Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 6 de julho de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

MIA COUTO ESCRITOR - MOÇAMBICANO

Velho, não. Entardecido, talvez. Antigo, sim.
Me tornei antigo porque a vida, tantas vezes, se demorou.
E eu a esperei como um rio aguarda a cheia”.
 

FELPUDA

Legislativo de município de interior de Mato Grosso do Sul teve de suspender “imediatamente” licitação para contratação de agência de publicidade por algumas questões, como pesos distintos para o índice técnico  em relação ao de preços, tendo o primeiro excessiva valoração (70%) sem que houvesse justificativa para tanto. Outro item foi a exigência de que os participantes fossem filiados a sindicatos ou associações do ramo, o que fere a legislação. A determinação para suspender foi do Tribunal de Contas do Estado.

 

Mais novos

De acordo com o sistema  de idade mais comumente usado na Coreia do Sul, considera-se que as pessoas têm 1 ano  ao nascer. A cada 1º de janeiro, 1 novo ano é adicionado. Agora, porém, é obrigatória a adoção  do padrão internacional
 

Obrigatória

No dia 28 de junho,  os sul-coreanos ficaram  1 ou 2 anos mais jovens,  pois entrou em vigor a nova  lei que exige o uso apenas do método internacional  de contagem de idade, substituindo o tradicional.

 

Do total de 88 militares candidatos, 27 chegaram à etapa final  do Curso Expedito de Operações no Pantanal, realizado  pela Marinha durante quatro semanas, com treinamento rigoroso para a aplicação de técnicas de combate específicas em ambiente operacional da região, com recursos disponíveis na natureza  e com sobrevivência em locais hostis. A formatura foi no dia 30 de junho, no 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Ladário. O Pantanal, com área de mais de 140 mil km², é a maior planície alagável do mundo.

 

Maira Pires de Rezende

 

Denise Lunardi Scussolino

 

Punição

Ex-vereador e ex-secretário  foi condenado pela Justiça  por improbidade administrativa  e a pagar multa de mais  de R$ 50 mil, pois, quando  na ativa, teria arrumado emprego fantasma para o cunhado.  O dito-cujo alega que seu ungido não tinha nenhum laço familiar quando nomeado. A defesa promete recorrer.

 

Ninho

Quem estará em Campo Grande neste sábado, a fim de cumprir agenda com os colegas tucanos, é o presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite, que também é governador do Rio Grande  do Sul pela sigla. Como  o partido está realizando o evento “Diálogos Tucanos” Brasil afora, Eduardo Leite virá para falar, ouvir e debater questões sobre  o presente e o futuro da legenda. A reunião será no diretório regional do PSDB na Capital.

 

Polemizando

Parlamentar apresentou proposta que vai aumentar ainda mais  as reações aos seus projetos  de lei, que são apontados como conservadorismo extremo. Desta feita, ele quer que seja vedada a destinação de recursos públicos de “qualquer natureza” a reuniões públicas ou privadas que defendam “qualquer tipo” de apologia ou liberação de “qualquer substância entorpecente”. Se for aprovado  e sancionado, as festas  e os festivais “disso e daquilo” correm risco, pois duas drogas lícitas – o cigarro e o álcool –  se fazem presentes

 

