como um lobo solitário, um homem de princípios que luta por justiça enquanto mantém um código moral que ressoa com muitos leitores.

O apelo do personagem está em seu heroísmo não convencional — Reacher não é um herói de ação típico. Ele frequentemente utiliza seu intelecto, habilidades de resolução de problemas e habilidades de observação aguçadas para superar desafios. Os leitores apreciam sua atitude prática e desdém pelas normas sociais, oferecendo uma visão revigorante do gênero de ação.

Os romances de Child conquistaram uma base de fãs dedicada, com leitores ansiosamente aguardando novas parcelas. A série recebeu vários elogios, solidificando o status de Reacher como um ícone cultural na ficção de suspense. O sucesso dos livros estabeleceu um alto padrão ao adaptar o personagem para o cinema e a televisão, levando a expectativas significativas do público

Em 2012 e 2016, o personagem Jack Reacher foi trazido à vida por Tom Cruise em duas adaptações cinematográficas: Jack Reacher e Jack Reacher: Never Go Back. Enquanto as performances de Cruise foram elogiadas por sua intensidade e carisma, a escolha do elenco dividiu a base de fãs porque a fisicalidade de Reacher — uma figura imponente e imponente — contrasta fortemente com a estatura, digamos, mais diminuta de Cruise.

Cinema B+: Por Que os Fãs de Reacher Pedem Histórias Originais na Série - Divulgação

Claramente Tom Cruise percebeu ali o poder de uma nova franquia, mas, como seus filmes não decolaram, mesmo com os críticos reconhecendo a capacidade do ator de incorporar as complexidades de Reacher, ele deixou de lado a marca. Aqui, os fãs gritavam contra a falta de fidelidade ao personagem de Child.

Assim quando em 2022, a Amazon Prime Video estreou a série Reacher, havia um certo receio. A temporada de estreia usou como base o primeiro livro, Killing Floor e o desconhecido Alan Ritchson é exatamente como o personagem é descrito no papel, assim finalmente houve sucesso de fãs e crítica. Céu na Terra!

Sendo fiel à literatura, a série foi ganhando maior público, oferecendo uma narrativa que ressoou tanto com fãs de longa data quanto com novos, e chegamos à terceira temporada onde agora há uma aparente divisão.

Como todos conhecem os livros, ou boa parte, reclamam que a fidelidade tira qualquer suspense e que seria melhor ter novas histórias que ainda não foram publicadas. POis é, não dá para agradar a todos!

Uma das coisas que alimenta essa expectativa é porque a Amazon Prime Video saiu da ordem sequencial dos livros já na 2ª temporada e voltando na ordem cronológica aqui na terceira, que é a adaptação do livro de 2003, Persuarder onde acompanhamos Reacher disfarçado em uma cidade costeira do Maine e buscando vingança. A série está mais violenta, gráfica e densa, mas quem conhece o livro sabe das reviravoltas, tirando o suspense da equação.

Volto a ficar surpresa com essa base de fãs tão diferente das demais, mas eles consideram que seria quase como uma “recompensa” à sua dedicação sem estragar nada para os não iniciados. Será mesmo?

Como Lee Child ainda está escrevendo livros de Reacher, (diferentemente de George R. R. Martin que não entrega o final de sua saga há mais de uma década), eles torcem que o escritor alinhe os livros às futuras temporadas da série.

Um dos trunfos da série é justamente Alan Ritchson que é aprovado unanimamente como Reacher. Ele não é o astro de ação convencional ou um ator dramático, mas entende o personagem por completo e está perfeito em todas as temporadas. Child adora ele e os dois têm trabalhado juntos na composição de Reacher nas telas.

Mas depois de repensar a proposta dos fãs assistindo a terceira temporada, como não sou leitora dos livros, entendo que há uma coerência no que pedem.

As histórias de Reacher são construídas em clichês e impossibilidades para torná-lo o herói improvável, quieto, violento e sarcástico. As cenas de luta são perfeitas e a violência mais realista do que se esperaria de uma série de ação, mas é o que a torna imprevisível.

Nesta terceira temporada de Reacher há uma maior angústia e uma sensação de confusão sobre onde estamos, mas funciona ao acumular corpos e caos em uma típica história de detetive. A performance de Alan Ritchson, continua sendo o ponto forte, e a série parece consolidar ainda mais sua identidade própria.

Não é uma temporada sem falhas, mas ela continua a mostrar que a série sabe aproveitar os elementos que a tornaram bem-sucedida: um protagonista imponente, cenas de ação de tirar o fôlego e uma narrativa instigante. A dúvida, porém, é se esse equilíbrio será capaz de sustentar o interesse do público a longo prazo ou se as próximas temporadas precisarão ousar ainda mais para manter a chama acesa.

MÚSICA REGIONAL

Márcio de Camillo canta músicas de Geraldo Rocca em seu novo trabalho

Os dois me levam de volta ao Litoral Central, definição cunhada por Geraldo Roca para traduzir um pedaço de Brasil onde a água doce domina uma vastidão de terra que, supõe-se, um dia foi mar

01/04/2025 10h00

"O punhal afiado da poesia de Geraldo Roca corta manso na voz de Márcio de Camillo, sem perder o fio, nem a capacidade aguda de ferir de morte o senso comum" Foto: Divulgação/Márcio de Camillo

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Recebo mensagem de Márcio de Camillo me avisando sobre seu novo trabalho. “Márcio de Camillo canta Geraldo Roca”. Um show ao vivo que virou disco e já está disponível nas plataformas digitais.

