Correio B

cinema

Luan Santana e Bruno Gagliasso serão Leandro e Leonardo

Luan Santana e Bruno Gagliasso serão Leandro e Leonardo

ig

29/10/2011 - 01h00
Continue lendo...

De acordo com o site IG, Luan Santana fará o papel de Leandro na cinebiografia “Não aprendi dizer Adeus”, baseado na trajetória da dupla sertaneja Leandro e Leonardo. Como já havia sido divulgado, no papel do irmão Leonardo estará Bruno Gagliasso, que estréia no cinema com essa produção.

No mesmo molde de “Dois Filhos de Francisco”, de 2005, que mostra a dureza por que Zezé Di Camargo e Luciano passaram até ficar famosos, o filme lembra a origem humilde dos cantores que nasceram no interior de Goiás e começaram a vida como plantadores de tomate. Já na infância os irmãos descobriram a música.

Leandro morreu aos 36 anos em decorrência de um câncer em 1998. Leonardo seguiu carreira solo, atingindo o mesmo sucesso da dupla.

A direção será de Mauro Mendonça Filho, que acaba de dirigir “O Astro”. Leonardo, que será um dos produtores, não vai participar do filme.
 

Correio B+

Cinema B+: Janela Indiscreta: 70 Anos de Tensão e Mistério no Clássico de Alfred Hitchcock

A obra-prima atemporal de Alfred Hitchcock mistura suspense e simplicidade de forma complexa, capturando fascínio e brilhantismo duradouros.

05/10/2024 13h00

Cinema B+: Janela Indiscreta: 70 Anos de Tensão e Mistério no Clássico de Alfred Hitchcock

Cinema B+: Janela Indiscreta: 70 Anos de Tensão e Mistério no Clássico de Alfred Hitchcock Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Considero um privilégio sempre ter sido curiosa e também ter vivido em um tempo em que ter informação era difícil, demandava vontade de querer saber e possibilidade de ter acesso. Digo isso porque eu sabia que Alfred Hitchcock era um gênio, todos me diziam isso, mas descobri o quanto tendo minha experiência de descobrir seus filmes sem saber todos os detalhes antecipadamente.

Hoje, escapar do spoiler é impossível e no caso dos filmes dele, tira muito do que ele mais hábil em fazer: nos deixar ansiosos, gritando onde estamos para uma tela, impossibilitados de ajudar a ninguém. Vi Psicose pela primeira vez com 10 anos, ou 11, mas sem saber de nada. Janela Indiscreta, também. E confesso: gritei, me desesperei e fiquei exatamente como ele queria.

Já mencionei várias vezes que meu filme favorito do diretor é Intriga Internacional (North By Northwest), mas é complexo eleger “um”. Certamente, no meu top 5 está Janela Indiscreta, que, em 2024, completa 70 anos.

Em tempos pré febre de true crime ou de voyerismo, Hitch criou uma história simples: o fotógrafo L.B. Jeffries (James Stewart) sofreu um acidente e está “preso” em uma cadeira de rodas por meses. Sem ter o que fazer e sendo um homem ativo, passa a observar seus vizinhos pela janela de seu apartamento, acompanhando seus encontros, desencontros, vida cotidiana de todos até que em uma noite quente de verão, acredita que houve um possível assassinato.

Sem poder sair de onde está, ele convence sua noiva Lisa Fremont (Grace Kelly), uma elegante modelo e estilista de vestidos e sua enfermeira, Stella (Thelma Ritter), a ajudá-lo a decifrar o que pensa ter testemunhado e juro, a tensão é inacreditável. Isso porque também estamos presos com ele, e graças à Hitchcock, é um risco ainda maior.

Cinema B+: Janela Indiscreta: 70 Anos de Tensão e Mistério no Clássico de Alfred HitchcockCinema B+: Janela Indiscreta: 70 Anos de Tensão e Mistério no Clássico de Alfred Hitchcock - Divulgação

A genialidade de Alfred Hitchcock, como ele mesmo admitiu, era criar suspense, mas não surpresa. Embora tenha nos surpreendido também. Segundo explicou, “Uma bomba debaixo da mesa explode, e isso é surpresa. Sabemos que a bomba está debaixo da mesa, mas não quando ela explodirá, e isso é suspense”. Simples, não? E tão perfeito.

No caso de Janela Indiscreta, o roteiro foi escrito por John Michael Hayes, baseado no conto de Cornell Woolrich de 1942, It Had to Be Murder e todo filmado nos estúdios da Paramount, com cenário que incluía a réplica de um pátio de um prédio em Greenwich Village, Nova York. Todos os detalhes demandaram seis semanas até ficarem prontos e até hoje, 70 anos depois, são perfeitos.

Anos depois, Hitchcock admitiu que o filme se inspirou livremente em uma história real, o caso do médico americano, Dr. Hawley Harvey Crippen, que vivia em Londres, envenenou sua esposa e cortou seu corpo, alegando para a polícia que ela havia se mudado para Los Angeles.

Ele foi pego quando sua secretária e amante foi vista usando as joias da falecida e um amigo da família procurou sem sucesso pela Sra. Crippen na Califórnia. Crippen e sua amante fugiram da Inglaterra sob nomes falsos e foram presos em um transatlântico depois que a polícia encontrou partes do corpo da Sra. Crippen em seu porão.

Quem conhece o filme entende toda referência e também por isso é lendário. Sendo o segundo longa do diretor com Grace Kelly, seguido de Disque M para Matar (também de 1954) e assim ele eternizou a beleza e o talento da atriz no seu auge.

