Correio B

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem shows, cinema, feiras e muito mais

Além da farta programação que embala os últimos dias da Bienal Pantanal, incluindo o espetáculo "Crianceiras", o fim de semana tem "Sertanejinho do Teló" celebrando o aniversário de MS, Praça Bolívia, Rockers Sound System, dança no Sesc Prosa

Com direção de Rodrigo Rezende, o curta-metragem protagonizado por Giulia Agnes e Tero Queiroz apresenta, com delicadeza e envolvimento, uma narrativa sobre o resgate dos vínculos entre pai e filha; hoje, grátis, em quatro horários, na Bienal Pantanal

Com direção de Rodrigo Rezende, o curta-metragem protagonizado por Giulia Agnes e Tero Queiroz apresenta, com delicadeza e envolvimento, uma narrativa sobre o resgate dos vínculos entre pai e filha; hoje, grátis, em quatro horários, na Bienal Pantanal - Divulgação

Continue lendo...

No fim de semana do Dia das Crianças e do aniversário de Mato Grosso do Sul, tem festa gratuita para celebrar as duas datas. No Parque das Nações Indígenas, neste domingo, a partir das 17h, com entrada franca, o MS Ao Vivo contará com três atrações musicais para comemorar os 48 anos de criação de Mato Grosso do Sul. O projeto musical é uma iniciativa do governo do Estado e apresenta como atração principal o sertanejo pop de Michel Teló.

Isso mesmo. O novo projeto do cantor e instrumentista que, embora nascido no Paraná, tem o coração sul-mato-grossense passeia por um repertório de canções consagradas do pop rock brasileiro, sem abandonar sucessos do modão.

O “Sertanejinho do Teló”, que o músico inclusive gravou ao vivo em Campo Grande, em março, em formato bem intimista e descontraído, vai de Raul Seixas a Los Hermanos, passando por Cazuza, Lulu Santos, com direito a derivações pela música baiana de Ivete Sangalo e outras surpresas.

“Garçom Amigo”, “Vaneira das Meninas Carinhosas” e “Fundo da Grota”, dos tempos do Tradição, antigo grupo de Teló, também estão no repertório do projeto e não devem faltar na apresentação deste domingo.

Aliás, o Tradição também faz parte da festa no show programado por ex-integrantes do grupo, que adotou o nome de Lendas 67, reforçando o simbolismo com as origens do estado e do artista.

O Lendas – com Gerson Douglas, Anderson Nogueira, Vagner Pekois, Carlos Targino e Arapiraca – sobe ao palco do parque logo após o aquecimento no gramado com o set list do DJ Jackson Seballo.

O MS Ao Vivo é um projeto musical promovido pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Cultura de MS, em parceria com a Energisa e o Sesc-MS.

CURTA BIENAL

Na Bienal Pantanal, além da presença de dezenas de autores locais, nacionais e internacionais (Naya, Marina Duarte, André Alvez, Henrique Medeiros, Sandra Menezes, Rodrigo Teixeira, Bosco Martins, Ana Suy, Milly Lacombe, Damián Cabrera, etc.), há sets de poesia, shows musicais – por exemplo, Maria Alice (MS) e Nestor Ló Y Los Caminantes (Paraguai) no sábado – e uma programação especial dedicada à criançada, de cinema a espetáculos ao vivo, e, naturalmente, muita literatura.

Tudo com acesso gratuito no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. Basta conferir a programação no site www.bienalpantanal.com.br/ ou nas redes sociais do evento.

Um dos destaques é a mostra Curta Bienal, que, hoje, apresenta quatro sessões – às 10h, às 10h30min, às 14h e às 14h30min – do curta-metragem “A Última Porteira” (MS, 2025), uma delicada e envolvente narrativa, com direção de Rodrigo Rezende, sobre paternidade.

“Tiago é um trabalhador solteiro que precisa aprender a ser pai após descobrir que tem uma filha com 10 anos”, diz a sinopse do filme, que tem 20 minutos de duração e classificação indicativa livre.

Sábado e domingo, também tem mais sessões da mostra Curta Bienal, com curadoria de Andréa Freire, sempre no Auditório Pedro de Medeiros. Tero Queiroz (Tiago, o pai) e Giulia Agnes (Alice, a filha) encabeçam o afiado elenco, um dos pontos altos do curta, que é um dos pontas de lança da atual produção audiovisual de MS.

“CRIANCEIRAS”

Outro destaque, em dois horários – às 16h e às 18h – deste domingo, último dia da Bienal, o espetáculo cênico-musical “Crianceiras” proporciona uma viagem, para crianças e adultos, ao universo infantil da poesia de Manoel de Barros (1916-2014).

Concebido pelo músico Márcio de Camillo a partir da obra do poeta, o projeto é inspirado nas iluminuras da artista plástica Martha Barros, sob a direção de Luiz André Cherubini, e tem como referência estética o Grupo Sobrevento de Teatro de Animação.

Unindo teatro, cinema de animação, música, tecnologia digital e literatura, a cena em “Crianceiras” é construída a partir do brincar dos intérpretes com a palavra do poeta musicada em interação com imagens físicas e projetadas que, delicadamente, “no desenrolar das intrigas caçam jeitos inesperados para a liberdade dos curiosos personagens Bernardo, Sabastião, Caranguejo Se Achante e Sombra-Boa, entre outros.

