Correio B

diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Adélia Prado - escritora brasileira

Às vezes acho que nasci na década errada. Tenho princípios que já se perderam e amo coisas que já não se dá mais valor”.

FELPUDA

Nos meios políticos, nomeação está dando o que falar  por conta, segundo se ouve nos bastidores, das encrencas passadas de quem agora está ocupando importante cargo. Até investigação foi feita para apurar denúncias de possíveis malfeitos, e o caso acabou indo parar  na Justiça, que considerou inocente a figura em questão. Porém, os mais atentos lembram da frase histórica  da Roma Antiga: “A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. Vai daí que...

Impostos

A Instituição Fiscal Independente do Senado (IFI) avalia que, das medidas apresentadas pelo Ministério da Fazenda para redução do deficit do governo federal, as que têm mais chances de se concretizarem são os aumentos de impostos. A explicação está no Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) de janeiro, divulgado na quarta-feira.

Juros

Dados coletados pela IFI indicam que houve superavit primário de R$ 50,6 bilhões em 2022, em razão de um ambiente forte de expansão de receitas e relativo controle de despesas, o que não deverá ocorrer em 2023 e 2024, quando se espera arrefecimento na arrecadação e crescimento mais acelerado das despesas. O cenário de juros deverá continuar constante nos próximos anos, dadas as expectativas da inflação.Vai vendo...

O modelo baiano Gabriel Pitta é o novo rosto da campanha mundial da Balmain e emoldura a linha de joias da maison francesa. Atualmente se dividindo entre o Brasil e a Europa, o jovem de 22 anos desfila desde 2016.

Ele faz parte da lista da Way Model, mesma agência de tops como Sasha Meneghel, Carol Trentini e Alessandra Ambrósio, e coleciona no currículo campanhas para Natura, Forum e Osklen, além de editoriais em publicações como Vogue, GQ e Marie Claire.

Ao falar da campanha da Balmain, Gabriel relembrou o passado e destacou que em sua infância ajudava a mãe a vender salgados, doces, pães e bolos para ajudar na renda da casa.


Mirma Di Giácomo Adri com as netas Marina e Maitê

8   Gabriela e Alexandre BrimanGabriela e Alexandre Briman

Do zero

A poucos dias do início da nova legislatura estadual, em 1º de fevereiro, as primeiras exonerações começaram a ser feitas. Alguns dos servidores estão recebendo o cartão vermelho, enquanto outros tentam
se segurar em algum gabinete. Os 24 deputados (eleitos e reeleitos) chegam à Assembleia de MS para começar tudo do zero, incluindo o comando da Mesa Diretora e das diretorias. Tem muita gente correndo, tentando conseguir um “padrinho”para escapar do cadafalso.

Querendo

Com exceção de alguns cargos considerados chaves no Legislativo estadual, como as diretorias de finanças e de recursos humanos, as demais, geralmente, entram nas negociações dos parlamentares quando dos entendimentos para a eleição da Mesa Diretora. Nos bastidores, a movimentação de muitos “barnabés” também está intensa, pois querem continuar usufruindo de lugar privilegiado ao sol. Como querer é diferente
de poder...

Reação

Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados torna crime de abuso de autoridade a remoção injustificada de publicação, página ou perfil na internet de deputado ou senador, violando a imunidade parlamentar das suas opiniões e palavras. A penalidade prevista é detenção de 1 a 4 anos, além de multa. A proposta é do deputado José Medeiros, do PL de Mato Grosso, e altera a chamada Lei de Abuso de Autoridade.