Aproveito a estrada entre a minha casa e o trabalho para ouvir o disco. Ouvir Roca na voz de Camillo é quase um delírio. Uma surpresa, uma saudade imensa, muitas lembranças. Os dois me levam de volta ao Litoral Central, definição cunhada por Geraldo Roca para traduzir um pedaço de Brasil onde a água doce domina uma vastidão de terra que, supõe-se, um dia foi mar.

A praia pantanal me serve de ponte para unir, em mar aberto imaginário, o Rio de Janeiro – lugar de nascimento – ao coração do Brasil, onde Geraldo Roca se fez e se desfez desse plano. Seu coração, irrigado por sangue pantaneiro, fazia dos campos alagados, das fronteiras paraguaia e boliviana seu berço metafísico. E foi assim sempre.

Talvez isso também sirva pra explicar por que a passagem meteórica dele por aqui tenha início figurado e fim real nestas plagas, onde aprendemos desde cedo a sonhar em Guarany e poemar em Manoelês.

Os carros passam por mim em alta velocidade. Eu ouço Camillo cantando Roca. E me transmuto. O punhal afiado da poesia de Geraldo Roca corta manso na voz de Márcio de Camillo, sem perder o fio, nem a capacidade aguda de ferir de morte o senso comum. Não, Geraldo não cabe em uma única caixinha. E Márcio sabe disso. 

Às vezes, ele encarna um bardo. Um Dylan pantaneiro em letras incomuns, longas e lisérgicas. Em outras, reúne numa só figura a essência folk de Crosby, Still, Nash & Young. Mas nesse universo BeatFolkPolkaRock há espaço para a mansidão de um Caymmi fronteiriço, para a sutileza urbana de um Jobim. Geraldo, como eu disse, não cabe numa caixinha.

E tudo isso se transforma em mais, muito mais, na homenagem à altura dos arranjos, das violas, da flauta, do celo reunidos por Márcio de Camillo nesse show que vira disco e que se torna eterno de agora em diante. Pra gente não se esquecer. Nunca. 

Quando Geraldo Roca decidiu sair de cena, fechar as portas desse mundo, que já lhe arreliara o suficiente, era muito cedo pra isso. Foi o que todos pensamos. Mas ele era dono de seus próprios rumos. Sua poesia e sua música seguem aqui. Pra nossa sorte, a desassossegar nossos ouvidos e almas. Agora, mais ainda, na voz também infinita de Márcio de Camillo. 

P.S.: Márcio. A foto da capa é uma obra de arte. É você nele... É ele em você. Uma fusão, uma incorporação. Cara... que disco!!!

Brasília, 25/3/2025

"Souber ler a música de fronteira"

O cantor, compositor e instrumentista Márcio de Camillo estreou o show “Do Litoral Central do Brasil: Márcio de Camillo Canta Geraldo Roca”, no Teatro Glauce Rocha, no dia 24 de setembro de 2024. Com direção de Luiz André Cherubini, o show é uma homenagem ao “cantautor” Geraldo Roca, falecido em 2015, considerado um dos principais compositores da música regional de Mato Grosso do Sul.

Roca é autor, em parceria com Paulo Simões, da música “Trem do Pantanal”, sucesso na voz de Almir Sater. Considerado maldito por seus pares, era chamado de príncipe por Arrigo Barnabé. Sua produção musical pode ser considerada pequena, se tomarmos como referência a quantidade de composições e discografia, mas analisada a fundo, perceberemos um artista de voz potente e marcante, com composições inspiradas e profundas.

São polcas, rocks, chamamés, guarânias e até baladas, e Márcio de Camilo, amigo e admirador de Roca, aprofundou-se na pesquisa para definir o repertório como “uma panorâmica deste artista reverenciado, cantado e gravado por amigos que, assim como ele, fizeram parte da ‘geração de ouro’ da música pantaneira sul-mato-grossense: Paulo Simões, Alzira E, Geraldo Espíndola, Tetê Espíndola, Almir Sater, entre muitos outros”, como afirma Camillo.

“Além de um músico que eu admirava muito, não só como compositor, mas como violonista, violeiro e cantor, Roca influenciou muito a música da minha geração”, conta o músico. “Além disso, ele era meu vizinho, morava em frente à minha casa. A gente saía para jantar, para conversar, éramos amigos. Conheço a obra dele e vejo a obra dele na minha, compusemos uma canção juntos, em parceria com outros compositores, chamada ‘Hermanos Irmãos’”, relembra Camillo.

“Também dividimos uma faixa no CD ‘Gerações MS’ chamada ‘Lá Vem Você de Novo’. Roca é referência e pedra fundamental na construção da moderna música sul-mato-grossense. Ele soube ler a música de fronteira, mesclando elementos do rock, do pop, do folk, criando um estilo único. Ele é um verdadeiro representante do folk brasileiro”, conta.