PRAÇA BOLÍVIA

Neste domingo, das 9h às 14h, a feira cultural Praça Bolívia – na Rua das Garças com a Rua Aníbal de Medeiros, Bairro Santa Fé – também se enfeita para receber a gurizada, com uma programação recheada de atrações: capoterapia (capoeira), Lisa Lima (dança do ventre) e o Palhaço Gabinete, além de artesanato, moda, comidas típicas, arte e antiguidades, campanha de adoção de pets e jogo de xadrez. O Renato Mendes Trio e as bandas Bar Ganhas, Filhos Fortes e Skuderia estão entre as atrações musicais.

DANÇA

Hoje, a partir das 19h, tem o espetáculo de dança “Efêmera Prece”, com o performer Irineu Júnior, no Sesc Teatro Prosa. Os ingressos são gratuitos mediante reserva pela plataforma Sympla. Classificação indicativa: livre. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200, Centro.

Confira a sinopse: “Um corpo ora em movimento. Entre pausas, fluxos e rupturas, tece sua prece no breve – no que nasce, no que se desfaz, no que resiste. Na travessia entre presença e ausência, molda silêncios, convoca fôlego e se lança. Porque há algo que insiste em permanecer, mesmo quando tudo é passageiro.

“Efêmera Prece” é rito, travessia e respiro, pois seguir em frente é também habitar o instante – reconhecer a beleza do que é passageiro e transformar o efêmero em presença”.

Correio B

Exposição literária destaca identidade cultural de MS

Mostra dará destaque às obras de Manoel de Barros, Hélio Serejo e Maria da Glória Sá Rosa

04/12/2025 18h00

Divulgação

Continue Lendo...

Será inaugurada amanhã (5) a exposição “Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia” que promete explorar a essência, a estética e as  influências que moldam a escrita sul-mato-grossense. Montada na “Gibiteca Mais Cultura”, a mostra permanecerá aberta ao público até abril de 2026.

Os grandes destaques da exposição são Manoel de Barros, cuja poesia reinventou o olhar sobre o Pantanal; de Hélio Serejo, cronista das tradições e histórias de fronteira; e Maria da Glória Sá Rosa, referência na pesquisa e crítica literária.  

Outro destaque da exposição é o eixo temático que aborda os fluxos migratórios e suas contribuições para a formação sociocultural do estado. A presença japonesa, síria, libanesa e indígena será apresentada como elemento fundamental na constituição das narrativas e das linguagens literárias consolidadas ao longo do tempo.

O público poderá conhecer como essas influências moldaram costumes, expressões artísticas e modos de viver que se refletem na literatura regional.

O espaço físico da mostra será ornamentado com elementos visuais inspirados no Pantanal, entre eles a icônica imagem do carro de boi atravessando as águas, símbolo da narrativa e da memória afetiva do estado.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Política Nacional Cultura Viva (PNCV), Sistema Nacional de Cultura (SNC), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura de MS.

SERVIÇO

Exposição: Literatura Regional de MS: Pantanal, Prosa e Poesia
Abertura: 5 de dezembro de 2025 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Rua Sacramento, 800 – Bairro Seminário, Campo Grande (MS)
Período de visitação: Dezembro de 2025 a abril de 2026
Agendamento de visitas: pelo telefone (67) 3365-0405 ou pelo WhasApp (67) 99115-0283
 

pagonejo bão

Alexandre Pires traz show da nova turnê para Campo Grande em 2026

O cantor é o único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 da Billboard e apresentará show inédito na Capital

04/12/2025 15h00

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026

Alexandre Pires fará show em Campo Grande em agosto de 2026 Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O cantor Alexandre Pires, único brasileiro na lista dos 100 maiores artistas latinos do século 21 pela Billboard, fará show da nova turnê 'Pagonejo Bão' em Campo Grande, em agosto do ano que vem.

A apresentação será no dia 1º de agosto de 2026, no Bosque Expo.

Alexandre Pires é reconhecido tanto no Brasil como internacionalmente, com discografia em espanhol e português. Esse histórico soma-se às suas turnês nacionais e participações em grandes eventos.

Na nova turnê, o cantor transcende a barreira de estilos musicais, unindo dois ritmos populares no Brasil, sendo o pagode e o sertanejo.

O projeto Pagonejo Bão nasceu na ideia de aproximar dois universos da música popular brasileira em uma apresentação dinâmica, calorosa e dançante. 

Assinantes do Correio do Estado tem até 50 % de desconto nas atrações do Pedro Silva. ASSINE AGORA.

No palco, Alexandre Pires revisita clássicos que marcaram sua trajetória, tanto do período à frente do grupo Só Pra Contrariar quanto da carreira solo, além de interpretações em dueto com nomes contemporâneos e arranjos que valorizam voz e violão, percussão e instrumentação acústica típica do gênero sertanejo.

O projeto foi gravado ao vivo em 2025 em datas especiais e já ganhou registros em áudio e vídeo. 

No show, Alexandre Pires mistura os maiores sucessos do pagode com o espírito do sertanejo, reunindo repertório romântico, swing e novas interpretações ao vivo.

"Pagonejo Bão é um projeto de coração: é resgatar memórias, mostrar que música boa atravessa estilos e celebrar o público que canta comigo há décadas”, disse Alexandre Pires.

No repertório, o cantor deve apesentar sucessos do Só Pra Contrariar, como Domingo, Essa Tal Liberdade e Mineirinho, além de clássicos do sertanejo, como Evidências, Pense em Mim e É o Amor.

Serviço

Data: 1º de agosto de 2026
Abertura das portas: 20h
Início do show: 22h
Local do show: Bosque Expo
Valores: serão divulgados em breve
Onde comprar: Stand Comper Jardim dos Estados; pela internet no site www.pedrosilvapromocoes.com.br.
Classificação: 18 anos
Realização: Pedro Silva Promoções & Jamelão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).