Aniversariantes

Dom Vitório Pavanello,

Benedicto Arthur de Figueiredo Neto,

Paula Schadeck Montali,

Nelson Chaia Junior,

Marize Lechuga de Moraes Boranga,

Dom Eduardo Pinheiro da Silva,

Alfredo Cândido Santos Ferreira,

Ionara Bigolin,

Célia dos Santos Abrão,

Rosana Roberta de Souza Pires,

Lauro Silva Silveira,

Dr. Mario Julián Osorio González,

Nicanor da Silva Dede,

Edson de Oliveira,

Carlos Tavares de Freitas,

Jorge Augusto Bertin Almeida,

Leonardo Guimarães Barbosa,

Sabrina Queiroz Barros Pereira,

Luiz Renato Adler Ralho,

Vanda Maria Silva Ferreira,

Neide Keiko Tamazato,

Dr. Félix Balaniuc,
Luciana Cristina Ruiz de Azambuja,

Giuvan de Oliveira Barbosa,

Celso Vitório Pierezan,

Sebastião Tomazelli,

Luciano Morello Pacheco,

Edgar Augusto Nunes,

Floriza Maria Barbosa,

Haydê dos Santos Alves,

Janete Sebastiana Medina,

Gilberto Meneghel Maccari,

Michael Frank Gorski,

Adonel Barbosa,

Noboru Kasal,

Maria de Paiva e Silva,

José Stuani,

Jacira de Sá Roriz Guimarães,

Maria Andréa Lobo,

Roberto Aroso Cardoso,

Anilson Rodrigues de Souza,

Marly Gomes da Silva,

Carlota Gouveia Nunes,

João Carlos Braga,

Dr. Enio Yoshimitsu Guenka,

Dr. German Mejia Rios,
Dirceu Souto,

Olívia da Silva,

Berenice Martins,

Waldomiro Pezarico,

Eronias Cândido de Rezende,

José Luiz Delgado Martins,

Vanessa Jaqueline Takeuti

de Oliveira,

Isali Dinaisa Lins de Oliveira,

Maria Sebastiana da Rosa Queiroz,

Paulino Kuiti Matsubara,

Gilmar Gustavo Santos Granja,

Marilda Rodrigues Medina,

Rita de Cássia de Oliveira Brandão,

Delmar do Nascimento Cezimbra,

Noelia Pereira dos Santos,

Jolia Correa da Costa Felix,

Adriana Ferreira Alves,

Eugênio Ferreira de Freitas Gonzalez,

Humberto da Costa Nogueira,

José Yassiaki Nakamuta,

José Ferreira Batista,

Michel Moreira de Melo,

Sebastião Augusto José,

Ines Batisti Dantas Vieira,

Cleunice Andrade Souza,

Érica Rodrigues,

Iria Eliane Machado Lopes,

Márcio Luiz Martins Calado,

Roberto Spinola Barbosa,

Agnello Brum Filho,

Jorge Eduardo Lescano,

Alcides Alves da Silva Junior,

Sebastião José Ferreira Neto,

Rogério Albres Miranda,

Filadelfio Sebastião Evamar Terêncio,

Homero Lima de Mello,

Gervásia Del Socorro Saldanha,

Sandra Oliver Ferreira de Souza,

Vilson Lovato,

Lindomar de Castro Chagas,

Paulo Roberto Machado,

Mario Takahashi,
Flourisval Pereira Silva,

Salvador Zeferino da Silva,

Delni Mello da Conceição,

Francieli Garcia,

João Agostinho de Oliveira,

Maurício de Oliveira Carneiro,

Sebastiana Ramos Vasques,

Jaqueline Correa Gama,

Sebastião Xavier,

Sebastião de Campos,

Kátia de Souza Maia,

Sebastiana Roque Ribeiro,

Diego Paiva Colman,

Maria Helena da Cruz Benites,

Sérgio Mendonça,

Márcia Regina Silva,

Mário César Ribeiro,

Carla Regina Nunes,

Ronaldo Castilho Castro.

Colaborou Tatyane Gameiro

 

 

Correio B+

Pet B+: Dados apontam que quase 40% dos tutores do Brasil já perdeu um pet em decorrência dos rojões

Fogos de artifício: Levantamento faz parte da campanha Chega de Fogos 2024, que visa conscientizar sobre os impactos do barulho dos rojões no bem-estar dos pets.

28/12/2024 15h00

Pet B+: Dados apontam que quase 40% dos tutores do Brasil já perdeu um pet em decorrência dos rojões

Pet B+: Dados apontam que quase 40% dos tutores do Brasil já perdeu um pet em decorrência dos rojões Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Com a chegada das festas de final de ano, a maior parte dos tutores de pet do Brasil começa a se preparar para uma certeza bastante temida: a dos fogos de artifício com estampido. Sinônimo de espetáculo em festas e comemorações, os tradicionais rojões podem provocar grandes malefícios e até danos para a saúde dos animais de estimação.

Por trás das celebrações, existe uma poluição sonora emitida pelos rojões com estampido capaz de estressar cães e gatos, levando a diversas reações, que podem culminar em fugas e acidentes, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Petlove, maior ecossistema pet do Brasil, em parceria com o Instituto Caramelo.

O estudo, realizado com mais de 3 mil pessoas em âmbito nacional, entre os meses de novembro e dezembro, ilustra o real impacto dessa prática no bem-estar dos pets e faz parte da campanha “Chega de Fogos 2024”, que reforça a necessidade de conscientização sobre o tema. 

Segundo os dados coletados, 39% dos entrevistados perderam ou conhecem alguém que perdeu os pets devido ao pânico causado pelo estampido dos fogos de artifício. O levantamento também evidencia que os rojões são uma preocupação para a maioria dos tutores, já que 82% deles indicaram que seus animais se assustam com o barulho, sendo as reações mais comuns se esconder (71%) ou ficar desorientado (60%). 

O médico-veterinário da Petlove, Pedro Risolia, informa que os animais podem ter uma série de reações adversas em relação aos fogos. 

“É muito comum vermos animais tremendo de medo, escondendo-se embaixo de móveis ou latindo sem parar. Alguns podem até tentar fugir, colocando-se em situações perigosas, como pular janelas ou correr para a rua, o que pode ocasionar acidentes, até fatais. Entre outras complicações, o estresse pode desencadear reações físicas, como taquicardia, respiração ofegante, vômitos ou diarreia”, explica o especialista.

