Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quarta-feira, 5 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Bráulio Bessa  Escritor brasileiro
A única previsão que é certa sobre o tempo é que ele 
vai passar. Por isso cada momento deve ser aproveitado, vivido e depois guardado na caixa do pensamento”.

 

FELPUDA

Muitos comentários pelos corredores dos Poderes sobre certo dirigente de importante órgão que estaria considerando o local “um porre” e de função enfadonha. Sem muita paciência para tratar de algumas questões ligadas ao seu comando, conseguiu transferi-las para outro setor. Para piorar a situação, o segundo na escala também não se esforça nadica de nada para auxiliar. Há quem diga que logo, logo, pode ser que ocorram mudanças. Afinal...

Cultura

A feira de arte contemporânea Junta realizará residência artística, com inscrições abertas até 7 de setembro. Serão dois artistas, um de Minas Gerais e outro de qualquer outro estado brasileiro ou do Distrito Federal.

Mais

O evento será no espaço Funarte MG, entre 15 de outubro e 3 de novembro de 2024. A seleção do edital inclui subsídio e ajuda de custo. Mais informações no site do Ministério da Cultura.

 

Divulgação/ 

O programa “Agro Educativa”, apresentado pelo jornalista Osmar Bastos na Rede Educativa, será exibido para todo o País na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a partir da segunda quinzena deste mês. Em MS, a exibição do programa ocorre aos domingos, às 9h30min, e às terças-feiras, às 7h. Em rede nacional, ele vai ao ar nos sábados, às 6h30min (horário de Brasília). Em formato de dois blocos e duração de 26 minutos, esse é o único programa do Centro-Oeste voltado para o agronegócio escolhido pela emissora. O “Agro Educativa” completa dois anos no próximo mês e já recebeu um prêmio de jornalismo e foi finalista em outro, ambos promovidos pela Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.

 

Foto-Arquivo/ Evanise Leal Pinto Costa e Maricy Leal Costa

 

Wanessa Miranda/ Imagens- Nicollas Calligaro/ 

“Estilo”

Duas figurinhas lotadas na administração municipal resolveram prestigiar o ex-chefe Marcos Trad e postaram vídeos de sua candidatura a vereador nas respectivas redes sociais. Aí, tiveram que encarar o “estilo”: anoiteceram “barnabés” e acordaram exonerados. Pode até ser que a causa não seja essa, mas em ano eleitoral, ninguém quer viver com o inimigo dormindo ao lado. E sai debaixo!

Em cena

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul entrou em campo para intermediar a briga por melhorias salariais entre a categoria de policiais civis e o governo do Estado. A Mesa Diretora criou a Comissão Temporária de Representação de Acompanhamento e Mediação do Processo de Tratativas. Integram o grupo de trabalho os deputados estaduais Renato Câmara, Pedrossian Neto e Caravina. A comissão terá prazo determinado de seis meses para a conclusão de suas atividades.

Sonhando

As pesquisas que vêm sendo divulgadas devem estar fazendo com que candidatos a prefeito de Campo Grande tenham sonhos com índices, gráficos e simulações indo e vindo a todo momento. Os números, pelo menos por enquanto, não indicam quais os nomes que vão para o segundo turno. Apesar de faltar apenas 30 dias para as eleições, muita água vai passar por debaixo da ponte.

