Correio B

40+

Especialista dá dicas para entrar com os dois pés em uma nova relação

Cuidados com a segurança são essenciais ao conhecer novas pessoas pela internet

Continue lendo...

O idealizador e diretor do site de relacionamento Coroa Metade, Airton Gontow, dá dicas valiosas para solteiros com mais de 40 anos encontrarem um novo amor em 2026.

Voltado para pessoas maduras, o Coroa Metade foi criado em 2012 a partir de experiências pessoas de Airton e de seus amigos após os 40 anos.

25 dicas

1 – Não dê seu e-mail, Facebook, WhatsApp, Instagram e outros dados pessoais no início do relacionamento virtual. Como os golpistas sabem que podem ser rapidamente eliminados do site, fazem de tudo para conseguir no início essas informações, para depois permanecerem em contato. Muitos pedirão seus dados já na primeira ou segunda vez que conversarem. Proteja suas redes sociais, já que nelas os golpistas podem encontrar informações importantes sobre sua vida, o que deve facilitar a ação. No mesmo sentido, não dê rapidamente informações como o endereço da sua residência ou o local de trabalho. Os sites de namoro foram desenvolvidos para que você se comunique com segurança sem que seja necessário enviar informações pessoais.

2 – Como em todas as situações da vida, preste atenção nos detalhes. Se a pessoa que está se interessando por você perguntar três vezes, ainda que em dias diferentes, qual é a sua profissão ou quantos filhos você tem, é um forte indício de que o interesse não é real ou que ela está flertando ao mesmo tempo com várias pessoas; se diz que é médica e, uma semana depois, conta que é advogada, fica claro que está mentindo...

3 – Após um bom período conversando apenas dentro do site, passe para a conversa por chat e, depois, por telefone. Antes de marcar o primeiro encontro, converse por meio de uma chamada de vídeo. Sempre observe atentamente se a pessoa é de fato a mesma que aparece na fotografia, o que, obviamente, será mais fácil se, na conversa por vídeo, a pessoa estiver sem óculos escuros e em ambiente claro.

4 – Quando marcar o primeiro encontro, faça sempre em um lugar público, como um shopping center. Mesmo que as conversas no site, por telefone e por vídeo tenham sido agradáveis, não marque na sua casa e também não permita que a pessoa busque você em sua residência. Vá por conta própria. Peça para alguém telefonar para você e responda algo do tipo: “cheguei, sim, está tudo bem. Estou aqui no Shopping Center tal...”, para deixar claro que seus amigos e parentes sabem que você foi encontrar uma pessoa que conheceu no site. Na hora de voltar, por mais simpática e atraente que a pessoa seja, retorne também por conta própria. A maioria das pessoas tem boas intenções, mas é preciso tomar os mesmos procedimentos que você teria, por exemplo, em um barzinho, quando alguém olha para você e inicia uma conversa.

5 - Da mesma forma, nunca busque a pessoa em casa, mesmo que ela diga que não tem carro e que não pode ir sozinha.

6 – É sempre bom evitar o consumo de bebidas alcoólicas no primeiro encontro, já que o álcool pode afetar a atenção e o discernimento.

7– Tome cuidado ao receber mensagens com links, enviadas pela pessoa com quem você está conversando. Links podem ser janelas de acesso ao seu celular, tablet ou computador.

8 - Entre com o coração aberto e acredite que sempre é tempo para ser feliz. Mágoas e tristezas fazem parte da vida. Há milhões de pessoas em todo o mundo que se encontraram pela Internet e hoje são casadas e felizes. Ou seja: entre 100% de peito aberto. Mas também ingresse no site com a mente 100% atenta. Em muitos lugares, como hotéis, restaurantes, bares, festas, navios, praias e até mesmo templos religiosos, você pode encontrar pessoas maravilhosas, boas e corretas, mas também há pessoas desonestas e aproveitadoras. O mesmo acontece na Internet, onde é ainda mais fácil criar um personagem fictício para conquistar e ludibriar; lembrando de todas as dicas e de tudo o que você sonha e busca. Não há contradição alguma entre o sentir e o pensar, entre a paixão e a razão. Não podemos deixar a felicidade nas mãos da sorte. Podemos entrar ao com os dois pés, a cabeça e o coração, ao mesmo tempo, nos nossos relacionamentos e tentar assumir, na medida do possível, o controle de nossas ações.