Buscar o colo do tutor também está entre as principais reações dos pets (43%), de acordo com a pesquisa, assim como chorar (41%) e pedir carinho insistentemente (38%). Alguns pets também reagem lambendo compulsivamente (27%) ou ronronando (25%). 

O veterinário conta que os pets podem apresentar esses sinais pela  sensibilidade auditiva, sendo capazes de ouvirem sons inaudíveis para os humanos. “Devido ao som alto e inesperado, os pets podem perceber os fogos de artifício como uma ameaça, principalmente os gatos, que possuem um instinto de proteção muito aguçado”, pontua.

Para prevenir tais manifestações, Risolia afirma que é preciso tomar alguns cuidados antes das comemorações. “É essencial criar um ambiente seguro e acolhedor para o pet. Preparar um cantinho da casa onde ele possa se sentir protegido, como um quarto mais isolado ou uma caixa de transporte com cobertores pode ajudar. Além disso, fechar as janelas e portas ajuda a abafar o som e reduzir fugas. Coloque uma música relaxante para mascarar os ruídos externos e oferecer distração. Deixar petiscos e brinquedos favoritos à disposição também podem auxiliar na variação de estímulos. Caso o medo seja muito intenso, é importante conversar com um veterinário de confiança para avaliar a necessidade de calmantes ou outras intervenções, sempre priorizando a segurança e o bem-estar do seu pet”, sugere o especialista.

O levantamento também evidenciou que a maioria dos tutores, (60%), acredita que a prática de soltar fogos deve ser permitida somente com rojões silenciosos ou totalmente proibida, (38%), o que pode significar uma crescente conscientização sobre os impactos negativos dos fogos de artifício no bem-estar dos pets.

Algumas regiões do Brasil já contam com uma legislação consciente em relação aos fogos, em São Paulo, por exemplo, já há uma lei que proíbe a soltura dos estampidos. No Rio, a Câmara aprovou, em outubro, um projeto de lei que determina multa para quem soltar fogos com ruído.

Além da pesquisa, a empresa também preparou um vídeo para ampliar o alcance da campanha e conscientizar as pessoas sobre os prejuízos dos fogos, a produção está sendo lançada nas redes sociais da Petlove. Também será lançada uma camiseta com a mensagem “Fogos de artifício? Tô fora! Pego meu pet e vou embora”, que será distribuída para embaixadores e personalidades parceiras da empresa, como @madaebica, @gatalunacatarina e @shiro_pit.

Correio B+

Fim de Ano B+: confira dicas para reduzir custos e otimizar a gestão fiscal antes do fim do ano

Organizar as obrigações tributárias é essencial para evitar problemas fiscais e garantir maior eficiência financeira no próximo ano.

28/12/2024 13h00

Fim de Ano B+: confira dicas para reduzir custos e otimizar a gestão fiscal antes do fim do ano

Fim de Ano B+: confira dicas para reduzir custos e otimizar a gestão fiscal antes do fim do ano Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Fim de ano é sinônimo de fechamento fiscal para empresas de todos os portes. Nesse cenário, o planejamento tributário surge como uma das ferramentas mais importantes para se evitar desperdícios, corrigir possíveis inconsistências e, principalmente, garantir que os tributos pagos estejam alinhados às melhores práticas fiscais e legais.

Dora Ramos, CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, explica que o planejamento tributário vai além de reduzir custos: ele melhora o controle financeiro e previne problemas com o Fisco. “Para muitas empresas, ajustar o regime tributário, revisar cálculos e identificar créditos tributários pode significar uma economia considerável no fluxo de caixa, que será crucial para começar o próximo ano com fôlego”, destaca a executiva.

Entre as ações mais comuns, está a análise do regime da empresa. Dependendo da operação, transitar entre regimes como o Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real pode trazer vantagens fiscais. Além disso, é importante avaliar a possibilidade de compensação de créditos acumulados ao longo do ano, como valores pagos a maior no PIS, COFINS ou ICMS.

“Outro ponto estratégico é o uso de incentivos fiscais. Muitos empresários não conseguem explorar os benefícios oferecidos por programas regionais ou setoriais, seja por desconhecimento, seja pela complexidade da legislação. Esse é um dos papéis do planejamento: identificar oportunidades e aplicá-las de maneira eficiente”, complementa Dora.

O Brasil possui uma legislação tributária extensa, o que exige atenção redobrada e suporte especializado. Empresas que optam por deixar o planejamento em segundo plano, correm o risco de estarem mais suscetíveis a pagar tributos de forma inadequada, incorrendo em prejuízos financeiros e problemas com autuações.

Dora reforça que o planejamento é um investimento estratégico, especialmente na finalização de atividades do ano. “No final do ano, é a hora de corrigir rotas, organizar as obrigações fiscais e traçar estratégias que proporcionem maior previsibilidade e controle no próximo exercício. Esse processo é fundamental para manter a competitividade e garantir a sustentabilidade do negócio”, finaliza.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).