Correio B

Correio B

Mostra revela talentos da arte contemporânea da Capital

Mostra na galeria do Sesc Cultura apresenta as criações de quem frequentou os cursos livres de artes visuais da instituição ao longo deste ano

Continue lendo...

Tatiana Maganha, Thalia, Vic Amaral, S. Fujita, Sélia (com “S” mesmo), Márcia Chaves, Gabi Pottratz, Laura Meneses, Jackson Rocha, Brend Gimenez. 

Grave bem esses nomes, esses e todos os outros que fazem parte da exposição coletiva “O Traço, A Mancha e A Queima – Um Encontro de Potencialidades”, com trabalhos assinados pelos alunos dos cursos livres de artes visuais do Sesc Cultura realizados de fevereiro a novembro deste ano.

A mostra retoma a pauta da galeria do Sesc Cultura no dia 17 de janeiro. 

Se você ainda não conferiu, vale a visita. São 140 obras de técnicas variadas que ecoam o aprendizado e a inquietação criativa de jovens – ou nem tão jovens assim – instigados pelo desafio de materializar a sensibilidade pessoal em pinturas, esculturas, desenhos e colagens.

O resultado é um mosaico bem diversificado do que se anda aprontando na Capital em termos de arte contemporânea. 

Alguns trabalhos destacam-se, pela ousadia temática, pelo apuro formal e por certa sofisticação nos arremates, mas o melhor mesmo é o visitante apreciar o conjunto da obra para tirar suas próprias conclusões.  

De paisagens bucólicas a citações diretas ao modernismo brasileiro, “O Traço, A Mancha e A Queima” torna-se um programa de encher os olhos.

REFERÊNCIAS

Muitos dos artistas identificam-se apenas com o prenome na assinatura das obras. Sélia e Elisa dedicaram-se a pintar retratos. Carmen, uma borboleta de cores fortes que ocupa quase toda a tela. 

Wilson, um perfil de Jesus Cristo. Masted, um unicórnio meio lisérgico. E Ana Valentina, um jogo cromático de círculos que pode ser associado às composições multicor da conhecida artista carioca Beatriz Milhazes.

A apropriação de referências, aliás, parece ter sido recorrente no momento da criação das peças, sem agravo à qualidade dos trabalhos, que trazem o viço e o risco das autorias ainda em processo de afirmação. 

Vic Amaral, por exemplo, que homenageou o bluesman Zé Pretim (1954-2021) com um desenho, talvez se aproxime dos metaesquemas de Hélio Oiticica (1937-1980) em sua colagem de fundo encarnado. 

Ana Rita Moraes exercitou argila e cerâmica ao revisitar o óleo “Abaporu” (1928), de Tarsila do Amaral (1886-1973).

AGRADÁVEL E GRATUITO

Com o óleo sobre tela “A Mulher com Gato”, Tatiana Maganha também evoca, de algum modo, Anita Malfatti (1889-1964), colega de modernismo – e de vida – de Tarsila. 

“Tive uma experiência muito agradável”, afirma Tatiana, que foi aluna da turma de pintura. 

“Professor excelente, local com ótima infraestrutura, um curso completo que fomenta arte e cultura”, desmancha-se a criadora, que já possui licenciatura em Artes Visuais pelo Instituto de Ensino Superior da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (IESF).

“Todos os cursos foram gratuitos, os alunos só compravam o material. Isso permite que pessoas de baixa renda possam fazer. 

Alguns ateliês que têm ótimos cursos aqui na cidade, às vezes, têm mensalidades caras, e isso desestimula”, avalia Tatiana. 

Além de “A Mulher com Gato”, ela produziu a obra “O Sonho”, uma colagem em técnica mista com uso de papel, pequenos objetos, como uma chave ou uma tesoura, e óleo sobre tela. Uma Paris retrô e bem-vestida acena em referências diretas na proposta da criadora.

TERAPÊUTICO

“Sou professora de arte e, com o tempo, a gente para de pintar, de produzir, só tem tempo para planejar aulas e aplicar em sala." 

"O tempo passa e vamos esquecendo as técnicas de pintura. Então, eu quis relembrar e aperfeiçoar essas técnicas que aprendemos na faculdade." 

"Aprendi no início do curso, que teve aulas teóricas também, sobre as técnicas de cada movimento artístico, o círculo cromático, as cores complementares, enfim, o professor mesclava o teórico e depois a aula prática”, comenta a artista.

