Correio B

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta terça-feira, 6 de agosto de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

Continue lendo...

Sócrates filósofo grego

Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele, exatamente por não supor que saiba o que não sei”.


FELPUDA

Adversários estão acompanhando atentamente os passos de dois “barnabés” que conseguem fazer, digamos, 
o milagre de estar a serviço da campanha eleitoral de certa candidatura à Prefeitura de Campo Grande 
no mesmo horário em que deveriam estar trabalhando e cumprindo expediente. Nada contra, segundo os comentários, se ambos se dedicassem a essas atividades no período noturno. Vídeos com as duplinhas atuando céleres fora dos gabinetes de trabalho à luz do sol deverão ganhar as redes sociais muito em breve. É cada uma!...

Presença

A vinda da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, a Campo Grande para participar da convenção que confirmou os nomes da chapa Camila Jara-José Orcírio à disputa “só constou”.

Mais

E “não causou” como alguns imaginavam. Adversários estão dizendo que sua visita e participação enquadrou-se no conhecido questionamento: “Presença ilustre de quem, mesmo?”. Essa gente...

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O anúncio foi feito no dia 26 de julho, em uma cerimônia de avaliação em Nova Delhi, na Índia. No total, a Unesco avaliou 27 locais, incluindo bens naturais, culturais e mistos. Fenômeno natural único no mundo, os Lençóis Maranhenses ficam em uma zona de transição entre o cerrado, a caatinga e a floresta amazônica.

Maria Eduarda Maia dos Santos Maia
 
RobeRoberta Penteado

Naftalina

Encerradas as convenções partidárias e divulgada a relação dos candidatos a vereadores, nas diversas chapas, é possível ver constar nomes de alguns ex-parlamentares reprovados nas urnas em épocas passadas. Se apresentam com suas vestes de batalha, sem teias de aranha, mas cheirando a naftalina e dispostos a tentar convencer o povo de que ainda “dão um caldo” como pessoa pública. Nesses tempos de redes sociais, seria a mesma coisa que tentar ganhar votos com sinais de fumaça.

Mais uma

Em Dourados, o PL também acabou pulando para o ninho tucano. Gianni Nogueira, esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira, abriu mão da pré-candidatura e se tornou vice do tucano Marçal Filho. Assim como em Campo Grande,a determinação partiu do ex-presidente Jair Bolsonaro. A Federação PSDB-Cidadania caminhará com os liberais nos dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul.

Sem aperto

O prefeito Alan Guedes, do PP, apelou para solução caseira depois de ver o PL rumar para o ninho tucano. 
Ele tinha esperança de fazer dobradinha com o partido, mas como viu que não havia mais jeito, oficializou o nome da advogada, produtora rural e servidora municipal de carreira Keila Miranda, do Avante. Na convenção partidária, preferiu não acionar a metralhadora giratória. Afinal, foram-se os anéis, mas ficaram os dedos.

