Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 16 de maio de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Fabrício Carpinejar escritor brasileiro

Corria atrás da felicidade como criança atrás do balão levado pelo vento. 

Nunca a alcancei, mas aprendi a voar”.

FELPUDA

Em cidade do interior de MS, mulher postou vídeo nas redes sociais denunciando ter sido agredida pelo namorado. Quando a polícia entrou em campo, a vítima não quis fornecer o endereço do agressor e tentou minimizar o caso. 

Os procedimentos investigatórios, porém, prosseguiram e o dito-cujo foi localizado e preso. A agredida, por sua vez, continuou mantendo sua posição de não ir contra o indivíduo. E em conversa franca com a delegada, ela disse que não queria prejudicá-lo, pois ele, que já foi assessor da Câmara Municipal, agora é pré-candidato a vereador. E assim caminha a humanidade…

Nações amigas

Terá início hoje, prosseguindo até este sábado, a 1ª Festa Inclusiva da Associação Cultural das Nações Amigas de Mato Grosso do Sul. Será no Comper Itanhangá, das 17h às 22h, com entrada gratuita.

Mais

Constam na programação do evento apresentações culturais e mostra de artesanato e de pratos típicos. Além da brasileira, participarão as colônias portuguesa, libanesa, espanhola, italiana, japonesa, paraguaia e boliviana.

A ucraniana Aliia Nasyrova entrou para a edição mais recente do Guinness Book, por ter o cabelo mais longo do mundo. O recorde fica ainda mais impressionante quando se sabe o tamanho das madeixas: 2,57 metros de comprimento. Conhecida como a Rapunzel da vida real, Aliia tem mais de 220 mil seguidores no Instagram e mostra sua rotina de cuidados diários com os cabelos, bem como os penteados. O tempo de secagem dos fios pode durar um dia inteiro. Para mantê-los firmes e resistentes, a Rapunzel apara as pontas regularmente.

 Claudio Orsi, Luciane Orsi Abdul Ahad e Marlene Orsi; ele completou 90 anos de vida neste mês
Bia aydar

Única

A respeito de tudo que envolve a questão das futuras cadeiras no Tribunal de Contas do Estado de MS, a única certeza é que uma delas estará vaga a partir de novembro de 2025. Será quando o atual presidente, Jerson Domingos, completará 75 anos e, por isso, se aposentará compulsoriamente. Os lugares dos três conselheiros afastados, acusados por corrupção, somente ficarão definitivamente vazias quando extinguirem todos os recursos no Poder Judiciário.

Convocação

Diante da pressão dos colegas, o presidente da Câmara Municipal da Capital, Carlos Augusto Borges, deixou de lado o desejo de tocar os trabalhos com desfalque de uma cadeira e acabou convocando o suplente de Claudinho Serra, o ex-tucano e hoje progressista Dr. Lívio, que já teve passagem por aquela Casa de Leis. Ele tem até 30 dias para assumir o cargo, porém, pelo que se sabe, estará a postos hoje para ocupar o assento.

Ampliado

Claudinho Serra – o qual, aliás, conseguiu se livrar da prisão, mas não da tornozeleira eletrônica – decidiu entrar com um novo pedido de afastamento dos trabalhos (agora para 120 dias). Durante esse período, vai cuidar de sua defesa, esperançoso em retornar. Ele até poderia voltar dentro de 30 dias, mas os demais vereadores ficariam incomodados em ter um colega usando o tal “acessório”. Segundo eles, isso causaria constrangimento perante o povo. A entrada em cena da alta cúpula tucana teria sido decisiva para esticar o prazo da licença.

