Correio B

Correio B

De olho em concurso de beleza, miss costura atadura na língua para deixar de comer

De olho em concurso de beleza, miss costura atadura na língua para deixar de comer

ibahia

11/02/2014 - 14h45
Continue lendo...

De olho no Miss Venezuela 2013, Wi May Nava tomou uma atitude extrema. A jovem Miss Cojedes revelou em depoimento ao documentário ‘Secrets of South America: Extreme Beauty Queens’ (Segredos da América do Sul: Rainhas da Beleza Radicais) que aderiu a um procedimento que costura um pedaço de atadura na língua com o objetivo de deixar de comer alimentos sólidos. Seu objetivo era emagrecer para vencer o tradicional concurso de beleza.

Wi May é uma das muitas mulheres que já se renderam à cirurgia que promete fazer com que os adeptos percam até 13 quilos em um mês. Trata-se do "Miracle Patch" (Atadura milagrosa). A técnica criada pelo médico Nikolas Chugay, cirurgião plástico de Beverly Hills, em Los Angeles, Califórnia, custa cerca de R$4.000,00.

O procedimento consiste em 'costurar' uma espécie de atadura no meio da língua para fazer com que a ingestão de alimentos sólidos se torne dolorosa e a pessoa opte por líquidos. O material é preso por seis pontos e entre os efeitos colaterais estão dificuldades na fala e no sono. Apesar de a técnica não ser proibida, ainda não existem estudos que comprovem sua eficácia.

Wi May, que também fez plástica no nariz e nos seios, ficou na segunda colocação do Miss Venezuela 2013. A pergunta que permanece é se tudo é valido em busca do corpo 'perfeito' para atender aos padrões dos concursos de beleza.

Felpuda

Nos bastidores políticos, há quem garanta que o nome do pré-candidato para 2028 em Campo Grande

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (13/1)

14/01/2025 00h01

Continue Lendo...

 

MARIO QUINTANA ESCRITOR BRASILEIRO A preguiça é a mãe do progresso.  Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”

Felpuda

Nos bastidores políticos, há quem garanta que o nome do pré-candidato para 2028,  com o término do mandato da prefeita Adriane Lopes,  já teria sido escolhido por pelo menos três siglas.  Com a fusão de partidos ou não, o acordo já estaria  sendo costurado desde agora, para que, na hora H,  o indicado esteja em alta. Os entendimentos, é claro,  passam pelas eleições gerais de 2026.  Pelo que se fala, não será uma mulher. Resta esperar para conferir.
 

Pretensões


O ex-prefeito Marcos Trad  sinaliza que deverá disputar  a Prefeitura de Campo Grande  em 2028. Ele também não esconde  que sua pretensão no futuro  é chegar à cadeira de governador.  Como sonhar não custa nada...
 

Meta


Reaproximar o Tribunal  de Contas de Mato Grosso do Sul dos prefeitos e mostrar que o órgão não é punitivo, mas talhado para os orientar e colaborar. Esse será o foco inicial do presidente eleito, Flávio Kayatt. Ele tomará posse no dia 1º de fevereiro.

Imagem Divulgação

Ao custo de R$ 371 milhões, as obras de construção  do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, litoral norte  de Alagoas (foto), estão em andamento, e a previsão é de que a primeira etapa, que se constitui de pista e terraplanagem, esteja concluída  no primeiro bimestre deste ano. A segunda fase será o terminal  de passageiros, cuja entrega está prevista para acontecer até agosto deste ano. No início de 2026, será encerrada a terceira e última etapa,  quando o aeroporto ficará totalmente pronto.  O novo local será 100% administrado pela iniciativa privada,  por meio de concessão. A expectativa é de que haverá  entre 10 voos e 15 voos semanais no início da operação.
 

 Ana Carla Marques e Diogo Wendling

 

Ana Eliza Setubal e Giovanna Adriano

Proibido

Anunciado oficialmente  pela prefeita Adriane Lopes,  o secretariado tem alguns nomes que já cumpriram mandatos  no passado e mais recentemente. Todos, porém, sabem que nada  de ficar de olhos cobiçosos  em direção à Assembleia Legislativa de Mato Grosso de Sul. Lá é o atual endereço do deputado estadual Lidio Lopes, esposo  da prefeita, que poderá  tentar a reeleição em 2026. Portanto...