9 – Nos sites mais sérios, existem normas de segurança. Leia essas regras. Sempre dão dicas e informações importantes. Uma fundamental: nunca, em hipótese alguma, envie dinheiro para a pessoa de quem você está se aproximando. E denuncie aos organizadores do site se alguém pedir dinheiro para você ou mesmo se tiver atitudes inconvenientes. 

10 – Ainda neste tema, os motivos mais constantes alegados pelas pessoas desonestas para o pedido de dinheiro são: para o tratamento de doenças graves (como sequelas do Covid-19) ou de contas hospitalares; para a liberação de passaportes, bagagens e entrada no país; para o pagamento das passagens para irem ao seu encontro; para a libertação de um presente de valor ou dinheiro supostamente enviados para você; para pagar contas, inclusive de telefone; para continuar se comunicando com você e para a liberação de heranças (algumas vezes dizem que precisam se casar rapidamente para receber uma herança deixada por um parente distante). Há muitos outros motivos ardilosos. Esses são apenas os mais utilizados. Repetimos, em hipótese alguma mande dinheiro, qualquer que seja o motivo alegado;

11- Não mande fotos comprometedoras nem se exponha em vídeos. Essas imagens podem ser mais tarde utilizadas para extorsão.

12 – Evite fazer alarde sobre seus bens pessoais e dinheiro. Isso pode atrair as pessoas desonestas.

13 - Como os golpistas agem em vários países, preste atenção nas mensagens com erros de português e palavras em outros idiomas, especialmente o inglês. Como essas pessoas utilizam aplicativos de tradução e I.A., muitas frases ficam repletas de erros ortográficos, de concordância ou mesmo sem nexo;

14 - Não são todos, mas uma boa parte dos golpistas virtuais dizem que são ligados à marinha, exército ou aeronáutica, nas mais variadas funções. Também costumam dizer que trabalham em áreas onde precisam viajar constantemente ou em lugares como plataformas de petróleo.

15 - Embora as vítimas preferenciais sejam as mulheres, não é verdade que apenas elas é que sofrem com os golpistas. Para atrair os homens, são colocadas fotos de mulheres extremamente bonitas, com perfis falsos.

 16 - Não deixe que a carência afetiva faça com que você se desvie do que procura no site. É claro que o amor pode surpreender e não dá para ser completamente fechado em determinados perfis. Mas, por exemplo, se você não deseja, em hipótese alguma, namorar uma pessoa que fume ou que more em outro estado, não gaste seu tempo conversando com pessoas com esse perfil ou, principalmente, marcando encontros, a não ser que sua busca seja por novos amigos. Como diretor do Coroa Metade, percebi que é uma balela aquela história de que as pessoas mais velhas sabem o que querem. Nunca sabemos realmente o que queremos! Mas uma das poucas vantagens da pessoa madura é ao menos saber o que não quer!

17– Na hora de entrar em um site de relacionamento, procure colocar fotos e preencher todo o seu perfil, assim como o perfil que você procura. Isso aumenta as chances de bons resultados;

18 - Seja verdadeiro em seu perfil. Quanto mais realista você for, mais atrairá pessoas que procuram por alguém como você. Mais que a quantidade de pessoas, importa a qualidade, de acordo com o que você deseja;

19 – Escolha, claro, fotos que mostram seus melhores ângulos, mas nunca fotos antigas que não mostram como você é hoje;

20 - Antes de clicar para enviar uma mensagem, dê uma última lida. Essa última leitura serve tanto para uma reflexão sobre o que você enviará, quanto para uma revisão, já que erros de digitação ou de português podem dificultar a compreensão do que você quis dizer.

21 – Diz um velho ditado que “o segundo casamento é o triunfo da esperança sobre a experiência”. Muitas, talvez a maioria das pessoas que frequentam sites de relacionamento acumularam tristezas e em algum momento disseram que não iriam mais se casar. Mas a esperança de encontrar alguém que seja compatível fala mais alto. 

22 - Ninguém precisa suportar uma relação ruim por medo da solidão. Ao mesmo tempo, é necessário ter sabedoria para conviver no cotidiano. É precioso saber viver o dia a dia. Todo mundo é perfeito à distância! Todo mundo tem uma vida maravilhosa pelas Redes Sociais! O Facebook e o Instagram do vizinho são sempre mais verdes e atraentes!  Na Vida Real, há problemas, existem momentos desgastantes e não dá para ser feliz o tempo inteiro. A vida não é uma propaganda. O verdadeiro amor implica também em tolerância, em compreensão e em ser companheiro nos grandes e pequenos momentos, nos instantes de plenitude e nas horas difíceis.