ANIVERSARIANTES

Ângela Ribeiro Duailibi,
Dr. Julizar Barbosa Trindade,
Idara Negreiros Duncan Rodrigues,
Anderson da Silva Pereira,
Lúcia Maria Vieira,
Anamir Cunha do Nascimento,
Cícero Fernandes de Moraes,
Otávio Fernando Barboza Carneiro,
Gilson do Nascimento,
Marcos Antonio da Silva,
Sedemir Alves,
Paula Frascinett Costa Bandeira,
Vinicius Leite Campos,
Hoover Orsi Pereira Martins,
Mariomárcio Fernandes,
Cel. Ociel Ortiz Elias,
Olcir José Bigaton,
Durvalina Gomes Garcia,
Maria Helena Nasser Cubel,
Renato Nascimento Oliveira,
Dr. Hamilton Domingos,
Suzely Furlan,
Angelina Ferreira Ribeiro,
Gustavo Jacobina Stephanini,
Marco Antônio Santullo Júnior,
Neusa Maria Sá Pessoa,
Claudinei Zilio,
Hugo Cesar Gomes,
Waldson Loureiro,
José Antônio Batista de Oliveira,
Sônia Carla Ramos Escobar,
Nádia Mazlum Sandim,
Thúlio Ramos dos Santos,
Raphael Fiuza,
Rodrigo Otávio Machado,
Maria Aparecida Rondon,
Itamar Dalka Scardini,
Adão Fontoura Paes,
Vânia Maria Medeiros Bachenheimer,
Américo Ferreira Guimarães,
Jacy Marques Alcaraz,
Fred de Sena Lopes Rodrigues Ribeiro,
Benedito Mário Lázaro,
Cecília de Fátima Argemon,
Helena Amin,
Breno Junqueira Sulzer,
Elias Carneiro de Arruda,
Hilton Carvalho Lariera,
Adão Rodrigues de Souza,
Rogério Teixeira dos Santos,
Ercilio Chinet Júnior,
Ana Cristina Gomes Amorim Pissin,
Maria Cristina Bandeira,
Júlio César Lopes da Silva,
Jocimar Corrêa Barbosa,
Mário Jorge Medeiros,
Iacy Barbosa de Souza,
José Henrique Flôres,
Humberto de Carvalho,
Luisa Helena Vieira Conde,
Antônio Carlos Ferreira,
Melissa Antunes,
Maria Carolina Alves de Lima,
Ana Cristina de Magalhães,
Francisco Assis do Carmo,
Afonso Jandre,
Marina Siqueira Neves,
Dra. Dalva Tiacó Furuguem,
Dr. João Rocino Garcia de Menezes,
Maria Aparecida Draggiato dos Santos,
Ramona Ivone Neves Julião,
Silvio Ernesto Bernardo Bess,
Cristina Chahuan Tobji de Aquino,
Thiago Lima Couto Almeida,
Walmir Bitencourtt da Cruz,
Everson Rodrigues,
Roberta Regalcce de Almeida,
Fabio Rosado Miron,
Claudinês Batista da Silva,
Cléia Pires de Lima,
Leoponilda Correia Garcia Reis Gasperini,
Sônia Maciel Regiori Costa,
Anderson Salomé de Souza,
Manoel Aloisio dos Santos,
Andres Cleiton de Souza,
Sônia Maria da Silva Queiroz,
Helio Aparecido de Souza,
Luis Alves Correa,
Márcia Aparecida 
Pasquarelli Betman,
Jurema Aparecida Melgarejo Rodrigues,
Alexandre Mantovani,
Ligiane Cristina Motoki,
Úrsula Montesse,
Walter Satoru Yura,
Adriana Giuliani,
Celso Massayuki Matsusita,
Marister Neves Braga Veronesi,
Elayne Cristina Todescato dos Santos Soares,
Jorge Luiz Szucs dos Santos,
Victor Marino Montenegro Herrera,
Luis Alberto Camponez Petenatti,
Ana Caroline Gonçales,
Lucimar Figueiredo Roza,
Amadeu Cavalcante Borges Neto,
Cinira Amarilia Otta Arashiro.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Correio B+

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem

Tipo de moradia em franca expansão no mercado imobiliário, arquiteta aborda a diferença entre studio e apartamento

13/07/2025 15h30

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Os imóveis pequenos são uma realidade no mercado imobiliário e os números comprovam a afirmação: de acordo com SECOVI SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis), em 2024 o volume de unidades residenciais, com até 45 m², cresceu 57%, universo que representa mais de 80% do montante de lançamentos realizados em São Paulo no ano inteiro. E mês a mês esse cenário segue em franca expansão por vários motivos.