ANIVERSARIANTES

Fermina Cordoba Casanobas (Dona Mina),
Miriam Vânia Saad, 
Dr. Sidnei André Rigo,
Adriana Estivalet de Medeiros,
Cleuza Nunes da Cunha, 
Marcos Augusto Netto, 
Onice Quintana Yamashiro,
Maria Cristina Katsuren Nakasato,
Eurdes Carlos Garcia,
Acir Jesus Batista Fernandes,
Marilza Helena Bissoli Medeiros,
Shirley Taira Oshiro,
Patrícia Ávila,
Cláudio Guedes Xavier,
Denis da Maia,
Elizabeth Aparecida Ibanez,
Hudson Thiago Garcia,
Lucia Schmidt de Souza,
Alba Valéria de Oliveira Duailibi,
Susy Ramos, 
Dr. Salvador Walter Lopes de Arruda, 
Sérgio Cruz, 
Dr. Jamal Mohamed Salem, 
Dra. Vera Maria Viegas London,
Dr. Edilberto Lima Falleiros, 
Cristina Nakasato, 
Bruna Gonino Gimenez,
Renata Mazza Anache,
Everaldo Simioli Furlan,
Antônio Pereira Lima,
Lelaine Aparecida Poço Queiroz,
Salviano Leite dos Santos,
Mohamad Abdallah,
Pedrinho Feitosa de Oliveira,
Evaldo Lelis, 
Jociane Mitsugi Colombo Gaiotto,
Wilson Brum de Almeida,
Elza Loureiro Scarseli,
Maria Salvadora Paes e Silva,
Regina Célia Pouso Salas,
Laura Jane Vilanova Maia,
Regiane Vilanova,
Ernest Schilings Filho,
Carolina de Lima Cardoso, 
Andréa Maria Assis Daros, 
Ivan Pedro Martins, 
Lenira Saraiva de Oliveira,
Manoel Dantas de Souza, 
Bianca Gisele Moriúba,
Ana Paula Lunardon Silva,
Carlos Roberto Mazzaro,
Rivaldir Alberti,
Patrícia Rezende,
Edson Romeiro,
Wilson Magalhães,
Jorge Roberto Salomão,
Luzia Oliveira Mendes,
Enio Sayad,
Luzia Maria da Silva,
Pedro Paulo Teixeira,
Renato Figueira,
Darcy Fernandes de Souza, 
Lucila Menezes,
Afrânio Sobreira,
Dr. Railson Valero Lucin,
Taís Pinheiro,
Márcio Oliveira Nunes,
Estevão Alves Corrêa Neto, 
Luciana Moreira Vargas,
Maria Georgina Gazal Muniz, 
Maiza Harumi Uemura,
Dr. Jocildo Rosa de Figueiredo,
Jefferson Campos Zakimi,
Osvaldo Montelo Jardim,
Almir Dip,
Márcia Cristina Borges,
Paulo César Feitosa,
Elza Keiko Oikawa, 
Sávio Francisco Gomes,
Carla Sampaio Costa,
William Rodrigues,
Daniele Fernandes da Silva,
Allan Tristão Silva,
Paula Alves Corrêa de Queiroz, Humberto Vasquez,
Edylson Durães Dias,
Waldir Bento Carapia,
Nádia Corrêa Pereira,
Eulina da Silva,
Leida Regina Oliveira Acosta,
Dr. Luiz Eduardo de Rosa Silva,
Dr. Walter Jeffery Neto, 
Munira Tereza Esgaib Campos,
Anahi Loureiro de Almeida Philbois, Cristiana Siliano Pettengill,
Daniela Ribeiro Charro Furtado, Aloísio Geraldo da Costa,
Arnaldo Nunes Boni,
José Neri Camargo Arinos,
Yonne Queiroz Corrêa,
César Augusto Martinotto,
André Arruda de Castro,
Cléia Rocha Bossay,
Júlio César Gonzales Nascimento,
Jhonnatan Cabral Nogueira,
Heloise Maria Zanda Grella,
Juliana Maria Gizzi Machado,
Hualter Tarouco Batista,
Israel Gil Nogueira,
Ilma Aparecida Menezes Schmitt.

*Colaborou Tatyane Gameiro

 

Esquentando os tamborins

Corumbá bate os tambores e define a ordem do desfile das escolas de samba

O próximo passo será a negociação com o Governo do Estado e a Prefeitura do repasse financeiro para as escolas, que este ano somou R$ 1,4 milhão

10/09/2024 17h44

Desfile deste ano da escola Império do Morro

Desfile deste ano da escola Império do Morro Sílvio Andrade

Continue Lendo...

O melhor carnaval de rua do interior brasileiro antecipou a ordem do desfile oficial das dez escolas de samba, nos dias 2 e 3 de março, e deu prazo para as agremiações apresentarem o enredo e o samba, entre outubro e novembro. É o cumprimento do regulamento e resultado do planejamento apresentado pela Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).

Embora ainda falte organização interna das escolas na gestão dos seus desfiles, onde muitas pecam em pequenos detalhes que implicam em punições aniquilando chances de disputar o título ou uma apresentação de gala, o carnaval corumbaense evoluiu nos últimos anos a partir do trabalho da Liesco. A profissionalização começou na organização da festa, dentro e fora da passarela.

Hoje, a liga cumpre um calendário anual na preparação do desfile, onde a definição da ordem do desfile na Avenida General Rondon, por meio de sorteio, representa o pontapé inicial do carnaval de rua, que se tornou oficial por lei municipal.

O próximo passo será a negociação com o Governo do Estado e a Prefeitura do repasse financeiro para as escolas, que este ano somou R$ 1,4 milhão.

