Correio B

CULTURA

Confira as atrações nacionais do Festival Campão Cultural

O edital de chamamento de artistas locais foi divulgado nesta terça; inscrições vão até sábado (17)

Continue lendo...

Segunda edição do Festival Campão Cultural – Arte, Diversidade e Cidadania se aproxima e principais atrações nacionais do evento artístico da Capital foram divulgadas, oficialmente, em solenidade desta terça (13). O Campão 2022 vai acontecer de 8 a 15 de outubro. 

Os shows nacionais vão acontecer, quase todos, na Esplanada Ferroviária, principal ponto de encontro do evento desde a primeira edição. Confira as datas e os nomes: 

  • 08/10 – Péricles.
  • 09/10 – Pitty e Nando Reis.
  • 10/10 – Olodum; Silva.
  • 11/10 – Roberta Miranda.
  • 13/10 – Ludmilla; MC Tha.
  • 14/10 – Drik Barbosa, MV Bill e Rashid; Super Combo.
  • 15/10 – BaianaSystem; Marina Peralta; KL Jay e Thaíde.

Com exceção do Super Combo que acontecerá na Garage, todos os demais shows serão realizados na Esplanada Ferroviária. 

Além das atrações de show nacionais, o Festival vai contar com a Feira dos Saberes Artesanais, a Feira da Música e a Corrida das Drags, ambos realizados no armazém da Esplanada. 

Por outro lado, os stands do artesanato serão expostos no gramado da esplanada. 

Já as Ações de Moda e Artes Visuais vão acontecer no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco).

A extensa programação inclui os eventos na Esplanada Ferroviária, Praças Ari Coelho e do Rádio, além do Parque das Nações Indígenas e mais 4 bairros da cidade.  

Espera-se um público de mais de 80 mil pessoas durante os dias do festival.

A programação completa com todo o rol de atrações artísticas e artesanais será divulgada nos próximos dias. 

Geralmente, as atrações artísticas, selecionadas por meio de edital, são apresentadas em diferentes pontos das cidades, distribuídas em bairros que ainda serão divulgados.

Segundo o secretário da Secretaria Estadual de Cidadania e Cultura do Estado (Secic), Eduardo Romero, está sendo realizado um trabalho para que este seja o maior festival do Estado.

“É uma programação diversa, multicultural, com muitas linguagens. A proposta do campo cultural é ser um festival mais urbano, mais contemporâneo. Então as linguagens dentro dessa linha, elas são mais valorizadas e a gente tem um encontro que perpassa por todos os caminhos”, destacou. 

Entre as modalidades artísticas do evento estão a música, o teatro, a gastronomia, as artes visuais, o grafite, o hip hop, entre outras. 

O secretário destaca, ainda, a importância de levar o evento para os bairros da Capital. 

“A cultura precisa seguir sempre 2 pilares fundamentais, descentralização e acessibilidade. Quando a gente fala de descentralizar, você não tem um único lugar de referência física para as coisas acontecerem. Por isso, é importante que as ações cheguem aos municípios, aos bairros da periferia, para que todas as pessoas possam ter esse acesso”, disse. 

Logo, a distribuição em bairros pode facilitar para que mais pessoas tenham acesso a pelo menos parte das atrações culturais. Neste ano, serão 4 bairros incluídos no evento. 

“A gente pensou nas regiões norte, sul, leste, oeste, para contemplar, em especial, os bairros mais populosos”, explicou o secretário. 

O governador, Reinaldo Azambuja, reforça que o evento vai percorrer todas as regiões de Campo Grande. 

Ele destaca, ainda, que a ação é uma parceria do Governo do Estado com a prefeitura, a qual cedeu todos os espaços, enquanto o Governo banca o custo do festival. 

Neste ano, o Festival conta com investimento do montante de R$ 12,8 milhões. 

Chamamento público 

O edital chamamento público para os artistas locais foi publicado nesta terça (13), no Diário Oficial do Estado (DOE-MS). 

Os proponentes poderão se inscrever entre os dias 8 a 17 de setembro de 2022, através dos links:

Entre algumas regras, foi disposto que só poderão ser inscritas propostas que não tenham participado do 16º Festival América do Sul Pantanal, do 21º Festival de Inverno de Bonito e do 1º Campão Cultural. 

Ou seja, poderão se inscrever artistas, grupos e coletivos que participaram destes festivais, desde que proponham um novo show, espetáculo e obra de arte. Tal regra tem exceção apenas para as categorias de Literatura e Moda. 

Além disso, conforme as informações do edital, serão selecionadas propostas de acordo com o número de vagas determinadas em cada categoria, podendo ter a mesma quantidade de suplentes e por ordem de pontuação.

O proponente deverá apresentar obra igual à proposta selecionada, não podendo substituí-la por outra em hipótese alguma.