“As mudanças no estilo de vida e o estabelecimento de outras questões são prioritárias preponderantes para esse crescimento”, afirma Natália de Souza, arquiteta e diretora da ResiliArt Arquitetura.

Para ela, o aumento de pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos e a praticidade de viver em localidades estratégicas justificam a opção por moradas pequenas que são classificadas em studios ou apartamentos.

A diferença

Arquitetonicamente falando, a diferença entre esses perfis de imóveis está na distribuição do layout. Enquanto o apartamento apresenta as tradições divisões entre dormitórios, cozinha e sala, o studio é totalmente integrado, com exceção do banheiro. “Geralmente o studio é mais vantajoso financeiramente e com uma planta mais otimizada”, explica.

E por receber toda a morada em um mesmo espaço, torna-se uma premissa que o morador mantenha o local sempre limpo e organizado para o seu bem-estar. “Cheiros de comida e bagunça visual, por exemplo, podem atrapalhar até na hora de dormir”, diz. Por isso, viver em um studio exige planejamento, organização e, principalmente, adaptação.

Minimalismo como estilo de vida

A redução de espaço físico exige uma mudança de mentalidade. “É praticamente indispensável ter um estilo de vida mais minimalista para viver em um studio”, afirma a arquiteta Gabrielle Ravanelli, que faz parte do escritório ResiliArt Arquitetura.

Isso significa ter apenas o necessário, tanto para facilitar a rotina, quanto para evitar distrações e ansiedade provocadas por ambientes carregados, buscando sempre ampliar a morada sem, de fato, preenchê-la completamente.

A marcenaria entra como aliada com a produção de móveis multifuncionais como sofá-cama e mesas retráteis, junto com a serralheria que entrega adaptações com a TV pendurada no teto. “É preciso encontrar um equilíbrio entre aproveitar o máximo possível, mas sem exagerar na quantidade de móveis. Caso contrário, o apartamento perde funcionalidade”, destaca.

Armazenamento e funcionalidade

Em studios, soluções inteligentes de armazenamento fazem toda a diferença. Armários superiores com profundidade de, no máximo 35 cm, e instalados a partir de 90 cm do chão, criam leveza visual e evitam a sensação de sufocamento. Abaixo dessa referência, o ideal é trabalhar com 60 cm de profundidade.

“A escolha dos armários e móveis precisa respeitar a rotina da pessoa. Sempre avaliamos os hábitos como o fato de trabalhar no imóvel, cozinhar ou a pretensão de passar mais ou menos tempo nele. Essas questões impactam diferentemente no projeto”, ressalta Natália.

Na cozinha, a arquiteta lista que o básico é dispor de gaveteiros organizadores, panelas específicas para cooktop de indução, cafeteira, air fryer, chaleira elétrica, lixeira com tampa e utensílios organizados por nichos. 

“Panelas e restos de comida não podem ficar sobre a bancada, que pode ser aberta para os lados permitindo mais possibilidades. Isso interfere diretamente na qualidade de vida no studio”, alerta Jociane.

Como ampliar e personalizar

Apesar da área limitada, é totalmente possível imprimir personalidade na decoração de um studio. O segredo está na harmonia e no uso estratégico de cores neutras, texturas naturais e iluminação bem planejada.

“Espelhos em locais pontuais, poucos objetos decorativos e quadros cooperam no intuito de promover amplitude visual. Um bom projeto é indispensável para deixar o imóvel aconchegante”, diz Natália.

Ela também recomenda o uso de organizadores tais como cestos, nichos e gavetas divisórias – soluções comuns indicadas por personal organizers –, para evitar que itens fiquem espalhados ou acumulem sujeira.

Studios: para morar x para alugar - Para alugar, quanto menos, melhor. 

