Correio B

TURISMO

Aproveite o feriado prolongado para conhecer destinos da Rota Pantanal Bonito em MS

Veja dicas de destinos e passeios que podem ser feitos durante viagem curta

Continue lendo...

Com mais um feriado prolongado se aproximando, já que o Dia do Trabalhador (1º de maio) irá emendar com o fim de semana, o sul-mato-grossense pode aproveitar para conhecer as belezas do Estado em viagens curtas.

Uma das opções é conhecer a Rota Pantanal Bonito, integrada pelos municípios de Aquidauana, Miranda, Bodoquena, Bonito e Corumbá.

Nestes destinos turísticos há passeios que permitem a contemplação da natureza, banhos de cachoeira, cavalgadas, safáris ecológicos, tirolesas, flutuação, noite pantaneira com baile e gastronomia típica, city tour por cidades históricas, mergulho em águas cristalinas entre outros.

Outro ponto positivo é que é possível fazer uma viagem em família, de carro, para quem parte de outros municípios de Mato Grosso do Sul.

Conheça algumas opções de destinos da Rota Pantanal Bonito para conhecer no feriado

Aquidauana

Para quem sai de Campo Grande, a primeira cidade da rota é Aquidauana, na região do Pantanal.

No município, além de pousadas em antigas fazendas, uma das principais atividades que atrai turistas é a pesca esportiva.

Outro local que é atrativo, principalmente para o turismo gastronômico e viagens bate e volta, é o distrito de Piraputanga, em Aquidauana.

A própria estrada cênica, margeada pelo Rio Aquidauana, leva a roteiros de contemplação e aventura, como o Morro do Paxixi.

Morro do Paxixi permite contemplação em AquidauanaMorro do Paxixi permite contemplação em Aquidauana

Miranda

Miranda, distante 70 km de Aquidauana pela BR-262, é a cidade mais antiga de Mato Grosso do Sul e tem prédios centenários e históricos, como a estação ferroviária, que já encantam turistas.

No entanto, o turismo rural é o carro chefe da cidade, que integra o bioma pantaneiro, com passeios que incluem fazendas e refúgio ecológico e também se destaca na pesca.

Para uma viagem curta, o viajante pode conhecer a Fazenda Refúgio Ecológico Caiman, localizada a 31 km do centro da cidade, que oferece culinária típica e atividades de ecoturismo, além de permitir contemplação da fauna e flora pantaneira.

Há ainda a Fazenda San Francisco, que é um dos passeios rurais mais populares de Miranda e permite misturar momentos de descanso com aventura, além de oferecer passeios noturnos onde é possível avistar diversos animais selvagens.

Para contemplação, uma sugestão é a visita ao lugar onde o Rio Salobra encontra com o Rio Miranda. A beleza fica por conta das tonalidades diferentes na cor da água.

Refúgio Caiman é um dos passeios que permitem conhecer fauna e flora pantaneira em MirandaRefúgio Caiman é um dos passeios que permitem conhecer fauna e flora pantaneira em Miranda

Serra de Bodoquena

A sudoeste, estão localizadas três cidades que encantam o turista com a diversidade de passeios na natureza: Bodoquena, Bonito e Jardim, situadas na Serra da Bodoquena.

Bodoquena fica a pouco mais de 60 km de Bonito e é conhecido por sua natureza praticamente intocada e por fazer parte do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com mais de 76 mil hectares de matas, cachoeiras, rios cristalinos, cavernas e grutas, além de uma fauna com vários animais do cerrado.

A cidade tem a cachoeira com maior queda livre de Mato Grosso do Sul, a Boca da Onça, com 156 metros, que fica localizada em meio a um cânion no rio Salobra.

O próprio Rio Salobra, por si só, é um atrativo do município, por suas águas cristalinas e tranquilas, que permitem um visual belíssimo, em meio à mata e paredões.