A arte visual do show, com fotos feitas por Lauro Medeiros, foi baseada no álbum “Veneno Light”, que Geraldo Roca lançou em 2006. A foto principal de divulgação do show faz referência direta à capa deste álbum, cuja foto original é assinada pelo cineasta Cândido Fonseca. (Da Redação)

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Curiosidades

1º de abril: verdades sobre a origem do Dia da Mentira

Existem várias versões sobre o surgimento da data onde é "permitido" pregar peças

01/04/2025 07h00

1º de abril, dia da Mentira

1º de abril, dia da Mentira pathdoc / Shutterstock.com

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Mentir é um ato provavelmente tão antigo que podemos considerá-lo milenar. No entanto, o Dia da Mentira passou a ser celebrado oficialmente em 1º de abril a partir da instituição do Calendário Gregoriano, no século 16, em substituição ao Calendário Juliano, determinado no Concílio de Trento (o conselho ecumênico da Igreja Católica), na Itália.  

O calendário Gregoriano divide o ano em quatro estações distribuídas ao longo de 12 meses, ou 365 dias, de acordo com o movimento da terra e estabelece o primeiro dia do ano em 1º de janeiro. 

Historiadores contam que, com a instituição do novo calendário pelo papa Gregório XIII, em 1582, parte da população francesa se revoltou contra a medida e se recusou a adotar o 1º de janeiro. Os resistentes à mudança sofriam zombarias pelo resto da população, que os convidavam a festas e comemorações inexistentes no dia 1º de abril. Eram chamados de “tolos de abril”, já que este é o mês que a Páscoa acaba ocorrendo na celebração católica, evento que, anteriormente, iniciava o ano. 

Desse modo, nascia a tradição de zombaria e pregação de peças nesse dia, como uma forma bem humorada de protestar contra novas mudanças. 

Já a Encyclopedia Britannica, do Reino Unido, defende que as verdadeiras origens do Dia da Mentira não são totalmente conhecidas, já que a data é próxima à data de festivais como a Hilária, da Roma Antiga, em 25 de março e a celebração de Holi na Índia, que termina em 31 de março, que podem ter influenciado esse marco. 

No Brasil, a tradição de pregar peças no Dia da Mentira foi introduzida no ano 1828, quando o jornal mineiro A Mentira resolveu fazer uma brincadeira “mentirosa” e trouxe, na sua primeira edição, a morte de Dom Pedro I na capa, sendo publicado justamente no dia 1º de abril. Porém, o monarca só viria faleceu anos depois, em 1834, em Portugal. 

Em todos os casos, a ideia central do Dia da Mentira é fazer alguém acreditar em algo que não é verdade, sendo “feito de bobo”. Hoje, é comum receber ou enviar mensagens com brincadeiras aos mais próximos para dizer que a pessoa “caiu no 1º de abril”. 

Quando se torna um problema clínico

Apesar de ser “permitido” nessa data, a mentira pode se tornar um hábito e comprometer e degradar relações sociais. Notícias falsas ou com dados manipulados, por exemplo, podem ser considerados fake news e são punidas legalmente. 

Para o psiquiatra Fernando Monteiro, existem vários níveis de análise para a questão da mentira. Para ele, mentira é dar alguma informação ou omitir alguma informação de forma deliberada para uma outra pessoa.

“Imagine, por exemplo, uma pessoa que fala que existe uma conspiração da máfia chinesa para matá-la. Se essa pessoa realmente acredita nisso, dizemos que ela está ‘delirando’. Mas se ela não acredita nisso de verdade, ela está ‘mentindo’.Agora, imagine uma pessoa que diga que o Sol é um planeta. Mas ela está dizendo isso pois não teve acesso às descobertas científicas atuais. Nesse caso, ela não está 'mentindo', ela só está 'equivocada'. Como nossa mente é limitada, podemos cometer erros não intencionais. E isso é diferente de 'mentir', comenta o médico.

Fernando continua dizendo que a mentira, assim como diversos comportamentos, faz parte do espectro normal do ser humano.

“Como diria o Dr. House, "todo mundo mente". Não que isso seja certo ou errado, mas é um fato”, afirma e complementa dizendo que devemos tomar cuidado para “não transformar em doença, aquilo que é apenas um comportamento humano.” 

No entanto, existe um ponto onde esse comportamento pode se tornar estranho e anormal, quando deixa de ser algo normal do ser humano e se torna algo “patológico”. O médico explica que, quando uma pessoa desenvolve uma perturbação clinicamente significativa, causando prejuízos na vida social, educacional, profissional, ela desenvolveu um transtorno ou doença mental. 

“Para a mentira alcançar níveis preocupantes do ponto de vista Psiquiátrico, dois fatores são fundamentais: 

  • A pessoa precisa ter uma perda do controle do comportamento. (Exemplo: ela não tem absolutamente nenhum motivo para mentir, mas o impulso de mentir é tão forte que ela o faz.)
  • O comportamento precisa estar afetando várias áreas da vida (relacional, profissional, educacional, etc)”, finaliza. 

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