Correio B

ANIMAÇÃO

Com animador de Campo Grande, série O Menino Maluquinho foi lançada na Netflix

A série foi lançada no dia das crianças, sendo a primeira animação infantil brasileira do canal

Continue lendo...

No dia de 12 de outubro, a Netflix aproveitou a data em comemoração do dia das crianças para lançar sua primeira série de animação infantil, O Menino Maluquinho, tendo como um dos animadores o artista sul-mato-grossense Felipe Insuela, 29 anos. 

O projeto inédito é uma adaptação do clássico da literatura infanto-juvenil brasileira escrita por Ziraldo. 

O animador, que é de Campo Grande, diz ser muito satisfatório ter feito parte deste projeto. 

“É uma série que eu cresci junto, eu assisti ao filme quando era criança. É uma coisa que eu já tinha um contato, que fez parte do meu crescimento, então foi muito bacana ter essa experiência”, disse.

Felipe explica que, como artista, é uma experiência muito interessante fazer parte de algo que já se gostava anteriormente, que já teve um contato e uma história. 

Até chega a trabalhar com animação, Felipe começou como designer gráfico, fazendo um curso na área posteriormente. 

Conforme ele relata, ao começar a trabalhar com isso, o cenário da área era ainda mais restrito aqui no Estado, então ele precisou fazer cursos fora. A faculdade de design gráfico ele fez na Belas Artes, em São Paulo. O curso de animação, na Vancouver Filmes, no Canadá. 

“É um mercado que não tem tanto incentivo, então é difícil você conhecer alguém que trabalha com animação, que trabalha com ilustração, alguma coisa assim. Hoje em dia já melhorou muito por causa da internet, mas antigamente era bem mais complicado”, explica. 

Antes de chegar ao projeto do Menino Maluquinho, Felipe trabalhou com animação para comerciais e em alguns projetos independentes. 

Posteriormente, entrou na Birdo, estúdio em que animou o desenhos Ninjin, da Cartoon Network, e Ba Da Bean, da Discovery Kids Brasil, participando, mais recentemente, do Menino Maluquinho, uma produção da Chatrone para a Netflix.

Desenvolvimento da série  

Ao ser perguntado sobre seu processo criativo, ele conta que é algo feito em equipe. Além disso, todo o projeto foi feito com equipes trabalhando remotamente. 

“Animação é uma coisa que envolve muitas pessoas e é muito difícil. É praticamente impossível você fazer sozinho um projeto dessa magnitude. Envolve muitas áreas diferentes, muitas especializações diferentes. Se for contar todo mundo de produtores, dubladores e pessoal da arte, foram quase 300 pessoas trabalhando”, explicou. 

Apenas com relação à equipe de animadores, ele estima que foram entre 40 e 50 os que participaram, em um projeto que começou em 2020. 

Divulgação

Ziraldo  

Com relação ao fato da série brasileira ser uma animação inédita, os produtores destacam a importância da regionalidade aparecer na série. 

“O Ziraldo é de Minas Gerais, então, ter essa visão de outros estados, cidades menores, eu acho que enriqueceu muito a obra”, destacou Felipe. 

A produtora enfatiza que a obra do Ziraldo é atemporal. “Trazer a história para a atualidade foi um desafio muito gostoso e contamos com todo o apoio da equipe para fazer acontecer'', relataram em nota.

“O Menino Maluquinho é uma série sobre o poder de mudar o mundo usando a criatividade. Procuramos trazer arcos que incentivem as crianças a usarem sua imaginação, algo que sempre esteve presente nas obras do Ziraldo. Além disso, buscamos trazer novas aventuras e em um diferente contexto. Ziraldo e sua família ficaram muito satisfeitos com o resultado”, destacou produtora Chatrone. 

Ziraldo, “pai” do personagem, diz ser uma “alegria ver esse menino divertindo mais uma geração de brasileiros, agora trazendo discussões e desafios da infância e adolescência, com temas atuais e num formato inédito".

A ideia é que pais e filhos assistam juntos, seja para  relembrar a infância, seja para criar novas memórias. 

A série  

A produção já conta com 9 episódios disponíveis no catálogo da Netflix. Segundo Felipe, ainda serão lançados pelo menos mais 2 blocos. Mas, até o momento, não há mais informações sobre datas e detalhes. 

Segundo a produtora da série, esta é a primeira vez que a obra vira série em animação, prometendo surpresas com novos personagens e um enredo que inclui temas contemporâneos ao universo de O Menino Maluquinho. 