Numa brincadeira pessoal, James Stewart, que fez quatro filmes com Hitchcock, brincou que estar na cadeira de rodas foi a resposta bem-humorada do diretor ao pedido dele após ter ficado em pé no filme sem cortes Festim Diabólico (Rope), que queria ficar sentado. Um caso de cuidado com o que se pede?

Janela Indiscreta é perfeito porque as estrelas estavam alinhadas, uma produção perfeita e onde a “simplicidade” (não há outra palavra) é onde está a genialidade. Tanto que na entrevista que fez com François Truffaut ele reconhecei estar no auge sua criatividade.

Curiosamente, na época do lançamento, houve críticas quando ao voyeurismo do herói. Sabemos que é total hipocrisia. E por isso mesmo, resiste ao tempo, completando sete décadas ainda sendo um dos favoritos de todos os fãs de cinema. Vale sempre rever!

ALIMENTAÇÃO & COMPORTAMENTO

Sabores da consciência

Na semana em que se comemora o Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, aprenda três receitas que levam banana, uma das frutas que mais facilmente se estragam na rotina doméstica

05/10/2024 09h30

Farofa de banana

Farofa de banana Reprodução

Continue Lendo...

Na semana em que se comemora o Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, vale a pena fazer uma revisão em seus hábitos domésticos para, quem sabe, economizar um pouco e até comer melhor. Se dá para melhorar em família, algumas corporações também não deixaram passar a data sem uma ação em grande escala, integrando seu corpo funcional em palestras, campanhas e outras atividades.

Na segunda-feira, o Grupo Pereira, que já doou mais de mil toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil, mobilizou mais de 19 mil colaboradores em todo o País com essa finalidade. O Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, criado em 2019, pela Organização das Nações Unidas, é celebrado no dia 29 de setembro. E para marcar a data, o Grupo Pereira serviu um cardápio especial na refeição dos funcionários de suas 120 unidades.

“Desde o ano passado, o Grupo Pereira faz doações de produtos impróprios para venda, mas próprios para consumo. Nosso principal objetivo é contribuir com instituições sociais, vinculadas ao Mesa [Brasil], que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de mil toneladas de alimentos foram destinadas a instituições sociais de várias partes do País”, conta Adrileny Bogado Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.

Em Mato Grosso do Sul, onde a parceria com o Mesa Brasil começou em 2019, já foram doadas mais de 562 toneladas de alimentos. Todos os refeitórios do Grupo Pereira serviram pratos com um ingrediente versátil e que está presente em doces e salgados na alimentação dos brasileiros: a banana.

No cardápio, farofa com banana, arroz com banana e, de sobremesa, chico balanceado, um prato típico gaúcho, e também, banoffee, sugerida pela nutricionista Sabrina da Silva Costa.

“A banana é rica em vitaminas e minerais, regula o sistema nervoso, evita câimbras, regula o intestino e é fonte de energia, indicada para o pré-treino”, detalha a nutricionista Luciana Costa Silva, do Fort Atacadista. “Com a redução do lixo, o impacto ambiental diminui. Também ocorre uma economia com os custos com os alimentos e a alimentação fica mais saudável, com opções mais saudáveis e nutritivas para os colaboradores e para os clientes”, destaca Sabrina.

A nutricionista Luciana Costa Silva revelou as receitas desse cardápio especial para quem quiser reproduzir em casa. Confira e aproveite.

Arroz com banana

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá)
  • de arroz branco cozido;
  • 2 bananas médias;
  • 1 cebola média;
  • 1 colher (sopa) de margarina;
  • Cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo

Corte a cebola em cubos pequenos e reserve. Corte a banana em cubos pequenos e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola, refogando até dourar. Acrescente a banana picada. Depois, coloque o arroz já cozido e mexa para misturar. Finalizar com cheiro-verde.

Rendimento: 600 gramas.
Validade: 2 dias.

Farofa com banana

Ingredientes

  • 2 ½ xícaras (chá) de farofa pronta;
  • 2 bananas grandes;
  • 1 colher (sopa) cheia de margarina ou manteiga;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 colher (sopa) cheia de óleo de soja;
  • Cheiro-verde a gosto.

Modo de Preparo

Corte a cebola em cubos e reserve. Descasque e corte a banana em cubos pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as bananas até dourar. Coloque as bananas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Em uma panela, derreta a margarina e doure a cebola. Acrescente a farofa pronta. Coloque as bananas fritas. Finalizar com cheiro-verde e misturar.

Rendimento: 500 gramas.
Validade: 2 dias.

Sobremesa de banana (chico balanceado)

Ingredientes

Banana caramelizada

  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • ½ xícara de água quente;
  • 3 bananas cortadas em rodelas.

Creme

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 ½ xícara (chá) de leite integral;
  • 4 gemas;
  • ½ colher de sopa de amido de milho.

Cobertura

  • 4 claras;
  • 1 xícara (chá) de açúcar.

Modo de Preparo

Banana Caramelizada – em uma panela deixe o açúcar dourar. Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Espere amornar e distribua em um refratário. Coloque as bananas e reserve.

Creme – em uma panela junte o leite condensado, o leite, as gemas e o amido e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não formar grumos, por cerca de cinco minutos até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas. Reserve.

Cobertura de merengue (ou suspiro) – em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sem parar por três minutos, tirando a panela do fogo por alguns minutos e continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para a batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente.

Distribua a cobertura sobre o creme e leve ao forno médio (180°C) preaquecido, por cerca de cinco minutos ou até dourar o merengue.

Rendimento: 10 porções.
Validade: 2 dias.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).