Correio B

Correio B

Documentário feito por professor assassinado será lançado com homenagens

Familiares optaram por manter a data de estreia, marcada antes da morte de Roberto Figueiredo, para atender ao desejo do diretor da obra

Continue lendo...

A estreia do documentário "Onde Você Estava", dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, assassinado na madrugada da última sexta-feira (13), foi mantida para esta quarta-feira (18). O evento começa às 19h, e será realizado no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande.

Mesmo após a morte do historiador e professor, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e familiares de Beto Fiqueiredo optaram por manter a cerimônia de lançamento do projeto, a fim de atender a um desejo do diretor.

"O professor Roberto insistiu muito para que o documentário fosse exibido ainda neste ano. Em conversa com a família Figueiredo, respeitamos seu desejo e mantivemos a data. A Fundação de Cultura viabilizou a mudança do local para o Teatro Aracy Balabanian, garantindo que o lançamento ocorresse como ele sonhou", destacou Rubia Renata Marques, pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB.

O documentário reúne depoimentos de historiadores, jornalistas, artistas e comerciantes que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. A obra reflete sobre a identidade cultural do estado e os impactos da mudança histórica sob diferentes perspectivas.

Em entrevista concedida no último dia 11, durante a divulgação do lançamento, Roberto Figueiredo compartilhou sua motivação pessoal para criar o documentário.

“Sempre quis entender os sentimentos da população na época da instalação de Mato Grosso do Sul. Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade, e tudo isso parecia muito distante. Fomos pegos de surpresa, principalmente nós do interior, que não sabíamos nada sobre o movimento separatista ou a lei assinada em 1977. Em 1979, a instalação oficial nos surpreendeu ainda mais. Essa dúvida sempre permaneceu: de onde surgiu essa ideia que se concretizou naquele momento?”, explicou o diretor.

O filme apresenta uma coleção de olhares sobre esse marco histórico, construída a partir de dez entrevistas realizadas com personalidades como Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Marília Leite, Yara Penteado, Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Gelásio Roque, Marisa Machado, Fausto Brites e Douglas Alves Silva. Cada depoimento traz uma perspectiva única, compondo um registro histórico que transcende o simples relato dos fatos.

A exibição do documentário se transforma em um tributo à trajetória de Roberto Figueiredo, que dedicou sua vida à educação e à preservação da memória cultural de Mato Grosso do Sul.

Serviço

Lançamento do documentário “Onde Você Estava?”
Data: 18 de dezembro de 2024
Horário: 19h
Local: Teatro Aracy Balabanian – Campo Grande

Cultura de MS em luto

Roberto, carinhosamente conhecido como "Beto" ou "Betinho", foi responsável pela formação de milhares de acadêmicos em Campo Grande, como bem destacou a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), instituição onde Figueiredo atuava há 39 anos, em sua nota de pesar.

Beto coordenava o grupo de teatro "Senta que o Leão é Manso", de dança "Ararazul", e de música da UCDB, com o "Corda", "Aves Pantaneiras" e "Coral UCDB".

Ministrou aulas em diversos cursos, como História, Design, Arquitetura e Gastronomia. Também foi coordenador dos grupos de teatro, dança e música da universidade, além de membro do Conselho Universitário da UCDB (Consu).

Fora do meio universitário, atuou como presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, e teve passagem como superintendente de Cultura da Capital. Pelo Estado, foi gerente de Patrimônio Histórico da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Assine o Correio do Estado.

DE MS PARA O MUNDO

Filme indígena de MS é selecionado em festival de cinema da América Latina

Curta-metragem Vípuxovoku foi gravado na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande

09/04/2025 12h00

Curta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovoku

Curta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovoku DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Filme indígena sul-mato-grossense de curta duração está entre os selecionados da 34ª edição do Festival Curta Cinema, um dos mais importantes e maiores festivais de Cinema da América Latina.

O curta-metragem Vípuxovoku foi gravado na Aldeia Água Bonita, em Campo Grande, no ano de 2024. O filme conta a história de Ailton, um jovem indígena da etnia Terena que luta para preservar as tradições do seu povo em uma aldeia urbana. A maioria do elenco é indígena.