Após o período de inscrições, a análise das Comissões de Seleção será realizada de 19 a 23 de setembro. Posteriormente, a publicação dos selecionados acontecerá em 27 de setembro.

Serviço 

Para mais informações, dás 8h às 11h30 e das 14h às 17h30 de segunda a sexta-feira:

Relembre

Em 2021, a primeira edição do festival aconteceu durante 14 dias, a diversidade artística e cultural foi um destaque em toda a programação, com mais de 150 atrações em 20 locais diferentes, por 10 bairros da Capital e dois distritos: Rochedinho e Anhanduí.

 

magia

Caravana de Natal da Coca-Cola passa por Campo Grande nesta terça; veja o trajeto

Caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d'água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel

16/12/2025 12h00

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande DIVULGAÇÃO/Coca Cola

Continue Lendo...

Faltam 9 dias para o Natal e a tradição de sair às ruas para acompanhar a passagem das carretas de Natal da Coca-Cola está de volta.

Caravana Iluminada de Natal percorre ruas e avenidas de Campo Grande nesta terça-feira (16). 

Os caminhões estarão enfeitados com luzes natalinas, sistema de bolhas d’água, decoração interativa, painéis LED, cenografia natalina, cenários montados e Casa móvel do Papai/Mamãe Noel.

Confira os trajetos e horários:

CAMPO GRANDE - 16 DE DEZEMBRO -  19H

  • INÍCIO - 19 horas – Comper Itanhangá – Avenida Ricardo Brandão
  • Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo
  • Avenida Afonso Pena – Bioparque Pantanal até a 13 de maio
  • Avenida Ceará
  • Avenida Mato Grosso – apenas três quadras
  • Avenida Antônio Maria Coelho
  • Avenida 14 de julho
  • Avenida 13 de Maio – apenas três quadras
  • Avenida Eduardo Elias Zahran
  • Avenida Bom Pastor
  • Avenida Toros Puxian
  • Avenida Dr. Olavo Vilella de Andrade
  • FIM – Avenida Gury Marques

Carretas natalinas da Coca Cola vão passar em Campo Grande

 

ALERTA PARA A EXAUSTÃO

A síndrome do dezembro perfeito

16/12/2025 11h30

Divulgação / Renata Carelli

Continue Lendo...

Dezembro traz dois fenômenos digitais que podem afetar o bem-estar: as retrospectivas de um ano supostamente perfeito e a pressão estética pelo chamado corpo de verão. O que deveria servir de inspiração tem se tornado gatilho de ansiedade para quem tenta conciliar o esporte com uma rotina de trabalho exaustiva.

O canal Atleta de Fim de Semana, criado pela produtora audiovisual Renata Carelli para servir de guia a uma prática mais saudável do esporte amador, defende que a matemática dessa comparação é injusta.

O erro comum do amador é comparar sua vida integral, que inclui boletos, trânsito, cansaço e limitações, com os melhores momentos editados de influenciadores ou atletas que vivem da imagem.

A vida é complexa demais para caber em um post. Quando nos comparamos com a retrospectiva de alguém, ignoramos o contexto, como a rede de apoio, o tempo livre e os recursos financeiros.

Essa busca por uma estética ou performance irreal no fim do ano gera uma sensação de fracasso, mesmo para quem teve um ano vitorioso dentro de suas possibilidades.

Para virar a chave em 2026, o Atleta de Fim de Semana sugere trocar a meta do corpo de verão pelo corpo funcional. A ideia é valorizar o corpo não pela aparência na praia, mas pela capacidade de viver experiências, aguentar a rotina e gerar disposição.

Confira três dicas que Renata considera essenciais para sobreviver ao fim de ano sem culpa.

NÃO DESISTIR

Não desistir é a verdadeira medalha: no mundo amador, a consistência vale mais que intensidade. Se você teve um ano difícil no trabalho e, mesmo assim, conseguiu treinar duas vezes na semana, isso é uma vitória.

O importante é celebrar o fato de não ter voltado ao sedentarismo, sem se comparar com quem treinou todos os dias.

FILTRE O FEED

Filtre o feed e a mente. Nesta época, o algoritmo privilegia corpos expostos e grandes feitos. Se isso gera ansiedade, a recomendação é prática: silencie perfis que despertam a sensação de insuficiência. O esporte deve ser sua válvula de escape para o stress, não mais uma fonte dele.

REDEFINA O SUCESSO

Redefina o sucesso para 2026: ao fazer as resoluções de Ano-Novo, evite metas baseadas apenas em estética, como perder peso a qualquer custo, ou em números de terceiros.

Trace metas de comportamento, como priorizar o sono ou se exercitar para ter energia para a família. Quando o objetivo é funcional, a pressão diminui e a longevidade no esporte aumenta.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).