“O curso foi uma terapia para mim também”, prossegue Tatiana, que enfrentava uma crise de depressão quando decidiu fazer as aulas. 

“A arte, a pintura, me fazia sair de casa, me dava prazer aprender e produzir, e isso me deixava feliz”, afirma a professora.  

Entre outras práticas, os alunos de pintura tiveram ainda lições de luz e sombra, de esfumato e de pintura chapada, percorrendo, assim, técnicas mais contemporâneas e do passado, a exemplo da pintura impressionista e expressionista.

PARA INICIANTES

Além do curso “Técnicas de Pintura”, foram realizados outros dois: “Expressão em Desenho” e “Modelagem e Cerâmica”. 

Conduzidos pelo artista Kaio Ratier, os três tiveram foco voltado aos interessados nas práticas, porém sem experiência prévia ou conhecimento aprofundado das linguagens e dos meios de expressão. 

Na realidade, experientes e neófitos acabaram se misturando. “A exposição faz parte do planejamento e é uma forma de encerrar e celebrar todo o trabalho realizado”, afirma Ratier.

“A coletiva destaca a importância de conhecer e expressar os valores fundamentais da linguagem visual por meio das experiências, das interpretações, do contato com os diferentes materiais e de todo o processo aprendido nas aulas, buscando sempre afirmar que viver e fazer arte é possível para todos”, resume o artista.

“Acho significativo esse espaço de aprendizado da teoria e da prática das artes plásticas, com abertura para artistas, estudantes que já trabalham com arte e também pessoas que têm vontade de aprender e realizar algum trabalho artístico." 

"Os cursos promovem, além de técnicas clássicas e mais atuais, o espaço do aluno se desenvolver em seu próprio processo criativo”, completa Ratier.

PRESENCIAL E ON-LINE

O artista conta que os três cursos foram programados de forma híbrida, com aulas presenciais e on-line, em esquema de rodízio de alunos. 

“A abordagem da história da arte foi desde a técnica mais clássica do esfumato de Leonardo Da Vinci até a colagem e a pintura matérica mais conceitual”, diz Kaio. 

“A modelagem da argila e o descobrimento do processo que é transformar uma escultura de argila em cerâmica foram bastante importantes para os alunos, assim como as noções de luz e sombra para representação do volume até o traço do giz pastel oleoso”, complementa.

DESTAQUES

Entre as criações que mais lhe impressionaram, Kaio Ratier cita o óleo “Ossos do Ofício I”, da aluna Ana Rita, que aborda uma crítica ao ideal de beleza imposto pelas grandes marcas da indústria da moda.  

Já Tatiana Maganha, que também costuma praticar a fotografia artística por conta própria, ficou vidrada nos trabalhos da tatuadora Thalia. 

Com uma abordagem contundente da condição feminina, a body-artist fez os cursos de “Expressão em Desenho” e “Modelagem e Cerâmica”.

Após o recesso, a exposição fica em cartaz até 31 de janeiro, com entrada franca. Horários: segundas e sextas-feiras das 8h às 17h; terças, quartas e quintas-feiras das 12h às 21h. 

“O Traço, A Mancha e A Queima”

Onde: Sesc Cultura, localizado na Avenida Afonso Pena,

nº 2.270 – Centro.

Mais informações: (67) 3311-4300, ou pelo WhatsApp (67) 3311-4417.

Assine o Correio do Estado

Felpuda

Disputa por poder deve levar chefia a tomar providências em 2026...Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta terça-feira (30)

30/12/2025 00h02

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

DAVI ROBALLO - ESCRITOR BRASILEIRO

"Só se colhe aquilo que se planta. Jamais vi alguém plantar capim e colher alface. A vida devolve  
somente aquilo que semeamos, aquilo que plantamos”.

 

FELPUDA

Disputa por poder deve levar chefia a tomar providências em 2026, antes que a fogueira de vaidades se transforme em grande incêndio que, inclusive, poderá causar estragos em futuras estratégias eleitorais. Dizem que das coisas simples até as de maior complexidade, tudo seria motivo de divergências e, óbvio, para mostrar quem é “que manda”. A situação está chegando a tal ponto que as questões que deveriam ter como foco o benefício à população, tornaram-se embate com resultado satisfatório apenas para as partes. Como se vê...

Aumentando

Foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto de lei que aumenta a punição pelo ultraje a culto e impedimento ou perturbação de atos religiosos.