Aniversariantes

Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias,
Dr. Milton Nakao,
Rosana Maiolino Volpe,
Dr. Mauricio Coutinho Anache,
Nabia Maksoud,
Aparecido Barros Ramos,
José Chaves de Oliveira,
Nedy Rodrigues Borges,
Ricardo Cesar Alves,
Juraci Lemes de Oliveira,
Erasmo Correa Souza,
Antonio Sergio Cartano,
Osair Pires Esvicero Júnior,
João do Nascimento Tomicha,
Dr. Evaldo Borges Rodrigues 
da Costa,
Rafael Kenji Koshimizu,
Cícera Maria de Souza da Silva,
Sarah Fiusa,
Lino Pellizzer,
Antônio Juliano de Barros,
Bruna Teixeira Domingues,
Milena Rosa Di Giacomo Adri Faverão,
Antônio Ernesto Verna de Salvo,
Nilza Ferreira Pires,
Nassif El Daher Sobrinho,
Israel Balthazar,
Inara Rodrigues de Souza,
Odmir Pinto,
Sergio Ricardo da Silva Carapateira,
Amâncio Vitorino Delfino,
Angelino Rodrigues Fernandes,
Eduardo Coim Martim,
Marco Aurélio Azuaga,
Suely Elena Inocêncio,
Terezinha Ximenes,
Maria Inez Serra Bella,
Sílvio da Silva,
Dr. Rubens de Almeida,
Marylise Chaia,
Penélope Mota Calarge,
Cynthia Kinoshita,
Karina Nogueira,
Cleide Daima,
Dr. Márcio Tércius Romano Bacha,
Dr. João Evangelista de Carvalho Neto,
Ellena Carpes Espíndolla,
Luiz Henrique Munró,
Osvaldo Nunes dos Anjos,
Antônio Gomes,
Mário Rozas Filho,
Elias Lemos Monteiro,
Mário Fonseca Filho,
José Targino Maranhão,
Katiene Aracele Magalhães Saropá,
Tohiomi Okari,
Ângela Manzano,
Dr. Mário Duarte,
Solange Leite Porcino,
Bernadete Lachi,
Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho,
Oclécio de Carvalho,
Izabel Cristina Buytendorp,
Ladislau Martins Ximenes,
Bruno Maia de Oliveira,
Dr. Eduardo Kawano,
Carlos Adalberto Pereira Porto,
Irani Nunes da Silva,
Rosa Maria Froes Pereira,
Edival Antonio Pereira,
Marcello Daher Camargo,
Rolemberg Donizete Alves,
Lucila Arcanjo Lima,
Aracy Benites Torres,
Armando Leonel da Silva,
Fernando Padoin Figueiredo,
Júlio Loureiro da Silva,
Modesto Smiderle Filho,
Salazar Cação,
Pericles Garcia Santos,
Maria do Carmo Filgueiras,
Ana Tereza Nery da Silva,
Dominga Neuza Dávalos Adania,
Liliane Monteiro Aranha,
Ivan Sader Gasparotto,
Lúcia Helena Maffei Lemos,
Marci Ivania Ferreira Costa,
Hygreville Raymundo D’Athayde,
Rita de Cássia Rodrigues da Rocha Reis Aranha,
Ana Paula Sampaio Centurião,
Emanuelle Campos de Menezes,
Renata Cristina Bruschi,
Caio Múcio Teixeira Cabral,
Thyago dos Santos Tereza,
Felipe de Oliveira Farias,
Aguinaldo Marques Filho,
Eliane Ferreira de Souza,
Antonio Nunes da Cunha Filho,
Fernando César Bueno de Oliveira,
João Felix Miranda Barbosa Neto,
Luis Henrique Dobre,
Moisés Coelho da Araújo,
Nilza Alves dos Santos Pinto,
Rodrigo Mota dos Santos,
Pedro Paulo Meza Bonfietti,
Roberto Franco Mello,
Viviane Miranda Bentos.

LUTO

Morre em Florianópolis, aos 84 anos, o pianista Arthur Moreira Lima

Velório ocorre hoje (31) no Jardim da Paz, na capital catarinense

31/10/2024 17h44

Músico brasileiro morreu na noite desta quarta-feira (30)

Músico brasileiro morreu na noite desta quarta-feira (30) Foto: Reprodução

Continue Lendo...

O pianista Arthur Moreira Lima morreu na noite dessa quarta-feira (30), aos 84 anos, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Ele tratava um câncer no intestino que havia descoberto no ano passado. O velório está previsto para hoje (31), no Jardim da Paz, na capital catarinense.

Alguns dos destaques de sua carreira foram as interpretações de grandes compositores como Liszt, Chopin, Prokofiev e Villa-Lobos, além de popularizar a música brasileira com gravações de Ernesto Nazareth e clássicos do choro e do samba.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, lamentou, pelas redes sociais, a morte do pianista. “O Brasil perde Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas do seu tempo e que adotou Santa Catarina como seu lar. Um artista que viajou o mundo e dedicou a vida a levar a música clássica a todos os cantos do país, encantando corações e mentes com seu talento único”, escreveu na rede social X.