23 – Lembre-se de que é possível ser feliz solteiro(a). E é claro que dá para ter uma boa vida afetiva e sexual mesmo sem ser casado(a). Quem reclama quando está solteiro, também reclama quando se casa. A felicidade também depende de como encaramos a vida. Um dos aspectos positivos da sociedade atual é existir menos cobranças no tocante aos modelos familiares. Você não precisa se casar nem para ser feliz, nem para mostrar para os outros. Você não precisa ter filhos só porque a sociedade assim exige. São opções de cada um.  De modo geral, as pessoas um dia percebem que precisam ter alguém para compartilhar a vida. Até mesmo a maioria dos solteiros convictos. Mas mesmo nessa hora devem se lembrar de que não é saudável colocar “no outro” a responsabilidade pela sua felicidade. É fundamental ter objetivos individuais, paixões, interesses próprios e uma boa família. Tudo isso ajuda demais na hora em que a gente encontra um amor.

24 – Uma das melhores formas para conhecer alguém é se tornar uma pessoa cada vez melhor. Leia bons livros, assista a bons filmes, acompanhe as notícias do Brasil e do mundo através de portais, jornais, revistas e bons programas de rádio e televisão, conviva com pessoas boas, que tenham o que dizer e que, mais que palavras, tenham atitude e se preocupem com os outros. Faça esportes e procure ter uma vida saudável, com tempo para você mesmo(a). Se você for uma pessoa mais completa, terá mais chances de se interessar por pessoas com conteúdo e de atrair quem é realmente legal.

25 – O termo relacionamento virtual não é completamente correto. Afinal, o meio é que virtual! O site serve para aproximar as pessoas, mas o que continua importando é a hora do encontro real. O que vale é o olhar, o cheiro, o toque, o beijo, a energia. Não somos máquinas! Mesmo com toda a mecanização do mundo moderno, continuamos a ser, felizmente, absolutamente humanos. Humanos em busca de carinho e de amor!

 

Correio B

Alunos da SED apresentam João e Maria no Teatro Aracy Balabanian

Apresentação conclui a formação no curso de teatro do Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado

06/01/2026 13h30

Divulgação

Continue Lendo...

Para marcar a formação da primeira turma do curso de teatro do Centro de Referência de Esporte e Cultura Escolar do Estado, os alunos irão apresentar uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm: João e Maria. Com entrada gratuita, o espetáculo teatral “João e Maria — Entre lágrimas, risos e vilanias!” será apresentado no sábado (10), às 18h, no Teatro Aracy Balabanian, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A apresentação é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC).

As aulas do curso teatral foram iniciadas em maio de 2025 e conduzidas pelo diretor e professor Daniel Smidt. Além do trabalho artístico, o processo formativo envolveu os alunos também nos bastidores, produção e apoio técnico, permitindo uma vivência completa do fazer teatral.

“Construir um espetáculo significa pensar no todo: interpretação, cenário, figurino, ritmo de cena… e ver os alunos assumirem esse processo com tanta entrega é muito emocionante. Adaptamos uma história conhecida, mas mantendo leveza, humor e referências de outros clássicos que o público reconhece. Esse trabalho é fruto de dedicação coletiva”, destaca Daniel Smidt, diretor e professor da turma.

“Desde o início do ano, estou fazendo aulas de teatro na NUAC e tem sido uma experiência muito legal. Já aprendi diversas técnicas e percebo o quanto me desenvolvi artisticamente e pessoalmente. Esse processo do espetáculo está sendo desafiador e, ao mesmo tempo, extremamente especial e transformador”, relata a aluna e atriz Giovana Marysol, intérprete de Maria.

O elenco conta com Giovana Marysol, Samuel Mello, Higor Lopes, Nanda Almeida, Suely Rodrigues, Karol Milk, Carol Silveira e Emily Cabral. 