Aniversariantes

 Dr. Celso Cestari Pinheiro, 
Mariana Medeiros Navarro Santos, 
Celso Luiz Brasil Ovelar Filho, 
Marlene Anache Hage,
Arlindo Ramão Florentino, 
Carlos Lopes dos Santos,
José Magalhães da Costa,
Vilson Zanatta,
Lilian Rosa Corrêa Pinto Magalhães,
Caroline Rizzo,
Eliane Schneider Pondskoski,
Talissa Nayra Siqueira da Silva, 
Cleonice Nakasone Arakaki,
Alfredo Guenhu Asato, 
Gilson Cândido Braguini,
Hélio de Lima, 
Ivan Carlos dos Santos,
Fabrizio Kleiton Cândido,
Kênia Maciel Lacerda, 
Wagner Luiz Ribeiro,
Márcia Atanasio Fontoura Davalos, 
Maria Celéne de Figueiredo Nessimian, 
Tatiane Bombassaro, 
Marceleide Hartterman Marques, 
Zelmo de Brida, 
Leila Brandão, 
Ilton Arashiro,
Roberta Novais Ferreira, 
Honorato de Souza,
Luiz Alberto Freire Teixido,
Juliano Reinheimer,
Carlos Roberto Hesporte,
Janete Matos da Silva,
Sebastião Roberto Collis,
Nair Moraes Freitas,
Afrânio Motta Filho,
Maura Glória Lanzone,
Adeny de Souza,
Emília Sabatel Giordano,
Dr. Carlos Fabrício Friesbach, 
José Antônio dos Santos,
Lenine Rosa Duarte,
Djair dos Santos Castanho,
Gavina de Azevedo Flores Baldo,
Sônia Regina de Jesus,
Dr. Carlos Nobuyoshi Ide,
Anna Leda Saab, 
Ricardo Bertoni,
Kátia Regina Nunes da Cunha, 
Ana Carla Burgatt Freire,
Chesla Peters dos Santos,
Yone Stella Medeiros,
Marlene Pereira de Souza,
Janete dos Santos Pereira,
Epaminondas Luiz Cardoso,
João Affonso de Barros Mello,
Roberto Alberti,
Luiz André Bobato,
Obdulia Rodrigues Marcelino,
Letícia Maria de Souza,
João Eduardo Bueno Netto Nascimento,
Letícia Naveira,
Odilson de Moraes,
Dr. Geraldo Vinícius Ferreira Hemerly Elias,
Evelyna Ruth Dutra Vieira,
Valdi Dantas de Oliveira,
Thiago Bonadia Sbroggio, 
Dr. Jean Carlos Alves,
Jonny Adriano Mazochin,
Anísio Ziemann,
Simone Antunes Molina,
Gabriel Braite,
Dr. Luiz Aleixo da Silva Filho, 
José Antônio de Moura,
Kátia Christina de Lima Paulo,
Giovani Carlos Barreto Mendes,
Cleomedes Carlos Fechner Victório,
Luiz Fernando de Ávila Pereira,
Sandra Aparecida Marques Gonzaga,
Idmilson Rodrigues de Almeida Júnior, 
Aderval do Nascimento,
Fredson Freitas da Costa,
Milene Sant’ana Baptista,
Gilson Carvalho da Silva,
Cilnei Flôres Amaral,
Ilka Flores Rego e Silva,
Suely da Silva Alves Araújo,
Dr. Nelson Trad Filho, 
Maria Gabriela Trad, 
Carolina Cury Braff Brandi,
Dr. Jorge Luiz Miranda, 
Ismael Gonçalves Mendes,
Jorge Aguiar da Silva,
Kazuza Elisângela Vargas Brites,
Cláudia Pereira da Silva Santos,
Luiz Mário Araujo Bueno,
Mariusa Roberto da Silva Sachelaride,
Nathaly Marceli de Souza Santos,
Maria Lúcia Pereira de Souza, 
Paula Alexsandra Consalter Almeida,
Cláudio Roberto Schutze,
Valéria Gauze,
Altamiro de Oliveira Gregório,
Áureo Gentil Rossoni,
Lucila Ferreira Nunes.

*Colaborou Tatyane Gameiro

MEMÓRIA

Tania Menna Barreto, terceira mulher de Raul Seixas, lança livro sobre vida do cantor

No livro "Pagando Brabo: Raul Seixas na Minha Vida de Amor e Loucuras", Tania Menna Barreto, terceira mulher do roqueiro baiano, reabre o baú da vida pessoal do artista, com quem fez canções e mergulhou em idílio romântico

16/09/2024 10h00

Raul Seixas e Tania Menna Barreto: 35 anos após a morte do músico, cantora e compositora publica as suas recordações do que viveu ao lado do roqueiro

Raul Seixas e Tania Menna Barreto: 35 anos após a morte do músico, cantora e compositora publica as suas recordações do que viveu ao lado do roqueiro Foto: DIVULGAÇÃO/ACERVO PESSOAL

Continue Lendo...