Mais

O texto altera o Código Penal e transforma a pena atual, de detenção de um mês a um ano, em reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Assim, deixa de ser crime de menor potencial ofensivo.

DiálogoA maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo foi inaugurada recentemente em Crato, no Ceará. Com 54 metros de altura, a imagem supera o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que tem 38 metros. Ela foi esculpida pelo artista Ranilson Viana, de Petrolina, em Pernambuco. Lá, o escultor moldou as peças gigantes, que começaram a ser transportadas para o município cearense em outubro de 2024. Segundo a prefeitura de Crato, todos os caminhões envolvidos na logística precisaram ser escoltados em razão do imenso tamanho das peças. A nova escultura deverá reforçar o turismo religioso na região conhecida como Cariri.
DiálogoAndré Salineiro e Isabel Salineiro

 

DiálogoWinnie Bastian

Depende

Nos bastidores, conversa é que o futuro político do ex-secretário da Casa Civil Eduardo Rocha (MDB) estaria ligado diretamente à decisão que a ministra Simone Tebet, sua esposa, tomará nas eleições de 2026. Ele deixou a administração estadual neste ano, para começar a preparar sua campanha à uma vaga na Assembleia Legislativa de MS e com apoio do governador Riedel e do ex-governador Azambuja , ambos de linha direta com a direita.

Difícil

A ministra Simone Tebet (MDB) será “cabo eleitoral” da esquerda em MS, e isso ela não esconde de ninguém, apoiando eventual candidatura à reeleição do petista Lula. Os emedebistas de MS já se manifestaram contrários à uma aproximação com o atual governo federal. Se a ministra insistir, poderá ocorrer debandada geral do MDB. Aí Eduardo Rocha, portanto, ficaria prejudicado em um partido esvaziado.

Na praça

O Show da Virada que acontecerá na Praça Ary Coelho, centro de Campo Grande, vai ter contagem regressiva no dia 31. À zero hora de 2026 começará a apresentação, gratuita para a população, do Top Samba. Hoje, no mesmo local, haverá o show com Gabriel e Gleici Helena, a partir das 19h, no Coreto. Já amanhã, antecedendo o Show da Virada, haverá apresentação do DJ Júlio Prodigy, às 21h. Os eventos fazem parte da programação do Natal dos Sonhos, promovido pela prefeitura.

Aniversariantes

Elias Ishy de Mattos,
Gláucia Aparecida da Silva Faria Lamblem, 
Ricardo Thomaz, 
Francisca Viana da Silva,
Wilson Carlos Bogue de Godoy,
Leonardo Busato Zandavalli,
Maria José Carvalho e Castro,
Lilian Moreira da Silva,
Devair Gonçalves Sanchez,
Mariana Braga Montilha,
Manuel Francisco da Cruz,
Rogério Esteves Zamperlini,
Dr. Aldair Capatti de Aquino,
Gilmar Santana da Silva,
Gilson Antônio Martins,
José Paulo Cuissi,
Cristiane Lopes Peralta, 
Francisco Alencar,
Denise Marinho Alves da Silva,
Carolina Garcia Barbosa,
Frei Nereu Todeskato,
José Guilherme Colombo,

Wagner de Oliveira Filippetti, 
Mateus Rodrigues Larrea,
Sílvio Martinês dos Santos,
Oscar Asato,
José Rodrigues Alves,
Alda Raghiant Benitez,
José Pessoa Jacobina,
Othoni Fontoura Barbosa,
Walter Silveira Belo,
Fernando Antonio Battesti de Oliveira,
Wilson Campos Widal Neto,
José Haroldo Antunes,
Wilson Marques Leite,
Rone Ruiz Dias Vasquez,
Natália Ishy Candia,
Maria Aparecida Freitas,
Waldemar de Souza Barbosa,
Zoenir Fernandes da Silva,
Sandra Salomão Nunes,
Argeu Neri de Melo,
João Nascimento da Silva,
Elza de Lurdes Pedroso,

