Correio B

EDUCAÇÃO

Com 100 anos, Arunoe ensina a crianças A tradição da aldeia

Centenária, ela foi convidada a ministrar uma aula sobre a fabricação artesanal da linha de algodão

Continue lendo...

Com 100 anos de idade, Arunoe mantém a tradição de colher o algodão cultivado na Aldeia Lagoinha, no município de Aquidauana, transformá-lo em linha e, posteriormente, em arte. 

Avó do professor de Português e de Língua Terena da Escola Municipal Indígena Marcolino Lili, Alcery Marques Gabriel, 44 anos, ela foi convidada a repassar parte deste conhecimento, que remonta a um século, para estudantes do 5º ao 9º ano da instituição de ensino.

“Ela faz a linha e os tapetes desde a adolescência e aprendeu com os pais dela. O algodão é colhido na aldeia, ela mesma faz a linha, que é o material para o tapete. Esse método é o mesmo durante todos esses anos”, afirma Alcery.

Arunoe tem um nome brasileiro, Albina Candido, mas está distante de outra cultura. A avó centenária se mantém fiel à língua terena e à aldeia em que nasceu e vive até hoje. Em outubro, completa 101 anos, bem vividos como parteira e artesã. “A ideia foi oportunizar que os estudantes conhecessem essa tradição, que não está na internet. Eu tiro por mim: ela também mexia com raízes e, mesmo sendo neto dela, eu não tive interesse em aprender e agora minha avó não consegue mais ir para o mato fazer raizada. Aproveitei enquanto ela consegue andar até a escola para que pudesse demonstrar e resgatar esses conhecimentos tradicionais, dos anciões da aldeia”, explica Alcery. 

“Raizada” é o nome popular na aldeia para o uso de plantas e raízes para fins medicinais. “Sim, são os remédios. Além disso, ela era parteira, mas hoje não consegue mais acompanhar as gestantes. Só ficou mesmo com a linha de algodão, ela se ocupa disso. Na escola, elamostrou como ela colhe, tira as sementes do algodão, até chegar à linha, todo esse processo”, diz, orgulhoso.

Professor de Língua Terena, Alcery diz que precisou ajudar as crianças com algumas traduções, já que Arunoe não fala português.

“A minha aula foi de uma hora e eu juntei todas as minhas turmas, então, foram 75 estudantes. Eu vi o interesse de alguns alunos, porque eles não conheciam ou nunca presenciaram o processo. Então, foi curioso e interessante. Eu vi que eles ficaram impressionados. As crianças de hoje só vivem no celular, é o que ocupa a maior parte do tempo deles. Então, isso foi inusitado”, afirma. 

Alcery diz que a avó adorou participar e já está com uma próxima aula agendada. “Ela achou importante porque está repassando o conhecimento dela para os meninos. Agora queremos que ela fale também com os alunos do Ensino Médio”, ressalta. 

Outro neto de Arunoe, Dionedison Cândido, 40 anos, ficou feliz com a participação da avó. “Ela está com 100 anos, mas é muito lúcida, não é de falar muito, mas está sempre observando todo mundo”, explica. 

Para Dionedison, a cidade está presente 24 horas por dia na aldeia. “Por isso, é importante que os mais velhos transmitam esse conhecimento. A juventude não tem noção de como é feita a linha de algodão, por exemplo, um trabalho que ainda é produzido na aldeia. Nós vivenciamos o passado por meio dessas histórias e dessas pessoas”, ressalta. 

PRÊMIO

Oscar: Quem são os brasileiros que foram pré-indicados?

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas.

16/12/2025 22h00

Wagner Moura no filme

Wagner Moura no filme "O agente secreto" Divulgação

Continue Lendo...

O Brasil apareceu em peso entre os pré-indicados ao Oscar 2026. Nesta terça-feira, 16, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a "shortlist" de doze categorias, com produções e profissionais brasileiros aparecendo em cinco delas. A lista final de indicados será revelada em 22 de janeiro.

'O Agente Secreto - Melhor Filme Internacional

O filme de Klebler Mendonça Filho é um dos 15 semifinalistas na categoria de filme internacional, concorrendo com produções como Foi Apenas um Acidente e Valor Sentimental.

O longa-metragem tem tido uma bem-sucedido carreira internacional, com veículos especializados já considerando a indicação na categoria como certa. O filme também é cotado para concorrer a Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Filme.

Gabriel Domingues - Melhor Escalação de Elenco por 'O Agente Secreto'

O Agente Secreto ganhou ainda uma vaga entre os pré-indicados a Melhor Escalação de Elenco, categoria que fará sua estreia no Oscar 2026. O filme concorre com produções como Frankenstein, Hamnet, Marty Supreme e Uma Batalha Após a Outra.

O profissional responsável pela escalação do elenco de O Agente Secreto é Gabriel Domingues, produtor com longa experiência na indústria. Pelo trabalho no filme brasileiro, ele também apareceu na shortlist de melhor elenco do Critics Choice Awards.

O Agente Secreto conta com, além de Wagner Moura, nomes como Maria Fernanda Cândido, Tânia Maria, Gabriel Leone, Alice Carvalho e Udo Kier.

'Apocalipse nos Trópicos' - Melhor Documentário

O documentário Apocalipse nos Trópicos, da cineasta Petra Costa, está entre os pré-indicados ao Oscar de Melhor Documentário. O filme aborda a relação entre política e religião no Brasil e traz entrevistas com personalidades como o presidente Lula e o pastor Silas Malafaia.

A cineasta brasileira foi indicada na mesma categoria em 2020, com o documentário Democracia em Vertigem (2019). Na ocasião, a estatueta ficou com American Factory. Neste ano, ela tem como concorrentes filmes como The Perfect Neighbor, Cover-Up e Yanuni, coprodução brasileira.

'YANUNI' - Melhor Documentário

O documentário dirigido por Richard Ladkani também ganhou uma vaga entre os pré-indicados na categoria. O filme é coproduzido pela Cacica Juma Xipaia, brasileira que é uma das lideranças indígenas do povo Xipaya, e pelo ator Leonardo DiCaprio.

O longa acompanha a trajetória de Juma e do marido, o agente do Ibama Hugo Loss, na luta contra o avanço da mineração e do garimpo em terras indígenas na Amazônia. O filme foi bem recebido em festivais internacionais e ganhou o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Adolpho Veloso - Melhor Fotografia por 'Sonhos de Trem'

O brasileiro Adolpho Veloso tentará uma indicação na disputada categoria de Melhor Fotografia por seu trabalho no filme Sonhos de Trem, dirigido por Clint Bentley e disponível na Netflix.

Paulista de 37 anos, Adolpho tem ganhado destaque em Hollywood e vai trabalhar no próximo filme de M. Night Shyamalan. Seu trabalho em Sonhos de Trem tem sido elogiado pela crítica e também foi indicado ao Spirit Awards, premiação do cinema independente, e ao Critics Choice Awards.

'Amarela' - Melhor Curta-Metragem

O curta Amarela, de André Hayato Saito, está pré-indicado a Melhor Curta-Metragem Live-Action. Ele também chegou a ser o único representante da América Latina a disputar a Palma de Ouro de curta-metragem, no Festival de Cannes, em maio, mas o prêmio foi concedido a I'm Glad You're Dead Now, de Tawfeek Barhom.

O filme acompanha Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, e torce pela seleção brasileira no jogo contra a França da final da Copa do Mundo de 1998. Ela, porém, sofre uma violência.

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).