Bodoquena tem a cachoeira com maior queda d'água do Estado, a Boca da OnçaBodoquena tem a cachoeira com maior queda d'água do Estado, a Boca da Onça

Bonito

Bonito é a Capital do ecoturismo do Brasil, com inúmeros atrativos, entre grutas, trilhas, mergulho, balneários, flutuação, passeios de bike e contemplação.

Monumento Natural, a Gruta do Lago Azul é um dos pontos mais conhecidos de Bonito, Mato Grosso do Sul.

Após percorrer uma trilha conhecendo diversos espeleotemas, pode-se visualizar o famoso lago de águas intensamente azuis e com mais de 80 metros de profundidade.

A Nascente Azul é um balneário que permite a realização de flutuação na nascente de águas cristalinas e aproveitar o dia no no local, que conta com tirolesa aquática e terrestre, mergulho com cilindro, bar e restaurante com almoço e redário para descanso.

O Abismo de Anhumas é uma caverna inundada de água cristalina, onde o acesso é feita através de uma pequena fenda no chão, por uma descida de 72 metros de altura, realizada através de um sistema de elevação.

Já dentro da caverna, o turista chega até um lago subterrâneo, tendo oportunidade de contemplação ou realizar passeio de bote, flutuação ou mergulho de cilindro. Além do lago cristalino, o abismo também tem formações que impressionam.

A cidade tem ainda diversos balneários, onde o visitante pode aproveitar o dia em meio a natureza.

Abismo de Anhumas permite de rapel a contemplação em BonitoAbismo de Anhumas permite de aventura a contemplação em Bonito

Jardim

Jardim tem a maior dolina da América do Sul, o Buraco das Araras, que concentra dezenas das espécies vermelhas.

Entre as atrações para os turistas, também voltou a operar, no dia 22 de abril, a Lagoa Misteriosa, um dos principais atrativos do destino distante apenas 60 km de Bonito.

No atrativo, pratica-se a flutuação e mergulho com cilindro, que permite uma atividade com segurança até oito metros.

A profundidade da lagoa é desconhecida, mas atinge mais de 220 metros, sendo uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil, com visibilidade de mais de 40 metros.

Lagoa Misteriosa tem água cristalina e profundidade desconhecidaLagoa Misteriosa tem água cristalina e profundidade desconhecida

Corumbá

De Bonito a Corumbá, retornando ao Pantanal, são 350 km.

A cidade pantaneira foi fundada em 1778 e guarda casarões centenários pós-Guerra do Paraguai, tombados pelo patrimônio histórico.

Entre as opções de passeio, está caminhar pelo Porto Geral durante o fim de tarde, contemplando a arquitetura da cidade e também o Rio Paraguai.

Na cidade também é uma dica fazer passeios de barco ou chalana para contemplar o pôr do sol e a fauna e flora do Pantanal.

Também faz parte de um roteiro turístico contemplar os cenários naturais, fazer safáris fotográficos e saborear a culinária típica pantaneira.

A Estrada Parque é um atrativo por si só, sendo uma Áres Especial de Interesse Turístico (AEIT), criada pelo governo do Estado em março de 1993.

A Estrada compreende trechos da MS-184 e da MS-228, municípios de Miranda, Corumbá e Ladário, e tem área de cerca de 6.800 hectares, dos quais 85% no município de Corumbá.

São 116 quilômetros de estrada de terra passando por 74 pontes de madeira. Neste trecho é possível desfrutar de paisagens bem diferentes : de serras e campos, de corixos ao Rio Paraguai, além das áreas de inundação sempre repletas de animais da fauna pantaneira.

Estrada Parque é um atrativo por si só, permitindo contemplação de cenários naturaisEstrada Parque é um atrativo por si só, permitindo contemplação de cenários naturais

Diálogo

Tornou-se pesadelo para prefeita de município do interior de Mato Grosso do Sul "trem da alegria"

Confira a coluna Diálogo na íntegra, deste sábado e domingo, 5 e 6 de outubro de 2024 - Por Ester Figueiredo ([email protected])

05/10/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

OSVALDO QUEIROZ - POETA DE MS

Ando à procura de uma velha mala de couro gasto, 
surrado e marrom, e de um par de chinelos velhos 
onde meus passos sintam-se cômodos e vadios”.