Dr. Jurandir José de Oliveira,  
Cícero Prado Sobral,
Edemilson Thomaz de Andrade,
Roberto Teixeira dos Santos Júnior,
Lenir Pinto Pereira,
Nilson Valter Pimentel,
André Ribeiro Soares,
Edvaldo Stivanelli,
Magno de Melo Freitas,
Márcia Aparecida Antunes 
de Carvalho,
Renata Ferreira de Oliveira,
Nilmar Celente Bermudez,
Carlos Brasil Maciel,
Ahamed Arfux,
Acioli Ribeiro,
Cristyane Solange Azambuja Cavalcante,
Gilmar Fonseca Silva,
Edi Nunes Martins de Araujo,
Maria Mônica de Oliveira Pizzatto,
José Ramon Soares Santana,
Silmar de Fátima Lima Ramos,

Fabiani Fadel Borin,  
Dr. Joarez Simão,
Raul Ernani Ferraz Mendes,
Manuella de Oliveira Soares Malinowski,  
Carime de Carvalho Abreu,
Cândido Burgues de Andrade Filho,
Jacenira Mariano,
Ney Serrou dos Santos,
Érica Alves Correa,
Fernando Casani de Souza,
Fernanda Maia de Souza,
Paula Barbosa Cuppari,
Élio Ricardo Chadid da Silva,
Carla Janaína Barbosa,
Lilianne Nogueira de Oliveira Brites,
Izabella Alcantara Ribeiro,
Sandra Regina Cimatti Moreira,
Haroldo Pires de Queiroz,
Liana de Souza Pietramela,
Márcia Bohn da Vida,
Alessandra da Silva Gouveia Macedo,

Marcelo Cardozo Tomé Rolinho, 
Pedro Alves Pereira,
Marcelo Oliveira de Mattos,
Joselito Ferreira de Camargo,
Izanilda Carlos dos Santos,
Maria Conceição de Souza Barbosa,
Aline Sandra de Souza Rodrigues,
Florinda Maria de Figueiredo,
Cristina Aparecida Galeazzi,
Larisa Figueira Mendes, 
Carolina Pereira de Oliveira, 
Luiz Carlos Santos Correa, 
Coraci Brasil de Lima, 
Mário Sérgio de Almeida, 
Ana Maria Xavier da Silva, 
Solange Soares Ferraz, 
Fátima Maria Moreira de Andrade, 
Moisés Cavalcante Martins, 
Maria Alice Fernandes, 
Osmar Ferreira Gomes.

Colaborou Tatyane Gameiro

Rompimento

Após dois meses, Ana Castela e Zé Felipe anunciam término de relacionamento

Cantora sul-mato-grossense e filho do Leonardo passaram natal juntos

29/12/2025 18h45

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Continue Lendo...

Após dois meses, Ana Castela e Zé Felipe anunciaram o término do relacionamento. O anúncio foi publicado nas redes sociais do cantor e repostado pela sul-mato-grossense na noite desta segunda-feira (29). 

O casal estava junto desde outubro deste ano, e comemorou as festividades de natal  em uma propriedade rural de Leonardo, em Goiás, encontro que reuniu familiares de ambos na última quinta-feira (25) . 

Na ocasião, ambos apostaram em roupas em tons de vermelho, e foram vistos dançando agarradinhos enquanto a mãe de Ana se apresentava em um palco montado especialmente para a celebração.

A cantora, nasceu em Amambai e cresceu em Sete Quedas, cidades do interior do Estado. 

Foto: Instagram / Divulgação 

Abaixo, a íntegra do comunicado divulgado pelo cantor

"Venho por meio desta mensagem comunicar que o meu relacionamento com a Ana chegou ao fim. Sou grato por tudo que vivemos juntos. Aprendi muito com ela, fez eu enxergar outro Zé Felipe que existia em mim, coisa que eu não fazia há muito tempo.

Eu e minha família temos um grande carinho pela família Castela. Sou muito grato por ter tido como sogros Michelle e Rodrigo, vocês fazem parte da minha vida. Assim como Dorico Duda e Vetuche. Vocês sempre podem contar comigo para tudo. Eu amo vocês. E para deixar claro, eu amo a Ana.

Nosso término não foi por briga, nada disso. Conversamos e vimos que era melhor cada um seguir o seu caminho. Eu a amo e sei que ela também me ama, mas decidimos seguir caminhos diferentes em busca de nossos sonhos individuais.

Desejo à ela toda felicidade do mundo. Sei que na internet criam verdades que não existem, e sei o quanto isso pesa para a Ana e para a família dela. Se forem inventar mentiras, falem de mim, porque eu to f@da-se. Peço respeito e a compreensão de todos neste momento. Deus abençoe vocês", destacou o cantor de 27 anos. 

Assine o Correio do Estado 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).