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Cores são cada vez mais usadas
em campanhas de saúde

Cores são cada vez mais usadas
em campanhas de saúde

CÁSSIA MODENA

05/10/2016 - 15h03
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Saúde é um assunto que está sempre em discussão. De forma geral, é tema fundamental nos debates políticos, públicos e nas conversas informais do cotidiano. Há, entretanto, duas questões especialmente urgentes sobre ela que costumam ficar de fora dessas discussões: a prevenção e o desconhecimento de muitas doenças. 

Para levar mais pessoas às unidades de saúde e fazer circular as informações sobre doenças, o Ministério da Saúde e entidades da sociedade civil adotaram as “cores da saúde”, reconhecidas em todo o mundo e identificadas em campanhas publicitárias. Elas mudam conforme o mês e são representadas por símbolos como o laço, por exemplo. Desde a década de 1990, são exploradas pela publicidade, pela imprensa e por organizações da sociedade civil.

A que se inicia é o Outubro Rosa, dedicado à sensibilização quanto à saúde da mulher – principalmente em relação ao câncer de mama e câncer do colo do útero. Ações de saúde como esta começam no segundo mês do ano com o  Fevereiro Roxo, que chama a atenção para a doença degenerativa conhecida como mal de Alzheimer, para a fibromialgia e para a doença de lúpus. Elas vão até o fim do ano, com o Dezembro Vermelho, quando o alerta é sobre o vírus HIV.

O ANO TODO

O total de campanhas publicitárias produzidas pelo Ministério da Saúde, durante o ano, chega a 85. Algumas delas são permanentes, outras são mensais.

Em Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Saúde mantém ações, conforme as diretrizes do ministério, de pelo menos 12 campanhas destas e também possui uma em âmbito estadual, o Agosto Lilás, que promove o combate à violência contra a mulher. 

PARCERIAS

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Saúde do Estado, Karine Cavalcante, as  campanhas identificadas por cores abrangem áreas estratégicas de sensibilização que são anualmente promovidas por vários setores do poder público, mas precisam também do apoio de outras entidades. “É muito importante ter parcerias para sensibilizar o número máximo de pessoas possível a procurar as unidades de saúde”.

Órgãos públicos da Capital e do interior participam mensalmente das campanhas. É comum, durante esses períodos, a realização de conversa e distribuição de folhetos informativos.

Sindicatos, bancos e hospitais costumam apoiar essas campanhas de saúde, com o objetivo de prestar serviço para seu público interno e externo. A grande circulação de pessoas em locais como shoppings, por exemplo, é favorável para isso.

Este mês, o Pátio Central Shopping, localizado no centro da Capital, autorizou que o Hospital de Câncer Alfredo Abrão montasse um estande para comercializar produtos, como calendários e camisetas, com temas ligados ao Outubro Rosa. O hospital tem outras ações programadas para a conscientização em saúde como a Caminhada Rosa, que ocorreu no dia 1º de outubro. Além disso, são realizadas, o ano todo, entrega de cestas básicas para pacientes e palestras de conscientização em relação ao câncer. Só em outubro, foram agendadas mais de 40 delas. 

No mês passado, o Setembro Verde, a rede de restaurantes Madero, que possui uma filial em Campo Grande, produziu campanha publicitária para estimular a doação de órgãos. Ela foi postada nas redes sociais da empresa, no formato de vídeo, e gerou milhares de compartilhamentos.

Na sede da Secretaria de Saúde, localizada no Parque dos Poderes, em Campo Grande, há material de divulgação disponível para que empresas e organizações possam distribuir e colaborar com as campanhas.

CONSCIENTIZAÇÃO

A prevenção depende da iniciativa individual e é prática pouco usual, apesar de tanta insistência dos profissionais da área com a população. 

Quem é paciente também pode ajudar, a exemplo do que faz Leni Cordeiro, 50 anos. Ela realiza tratamento contra o câncer há cinco anos e, desde 2014, é modelo da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Campo Grande. A paciente participa das campanhas promovidas pela entidade e empresta sua imagem para alertar sobre o câncer de mama, doença que lhe tirou duas mamas, mas não levou sua autoestima e a vontade de viver e ajudar o outro. “Gosto muito de fotografar e poder escolher entre perucas, lenços coloridos e chapéus para as fotos, a autoestima vai lá em cima. Minha intenção é que a minha imagem sirva para sensibilizar outras mulheres em relação ao câncer”.

CALENDÁRIO COLORIDO

Fevereiro Roxo: lúpus/mal de Alzheimer/fibromialgia.

Abril Quebra-Cabeça (várias cores): autismo.

Maio Amarelo e Vermelho: hepatite.

Junho Laranja: anemia, leucemia.

Julho Amarelo: câncer ósseo.

Setembro Amarelo: suicídio.

Setembro Verde: doação de órgãos.

Outubro Rosa: saúde da mulher (câncer de colo do útero e câncer de mama).

Novembro Azul: saúde do homem (câncer de próstata) e diabetes.

Dezembro Vermelho: vírus HIV.