Nascido no Rio de Janeiro em 1940, iniciou seus estudos ainda criança e teve o primeiro recital profissional em 1949, no Theatro da Paz, em Belém (PA). Na época, venceu importantes concursos no Brasil, como o Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira, nas edições de 1949 e 1952.

O pianista de projeção internacional participou de importantes orquestras fora do país. Segundo informações do Instituto Piano Brasileiro, entre as orquestras e regentes com quem se apresentou, destacam-se as filarmônicas de Leningrado, Moscou e Varsóvia, as sinfônicas de Berlim, Viena e Praga, além das orquestras da BBC de Londres e a Nacional da França.

No Brasil, entre os artistas e grupos com quem trabalhou, um dos destaques é o conjunto Época de Ouro, fundado por Jacob do Bandolim, o cantor e violeiro Elomar Figueira Mello, e os maestros e multi-instrumentistas Paulo Moura e Heraldo do Monte.

A partir da década de 1990, Lima passou a se apresentar com maior frequência em espaços públicos para a população sem acesso às salas de concertos e espetáculos. Tocou em eventos no Morro da Mangueira e na Favela da Rocinha, além de percorrer o país a bordo do caminhão-teatro, a partir de 2003, realizando concertos gratuitos. O projeto chamado “Um Piano pela Estrada” levava música a locais onde o acesso à cultura era precário, com mais de 500 concertos realizados.

*Com informações da Agência Brasil

Correio B

Rochedo recebe primeira exposição com shows e leilões

O evento promete movimentar a cidade, com shows, praça de alimentação, parque de diversões, arena de drones, palestras técnicas e leilões.

31/10/2024 16h00

1° ExpoRochedo acontecerá de 20 a 22 de novembro

1° ExpoRochedo acontecerá de 20 a 22 de novembro Divulgação

Continue Lendo...

Vai ter exposição em Rochedo também! A primeira ExpoRochedo acontecerá este ano entre os dias 20 a 24 de novembro. O evento promete movimentar a cidade, com atrações regionais, praça de alimentação, parque de diversões, arena de drones, palestras técnicas e leilões.

Um dos destaques desta primeira edição, será a Exposição Ranqueada Nacionalmente da Raça Girolando, que deverá atrair criadores e entusiastas de todo o país. Além do entretenimento, os organizadores pretendem oferecer ao público uma experiência que vai além do entretenimento, trazendo conhecimento técnico para o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio da região.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, a cidade de Rochedo possui um grande potencial produtivo que precisa ser desenvolvido e explorado. 

 "Rochedo tem um potencial produtivo muito positivo que precisa ser explorado, e o evento tem essa finalidade de trazer o agro para dentro da cidade, promovendo interações entre os produtores locais e grandes nomes do setor agropecuário", destaca.

Coelho ainda complementa que, por meio das palestras técnicas e da troca de experiências proporcionada pela feira, os produtores da região poderão adquirir novas informações e técnicas para modernizar suas práticas e aumentar a eficiência de suas propriedades.Tendo um papel importante também na disseminação de informações sobre as raças bovinas e a importância da pecuária de corte e leiteira para a economia local.

 “Este evento marca um novo capítulo para o nosso município, colocando Rochedo no mapa dos grandes encontros do agronegócio regional. A feira não fortalece só nossa economia local, mas oferece oportunidades para produtores, comerciantes e toda a nossa comunidade. Rochedo merece um evento desse porte, que promove o desenvolvimento, gera conhecimento e valoriza as tradições do campo”, afirma o prefeito de Rochedo, Francisco de Paulo Ribeiro Junior (Juninho).

Confira a programação completa: 

22/11 (sexta-feira)

  • Grupo Trembão
  • Vitor e Cadu

23/11 (sábado)

  • Fábio Cunha e Batidão
  • Lucca e Biel

Os shows tem início às 20h, mas durante o dia haverá programação técnica, incluindo leilão, palestras e julgamento da raça girolando.

Com uma estrutura preparada especialmente para receber o evento, a ExpoRochedo espera público de todas as partes de Mato Grosso do Sul e outros estados.  Além de fomentar o conhecimento técnico, a feira deverá injetar recursos na economia local, movimentando setores como o comércio, hotelaria e serviços.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).