Opção para quem já é adepto da alimentação que respeite toda forma de vida - e alternativa para quem quer experimentar o sabor, ou agradar parente que vem para o Natal -, as empreendedoras Alessandra Mathias e Camila Santana uniram suas cozinhas para executar a Ceia Vegana na Capital, com os tradicionais sabores natalinos, como da rabanada e do salpicão, em versões com produtos não animais.
Alessandra e Camila trazem, com o "Flor de Camomila" e "Massas Capivara", respectivamente, descomplicação da alimentação saudável com ervas, condimentos naturais e sensibilidade feminina, para provar que comida sem carne "tem cor, sabor, tempero e amor".
Alessandra, em conversa ao Correio do Estado, comentou que essa união entre duas mulheres gera, no mínimo, a potencialização da força de cada uma, já que, mesmo com marcas e empresas diferentes, ambas carregam um mesmo ideal e bandeira.
"Nós lutamos para ocupar os espaços fazendo o que a gente acredita: alimentar é ato político. Nosso trabalho carrega nossas convicções, juntas nosso alcance é maior. Nosso poder de criação também expande, com uma podendo se apoiar e buscar referências com a outra", expõe.
Aceitando encomendas até o próximo dia 22, ela destaca que o menu de natal é inspirado em pratos tradicionais, todos adaptados para remeter às memórias afetivas criadas nessa época.
Com isso, elas trazem um menu de entradas, com uma torta surpresa de 1kg; barquinhas crocantes recheadas com antepasto de berinjela e também o "bolinho de jacalhau", além do "Kit Camomila", que traz:
- Pão australiano baguete
- Palitinhos crocantes, pão de alecrim
- Torradinhas pão integral
- Acompanhando caponata de berinjela; patê de azeitona preta e chutney de manga.
Há ainda opções de saladas; sobremesas com o pavê de mousse de chocolate com geleia artesanal ou a rabanada, feita de fatias de pão artesanal molhadas no leite vegetal com cacau, e finalizadas no tradicional açúcar e canela.
Nas guarnições tem arroz natalino; salpicão de jaca; lasanha ou canelone; abacaxi orgânico assado; cabotiã recheada, e dois tamanhos do Tofu Tender, finalizado com calda de laranja e cravos.
Inspirado no tradicional prato natalino, esse Tender é marinado por 12 horas em temperos para garantir o sabor do defumado. Assado por horas, ele fica com uma crosta crocante e macio por dentro, finalizado com a calda de laranja e cravo.
Empreendedorismo feminino
Há tempos trabalhando a culinária afetiva vegana em Campo Grande, ambas ainda lutam por espaço e aproveitam a época de Natal para perdurar o projeto dos cardápios para Ceia Vegana.
"As pessoas estão mais receptivas e temos bastante procura de pessoas não vegetarianas, seja por querer agradar um familiar que vai receber que é adepto da alimentação vegan ou pra se abrir a novos sabores e possibilidades", revela Alessandra.
Ela ainda comenta inclusive que, no espírito de união do Natal onde os mais variados gostos gastronômicos se unem, o abacaxi recheado é um dos pratos que mais sai para esse público mencionado acima, já que acompanha bem pratos com carnes.
Ainda que dê para "surfar" na sazonalidade, Alessandra destaca que "começar um negócio do zero, com pouquíssimo investimento, é sempre caminhar sobre corda bamba".
"Sem chance e possibilidade de parar, até porque faz parte de quem a gente é. As dificuldades aparecem, de logística, financeira ou por falta de alguns acessos, mas a gente continua", comenta.
Justamente o Natal possibilita para essas mulheres, mostrarem o sabor conhecido por grande parte da população, de uma maneira respeitosa e marcante.
"Acredito que essa época de fim de ano é sempre muito nostálgica e emocionante, para mim pelo menos, que adoro natal. É momento de cozinhar e alimentar as pessoas que amo, deixando a criatividade guiar esse processo... e é esse afeto que pretendo levar para a mesa dos meus clientes", finaliza.
Através das redes sociais do Flor de Camomila e do Massas Capivara é possível saber mais sobre o cardápio e valores, com os pedidos sendo feitos pelo telefone (67) 993408431, até o próximo dia 22.



Patricia Maiolino e Isa Maiolino
Ana Paula Carneiro, Luciana Junqueira, Beto Silva e Cynthia Cosini
Revitalização no Museu da Imagem e do Som criará dois laboratórios de audiovisual para 2026 - Foto: Divulgação
MIS tem objetivo de preservar expressões artísticas-culturais que constroem história de Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação


