Correio B

ARTE E CULTURA

História e carreira da Dama do Rasqueado ganha vida com o musical "Delinha"

Peça será apresentada por alunos da Universidade Estadual de MS nos dias 16,17 e 19 de outubro, no Teatro Glauce Rocha

Continue lendo...

Recontando a história de Delarina Pereira Gonçalves, a cantora Delinha, o grupo teatral Arrebol Cultural, formado por alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lançaram, de forma simbólica, nesta segunda-feira (11), o espetáculo “Delinha- o musical”, que irá retratar a jornada da eterna Dama do Rasqueado. 

O espetáculo, que envolve 50 artistas, entre atores e dançarinos, foi idealizado pelo diretor da peça, Fernandes Ferreira, inspirado por outros musicais biográficos, como os dos cantores Ney Matogrosso e Alcione. 

De acordo com Fernandes, a vontade de recontar a vida e carreira de algum artista regional já era latente, mas teve certeza de que a escolhida seria Delinha quando leu a biografia “Por onde andei”, que também serviu de referência para o texto do espetáculo. 

Em entrevista coletiva na tarde de hoje, Fernandes ressaltou a importância de registrar a história da cantora por meio da arte, especialmente com músicas, ofício que a eterna Dama do Rasqueado exerceu por tantos anos. 

Dando vida à estrela do musical, a atriz Flávia Laís Alarcon, esclareceu que o espetáculo não se trata de um cover ou algo do gênero, mas que a intenção é representar o que Delinha era e é ainda hoje. Para ela, o maior desafio desse personagem é retratar a história com fidelidade. 

A atriz viverá a cantora a partir dos 19 anos até o momento de sua morte, que aconteceu em 16 de junho de 2022, quando contava com 85 anos de idade. Para ela o grande desafio é recontar a história da cantora sempre preservando a sua história

“É um grande desafio interpretar uma pessoa que realmente existiu e que é tão importante culturalmente para o estado. Não sou cover dela, mas minha missão é contar a história da Delinha e como foram os momentos da vida e da carreira dela com Délio e também sozinha”, afirmou. 

Como é impossível resgatar a história da sul-mato-grossense sem citar sua dupla de tantos shows, Délio, que também foi marido da cantora por 25 anos, também será representado no espetáculo. 

Quem dará vida a ele, será Samir Henrique. O ator ressalta que, embora a história seja focada em Delinha, as pessoas sempre associam a cantora com a dupla que formou com Délio, com quem continuou cantando mesmo depois do divórcio. 

“Muita gente vê Délio e Delinha como uma coisa só, então, essa é uma responsabilidade conjunta, embora a história seja dela. Por isso, trazemos os elementos da infância, fomos buscar referências e conversar com pessoas que viveram com ela e a conheciam”, fala o ator. 

Como o espetáculo começa a contar a história desde quando Delinha tinha quatro anos e segue a trajetória até seus últimos dias em Campo Grande, as atrizes e irmãs Lívia e Talita Rodrigues foram as escolhidas para representar a cantora quando criança.

Elas darão vida à cantora quando pequena, em Vista Alegre, em Maracaju, e depois um pouco mais velha, mas ainda criança, já na Capital, respectivamente. 

Para o filho de Délio e Delinha, João Pompeu, é uma emoção ver a história de seus pais, especialmente da sua mãe, ser recriada em um musical, que envolve tantos profissionais e tantas pesquisas, sendo que ele é uma das principais fontes de consulta sobre esses acontecimentos.

“Pra mim é uma grande emoção porque Délio e Delinha não ficaram ricos financeiramente tocando, mas deixaram um grande legado e isso não tem dinheiro que pague. Eu tenho que expressar minha gratidão por ver todos interpretando as músicas e histórias que contei para o Fernandes lá na velha casinha”, afirma.

O MUSICAL 

O diretor do espetáculo adiantou que a intenção do musical é trazer a verdade sobre a vida e obra da cantora, mas sempre com uma licença poética e respeitando o legado e história deste ícone de MS. 

Ainda de acordo com ele, o espetáculo começa acompanhando a Delinha de quatro anos, quando vivia em Vista Alegre, no momento em que a família da cantora vem para Campo Grande e compram a velha casinha, no bairro Amambaí, onde a cantora viveu até sua morte, no ano passado, e que ainda existe. 

Contamos a trajetória dela até os 85 anos, quando ela morre, com uma história dividida em dois atos: o primeiro traz músicas que se ouvia no rádio como Tonico e Tinoco, Inezita Barroso, Chitãozinho e Xororó. 

Já no segundo ato serão apresentadas, nas vozes de Samir e Flávia, que irão representar Délio e Delinha, respectivamente, as composições da dupla.  Além de música, o espetáculo ainda traz muita dança, com um corpo de bailarinos formado por alunos da área de Arte da UEMS. 

As danças irão trazer o mesmo clima das músicas da dupla, com apresentações de rasqueado, chamamé e catira. 

Como parte da divulgação, após a coletiva de imprensa, os atores e dançarinos apresentaram um pouco do que será levado ao palco do Teatro Glauce Rocha, nos dias 16,17 e 19 de setembro. 

E para não estragar a surpresa, o diretor já adianta: “O melhor fica para o final”

Confira um trecho apresentado no lançamento do musical.


 

Serviço:

O espetáculo será apresentado no Teatro Glauce Rocha, no campus da UFMS, nos dias 16,17 e 19 de outubro. Os ingressos já estão à venda com o preço promocional  e, até 05 de outubro, serão vendidos por preços entre R$ 55,00 e R$ 75,00, não havendo meia-entrada. 

Mais informações podem ser acessadas no site da UEMS ou nas redes sociais do Arrebol Cultural.

Assine Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Estreia de "Wicked", shows, teatro, lançamento de livro e muito mais na programação

Além de grupo vencedor do Grammy, tributo a Paulo Simões e festa com DJ paraguaia, fim de semana tem peça de Gianfrancesco Guarnieri, lançamento de livro de Gilberto Luiz Alves e, nos cinemas, a estreia de "Wicked"

22/11/2024 10h00

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa fotos: DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Eles estão com tudo, lançaram um disco bacana, ganharam o Grammy e, sim, estão entre nós: Os Garotin, grupo do Rio de Janeiro, formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, que se apresenta hoje e amanhã no Sesc Teatro Prosa, a partir das 19h. Com sua vibrante mistura de samba rock, pop e MPB, o trio é uma das sensações da recente cena musical brasileira.

Com o álbum "Os Garotin de SG", uma referência à cidade de origem do grupo, São Gonçalo (RJ), eles abocanharam duas estatuetas Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro e Melhor Artista Revelação no Grammy Latino, cuja premiação foi realizada na semana passada (14). A pegada dos garotos recupera o balanço e a atmosfera dos bailes black em uma chave contemporânea que não despreza o passado e, ao mesmo tempo, abre-se para outras influências. Uma química certeira que vem inspirando multidões.

As apresentações são gratuitas, e, embora os ingressos, via Sympla, estejam esgotados, a dica do Sesc é que, quem estiver muito a fim de conferir o show, compareça ao teatro com uma hora de antecedência e entre na lista de espera, pois costumam sobrar alguns assentos. Ou seja, normalmente, nem todas as pessoas que reservam as entradas pela internet de fato marcam presença nos eventos da casa. Endereço: Rua Anhanduí, nº 200, Centro.

MARIA ALICE

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Hoje também tem o show "Maria Alice Canta Paulo Simões", às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, com uma das mais destacadas intérpretes de MS revisitando o cancioneiro do grande compositor carioca e sul-mato-grossense "de vivência, alma e coração". O público que comparecer poderá colaborar com o Natal Solidário do projeto Asas do Futuro, doando voluntariamente brinquedos novos ou usados.

O show apresentará canções selecionadas "a dedo" por Maria Alice, todas de autoria de Paulo Simões e seus parceiros. "Homenagear Paulo Simões é reconhecer o seu lugar como um dos maiores compositores do País. Parceiro de Almir Sater em tantas canções de sucesso, ele tem em sua obra parcerias com outros importantes compositores do Estado, como Guilherme Rondon, Celito Espíndola e Antônio Porto, entre outros", afirma a cantora.

"Maria Alice Canta Paulo Simões" é também o nome do terceiro álbum solo de Alice, que pode ser acessado em todas as plataformas musicais. Gabriel de Andrade (arranjos, violão e direção musical), Pedro Ortale (violão), Gabriel Basso (baixo), Renan Nonato (acordeon), Gilson Espíndola (vocais) e João Pedro Ortale (bateria) formam a banda que se apresenta com a cantora. O show tem o apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, por meio Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e da TV Morena. Grátis.

ROSSIN

No domingo, com entrada franca, a partir das 18h, o Uata Hell? (Rua 15 de Novembro, nº 797, Centro) recebe a sessão de cumbia (ritmo da Colômbia) a ser promovida pela paraguaia Rossin. A DJ promete não deixar ninguém parado com suas afiadas "selecciones" nas picapes, criando um clima para lá de festivo, que é tão característico nos bailes de cumbia. Afinal, trata-se também de um estilo de dança que vem contagiando o planeta.

BLACK-TIE

Formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, o trio do Rio de Janeiro se apresenta pela primeira vez em Campo Grande, no embalo de dois prêmios Grammy conquistados na semana passada; hoje e amanhã, às 19h, no Sesc Teatro Prosa

Um dos maiores clássicos do teatro brasileiro, escrito por Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006), "Eles Não Usam Black-Tie" (1958) ganhou uma nova montagem em Campo Grande, criada pela Escola de Teatro Adote. O espetáculo será apresentado amanhã, às 19h, no Teatro Allan Kardec, localizado na Avenida América, nº 653, Vila Planalto. A peça é destinada a maiores de 14 anos.

Sob a direção de Iago Arimura, ator, professor e diretor de várias peças da escola, a nova versão da obra tem a coordenação-geral de Daniel Smidt, também ator e professor. "Eles Não Usam Black-Tie" foi a peça inaugural do lendário Teatro Oficina (SP) e influenciou gerações de artistas. A trama explora as tensões familiares e políticas no contexto de uma greve operária em São Paulo, abordando temas como a luta de classes e o papel dos trabalhadores na sociedade.

Nos anos 1980, também fez história no cinema brasileiro o longa-metragem dirigido por Leon Hirszman (1937-1987) a partir da obra de Guarnieri, que, inclusive, atua no filme. Fundadora da Escola Adote, a atriz Beth Terras, que faleceu em setembro deste ano, tinha uma forte conexão com essa história. Ela trabalhou diretamente com Guarnieri em uma de suas montagens, deixando um legado artístico e social que enriquece ainda mais a proposta da escola.

No elenco desta montagem estão: Maria Macedo, Smaile Almeida, Steph Boldrini, Eliza Montes, Renato Passos, Matheus Lopez, Thiago Medina, Diogo Oliveira, Luci Souza e Yuri Azevedo. A equipe conta também com Zacris (cenografia) e, na produção e contrarregra, Yasmim França, Jean Bastos, Watson Façanha, Matheus Corrêa e Mariany Arguelho. Rafaela Palieraqui é a responsável pelo registro fotográfico. Os ingressos custam R$ 50 (inteira) e podem ser reservados pelo Sympla.

GILBERTO

O pesquisador e professor da UFMS Gilberto Luiz Alves lança hoje, às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping Campo Grande, o livro "As Águas como Caminho Mato Grosso como Destino" (Editora Entrelinhas). Fruto de uma extensa pesquisa, que atravessa décadas da trajetória de seu autor, a obra, fartamente ilustrada, mapeia a presença de quatro viajantes que circularam, de navio, pelo território de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul da segunda metade do século 19 ao início do século 20.

Assine o Correio do Estado

Horóscopo

Confira o horóscopo de hoje (22/11)

Veja o que os astros dizem sobre o seu signo

22/11/2024 03h00

Reprodução / IA

Continue Lendo...

A semana se aproxima do fim, e os planetas apontam para novas perspectivas no amor e na vida social. Fique de olho nas oportunidades e veja o que pode transformar seu dia.

Áries

Áries, esse é o momento de desacelerar um pouco e organizar sua rotina. Talvez seja hora de fazer uma revisão dos seus hábitos diários e eliminar o que não está funcionando. Cuide da sua saúde física e bem-estar, se necessário. Pequenos ajustes agora podem trazer um grande impacto positivo a longo prazo. Menos é mais nesse momento!

Touro

Touro, agora é hora de dar um passo para trás e repensar o que te dá prazer e como você se diverte. Talvez seja necessário mudar o foco, deixando de lado o que não está mais te fazendo tão bem. Seja em relacionamentos ou hobbies, é hora de filtrar o que realmente vale a pena e simplificar, deixando espaço para o que te traz verdadeira alegria.

Gêmeos

As questões familiares ou relacionadas ao lar estarão pedindo sua atenção hoje, gêmeos. Talvez você sinta a necessidade de reorganizar a casa ou resolver pendências com pessoas próximas. Aproveite para simplificar as coisas e criar um ambiente mais harmônico. Tire o excesso e foque no que traz conforto emocional e estabilidade para você.

Câncer

Câncer, sua comunicação estará em destaque, e é hora de revisar como você se expressa. Talvez seja interessante pensar em como você vem se comunicando com as pessoas próximas, ajustando a forma de falar para ser mais claro e objetivo. Não tenha medo de repensar suas palavras e ouvir mais. Às vezes, menos palavras trazem mais clareza. 

Leão

Leonino, esse é o momento de reavaliar suas finanças e seus valores, pois a lua está minguante no signo de virgem. Pode ser que você perceba que é hora de cortar gastos desnecessários ou repensar seus investimentos. Aproveite para simplificar e focar no que realmente importa. Não se preocupe com o que você não tem, mas valorize o que já conquistou e planeje com mais cuidado daqui pra frente.

Virgem

Você pode passar por uma fase de autocrítica hoje e amanhã, virgem, pois a lua está minguante no seu signo, por isso, é bom aproveitar para ajustar sua imagem ou revisar suas metas pessoais. Talvez você sinta a necessidade de mudar algo em como você se apresenta ao mundo. Agora é hora de refletir sobre o que ainda faz sentido e o que precisa ser deixado pra trás. Simplifique e foque no essencial.

Libra

A energia hoje pede mais introspecção para você, libriano. Pode ser que você sinta uma necessidade de desacelerar e olhar para dentro ao longo do dia, revisando suas emoções e deixando ir o que não serve mais. Aproveite para descansar, cuidar da sua saúde mental e dar mais atenção a sua espiritualidade e fé. Esse é um bom momento para se preparar para os novos começos. 

Escorpião

Escorpião, hoje é dia das amizades e de grupos sociais, caso você participe. Por isso, é hora de rever essas conexões. Pode ser que você sinta a necessidade de se afastar de algumas pessoas ou ajustar seu círculo social. O que não está mais alinhado com seus ideais pode precisar ser deixado de lado. Valorize as conexões que trazem crescimento e apoio mútuo, ok? 

Sagitário

Sagitariano, sua carreira e seus objetivos de longo prazo estão pedindo uma revisão no dia de hoje. Talvez seja hora de desacelerar um pouco e repensar o caminho que você está seguindo. Se algo no trabalho não está fluindo como você gostaria, esse é o momento de ajustar suas metas e planejar com mais cautela. Dê um passo de cada vez e reavalie suas prioridades. 

Capricórnio

Hoje é dia de reavaliar suas crenças e filosofias de vida, capricórnio. Pode ser que você sinta a necessidade de questionar suas ideias e buscar novos conhecimentos. Desapegue de visões antigas que já não fazem mais sentido para você e abra espaço para novas perspectivas, capricorniano. O que não está alinhado com sua verdade pode ser deixado de lado sem medo, ok? 

Aquário

Esse é um bom momento para se reorganizar em questões financeiras mais complexas, como investimentos ou dívidas, aquário. Talvez seja hora de ajustar algum plano ou rever seus recursos compartilhados com outras pessoas, sócios ou cônjuges. Simplifique e faça escolhas conscientes, pensando no longo prazo. O que não te dá segurança pode ser deixado de lado.

Peixes

Os relacionamentos estão pedindo sua atenção hoje, peixes, e talvez seja hora de ajustar suas expectativas ou dar um passo atrás para avaliar o que realmente importa. Se algo não está funcionando numa parceria, seja amorosa ou profissional, esse é o momento de repensar. Simplifique as relações e foque no que realmente traz equilíbrio e harmonia, ok? Chega de fantasias. 

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL

Astral do dia

Hoje, a Lua entra na fase Minguante em Virgem, e é hora de desacelerar e organizar as coisas por aí. A vibe de Virgem é prática e meticulosa, então aproveite para limpar, ajustar detalhes e fechar ciclos. Se algo não está funcionando direito, seja no trabalho ou no pessoal, é o momento perfeito para revisar e ajustar. A Lua Minguante pede introspecção, então não precisa forçar grandes ações hoje. Vai com calma e coloca tudo em ordem. Além disso, ainda tem o sextil de Vênus em Capricórnio com Plutão em Aquário, que traz uma energia de profundidade nas relações e nos valores. É uma boa hora para refletir sobre o que você realmente valoriza, tanto no amor quanto nas suas ambições. Mantenha o que é real e sólido!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).