A obra tem 14 minutos e recebeu incentivo da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande. Foi idealizado pelo indígena Terena Anderson Terena, produzido por Bianca Machado e dirigido por Dannon Lacerda. O filme irá estrear durante o evento, ainda neste mês.

Curta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovokuCurta-metragem sul-mato-grossenseVípuxovoku. Foto: Divulgação

O Festival Curta Cinema será realizado de 23 a 30 de abril no Rio de Janeiro. O evento é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem.

Das 4.600 produções de 160 países inscritas, apenas 158 foram selecionadas. Neste ano, o curta-metragem Vípuxovoku irá concorrer com outras obras do Brasil, Colômbia, Cuba, Argentina, México e Chile.

“Estamos muito felizes e orgulhosos de estarmos no Festival Curta Cinema! Isso demonstra o reconhecimento do nosso filme em fazer parte desta seleta lista final da programação. A conquista é resultado de um trabalho feito com muito comprometimento, harmonia e com uma equipe extremamente competente e técnica. É muito importante, também, destacar as contribuições de todas as pessoas indigenas envolvidas no projeto, desde o início do seu desenvolvimento. O resultado aponta reflexões importantes sobre a realidade das aldeias urbanas de Campo Grande, a partir dos olhares dos indígenas que fazem parte do elenco”, disse, empolgado, o diretor Dannon Lacerda.

Em 2024, uma das obras vencedoras foi “As Marias”, história de trigêmeas nascidas em 1947, em Guia Lopes da Laguna (MS). Todos os integrantes da equipe eram moradores de Mato Grosso do Sul e as cenas gravadas em Guia Lopes da Laguna. A direção foi de Dannon Lacerda.

FICHA TÉCNICA - Vípuxovoku – Aldeia

Idealizador: Anderson Terena
Direção: Dannon Lacerda
Roteiro: Anderson Terena e Dannon Lacerda
Produção: Corixo Produções
Direção de Produção: Bianca Machado
Direção de Fotografia: Dani Correia
Direção de Arte: Camila Zavalo
Montagem: Victor Lopes
Desenho sonoro: Bernardo Uzeda

Profissionalização

MS+Underground dá oficina gratuita para criação de portfólio artístico

Criado há um ano, coletivo auxilia na profissionalização e expansão da rede de contato de artistas independentes em Mato Grosso do Sul

09/04/2025 11h00

Oficina vai atender artistas de diversas áreas como música, artes visuais, teatro e dança

Oficina vai atender artistas de diversas áreas como música, artes visuais, teatro e dança Divulgação

Continue Lendo...

O coletivo MS+Underground, em parceria com a Superintendência de Economia Criativa, vai promover nesta quarta-feira (9) a oficina gratuita "Diálogos Criativos com o Movimento Underground - Elaboração de Portfólio Artístico", voltada para artistas que desejam construir ou aprimorar seus portfólios.

A oficina é aberta tanto para artistas iniciantes quanto para os mais experientes, abrangendo diversas áreas como música, artes visuais, teatro e dança.

Durante o encontro, os participantes aprenderão sobre a importância de um portfólio bem estruturado para divulgar seus trabalhos e receberão orientações práticas para organizá-lo de forma profissional.

O coletivo

O coletivo MS+Underground nasceu há um ano a partir do movimento underground em Campo Grande. Em parceria com a Superintendência de Economia Criativa do Governo do Estado, o grupo tem como objetivo fomentar a cena artística local.

Por meio de oficinas, eventos e diálogos, busca auxiliar artistas independentes na profissionalização e ampliação de suas redes de contato.

Além das oficinas como esta, o coletivo organiza eventos voltados à divulgação de artistas autorais e ao fortalecimento da economia criativa no estado, incentivando pequenos empreendedores locais.

Serviço

Oficina "Diálogos Criativos com o Movimento Underground - Elaboração de Portfólio Artístico" 

  • Data: 9 de abril (quarta-feira)  
  • Horário: 18h  
  • Local: Museu da Imagem e Som (MIS), 3º andar  
  • Endereço: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, região central de Campo Grande/MS  
  • Formulário de inscrições: https://forms.gle/nYh8g89kNZfdE7eA9

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).