Quando morreu, em 1989, o baiano Raul Seixas já tinha deixado sua marca no rock e na música brasileira graças a uma discografia de muitos clássicos – “Gita”, “Al Capone”, “Meu Amigo Pedro”, “A Maçã”, “Sapato 36”, “How Could I Know”, “S.O.S.”, etc. –, a shows antológicos e a outras aparições públicas sempre pontuadas pela irreverência, que se tornou uma das marcas do roqueiro.

Ele é reconhecido, dentro e fora do rock, como um músico de mão cheia por, entre outros motivos, conjugar a música nordestina com o ritmo de Chuck Berry.

Mas a partida de Raul, mesmo com os fãs sendo meio que preparados por um estado de saúde que ia se agravando até o triste epitáfio, abriu um vácuo ainda hoje sentido na cena musical do País. E, em vez de silêncio, provocou um brado ruidoso de comoção com fôlego que parece não ter fim. 

São dezenas de livros e filmes, como “Raul – O Início, o Fim e o Meio” (2012), de Walter Carvalho, que repassam a trajetória do artista, destacando sempre seu talento, a personalidade irrequieta e as errâncias do destino e da vida desregrada.

A constante renovação de público, desde crianças à terceira idade, junto aos “raul-maníacos” da velha guarda sempre de plantão, garante a presença da marca do Maluco Beleza nas prateleiras de lojas e menus virtuais do comércio on-line mais de três décadas após a parada cardíaca que o levou, em 21 de agosto de 1989, aos 44 anos, em São Paulo. 

Com 17 discos lançados e 26 anos de carreira, dali em diante Raul apenas consolidaria, por força de tanta adoração, o título de Pai do Rock Brasileiro.

Em 2013, depois de 25 anos sem pisar no País, o norte-americano Bruce Springsteen abriu seus shows, em São Paulo e no Rio de Janeiro, cantando “Sociedade Alternativa”, em um português tão bem articulado que surpreendeu não somente pela homenagem, mas também pelo esforço com a língua. 

Por tudo isso, embora exista muita gente que faça críticas e considere até oportunismo, há sempre uma plateia ávida por consumir Raul do jeito que for. É por isso que, quando o mercado editorial sinaliza com novidades, há sempre interesse. 

PAGANDO BRABO

O livro “Pagando Brabo: Raul Seixas na Minha Vida de Amor e Loucuras” apresenta a autobiografia de Tania Menna Barreto, terceira mulher de Raul. O lançamento da Ibis Libris Editora conta histórias e aspectos menos conhecidos da sua vida pessoal e ao lado do cantor. 

No dia 21 de agosto, completaram-se 35 anos da morte de Raul. Tania diz que resolveu contar sua história para “não haver distorções e não se criar uma lenda distante da verdade”.

Raul Seixas teve cinco mulheres, três delas mães de suas filhas Simone, Scarlet e Vivian. Com Tania, Raul compôs músicas como “Pagando Brabo”, também título do livro, e viveu o prenúncio de seu sucesso. 

Para a produção de sua autobiografia, Tania Menna Barreto teve a colaboração do jornalista baiano Tiago Bittencourt, que hoje reside em Brasília e que também já lançou uma publicação sobre Raul em 2017.

UNIVERSO SEIXISTA

Segundo a produtora cultural Gabriela Mousse, uma das prefaciadoras, Raul Seixas foi como um meteoro, um fenômeno. Até hoje, dificilmente um show acontece sem o famoso “Toca Raul”, e seus fãs estão sempre atentos a qualquer coisa que lhes permita conhecer mais de perto o seu ídolo querido. 

“Tania é extremamente corajosa, fala o que pensa, doa a quem doer. Sempre se mostrou muito livre, muito dona de si, e sempre esteve fora dos padrões. Talvez por isso Raul a escolheu, e juntos viveram todas as loucuras e amores”, diz Gabriela.

“Este livro vai sacudir o universo Seixista, é uma delícia. Ela foi uma importante parceira de composição de Raul, e acho justo que o mundo saiba disso. A música ‘Pagando Brabo’ é uma chance de se conectar com Raul Seixas de forma livre e leve. Vocês vão sentir tudo isso ouvindo-a. Lendo ‘Pagando Brabo’, as conexões serão com Tania, Raul e com muitos outros personagens interessantes. Alguns fatos ainda não eram de domínio público, e Tania os traz à tona”, destaca a produtora cultural.
 