MS CULTURAL

Entre Alcione e Pixote, Governo promete trazer até Luiza Sonza e Liniker para MS

Nomes sertanejos, como Guilherme & Santiago e Michel Teló, além de ícones como Jorge Aragão, Elba Ramalho e Seu Joge também devem marcar presença nos festivais de Mato Grosso do Sul

10/04/2025 09h52

Atrações devem integrar eventos como: MS ao Vivo, FIB e FAS

Atrações devem integrar eventos como: MS ao Vivo, FIB e FAS Reprodução/Setesc/Ricardo Gomes

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Batizado de MS Cultural, o Governo do Estado parece montar uma verdadeira "força-tarefa" para trazer grandes nomes da música para se apresentarem nos festivais de Mato Grosso do Sul, artistas de renome como Alcione e Pixote, e até Luísa Sonza e Liniker.

Gratuitos, os shows com "pluralidade de gêneros", segundo o Governo do Estado, servirão para aproximar a população da cultural musical nacional, distribuindo as atrações em eventos como: MS ao Vivo, Festival de Inverno de Bonito (FIB) e Festival América do Sul (FAS).

Mobilizando a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Fundação de Cultura (FCMS), após trazer nomes como Chico César, Dudu Nobre e Falamansa em 2024,  dos nomes já confirmados para 2025 aparecem: 

  • Xamã, 
  • Alcione,
  • Pixote, 
  • Jorge Aragão,
  • Os Garotin,
  • Duduca & Dalvan, 
  • Buena Vista Social Club - Tributo Ferrer (Argentina), 
  • Sandra Sá,
  • Isabel Fillardis e
  • Seu Jorge

Demais atrações

Titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda explica que a Pasta e o Governo buscam equilibrar uma valorização da identidade cultural, enquanto não deixa de ofertar para os locais shows de grandes artistas do cenário nacional; 

"Queremos que cada apresentação seja uma celebração da arte, proporcionando momentos inesquecíveis para a população. É um esforço conjunto para garantir que o acesso à cultura seja cada vez mais amplo e acessível a todos", diz Miranda.

Justamente por isso, nomes como do grupo de pagode Atitude 67 compõe a lista de atração ao lado de artistas como: Luísa Sonza, Vanessa da Mata, Liniker, João Gomes.

E não só quem nasceu depois dos anos 2000 vai ter atração para ver, já que o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul promete ainda apresentações de Titãs e Samuel Rosa pelo rock nacional, além de shows com Elba Ramalho e Maestro Spok.

Eduardo Mendes é diretor-presidente da Fundação, ele aponta para a diversidade musical como um dos "pilares" do chamado MS Cultural, que afirma ter sido pensado para todos os gostos e idades. 

"É um evento que reforça a importância da música como ferramenta de identidade e inclusão social, promovendo entretenimento e também conexão genuína entre artistas e público. Estamos muito orgulhosos de apresentar essas grandes novidades para a população sul-mato-grossense", indica. 

Na terra do agro, os amantes do sertanejo também têm atrações do gênero garantidas, como Michel Teló, considerado  embaixador da música sul-mato-grossense, além da presença de Guilherme & Santiago, dupla em atividade desde 1994, donos de hits como "e daí?"; "chovendo estrelas" e "jogado na rua". 

Para ficar por dentro da programação, basta seguir as páginas culturais do Governo do Estado @setescms e @fundacaodeculturams
**(Com assessoria)

 

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CAMPO GRANDE

Festival da Carne terá Copa Internacional de Assadores; confira as datas

Evento terá atrações gastronômicas, shows musicais, palestras, estandes, espaço kids, workshop, e atividades culturais para toda a família

10/04/2025 09h35

Festival Internacional da Carne realizado no ano passado

Festival Internacional da Carne realizado no ano passado DIVULGAÇÃO

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Terceira edição do Festival Internacional da Carne ocorrerá entre 19 e 21 de setembro de 2025, no Parque de Exposições Laucídio Coelho, localizado na rua Américo Carlos da Costa, número 320, vila Carvalho, em Campo Grande.

O evento promete atrair uma multidão apaixonada por churrasco e chefs renomados, assadores profissionais e produtores de carne do Brasil e do mundo.

O festival terá atrações gastronômicas, shows musicais, palestras, estandes, espaço kids, workshop, e atividades culturais para toda a família.

Diversas variedades de carne vermelha (vaca, lagarto, porco, boi, cabra, linguiça, entre outras) e carne branca (frango, peixe, peru, entre outras).

A novidade para este ano é a Copa Internacional de Assadores - Meat Master, que promete emoção e competição

O evento promete atrair turistas de várias regiões do Estado e aquecer a rede de hotelaria e o setor de bares e restaurantes.

A realização é da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) e Márcia Marinho Produções.

O lançamento oficial do evento ocorre neste sábado (12), às 12 horas, no estande da Acrissul, durante a Expogrande 2025, que é realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Em 2023, o festival foi realizado de 15 a 17 de setembro e, em 2024, de 13 a 15 de setembro.

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