Em casa

Na visita que a senadora Soraya Thronicke, presidente regional  do Podemos, fez ao presidente  da Câmara Municipal, Papy (PSDB), também esteve presente  o deputado Pedro Caravina (PSDB). Ela é coordenadora  da bancada federal  de Mato Grosso do Sul,  e ele, coordenador  da Frente Parlamentar Municipalista do Legislativo estadual e homem forte  do governador Eduardo Riedel no ninho tucano. Nos bastidores, consta que Caravina é quem manda no Podemos.

Aniversariantes

 

Cristiane Ruiz Ilgenfritz, 
Vitória Gabriela Gregório da Silva Vilas Boas,
Antônio Mendes Canale Filho, Mônica de Souza Ribeiro,
Nicole do Amaral Nunes, 
Abadia Rosa de Lima Ocampos, 
Dr. Benedito Leal de Oliveira, 
Dandara Marques Mendes, 
Albertoni Martins da Silva, 
Ana Maria Gutierres, 
José Hagimo Miyashiro, M
essias Neves, 
Leirton Faustino Nogueira, 
Maria Regina de Miranda Nascimento, 
Orivaldo Gonsalves de Almeida, 
Wilmar Souza Fortaleza, 
Fernando Rodolfo Toledo, 
João Federige da Silva, Jocson Albino da Silva, 
Ari Marcos Estivaldo, 
Elza Maria de Oliveira Pereira,
Ana Carolina Brito Curado, 
Raul Odemar Pitthan, Oscar Pitthan Freire,  
Nolis Vieira Neto da Silveira, 
Ari Passos, 
João Felix Peralta, 
Paulo Sérgio Mackert de Lima,
Dra. Patrícia Rubini,  
Júlio César de Souza, Anderson Leão Vargas Vieira, 
Cláudia Elaine Novaes Assumpção Paniago, 
Adão Francisco Novais, 
Jaime Gutierres Jacob, Antônio Ferreira da Silva, 
Nair Branti, 
Marcelo de Oliveira Aguiar, 
Rogers Alvarenga Santullo, Felix Olazar, 
Lineu Breno Paniz, 
Rodolfo Rossi Neto, 
Joaquim da Silva Caisceta, 
Maria Helena Cordeiro,
Dennis Stanislaw Mendonca Thomazini, 
Vivianne Lins Cardoso,  
Dr. Márcio Reis da Costa, 
Eliane Machado Gonçalves, 
Selmira Fritsch Rodrigues, 
Ione Korb Jarczewski,  
Antônio João Vieira, 
William Barbosa Cardoso, 
Olivier Medeiros,
Thiago Alves Ribeiro, 
João Carlos Silva Gomes, 
Paula Lopes Silveira, 
Tereza Cristina Fontoura, 
Joaquina Pereira, Humberto Carlos da Silva, 
Amilkar Herrera Virreira, 
Irene Simão Cardozo, Selma de Araújo,
José Carlos Bresciani, 
Aurélio Aguiar Fortes, 
Maria Cristina Alves Machado, 
Jurandir Saraiva Júnior,
Camilo Kettenhuber Cavalheiro, 
José Antonio Pacolla Filho, 
Ilda Gonçalves Ruiz, 
Manoel Pereira de Souza Filho, 
Cassio Azevedo de Carvalho Ferreira, 
Tamas Peter Battonyai,
Valderice Volpato Porto, 
Hilton Cassiano da Silva Filho, 
Lucilene Guedes Soares, 
Stela Renata Henrique, 
Antonio Flávio Rocha de Oliveira, 
Danielle de Castro Oliveira, 
Gislaine Nunes Machado Queiroz, 
Rogério Luiz Pompermaier, 
Theodoro Huber Silva, 
Teresa Cristina Nunes Batista, 
João Lúcio Costa, 
Maria Lima de Almeida, 
Augusto Martins,  
Hélina de Lima, 
Eunice de Castro Nunes, 
Danilo da Silva Correia,
Christyane Pimentel Castro de Oliveira Lima, 
Carlos Alberto Diniz, 
Alexandra Francisca Lima, 
Jefferson Costa de Almeida, 
Antônio Mário de Brito, 
Angela Gonçalves, 
Sebastião de Almeida Lima, 
Patrícia Miranda Xavier  Machado, 
Célia de Castro, 
Antônio João Cardoso Lopes, 
Maria Clara Castro e Souza, 
Antônio Luiz Teixeira, Mônica Santana, 
Eurides Lúcia de Souza Assis Bandeira, 
Ana Maria de Oliveira, Beatriz Maria Silva, 
Jorgeana Batista.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO

Assine o Correio do Estado
 

ARTES CÊNICAS

Circo de MS se apresenta em Campo Grande e também na Bahia

Cia. de Campo Grande estreia o espetáculo "Ponto de Partida", seu primeiro solo, com apresentações na Capital Morena e em Salvador (BA); montagem tem financiamento da Funarte, direção de João Lima, texto de Breno Moroni e é estrelada por Mauro Guimarães

13/01/2025 10h00

"O meu palhaço não fala, é característico dele, e nessa roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador", afirma o ator Mauro Guimarães Foto: Larissa Pulchério/Divulgação

Continue Lendo...

O Circo do Mato inicia este ano com os pés em nova estreia e na estrada. É que a trupe está com um novo espetáculo, “Ponto de Partida”, que vai conectar Mato Grosso do Sul à Bahia neste mês.

O trabalho estreará neste fim de semana, com três apresentações na capital sul-mato-grossense, sexta-feira, sábado e domingo, na sede da cia., e seguirá rumo a Salvador (BA) para apresentações em três casas culturais (Sesc Rio Vermelho, Teatro Sesc-Senac Pelourinho e Casa Preta Espaço de Cultura), no período de 23/1 a 26/1. Com classificação indicativa de 12 anos, o ingresso será um quilo de alimento não perecível, fraldas geriátricas, material de higiene ou limpeza.

Dirigido por João Lima, com texto de Breno Moroni e atuação do artista Mauro Guimarães, “Ponto de Partida” transcende limites geográficos e temporais.

“Sem dar muito spoiler, mas, é a história de um palhaço já idoso, vindo de família tradicional de circo, que está esperando uma carona de um contratante para sua última apresentação que não chega a acontecer. Esse é o ponto de partida da narrativa, daí a escolha do nome do espetáculo”, explica o diretor, que encarou a missão da montagem a mais de 2 mil km de distância.

“Moro em Salvador, e esse é o meu quinto espetáculo com direção um tanto remota. Essa é a minha segunda vinda a Campo Grande. Na primeira, criamos o esqueleto da peça, e agora cheguei para limpeza das cenas e, claro, a estreia”, diz Lima.

“Ponto de Partida” é o primeiro solo da Cia. Circo do Mato, como destaca o ator Mauro Guimarães: “O Circo tem mais de 20 anos de existência, já tivemos espetáculos com 15 pessoas, 10, dois e por aí vai. Mas esse é um projeto diferente, especial, porque é o primeiro solo do grupo”.

O PALHAÇO NO CENTRO

A montagem também marca o artista de um modo especialmente singular por se tratar da primeira vez em que estará em cena sozinho.

“O meu primeiro solo, apesar de décadas de profissão, é muita responsabilidade. Outra questão é que o meu palhaço não fala, é característico dele, e nessa roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador, porque diferente de um trabalho exclusivamente do teatro, em que a personagem é construída, na linguagem do circo, não. Você traz o seu palhaço, que é a sua persona circense, você pode moldá-la, mas continua sendo o mesmo palhaço, só que em um outro contexto”, explica Guimarães.

As apresentações contarão com intérprete de Libras e vão começar sempre às 20h. As doações a serem arrecadadas como ingresso serão destinadas para instituições sociais.

“Eles estão pedindo produtos de higiene pessoal e fraldas geriátricas, pensando em nossos idosos que atualmente são 20”, afirma Vilma Gomes, enfermeira responsável pela gestão da entidade Recanto Feliz, que tem “satisfação em ver o olhar do Circo do Mato para a comunidade, porque a arte tem esse olhar sensível, e o espetáculo retrata justamente o lugar do idoso no mundo”.

Em uma viagem dramatúrgica assinada por Moroni, o enredo busca ainda homenagear os palhaços de todo Brasil.