FELPUDA

Tornou-se pesadelo para prefeita de município do interior de Mato Grosso do Sul “trem da alegria” que aconteceu em época não tão remota. Ela está batalhando pela reeleição e adversários estão esfregando as mãos de contentamento com essa denúncia, que está sendo devidamente apurada em processo que puxou o fio da meada. Fala-se que foram gastos mais de R$ 70 mil só em diárias. Pagos com o meu, o seu, o nosso dinheirinho.

Assédio

Em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, as unidades do Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT-MS) estarão abertas neste sábado e neste domingo, dia das eleições, para recebimento de eventuais denúncias relacionadas 
a assédio eleitoral. O atendimento será das 8h às 17h. As reclamações poderão ser feitas de forma sigilosa, assim como as denúncias, e no anonimato, pelo site do MPT-MS (peticionamento.prt24.mpt.mp.br/denuncia) ou pelo aplicativo MPT Pardal (disponível para Android e iOS).

Porta-retrato

Alguns candidatos à Prefeitura de Campo Grande fizeram questão de mostrar com quem estarão em 2026, quando da disputa 
pela Presidência da República. Rose Modesto (União Brasil) está colada em Ronaldo Caiado, governador de Goiás, que, inclusive, a indicou para a Sudeco, à época. Beto Pereira, pelo apoio que recebeu, terá de fechar com Bolsonaro, caso este reverta a inelegibilidade, ou com quem ele mandar. Camila Jara, do PT, é Lula desde criancinha, e Adriane Lopes, do PP, aguardará decisão 
da senadora Tereza Cristina.

Cobertura

A Rádio Alems FM 105.5, da Assembleia Legislativa de MS, em parceria com a Rádio Senado, divulgará, pela primeira vez, o andamento da eleição. Vai acompanhar a apuração local e das principais cidades do Brasil. No Estado, a coordenação é da jornalista Karine Cortez.

Crescendo

Em agosto, o setor de bares e restaurantes apresentou o segundo maior aumento entre todos os setores (0,7%), atrás apenas de serviços domésticos (1,62%), segundo a Abrasel, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

DiálogoAna Carolina Rezende Coutinho

 

DiálogoTiago Iorc

Embolados

Na véspera das eleições municipais, o clima é de muita, mas muita mesmo, preocupação nos QGs dos três primeiros colocados, conforme todas as pesquisas, na disputa para a Prefeitura de Campo Grande. Os índices não apontam grande diferença que permita ao trio dormir tranquilo como se estivesse no segundo turno. Com o eleitor não se brinca.

Cicatrizes

Os ataques engendrados nos porões de alguns QGs de campanha terão o troco em 2026. Candidatos sabem quem agiu contra quem nessa briga pela Prefeitura de Campo Grande. A disputa se encerrará no dia 27, se houver segundo turno, porém, todas as artimanhas estarão devidamente anotadas para ser dado o troco em 2026.

Estaca zero

O vereador Thiago Vargas voltou a ficar inelegível e nem mais será readmitido na Polícia Civil, além de não poder brigar pela cadeira de deputado estadual. Desembargador derrubou liminar que lhe dava sustentação. Na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira, ele lamentou a decisão, chorou e teve de receber ajuda dos seguranças para sair do plenário, uma vez que ficou deitado no chão. A sessão foi suspensa.