A concepção muda de acordo com o objetivo do proprietário. Para moradia fixa se prevê mais áreas de armazenamento, eletrodomésticos maiores (como geladeira) e outras ideias voltadas para o dia a dia do morador. Já para aluguel de curto prazo, conhecido como short stay, não se faz tão relevante um amplo volume de armários e o frigobar resolve bem. “São planejamentos completamente diferentes.”, explica Jociane.

Vantagens e desafios

Entre os pontos positivos de morar em um studio estão o custo mais acessível, a praticidade e a localização privilegiada. “Geralmente, os studios estão em áreas centrais, com acesso fácil ao transporte público. Para quem mora sozinho, isso é uma excelente escolha”, afirma Natália.

Por outro lado, os principais desafios envolvem a falta de privacidade — já que todos os ambientes estão integrados —, a área reduzida para organização e a demanda por manter a organização em dia. “A pessoa precisa estar disposta a mudar práticas, pois um studio exige disciplina, principalmente com relação à limpeza e à quantidade de objetos que se possui”, conclui a arquiteta.

Correio B+

Lançamento B+: Marca de produtos naturais fundada e liderada por mulheres celebra cinco anos

Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

13/07/2025 14h00

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A marca de cosmética botânica Fitō celebra cinco anos de trajetória e marca este novo ciclo com o lançamento de sua aguardada linha capilar, agora disponível no site oficial da marca e em seus pontos de venda parceiros.

Além disso, a marca apresenta seu redesign de embalagens e um novo site, que reflete de forma ainda mais precisa sua essência, seus valores e sua proposta de autocuidado natural, ético e consciente.

A nova linha capilar Fitō é composta por produtos sólidos, multifuncionais e altamente concentrados, desenvolvidos para oferecer nutrição profunda, equilíbrio e fortalecimento dos fios — sempre respeitando os ciclos naturais do corpo e da natureza.

Destaques da nova linha capilar Fitō:

Óleo Capilar
Nutrição da raiz às pontas, com extratos de jaborandi, bardana e cavalinha, que estimulam o crescimento e fortalecem os fios. A sinergia de alecrim, lavanda, cedro e ylang ylang equilibra a oleosidade e oferece uma experiência sensorial delicada. Pode ser usado em umectações, pré-lavagens ou como tônico do couro cabeludo. Indicado para todos os tipos de cabelo.

Xampu Sólido Fortalecedor
Limpeza eficaz sem agredir. Combina alecrim e hortelã-pimenta, que ativam a circulação, com óleos de andiroba, pracaxi e rícino, além de spirulina e manteiga de murumuru, que nutrem e fortalecem os fios.
1 barra equivale a 2 frascos de 250ml.

Condicionador Sólido Nutritivo
Desembaraça e protege sem pesar. Fórmula com óleos de abacate e pracaxi, manteiga de cupuaçu e cera de candelila, que sela as cutículas, mantém a elasticidade e realça o brilho natural. O aroma suave de lavanda, alecrim e cravo completa o ritual.
1 barra equivale a 2 frascos convencionais.

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo siteLinha para o rosto - Divulgação

Além da linha capilar, Fitō mantém sua coleção de cosméticos botânicos para cuidado facial (óleo para o rosto, área dos olhos, sérum facial), corporal (óleo para o corpo, desodorante, Lub, sabonete) e terapêutico (balm para a pele, óleo para dor, proteção herbal e óleo do feminino) — todos produzidos com o mesmo rigor na seleção de matérias-primas e no compromisso com práticas sustentáveis.

Suas fórmulas são compostas por 99% de ingredientes vegetais, livres de sintéticos, conservantes artificiais, derivados de petróleo e testes em animais. Os óleos e manteigas vêm prioritariamente do Brasil, prensados a frio, de comunidades tradicionais ou projetos que mantêm a floresta em pé.

A marca privilegia fornecedores locais de óleos essenciais cultivados em sistemas agroflorestais, além de ervas provenientes de pequenos produtores orgânicos. As embalagens em vidro e alumínio, com envio zero plástico, refletem seu compromisso ambiental, assim como a certificação SVB (vegano).

Fundada e liderada por mulheres, Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).