Tania, cantora e compositora, conta que sempre teve vontade de compartilhar suas histórias em um livro. 
“É claro que ter convivido com Raul Seixas, o maior roqueiro do Brasil, é um excelente motivo para não guardar tudo só para mim. Por isso, resgato aqui memórias que mostram sua personalidade e como era estar ao lado dele”, relata a autora.

“Jamais imaginei que Raul se tornaria o fenômeno que se tornou. Jamais pensei que ele seria um imortal. Mas ele sempre disse que ‘tinha vindo ao mundo para deixar sua digital no planeta’. E deixou”, completa.

Assine o Correio do Estado

diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

16/09/2024 00h01

Continue Lendo...

Leandro Karnal escritor brasileiro

Mire em ser mais do que o que você é, mas saiba exatamente quem você é, para que o mundo não precise lembrá-lo disso com frequência”.

FELPUDA

Com binóculos na direção das eleições de 2026, políticos estão de olho na cobiçada cadeira de presidente da Assembleia Legislativa de MS. E as articulações para chegar ao pódio estão começando desde já. Sabe-se que em um certo partido dois “atletas” estão polindo as chuteiras e fazendo aquecimento para entrar em campo, brilhar nos dribles e, então, tentar marcar o gol da vitória. Detalhe: um deles estaria tentando dar rasteira no outro para comandar a torcida. Afe!

Resgate

Mantidos em regime de trabalho análogo à escravidão em uma carvoaria de Aquidauana, nove cidadãos paraguaios foram recentemente resgatados por equipes do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e da Polícia Militar Ambiental.

Mais

Além disso, eles eram explorados no “armazém” da esposa do dono do local, mantendo uma relação
de servidão por dívidas, sem direito a ir e vir. Resumo da ópera: os acusados terão de pagar R$ 550 mil entre acertos e obrigações trabalhistas às vítimas.

Zulma Marques Alvares e Algemiro Claro Alvares, que comemoram bodas de fabulita (64 anos de casamento) nesta segunda-feira. Foto: Arquivo Pessoal
Franziska Hubener. Foto: divulgação

Tempero

A visita a Campo Grande do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, serviu para apimentar o caldeirão político nesse auge da campanha eleitoral. Ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro, ele não deixou de dar uma estocada nos adversários de sua candidata, a prefeita Adriane Lopes. Disse que o seu ex-chefe teria sido induzido ao erro ao declarar apoio à candidatura tucana, fazendo aliança. Vai saber...

Iceberg

Nas hostes tucanas, há quem esteja dizendo que o vídeo gravado pelo ex-presidente Bolsonaro afirmando que seus candidatos em Campo Grande são Beto Pereira para prefeito e Coronel Neide a vice
teria deixado muito a desejar.

Segundo eles, Bolsonaro estava com expressão muito séria, ficou a maior parte do tempo com as mãos nos bolsos, e somente quando foi declarar seu apoio é que apontou uma delas para seus “pupilos”. Os queixosos dizem que parecia um gelo só.

Poeirão

Os deputados estaduais estão sujando os sapatos nessa campanha eleitoral. Participam das sessões e, logo em seguida, trabalham para tentar eleger seus candidatos a prefeitos e vereadores. Às segundas, sextas, sábados e domingos, eles vêm levantando poeira nos municípios. O motivo é um só: conquistar prefeituras e cadeiras nas Câmaras Municipais, pois precisam garantir o futuro, ou seja, reeleição ou voos mais altos em 2026.