ANIVERSARIANTES

SÁBADO (5)

Dr. João Jackson Duarte,
Irenice Costa Corrêa,
Leandro de Oliveira Ristow, 
Nori de Carvalho,
Claudia Gouveia,
Angelo José Bortoluzzi,
Jorge Lopes Cáceres,
Paulo Francisco Coimbra Pedra, 
José Rodrigues Dias,
Antonio de Figueiredo Brito,
Laura Rose Navarro Campos,
Clair Regina de Souza,
Ronaldo Serrou da Silva,
Glaucy Stella Garcia de Andrade,
Vanessa Hoffmann Boretti,
Ana Cristina Fleitas Pereira,
Paulo dos Santos Santiago,
Izanélio José Rezende,
Antonio Pereira Marques,
Manuel Ferreira da Costa Moreira,
Arildo Espindola Duarte,
Edmilson Luchese, 
Tânia Lourdes Carneiro Cândido, 
Angela Maria Oselane,
Dr. Orcidney Aparecido Bissoli,
Dra. Kátia Dutra do Souto de Arruda Alves, 
Dra. Judith Amaral Lageano, 
Dr. Vaneli Fabrício de Jesus Gouliouras, 
Belkiss Galando Gonçalves Nantes,
Stéfany Mendonza Duarte,
Augusto Tinoco Barbosa Filho,
Marlene Cândida Maneta de Jesus,
Dr. Fernando José Barauna Recalde,
Sônia Pereira da Silva Marques,
Sônia Aparecida da Costa Moreira,
Advaldo Barbosa Furquim, 
Cândido Ottoni,
Geovani Luchiene Antunes Gadelone,
Mario Marcio de Arruda,
Neusa Maria Sobral,
Elisângela Rossetto,
Cleise Wolf Fedrizzi,
Valmiro Nunes de Oliveira,
Cláudio Henrique Bergamin Fabris, 
Osvaldo Jordão Secco Thomé,
José Belga Assis Trad, Oswaldo Maciel Chama,
Jorge Tatsuo Miyashiro,
Eduardo Henrique França,
Regina Hernandez Dibo Nacer,
Raquel Arakaki,
Almir José Felski,
Mário Mitsuo Shiguematsu,
Luciano Hofmann,
Fabrina Bigaton,
Maha Ali Tarchichi Hamie,
Carla Rafaela Devechi,
Palmira Tomikawa Tokeshi,
Fabricio Stivanelli Matheussi,
Claudia Elisa Melo Hodgson,
Paulo Tibana,
Maria Bugosi,
Maria Herminia Rodrigues Kasecker,
Ricardo de Melo Alves,
Márcio Alexandre da Guila Back,
Elio Robalinho Pereira Junior,
Nelson Paschoalotto,
Melissa Azussa Kudo,
Aracy Scaffa Chelotti,
Fernanda Bertoni Strengari,
Juscelino Ferri,
Valquiria Aparecida Vieira Foglia.

DOMINGO (6)

Lisandra Rauanny Queiroz Alves, 
Kátia Aparecida Locatelli, 
Synara Miranda, 
Olinda Beatriz (Bia) Trevisol Meneghini,
Mariana Oliveira Mônaco, 
Adilson dos Reis Rondon,
Marlene Santana dos Santos, 
Nilo Arashiro,
Dagmar Alves,
Iduméa Erotides de Rosa Silva,
Kenzo Takushi,
Feliciano Marcos de Brito,
João Leme Cabral,
Viviane Bueno Bergamo,
Alcione Azevedo Errubidart,
Ivone Aparecida Hotta Perez, 
Jackeliny Dalavale Higa,
Renata Garcia Arguello, 
Bruno Hindo Dittmar, 
Nilza Gomes da Silva, 
Ary Sortica dos Santos Junior,
José Júlio Saraiva Gonçalves, 
Selma Aparecida de Andrade Suleiman, 
Rodrigo Razuk,
Marcelo Santos Alves,
Maura Simões Corrêa Neder Buainain, 
Dr. Oton José Nasser de Mello,
Marcos Aurélio da Rosa Barberis,
Mariana Oliveira da Silva,
Luis (Vitorino) Bruno Amanda Caroline Dias, Caetano Fonseca,
Sonia Manoelina Campos Leite,
Antônio Soares Diniz,
Janaína Lopes Neves,
Aline Emanuelle Acosta,
Vanir Teodoro de Freitas,
Jussara Vieira Fernandes,
Dra. Regina Lúcia de Almeida e Souza,
Dra. Renata Corona Zuconelli,
Sebastião Arruda,
Roselene de Almeida Moraes,
Ivanilze Guimarães,
Luiz Domingos Cardoso Capucci,
José Lima Neto,
Valdecir Costa Campos,
Jarbas Milton Ribeiro,
Fátima Lima,
Keila Ocampos,
Maria Peralta do Carmo,
Dr. José Neder Júnior,
Dr. William Ivan Miyasato, Soraya Rezek, 
Dr. Claudiu Marciu Ferreira Pereira,
Vanderlei Estelvio Michalski,
Célia Regina Cavalcanti Mortari,
Renato Iwai Ogata,
Fernando Lopes Pereira,
Waldemar Oliveira Nunes,
Dra. Tânia Maria Cardoso Arima,
João Eduardo Contar,
Erotilde Arguelho Oruê,
Mauro Pompeu Felice Moreira,
Dra. Lúcia Helena da Silva,
Fátima Eugênia Palhano,
Dr. José Renato Mendes da Silva,
Ricardo Schauberlay Dias Pereira,
Kime Temeljkovitch,
Rosana Tinatsu Ono,
André Luiz Mambelli,
Glauber Tiago Giachetta,
Dorval Baptista Dallagnolo.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Bem-estar