“Acompanho a hierarquia do circo de lona, em que o palhaço é o último estágio que alguém pode alcançar. Diferente do teatro-circo, em que você pode iniciar como palhaço, no circo tradicional você só se torna palhaço quando é muito velho e já foi mágico, equilibrista, malabarista”, pontua Moroni, que na construção do texto se inspirou em palhaços icônicos.

“Tenho 40 anos de palhaçaria, sou artista antigo. Então, escrevi esse texto em homenagem aos velhos palhaços com quem trabalhei, como Carequinha, do artista George Savalla, e o palhaço Picolino, com quem também estudei, fui discípulo”, conta.

DESAFIOS

O espetáculo levou 10 anos para sair do papel, atravessando desafios em busca de fomentos e editais. O projeto foi aprovado em 2023 pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e, no ano passado, um intenso processo de montagem foi iniciado de forma on-line, com encontros virtuais entre diretor, ator e toda a equipe, além de 20 encontros presenciais, em Campo Grande, para dar vida à obra.

“Essa jornada deu ao espetáculo uma profundidade que reflete as nuances do tempo e da espera”, pontua o diretor João Lima.

Mais do que um projeto de arte, “Ponto de Partida” procura se afirmar como um diálogo entre culturas. O artista sul-mato-grossense Mauro Guimarães traz ao palco a essência do Centro-Oeste, enquanto a direção de Lima e a dramaturgia de Moroni acrescentam tons e texturas do Nordeste e do Sudeste, criando uma experiência universal e profundamente brasileira.

Dos bastidores, Laila Pulchério, produtora cultural do Circo do Mato, lembra o quão desafiador e satisfatório é para um grupo de artistas estrear em sua casa tendo como certo outro ponto de partida, o aeroporto rumo a Salvador. “É uma satisfação imensa e também um desafio. Já levamos espetáculos para outros estados, mas ainda são poucos comparado ao tamanho do País”, afirma.

“Sempre refletimos sobre termos participado de festivais em seis países, em alguns deles, várias vezes, mas a dificuldade que é percorrer o Brasil. Essa possibilidade que a Funarte nos oportunizou está sendo muito especial, e o aceite dos espaços que vão nos receber em Salvador nos deixou muito animados. Vamos dar o nosso máximo”, diz Laila.

O projeto é financiado pela Funarte, por meio do Programa Funarte Retomada – Circo (2023), e conta com os seguintes apoios: Marco500, Teatral Grupo de Risco (TGR), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de MS, Casa da Palhaçaria e Teatro Sesi. Mais informações pelo Instagram @circodomato.

SINOPSE

“Entre risos nostálgicos e momentos de fragilidade, o palhaço protagonista reflete a condição humana. ‘Ponto de Partida’ desafia o público a reconsiderar suas metas e objetivos. Afinal, o que é vencer? Se a vida é um caminho construído passo a passo, talvez o maior triunfo seja simplesmente vivê-la, com todas as suas incertezas e surpresas”.

O CIRCO

Com sede em Campo Grande, o Circo do Mato é uma associação cultural sem fins lucrativos ativa desde os anos 1990. Com foco na integração entre teatro e circo, o grupo produz espetáculos, cabarés e intervenções artísticas, circulando pelo Brasil e por países da América do Sul.

Em 2011, tornou-se Ponto de Cultura, fortalecendo sua atuação em Mato Grosso do Sul. Mantém uma sede independente no centro da Capital, usada para ensaios, oficinas e apresentações. O grupo busca democratizar o acesso à arte, promovendo formação artística, senso crítico e entretenimento.

Serviço

“Ponto de Partida”
Texto: Breno Moroni
Direção: João Lima
Atuação: Mauro Guimarães

Campo Grande
Sexta-feira, sábado e domingo (dias 17, 18 e 19)
Às 20h
Circo do Mato
Rua Tonico de Carvalho, nº 263, Bairro Amambai

Salvador (BA) 
23/1, às 20h
Teatro Sesi Rio Vermelho
Rua Borges dos Reis, nº 9, Rio Vermelho

24 e 25/1, às 20h
Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Largo do Pelourinho, nº 19, Pelourinho

26/1, às 20h
Casa Preta Espaço de Cultura
Rua Areal de Cima, nº 7, Dois de Julho

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).