Barracões

Ainda em setembro, a Liesco se reunirá para discutir algumas mudanças no regulamento, dentre as quais a volta do acesso e descenso, critério que não prevaleceu nos últimos anos.

A partir daí, as escolas devem cumprir algumas formalidades, entre elas, a entrega do enredo e do samba-enredo. As agremiações já estão trabalhando em seus barracões.

“Na realidade, muitas escolas já se adiantaram e apresentaram suas composições e o planejamento do desfile”, informou Victor Raphael, presidente da liga. Ele explicou que as escolas vêm se mantendo com promoções em seus barracões, enquanto aguardam a verba pública para iniciarem as compras de material de confecção de carros alegóricos e fantasias.

 

Desfile

A Império do Morro, com o maior número de títulos (34), foi a escola campeã do carnaval de 2024, depois de um jejum de oito anos, com o enredo

“As emoções do cantador pantaneiro”. Ganhou por um décimo da vice-campeã, a Major Gama. Foi um desfile de sucessivas falhas técnicas, como alas incompletas, o que colocou a tradicional Vila Mamona na última colocação.

No desfile de 2025, a Vila Mamona faz o abre-alas no dia 2 de março (domingo). Na sequência, entram na passarela as escolas: A Pesada, Unidos da Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. No dia 3, a ordem é esta: Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira do Pantanal, Império do Morro, Marquês de Sapucaí e Mocidade Independente da Nova Corumbá.

Assine o Correio do Estado
 

Literatura

Livraria itinerante de Campo Grande abre espaço físico com café

Inauguração do local terá workshop de autora finalista do Prêmio Jabuti

10/09/2024 17h00

Espaço físico da livraria Hámor

Espaço físico da livraria Hámor Reprodução

Continue Lendo...

A Hámor Livraria, que até então operava de forma itinerante e online, abrirá oficialmente sua sede física no coração de Campo Grande, no próximo sábado (14). Localizado no antigo Recanto das Ervas, o novo espaço promete unir cultura, café e literatura, trazendo também o retorno das atividades da Hámor Edições, a editora da livraria.

Fundada em 2022 por Bianca Resende e Felipe Mafra, a Hámor Livraria consolidou sua presença em eventos e festivais literários ao longo dos últimos dois anos, conquistando um público fiel. A inauguração do novo espaço marca uma nova fase, permitindo que a livraria ofereça uma experiência mais imersiva para os amantes de livros.

"Queremos que o nosso espaço seja mais do que uma livraria, um ponto de encontro para clubes de leitura, lançamentos e outras atividades culturais”, afirma Bianca Resende.

O café do Recanto das Ervas, que compartilha o local com a livraria, complementa o ambiente, oferecendo um espaço acolhedor para os visitantes desfrutarem de uma boa leitura com um café especial.

Workshop literário

Para celebrar a abertura, a Hámor Livraria trará a escritora gaúcha Mar Becker, que lançará seus livros "Cova profunda é a boca das mulheres estranhas" e "Canção derruída". Além disso, no domingo (15), às 10h, Mar Becker ministrará o workshop "Poesia e Rastro", no qual abordará os processos criativos da poesia. As inscrições para o workshop estão abertas no site oficial da Hámor Edições.

Mar Becker, finalista do Prêmio Jabuti com seu primeiro livro A mulher submersa, é uma das autoras mais celebradas da nova geração de poetas brasileiras. 

Hámor Edições

A inauguração do espaço físico também marca o retorno das atividades da Hámor Edições, que planeja lançar cinco títulos nos próximos meses, com foco em autores inéditos de Mato Grosso do Sul.

"Nossa missão é publicar histórias que desafiem o real e tragam vozes plurais", destaca Febraro de Oliveira, um dos editores. A Hámor Edições busca fomentar a produção literária local, contribuindo para o enriquecimento cultural da região.

Serviço

Hámor Livraria

  • Inauguração: 14 de setembro, às 16h

  • Workshop "Poesia e Rastro" com Mar Becker: 15 de setembro, às 10h
    Inscrições: www.hamoredicoes.com.br

  • Endereço: Rua 13 de Junho, 1592, Centro, Campo Grande, MS

  • Horário de funcionamento:

    • Terça a sexta-feira: 13h às 19h
    • Sábado: 9h às 16h

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).