Aniversariantes

  • Dra. Viviane Almeida Nogueira Orro,
  • Johnny Guerra Gai,
  • Regina Helena de Souza Campos Martins,
  • Edil Afonso Albuquerque,
  • Livia Vollkopf,
  • Dr. Amantino Soares Rocha,
  • Eliza Maria Albuquerque Palhares,
  • Maria de Fátima Targino Viegas,
  • Vera Lucia de Brito Martins,
  • Edy Assis de Barros Amaral,
  • Jamilson Name,
  • Safira Ribeiro da Rocha,
  • Afif Queder,
  • Reinaldo da Rosa Silveira,
  • Mabel Regina Menezes Kaczan,
  • Maria Aparecida Ortiz,
  • Nivia de Paula Moraes Oliveira,
  • Jaime Batalha Filho,
  • Alessandra Fortes Rodigheri,
  • Eduardo Alcântara,
  • Pe. Wilson Gualberto dos Santos,
  • Tânia Maria Nóbrega,
  • Moema Borges de Oliveira Lima, Dra. Georgiana Silva Nascimento Zahran,
  • Gabriela Dória,
  • Juber Nantes Coelho Junior,
  • Wilson Cabral Tavares,
  • Pedro Alves de Oliveira,
  • Tereza Nunes da Silva,
  • Cândida Maria Corrêa Pereira Prates,
  • Fabrina Antônia Almeida
  • de Macedo Coelho,
  • Rhaiza Rejane Neme de Matos,
  • Elisabete Aparecida Nogueira Queiroz Campos,
  • Nilton Luciano dos Santos Junior,
  • Robson Borges Batalha,
  • Maria Tamae Yamakawa Takamura,
  • Daniela Domingos Alves,
  • Marco Antonio Guimarães Falcão,
  • Baltazar Soares da Silva,
  • Adélia Garcia Rocha,
  • Maria Aparecida Gil Alvarenga Flor,
  • Dr. Paulo Roberto Santos Azambuja Gomes Rea Junior,
  • Dr. João Siqueira,
  • Dr. Roosevelt Louback de Carvalho, Dr. Clébio Pereira Vasconcellos,
  • Kelly Cristina Silva Nakasone, Maria Gichek Salimon,
  • Antônio de Castro,
  • Adalberto Silva de Oliveira,
  • Carlos Augusto Georges,
  • Edison Lorenzetti,
  • Aida Fonseca Vieira,
  • Maria Aparecida Martins de Souza,
  • Aparecida Marcílio Gamba, Cristiane Soares,
  • Maria de Fátima Costa Torres,
  • Clarindo Santos de Rezende,
  • Francisco Assis Borges,
  • Elias Londres,
  • Maria Salete Nascimento,
  • Meire Carolina Santos,
  • Janice Nascimento,
  • Humberto Rezende Pereira Filho, Dr. Miguel Duailibi Neto,
  • Maria Aparecida Bica,
  • Luciene Margot de Araújo Silva Teles,
  • Pedro de Souza Pinto Neto,
  • Walquiria Carvalho Capusso,
  • Luiz Hidenoi Moroto,
  • Ivo Meireles Bueno,
  • Jaime dos Santos,
  • Antônio Sérgio Ribeiro Arruda,
  • Rosemeire Aparecida Dolce,
  • Silmo César Paulon,
  • Luiza Vieira Conde,
  • Maria Lúcia Ferreira,
  • Valtedon Martins de Novaes,
  • Márcia Brandão de Lima,
  • Dr. Carlos Roberto Moreira,
  • Cristina Barbosa dos Santos,
  • Elza Coelho da Silva,
  • Ana Rosa Pedrosa Vera Martins,
  • Davi da Silva Cavalcanti,
  • Caio Vinicius Trindade,
  • Edson Luiz Coelho das Neves,
  • Dr. Renate Vogl Hargesheimer,
  • Ronaldo Silveira Cobianchi,
  • Maria Regina de Castello Branco,
  • Guilherme Jiro Tsuge,
  • Michel Cordeiro Yamada,
  • Rafael Kenny Kiatake,
  • Lúcia Taniguchi Takeuti,
  • Vantuir Antonio Grasseli Luiz, Roberto Silveira Maia,
  • Kátia Katsumi Arakaki,
  • Guilherme Rohwedder Neto,
  • Leila Abrão,
  • Horácia Doxinha Rafael Tamasato,
  • Paola Gianotto Braga,
  • Moacir Flávio Gonçalves,
  • Gislene Silva Lima Corrêa,
  • Josilene Paulon Tosta Canteiro,
  • Alcione Maria Peixoto,
  • Kátia Denise Pereira Miranda,
  • Geisla Marques Alves.

Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).