UFMS abre inscrições para aulas gratuitas de yoga

Com três sessões abertas, a primeira começa amanhã (5)

04/10/2024 16h00

UFMS

UFMS

Continue Lendo...

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) abriu as inscrições para o projeto de extensão "Conexão e bem-estar por meio do yoga". As aulas, que ocorrem mensalmente na Cidade Universitária, começam neste sábado (5), às 8h, na sala interdisciplinar da Faculdade de Educação, localizada próxima às Quadras Esportivas da instituição.

A iniciativa é aberta a todos os membros da comunidade acadêmica, e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário online. Além da aula inaugural, outras duas sessões estão programadas para os dias 9 de novembro e 14 de dezembro, também às 8h.

Apesar de o público-alvo ser a comunidade acadêmica, a inscrição também é livre para o público externo. Para quem deseja participar, é recomendado que os alunos levem seus próprios tapetes ou materiais para forrar o chão, usem roupas leves e evitem se alimentar pelo menos uma hora antes das atividades. Além disso, vale ressaltar que as posturas de yoga não são recomendadas para mulheres grávidas e crianças.

Segundo a coordenadora do projeto, Flávia Maria Leme, técnica-administrativa do Instituto de Biociências (Inbio), o bem-estar físico é essencial para o desempenho em atividades profissionais, acadêmicas e pessoais.

“Quem atua no ensino e na aprendizagem também precisa de práticas que promovam a saúde mental. O yoga é uma prática que fortalece o sistema imunológico, estimula a concentração e promove o equilíbrio mental”, explica Flávia.

Criado em 2021, o projeto nasceu de uma parceria entre o Inbio, a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e as pró-reitorias de Extensão, Cultura e Esporte e de Assuntos Estudantis. Inicialmente, as aulas ocorriam de forma remota, mas agora são realizadas presencialmente, com o objetivo de proporcionar bem-estar físico, mental e emocional à comunidade acadêmica.

“Oferecer práticas naturais que melhorem a qualidade de vida e estimulem a responsabilidade individual na manutenção da saúde é crucial em uma sociedade que está envelhecendo rapidamente”, destaca a coordenadora.

O projeto já contou com a participação de mais de 400 pessoas, com uma aula aberta que reuniu mais de 200 participantes em um único dia. As sessões têm duração de uma hora e incluem alongamentos, aquecimentos, ásanas (posturas de yoga), relaxamento, meditação e até dança, com o objetivo de promover o autocuidado.

Serviço

Conexão e bem-estar por meio do yoga

  • Local: Sala interdisciplinar da Faculdade de Educação, UFMS (próximo às Quadras Esportivas)
  • Datas: 5 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro
  • Horário: 8h
  • Inscrições: Através do link

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).