Espera-se que a adaptação crie uma nova geração de fãs do garoto da panela na cabeça, "com o olho maior que a barriga e vento nos pés" – e que também já foi retratado em filmes e quadrinhos. 

Desde o seu lançamento na década de 1980, os livros de Ziraldo foram publicados em mais de 10 países e venderam mais de 4 milhões de cópias, permanecendo na memória afetiva dos brasileiros.

Saiba mais   

Com produção da Chatrone para a Netflix, O Menino Maluquinho tem adaptação de Carina Schulz e Rodrigo Olaio, direção de Beto Gomez e Michele Massagli, direção de arte de Beta Kruger e Walkir Fernandes e direção de animação de Fits. Gustavo Suzuki é o roteirista-chefe. 
 

 

@@NOTICIAS_RELACIONADAS@

Correio B+

Bem-estar B+: Confira dicas para alimentação e hidratação durante grandes eventos e festivais

Com a alta de eventos e shows no Brasil, nutricionista ensina como se manter saudável e hidratado.

29/03/2025 17h00

Bem-estar B+: Confira dicas para alimentação e hidratação durante grandes eventos e festivais

Bem-estar B+: Confira dicas para alimentação e hidratação durante grandes eventos e festivais Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Seja no Carnaval, em festivais de música, shows ou qualquer grande evento ao ar livre, manter-se hidratado e bem alimentado é essencial para aproveitar a experiência com energia e disposição.

A top model e nutricionista Marcelle Bittar compartilha dicas valiosas de alimentos que ajudam a manter o corpo hidratado e nutrido durante dias intensos de diversão, seja na avenida, em um festival ou em longos dias de entretenimento.

Confira as dicas da profissional:

*Frutas Hidratantes e Refrescantes

Nada melhor do que uma fatia de melancia, abacaxi ou laranja para refrescar entre um show e outro. Essas frutas são ricas em água e ajudam a manter o corpo hidratado naturalmente.

"Frutas como melancia, melão e laranja são ideais para repor líquidos de forma saborosa e refrescante, além de fornecerem vitaminas essenciais para o sistema imunológico", afirma Marcelle.

*Água de Coco

Uma excelente alternativa às bebidas açucaradas e alcoólicas, a água de coco é rica em potássio e auxilia na reposição dos eletrólitos perdidos pelo suor.

"É uma bebida natural e leve, ótima para a hidratação, que pode ser consumida tanto em blocos de Carnaval quanto em festivais de música e eventos ao ar livre", diz a nutricionista.

*Sucos Naturais

Sucos frescos feitos com frutas são excelentes aliados para quem precisa de um impulso de energia durante a maratona de shows e festas.

"Experimente combinar frutas como abacaxi, morango e manga com água de coco ou água gelada. Além de refrescantes, são ricos em antioxidantes que ajudam a proteger a pele do sol", recomenda Marcelle.

*Saladas

Nas refeições entre um evento e outro, as saladas são uma ótima opção. Leves e fáceis de digerir, elas proporcionam grande poder de hidratação, especialmente quando preparadas com ingredientes como pepino, alface, tomate e cenoura.

"Adicione proteínas magras, como frango grelhado ou ovos, para tornar a refeição mais completa sem pesar", sugere a nutricionista.

Com essas dicas de Marcelle Bittar, fica mais fácil manter-se hidratado e bem nutrido em qualquer grande evento, garantindo energia e bem-estar durante toda a programação. E, claro, não se esqueça de beber muita água ao longo do dia – a hidratação é essencial para aproveitar ao máximo cada momento!

Correio B+

Destinos B+: Brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025

A combinação de praias paradisíacas, destinos urbanos e atrações culturais segue atraindo turistas

29/03/2025 15h30

Destinos B+: Brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025

Destinos B+: Brasileiros e estrangeiros impulsionam buscas por viagens no país em 2025 Foto - Pinterest

Continue Lendo...

Com base em um levantamento de buscas realizadas revela tendências de viagens para a baixa e alta temporada de 2025. Os dados mostram que tanto os viajantes brasileiros quanto os estrangeiros demonstram um crescente interesse pelo Brasil nos próximos meses, refletindo a diversidade de destinos e experiências disponíveis no país.

De acordo com a Booking.com, a combinação de praias paradisíacas, destinos urbanos e atrações culturais segue atraindo turistas: o Brasil figura entre os cinco países mais buscados por viajantes de todo o mundo nos próximos meses (abril a junho de 2025), depois da Espanha, Itália, Estados Unidos e França, registrando um aumento de 61% nas buscas em relação ao mesmo período do ano passado.