Sinopse

Nesta adaptação, o público é convidado a enxergar o que o conto tradicional nunca contou. Entre a fome, a manipulação e os segredos que rondam um lar em ruínas, João e Maria descobrem que o verdadeiro perigo pode morar dentro de casa. A madrasta, com seu charme venenoso e frases dignas de uma vilã de novela, transforma cada gesto em jogo de poder, enquanto o pai — frágil e dominado — tenta manter a esperança viva.

Quando a inocência das crianças é lançada à mata, a jornada torna-se um espelho da própria condição humana: o medo, a astúcia e o amor entre irmãos enfrentando as tentações de um mundo doce demais para ser real. No caminho, surgem figuras cheias de simbolismo, como a fofoqueira que destila veneno e uma voz materna que ecoa como lembrança e guia.

Tudo se mistura em um espetáculo que alterna humor e crítica, encanto e ironia, revelando o outro lado de uma história que julgávamos conhecer. Porque, afinal, nem sempre a bruxa é a mais perigosa e nem todo sorriso é doce como parece. 

Serviço

 Assine o Correio do Estado

ALTAS TEMPERATURAS

Calor pode alterar a eficácia dos remédios

06/01/2026 11h30

Divulgação

Continue Lendo...

Nos meses mais quentes do ano, um detalhe pode definir o sucesso de um tratamento: a temperatura em que o medicamento é armazenado. O calor, tão comum durante grande parte do ano, pode alterar substâncias presentes em muitos remédios.

Alguns são tão sensíveis que poucos minutos acima do recomendado já bastam para comprometer o efeito. Em um país de altas temperaturas, cuidar da conservação dos medicamentos deixa de ser um gesto técnico e passa a ser um hábito de proteção cotidiana.

A farmacêutica Denise Basílio explica que a eficácia depende diretamente de como o produto é armazenado. “Cada medicamento tem sua faixa segura de temperatura. Quando ultrapassamos esse limite, a substância ativa pode se degradar e deixar de funcionar, mesmo que o comprimido, a solução ou a caneta pareçam exatamente iguais”, afirma.

Entre os que mais exigem atenção estão as insulinas – como NPH, Regular, Lispro, Aspart e Glargina – e as canetas injetáveis usadas para controle glicêmico e emagrecimento. Semaglutida e liraglutida, por exemplo, precisam de refrigeração antes do uso e podem perder potência rapidamente se expostas ao calor intenso.

“Esses medicamentos são extremamente sensíveis. Uma falha na conservação pode levar ao descontrole glicêmico e gerar riscos imediatos ao paciente”, reforça Denise, que é coordenadora do curso de farmácia da Estácio, em Campo Grande, e possui doutorado na área.

Anticoncepcionais orais, antibióticos líquidos, colírios, soluções orais e cremes dermatológicos também podem sofrer alterações quando aquecidos além do ideal.

Quando a temperatura interfere na estrutura do medicamento, a perda de eficácia não é apenas possível, mas muito provável. A degradação reduz o efeito esperado e pode até gerar substâncias irritantes.

Em muitos casos, o problema passa despercebido: o paciente continua tomando tudo corretamente, mas o organismo não responde. “Esse é o cenário mais perigoso. A pessoa acredita estar protegida ou tratando a doença, mas o medicamento já não atua como deveria”, explica a farmacêutica.

O QUE FAZER

Viagens, deslocamentos prolongados e atividades ao ar livre aumentam a chance de exposição inadequada. Um carro fechado, por exemplo, alcança rapidamente temperaturas extremas, e qualquer medicamento esquecido no porta-luvas, no banco traseiro ou em bolsas sob o sol pode perder estabilidade.

Por isso, recomenda-se manter produtos sensíveis em bolsas térmicas e, sempre que possível, transportá-los na bagagem de mão em viagens de avião ou de ônibus, onde a temperatura é mais controlada.

Para Denise, a conservação adequada é essencial. “O paciente costuma se preocupar apenas com a dose e o horário, mas a forma como o remédio é guardado é tão importante quanto. Um medicamento mal conservado pode simplesmente não fazer efeito, e isso pode trazer consequências sérias”, afirma.

Sinais como mudança de cor, odor ou textura, além de turvação e formação de partículas, podem indicar que o medicamento foi prejudicado. Insulinas amareladas ou com pequenos pontos suspensos também exigem atenção.

Mesmo assim, nem sempre há alterações visíveis: muitas vezes, a perda de eficácia ocorre silenciosamente. Em caso de dúvida, o mais seguro é interromper o uso e procurar orientação profissional.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).