Importante mencionar que os dados são referentes a pesquisas de acomodação realizadas, o que não necessariamente significa reservas. Então vamos lá...

Baixa temporada 2025: para onde os brasileiros querem viajar? 

Durante a baixa temporada, entre abril e junho de 2025, destinos nacionais figuram em destaque entre os brasileiros. Entre os destinos mais buscados por viajantes do país, o Rio de Janeiro lidera o ranking e apresenta 63% de crescimento nas buscas em comparação ao mesmo período do ano passado.

Em seguida estão São Paulo (+12%) e Ubatuba, no litoral paulista, que registrou um aumento expressivo de 133% nas buscas. João Pessoa (+65%), que entrou na lista global da Booking.com de destinos tendência para 2025, e Porto de Galinhas (+42%), em Pernambuco, fecham o ranking. Esses números refletem a preferência dos brasileiros por destinos que oferecem tanto belezas naturais quanto infraestrutura turística consolidada. 

Alta temporada: os destinos favoritos dos brasileiros em julho 

Para as viagens programadas para julho, mês tradicionalmente movimentado no turismo devido às férias escolares, o ranking dos destinos mais buscados entre os brasileiros apresenta Santiago, no Chile, como destino mais procurado, com um crescimento de 14% nas pesquisas comparado ao mesmo período do ano passado.

Em seguida, os lugares favoritos para as férias desse ano incluem Gramado, no Rio Grande do Sul, a capital cearense Fortaleza (+11%), Maceió (+73%), em Alagoas, e a cidade baiana Porto Seguro, que se destacam pelo clima ameno serrano e pelas praias paradisíacas no Nordeste, oferecendo experiências variadas que vão do turismo gastronômico e cultural ao lazer à beira-mar. 

Brasil no radar dos turistas estrangeiros para o meio do ano 

O levantamento também demonstrou um grande interesse dos estrangeiros pelo Brasil na alta temporada, com crescimento significativo nas buscas. O Rio de Janeiro lidera o ranking entre os destinos brasileiros mais procurados por turistas internacionais em julho de 2025, com um aumento de 80% nas pesquisas em comparação ao ano passado.

Em seguida, aparecem a fluminense Búzios (+144%), a capital catarinense Florianópolis (+108%), Foz do Iguaçu (+248%), no Paraná, e a pernambucana Porto de Galinhas (+153%), o que reforça o potencial do Brasil para atrair turistas de diferentes perfis, interessados tanto em destinos litorâneos quanto em roteiros urbanos e de ecoturismo. 

Entre as nacionalidades que mais estão de olho no Brasil para julho, os vizinhos sul-americanos aparecem na liderança: argentinos (+137%), seguidos pelos chilenos (+53%). Já os franceses (+66%) figuram na terceira posição, à frente dos americanos (+57%). 

Tendências de viagens aéreas: os voos mais pesquisados pelos brasileiros 

Além das buscas por acomodações, os dados da plataforma da Booking.com revelam quais destinos estão em alta quando o assunto é a procura dos brasileiros por passagens aéreas. Na baixa temporada³ (abril a junho de 2025), os destinos domésticos mais buscados para voos refletem o desejo por sol e praia. Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, lidera o ranking com um impressionante aumento de 312% nas buscas em comparação ao ano anterior.

O Rio de Janeiro aparece na segunda posição (+226%), seguido por Recife, em Pernambuco (+152%), São Paulo (+103%) e Salvador, na Bahia (+112%). Já entre os destinos internacionais, os destaques são Lisboa, em Portugal, (+51%), Madrid, na Espanha (+105%), Paris, na França (+66%), Santiago, no Chile (+34%) e Orlando, nos Estados Unidos (+89%). 

No período da alta⁴ temporada (julho de 2025), os destinos nacionais que registram maior aumento nas buscas dos brasileiros por voos mostram a força do turismo nordestino. Salvador, na Bahia (+148%), lidera o ranking, seguida por Recife, em Pernambuco (+43%), pela capital cearense Fortaleza (+56%), Maceió, em Alagoas (+46%) e Natal, no Rio Grande do Norte (+49%).

Também para as férias de julho, os destinos internacionais mais pesquisados incluem Santiago, no Chile (+37%), Lisboa, em Portugal (+8%), Bristol, no Reino Unido (+16%), Buenos Aires, na Argentina (+20%) e Madrid, na Espanha (+66%). 

E o seu destino, também é aqui dentro do Brasil?
Então, boa viagem...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).